Tópico Oficial MEO Fibra Optica

O zen emite em 1080p... O facto de a zon passar a 1080i e depois a box so conseguir passar em 720p já não é culpa do canal...

Mais um vez parece que isso não é verdade.
O canal anuncia Full HD, só que o que é full hd para eles?
1080i ou 1080p?

Melody Zen will broadcast in what is being described as ‘Full HD’, though Eutelsat has confirmed transmissions will be in the more familiar 1080i format rather than the high-end 1080p
http://www.broadbandtvnews.com/?p=3435
 
Caparica e Almada Já estão "fibradas". Zona de vivendas.... não sei se aí haverá fibra. E não é preciso romper o chao para passar a fibra, a PT tem condutas subterrâneas por onde passa a fibra.


Amigo, então a fibra nestas zonas já foi distribuída há alguns anos, será isso?

Quando te referes caparica, também referes charneca?


Achas que por ser uma zona de vivendas, não teria fibra porque motivo? Até ao momento sempre houve nesta zona quase tudo, meo iptv, cabovisao, sapo , clix triple play , zon wideband 100 megas....
 
Muito caro .
Os pacote 20 Megas 57.40 € mais 25 € de activação . e nenhum canal HD .
100 Megas muito bom , mas muito caro 72.40 mais 25 € de activação e ao fim de um ano passa para 78.40 .
 
1080i ou 1080p?

Até prova em contrário, não existem canais a emitir em 1080p sem ser em testes e aplicações VOD. E não é nada fácil encontrar boxes 1080p (a Thomson, por exemplo, não tem nenhuma).
O FullHD é uma pseudo-norma que apenas garante que as TVs têm a resolução HD completa (1920x1080) e não certifica fontes de vídeo. Portanto, pode-se dizer, que canais 1080i são de facto "FullHD" dado que usam a resolução completa da TV.

O canal anuncia Full HD, só que o que é full hd para eles?

É esse o problema, não existe nenhuma norma FullHD. Portanto cada um pode dizer o que quiser. Como disso atrás, na interpretação da maioria dos fabricantes de TV 1080i é FullHD.
 
Última edição:
O FullHD é uma pseudo-norma que apenas garante que as TVs têm a resolução HD completa (1920x1080) e não certifica fontes de vídeo. Portanto, pode-se dizer, que canais 1080i são de facto "FullHD" dado que usam a resolução completa da TV.

1080i tem uma resolução de 1920x540, portanto nem dessa forma será full hd
 
Amigo, então a fibra nestas zonas já foi distribuída há alguns anos, será isso?

Quando te referes caparica, também referes charneca?


Achas que por ser uma zona de vivendas, não teria fibra porque motivo? Até ao momento sempre houve nesta zona quase tudo, meo iptv, cabovisao, sapo , clix triple play , zon wideband 100 megas....

Nao conheço o terreno para saber se a tua zona está ou nao com FO, (genericamente sei que almada e Caparica já têm 12 mil casas "fibradas" desde dezembro de 2008). Mas sendo zona de vivendas tens que ver PDO's em algum sitio, paredes ou postes. Existem neste forum varias fotos de PDO's.
 
Nao conheço o terreno para saber se a tua zona está ou nao com FO, (genericamente sei que almada e Caparica já têm 12 mil casas "fibradas" desde dezembro de 2008). Mas sendo zona de vivendas tens que ver PDO's em algum sitio, paredes ou postes. Existem neste forum varias fotos de PDO's.



Ok, quando te referes a Caparica, referes-te á costa , ou há zona tambem de charneca caparica? (Aroeira, etc)

PDO , significa o quê? deve ser uma sigla certo?

Então eles neste momento e ao terem 12 mil casas fibradas, qual é o processo? é so porem PDO'S ?
 
1080i tem uma resolução de 1920x540, portanto nem dessa forma será full hd

Eu penso que eles quando se referem ao Full HD (1080p), referem-se as imagens que estão a transmitir que foram gravadas em Full HD mas ao transmitirem a qualidade é em 1080i, que por sua vez as boxs da ZON transmitem em 720p. Acho que isto até dava para fazer uma história com o titulo: "A história da transmissão do canal MyZen"... lol
 
1080i tem uma resolução de 1920x540, portanto nem dessa forma será full hd
Essa agora... então estás-me a dizer que as linhas pares e impares são iguais? Achas mesmo, mesmo que uma emissão HD em 1080i tem ainda menos resolução que uma SD? Olha que eu noto umas diferençazinhas... Não há por aí uma confusão algures? Já agora, manda aí as especificações técnicas do "FullHD" e indica a entidade que faz a certificação de equipamentos.
 
