Domótica "Low Cost" (e não só...)

Boas pessoal. Queria começar a montar umas coisinhas na minha casa. Tenho lido os tópicos por aqui mas é muito por isso resolvi perguntar umas coisas. Neste momento qual o Hub que preferem. Bbroadlink ou samsung? Queria usar interruptores (Livolo) que já os tenho, câmeras ( tenho de xiaomi) e depois mais umas coisas que ira ver, sensores de movimento portas etc... Depois se isto tudo é fácil de sintonizar tudo numa só aplicação e assim. Obrigado a quem ajudar :)
 
Última edição:
Bom dia a todos. Sou um bocado leigo nesta matéria, mas tenho estores eléctricos, e não sendo rico gostava de os colocar a funcionar por uma aplicação, contudo percebo que posso colocar interruptores da livolo com Wi-Fi, ou os controladores Sonoff, estes últimos, seriam uma resolução mais barata. O problema com um e com outro para passa pelas ligações. O Interruptores livolo mandando vir da *****, por exemplo, qual a referência para estores (pois julgo que os interruptores para as luzes do tecto não servem os mesmos. Os sonoff, como fazer a ligação para poder desligar na aplicação e desligar no interruptor e vice-versa, para além disso os sonoff servem para os estores eléctricos? Será que alguém me pode ajudar/explicar. Desde já o meu obrigado a todos.
 
Olá pessoal
Sou um leitor muito interessado deste post é o assunto interessa me bastante. Neste momento queria pensar numa forma de ter áudio multiroom gostaria de saber a vossa opinião como posso integrar num sistema de smart home e que marcas de colunas conhecem ? Que tipo de vantagem posso ter com as Sonos para além da qualidade das mesmas já andei a ver com o google áudio chromecast mas estou baralhado confesso podem me ajudar?
 
HUB Wifi + IR + RF ainda continua a ser a a Broadlink a melhorzinha dentro do genero?, existem duas na GB a RM Pro e Plus, ao mesmo preço, qual é a diferença?
 
Última edição:
Boas,

Queria medir os consumos de uma tomada de casa, mas as tomadas que encontrei nas grandes superficies só medem o consumo instantaneo e acumulado. Queria poder "ver" os consumos ao pormenor, de preferencia em gráfico. Descobri a Broadlink SP3S (20€). Tem wifi e app para consultar os consumos como pretendo. Só não percebi se preciso do gateway da Broadlink ou a tomada funciona sozinha. E já agora, se alguém tiver feedback sobre esta tomada e/ou alternativas low-cost, agradecia.
 
Boas,

Queria medir os consumos de uma tomada de casa, mas as tomadas que encontrei nas grandes superficies só medem o consumo instantaneo e acumulado. Queria poder "ver" os consumos ao pormenor, de preferencia em gráfico. Descobri a Broadlink SP3S (20€). Tem wifi e app para consultar os consumos como pretendo. Só não percebi se preciso do gateway da Broadlink ou a tomada funciona sozinha. E já agora, se alguém tiver feedback sobre esta tomada e/ou alternativas low-cost, agradecia.
Conheço a da TP link, hs110, mas é mais cara. Tem APP e histórico, mas preferia que ligasse a uma maquina em casa e não estar dependente de servidores e apps de terceiros. Essa broadlink parace porreira...
 
Comprei o Broadlink RM Pro e até agora maravilha, os comandos funcionam bem, o portão da garagem também e o aparelho está na sala e a garagem por baixo dos quartos. Tenho um comutador da Orvibo (OR-RF-T020-S2) não consigo ligar, alguem sabe se dá?

Se não der, qual a melhor alternativa para preços low cost, o TC2 da broadlink ou outro?
 
Última edição:
Já agora e para quem quiser aproveitar, o Logitech Harmony Hub + companion está a 95€ mais portes na amazon francesa. O companion é um comando fisico sem ecrã nem nada, o mais básico, mas especialmente util se tiverem outras pessoas em casa que não queiram andar com o telemovel a mudar de canal.
 
Boas pessoal. Queria começar a montar umas coisinhas na minha casa. Tenho lido os tópicos por aqui mas é muito por isso resolvi perguntar umas coisas. Neste momento qual o Hub que preferem. Bbroadlink ou samsung? Queria usar interruptores (Livolo) que já os tenho, câmeras ( tenho de xiaomi) e depois mais umas coisas que ira ver, sensores de movimento portas etc... Depois se isto tudo é fácil de sintonizar tudo numa só aplicação e assim. Obrigado a quem ajudar :)
Para sintonizar tudo numa só aplicação, o melhor é usares um programa agregador de varias marcas como o Home Assistant https://forum.zwame.pt/threads/home-assistant-constroi-a-tua-propria-hub.981360/
 
Comprei o Broadlink RM Pro e até agora maravilha, os comandos funcionam bem, o portão da garagem também e o aparelho está na sala e a garagem por baixo dos quartos. Tenho um comutador da Orvibo (OR-RF-T020-S2) não consigo ligar, alguem sabe se dá?

