SSDs - suporte e dúvidas

Como já há muito que deixei de jogar, apenas coloquei a questão porque li que são mais rápidos e que não aquecem muito. Obrigado, pela resposta.

Tens razão no que dizes, mas tal como referi, não se justifica num sistema Linux...
A não ser que fosses uzar um Debian XPTO com support para certos programas mais pesados... Mas aí perde-se logo a vantagem em relação ao Windows.
 
Assim por alto, quanto mais espaço livre, mais blocos vazios. Quando está muito cheio, tem blocos cheios e vários blocos parcialmente cheios. Assim, quando tem que escrever data, a controladora vai ter de ler os blocos semi cheios, copiar o conteúdo para cache, escrever a informação nova e voltar a escrever a informação antiga. O Trim vai ajudando a organizar as coisas, mas o ideal é manter sempre entre 15% / 25% de espaço livre no SSD.

Obrigado, pela resposta. Como escrevi só ia criar duas partições swap e /root,home. Mas segundo @Portuguesevil não vale a pena gastar dinheiro.

Não concordo nada. Os benefícios do SSD não são limitados pelo sistema operativo. Todos os SO e programas têm operações de escrita e leitura, que é o que se destaca nos SSD. Há muitos file systems que suportam o Trim e montes de tweaks que se podem fazer. Mais info aqui.

No tu caso, a única limitação será a controladora da board que não irá aproveitar o máximo potencial do SSD, mas se puderes comprar um, só vejo vantagens.
 
Última edição:
Mas há algum risco em maior, para além de uma certa lentidão, no SSD? Não é que costume andar com ele nesses preparos, mas por vezes numa falta de espaço ou outra coisa qualquer urgente pode dar jeito. Por acaso já aconteceu algo idêntico em que tive que ficar com apenas 15GB de 250GB livres durante alguns dias.
 
Assim por alto, quanto mais espaço livre, mais blocos vazios. Quando está muito cheio, tem blocos cheios e vários blocos parcialmente cheios. Assim, quando tem que escrever data, a controladora vai ter de ler os blocos semi cheios, copiar o conteúdo para cache, escrever a informação nova e voltar a escrever a informação antiga. O Trim vai ajudando a organizar as coisas, mas o ideal é manter sempre entre 15% / 25% de espaço livre no SSD.



Não concordo nada. Os benefícios do SSD não são limitados pelo sistema operativo. Todos os SO e programas têm operações de escrita e leitura, que é o que se destaca nos SSD. Há muitos file systems que suportam o Trim e montes de tweaks que se podem fazer. Mais info aqui.

No tu caso, a única limitação será a controladora da board que não irá aproveitar o máximo potencial do SSD, mas se puderes comprar um, só vejo vantagens.

Obrigado, @tntnt então tenho sempre algum ganho em instalar um ssd neste Asus. Obrigado pela tua dica. Que dizes deste OCZ ARC100, no famoso AUR tenho como actualizar o firmware sem ter que fazer um download do ficheiro. Mais uma vez obrigado e vou então fazer a substituição do disco.
 
Assim por alto, quanto mais espaço livre, mais blocos vazios. Quando está muito cheio, tem blocos cheios e vários blocos parcialmente cheios. Assim, quando tem que escrever data, a controladora vai ter de ler os blocos semi cheios, copiar o conteúdo para cache, escrever a informação nova e voltar a escrever a informação antiga. O Trim vai ajudando a organizar as coisas, mas o ideal é manter sempre entre 15% / 25% de espaço livre no SSD.



Não concordo nada. Os benefícios do SSD não são limitados pelo sistema operativo. Todos os SO e programas têm operações de escrita e leitura, que é o que se destaca nos SSD. Há muitos file systems que suportam o Trim e montes de tweaks que se podem fazer. Mais info aqui.

No tu caso, a única limitação será a controladora da board que não irá aproveitar o máximo potencial do SSD, mas se puderes comprar um, só vejo vantagens.


1º - o espaço vazio que se deixa no SSD vai servir para uma espécie de "cache" e o problema de se deixar pouco espaço não é apenas o facto de ficar mais lento, isso mal se nota, é o facto de como o espaço é mais pequeno o SSD irá aceder a esse espaço muito mais vezes que o recomendado, resultando num desgaste mais rápido do SSD.

2º - Não referi que o SSD iria estar limitado pelo Sistema operativo. Explicando de outra forma, o que disse é que devido ao sistema operativo (Linux) já ser bastante mais rápido que o windows, os ganhos são praticamente imperceptiveis.
Atenção que temos sempre de lembrar que os SSD não trazem melhor performance ao software(como a RAM)... nem se ganha fps em jogos nem os programas ficam mais rápidos (salvo algumas exceções), apenas o acesso a eles melhora (abrir programas, carregar jogos, etc).
Exemplo 1: No windows dependendo da velocidade do HDD, abrir o word pode levar uns bons 2/3 segundos(ou mais) a estar completamente operacional, com o SSD é quase instantâneo. No linux a mesma operação leva meio segundo ou 1 segundo com hdd, Com ssd é praticamente instantâneo. No caso do windows tens um ganho de 2/3 segundos... No caso do Linux talvez um segundo.
Exemplo 2: No Windows, com SSD os ganhos em Loading de programas e de Jogos são bastante significativos, no Linux não vais usar esses programas, logo não vais usufruir dele.