Eu penso que eles quando se referem ao Full HD (1080p)
Aí reside o problema: a Myzen nunca disse que transmite em 1080p. Seria o primeiro canal, pelo menos aqui na Europa e 99% das boxes não estariam preparadas sequer para tal.

Penso que esta confusão toda em torno do FullHD foi originada pela Wikipedia que, erradamente, redirecciona FullHD para 1080p. É difícil fazer com que este erro desapareça dado que FullHD não é uma norma nem tem uma entidade certificadora deixando assim rédea livre para o seu uso abusivo.
 
Essa agora... então estás-me a dizer que as linhas pares e impares são iguais? Achas mesmo, mesmo que uma emissão HD em 1080i tem ainda menos resolução que uma SD? Olha que eu noto umas diferençazinhas... Não há por aí uma confusão algures? Já agora, manda aí as especificações técnicas do "FullHD" e indica a entidade que faz a certificação de equipamentos.

1080i tem o dobro da resolução vertical do SD, e o quadruplo da resolução horizontal.

A norma é SMPTE 259M-C , e portanto é a SMPTE que gera estas coisas. No entanto, não está relacionado com a "certificação" das TVs.
 
1080i tem o dobro da resolução vertical do SD, e o quadruplo da resolução horizontal.

A norma é SMPTE 259M-C , e portanto é a SMPTE que gera estas coisas. No entanto, não está relacionado com a "certificação" das TVs.
Exactamente!

Está aqui um post muito informativo sobre o assunto onde se menciona que "Full HD" é apenas e só marketing (para quem dúvidas basta ir a uma loja ver a quantidade de logotipos FullHD que existem): http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=284399
 
O zen emite em 1080p... O facto de a zon passar a 1080i e depois a box so conseguir passar em 720p já não é culpa do canal...

Emite em 1080p? Duviddo que o faça. Os canais que emitem em 1080p são muito muito raros.

Achas que por ser uma zona de vivendas, não teria fibra porque motivo? Até ao momento sempre houve nesta zona quase tudo, meo iptv, cabovisao, sapo , clix triple play , zon wideband 100 megas....

Porque é mais rentável fazer a instalação em prédios (densidade populacional de um prédio é maior que numa vivenda). Assim, a prioridade dos ISPs é fibrar os prédios. Não tenho conhecimento se eles andam sequer a fibra vivendas, possilvelmente só a pedido do utilizador, e se calhar pago.

Essa agora... então estás-me a dizer que as linhas pares e impares são iguais? Achas mesmo, mesmo que uma emissão HD em 1080i tem ainda menos resolução que uma SD? Olha que eu noto umas diferençazinhas... Não há por aí uma confusão algures? Já agora, manda aí as especificações técnicas do "FullHD" e indica a entidade que faz a certificação de equipamentos.

A resolução de 1080i, por frame, é como o tafinho disse. Como é interlaçado, só a cada dois frames aparece a imagem toda. Assim, cada frame tem 1920x540. No frame seguinte aparecerá os restantes 540 pixeis verticais da imagem... 540+540 = 1080





Será isto um PDO?


Somente vejo estas cenas nos postes perto destas vivendas... mas que raio andariam a fazer por aqui carrinhas da fibnet?

Um PDO é igual a isso, só que o autocolante é vermelho, e não amarelo como se vê nessa imagem...
FibNet não trabalha so com fibra Óptica.
Cumps
 
Assim, cada frame tem 1920x540. No frame seguinte aparecerá os restantes 540 pixeis verticais da imagem... 540+540 = 1080

Yup, mas a resolução das frames está lá toda (podes ir medi-la na TV) embora seja transmitida em dois campos.

Deitando mais umas achas para fogueira:
http://en.wikipedia.org/wiki/Hd_ready disse:
In order to be awarded the label "HD ready 1080p" (not equivalent to Full HD, as Full HD devices may not fulfill all HD Ready 1080p requirements)...
 
Têm aqui uma lista de todos os canais que são transmitidos em HD
Qual a resolução não sei também não tive tempo de procurar
la para o fim da lista estão os do Meo e TvKAKA ;)

Independentemente da lista ser de DVB-S os canais são os mesmos
penso que sejam os utilizados nos transmissores

Penso eu não sei...
 
1080i tem resolução de 1920x1080, como é interleaved ele divide as 1080 linhas por dois quadros, não por dois frames.
Cada frame tem dois quadros.
 
Última edição:
Back
Topo