3º - Não estou a com tudo isto a dizer que não irá notar melhorias ou que o SSD não tem vantagens... É que dar 100 ou 200 € por melhorias significativas é uma coisa, dar o mesmo valor por melhorias residuais é outra.
Basicamente, o User é que sabe se vale a pena ou não. Se a dúvida persiste, o melhor mesmo é pedir um SSD emprestado e experimentar o Linux nos dois.
 
Boas!

Alguem me pode ajudar?

Desde o dia em que publiquei este post antigo (dia 20 de março) até hoje, o wear leveling passou de 23 para 27 e o ssd tem apenas 3 meses...

O que se passa?

Faço o update de firmware proposto pela Crucial?

Boas Malta!

Aqui atrasado, com a ajuda daqui do forum, adquiri um MX100 de 256GB e estou totalmente satisfeito! Mas tenho andado atento aos dados SMART do disco e o valor de "wear" está sempre a subir...Por exemplo, um colega tem um SSD (um samsung) com 2 anos e tem 40 e tal de wear counting, enquanto eu em 3 meses tenho 20...

O que se anda a passar? Junto aqui as imagens retiradas do HWinfo..

Tenho um Toshiba Satellite L600 com 4Gb de RAM e windows 8.1..

Obrigado

2d6rsds.png

2zthphw.png

aox1d1.png
 
Ou muito me engano ou estás a ler isso mal...
Wear Leveling count/erase count: 100/Always OK, worst:100 (Data =23)

Eu leio isso como: Valor 100 = OK; Pior até à data = 100 (portanto OK)
O que está entre parêntesis (Data = 23) leio como 23 GB até à data... Portanto se agora estás com 27 quer dizer que escreveste mais 4 GB até agora.

Mas posso estar enganado na interpretação...
 
Um print que acabei de tirar da aplicação da crucial para gestão de disco:

O que fico a perceber é que são 23 ciclos de write/erase em 200 gb (não tenho a certeza)

153b4hl.jpg
 
Não me levem a mal, mas isto dos ciclos é como as baterias dos telemóveis, não adianta estar com truques porque ao fim de algum tempo vao estar diferentes pelo desgaste, mas algum tempo não é semanas nem um ano. Quando compram já sabem que vai ser assim não vale a pena sofrer por antecipação e usem a vontade!
 
o ssd é mais barato que o hdd, que preço tinha um hdd de 60gb quando apareceu pela primeira vez? certamente que custava mais que 10 contos (50€ é o preço dum ssd de 60gb nos dias de hoje)...

ABRAÇO
 
Última edição pelo moderador:
Tenho um Samsung 850 Pro e este, de um dia para o outro, baixou o rendimento. Agora está assim:

samsung.png


A única coisa que fiz foi a Optimização do SO que meti para Desempenho Máximo (antes estava pre-definido pelo SO). Também adicionei um Disco de 3TB que aqui tinha, mas não me parece que esteja relacionado com isso...

O Windows 7 foi instalado de raiz há coisa de 1 semana. Eu praticamente não tenho aplicações nenhumas no PC.

EDIT: Ok, desactivei o Anti-Virus (AVG Free) e ficou assim:

samsung2.png


Alguém me consegue explicar este fenómeno?
 
o ssd é mais barato que o hdd, que preço tinha um hdd de 60gb quando apareceu pela primeira vez? certamente que custava mais que 10 contos (50€ é o preço dum ssd de 60gb nos dias de hoje)...

ABRAÇO
O meu primeiro disco sata (mecânico) custou mais de 100 aerios e era de apenas 80 Gb.
 
Tenho um Samsung 850 Pro e este, de um dia para o outro, baixou o rendimento. Agora está assim:

samsung.png


A única coisa que fiz foi a Optimização do SO que meti para Desempenho Máximo (antes estava pre-definido pelo SO). Também adicionei um Disco de 3TB que aqui tinha, mas não me parece que esteja relacionado com isso...

O Windows 7 foi instalado de raiz há coisa de 1 semana. Eu praticamente não tenho aplicações nenhumas no PC.

EDIT: Ok, desactivei o Anti-Virus (AVG Free) e ficou assim:

samsung2.png


Alguém me consegue explicar este fenómeno?

Fica com o Microsoft Essencials o AVG e Avast é só pub. Recomendo-te o ESET Smart Security pago :)
 
Back
Topo