Se não der, qual a melhor alternativa para preços low cost, o TC2 da broadlink ou outro?
Para luzes,podes usar os TC2. Há mais marcas como a Livolo ou outras. (funcionam todas em RF) Se for para estores, só conheço os da Livolo.
 
Boas,

Queria medir os consumos de uma tomada de casa, mas as tomadas que encontrei nas grandes superficies só medem o consumo instantaneo e acumulado. Queria poder "ver" os consumos ao pormenor, de preferencia em gráfico. Descobri a Broadlink SP3S (20€). Tem wifi e app para consultar os consumos como pretendo. Só não percebi se preciso do gateway da Broadlink ou a tomada funciona sozinha. E já agora, se alguém tiver feedback sobre esta tomada e/ou alternativas low-cost, agradecia.
O SP3S (será o mesmo que o SP2?) tem o problema da tomada chinesa. A Xiaomi também tem uma tomada dessas. Eu tenho uma tomada da Broadlink (Sp2) e funciona sem mais intermediarios em WIFI (só precisas de instalar a app no telemóvel)
 
Boas,

Queria medir os consumos de uma tomada de casa, mas as tomadas que encontrei nas grandes superficies só medem o consumo instantaneo e acumulado. Queria poder "ver" os consumos ao pormenor, de preferencia em gráfico. Descobri a Broadlink SP3S (20€). Tem wifi e app para consultar os consumos como pretendo. Só não percebi se preciso do gateway da Broadlink ou a tomada funciona sozinha. E já agora, se alguém tiver feedback sobre esta tomada e/ou alternativas low-cost, agradecia.
Tuniq, no meu post anterior enganei-me com respeito a info da tomada.
Desconhecia esta nova tomada da Broadlink. (SP3S)
Do funcionamento das tomadas da Broadlink em Wifi que tenho em casa só posso gabar o produto. (SP1mini, Sp3, SP2)
Esta nova tomada SP3S vem remendar a falha de leitura de consumo da tomada anterior SP3. O melhor de tudo é ser tomada europeia. ;-))
 
Bom dia a todos. Sou um bocado leigo nesta matéria, mas tenho estores eléctricos, e não sendo rico gostava de os colocar a funcionar por uma aplicação, contudo percebo que posso colocar interruptores da livolo com Wi-Fi, ou os controladores Sonoff, estes últimos, seriam uma resolução mais barata. O problema com um e com outro para passa pelas ligações. O Interruptores livolo mandando vir da *****, por exemplo, qual a referência para estores (pois julgo que os interruptores para as luzes do tecto não servem os mesmos. Os sonoff, como fazer a ligação para poder desligar na aplicação e desligar no interruptor e vice-versa, para além disso os sonoff servem para os estores eléctricos? Será que alguém me pode ajudar/explicar. Desde já o meu obrigado a todos.
Boas. Não tinha visto o teu post.
Os interruptores Livolo que falas são RF. (uns 27 €)
A referencia é Model Number:VL-C702WR Aguentam até 2000w para os motores do estores (tem certificado europeu pelos vistos: CE)
Esses garanto que funciona porque é a solução que tenho.
Para instalar é muito simples, é tirar os antigas e ligar o novo a semelhança do que estava ligado.
Para comando, funciona no própio interruptor ou por RF (comando por uns 4-5 € também tem um para varios interruptores por uns 20 €) Para comandar por app a distancia, eu uso o Broadlink RM-Pro (copia-se os comandos)
 
Tuniq, no meu post anterior enganei-me com respeito a info da tomada.
Desconhecia esta nova tomada da Broadlink. (SP3S)
Do funcionamento das tomadas da Broadlink em Wifi que tenho em casa só posso gabar o produto. (SP1mini, Sp3, SP2)
Esta nova tomada SP3S vem remendar a falha de leitura de consumo da tomada anterior SP3. O melhor de tudo é ser tomada europeia. ;-))

Obrigado @Paulo106 pela experiência com a Broadlink ; desconhecia também essa SP3S, ia comprar uma da Tp link , modelo HS 110. Como a ideia é integrar no futuro interruptores (equaciono comprar um Broadlink RM) , deverá ser melhor apostar no SP3S.
 
Boas. Não tinha visto o teu post.
Os interruptores Livolo que falas são RF. (uns 27 €)
A referencia é Model Number:VL-C702WR Aguentam até 2000w para os motores do estores (tem certificado europeu pelos vistos: CE)
Esses garanto que funciona porque é a solução que tenho.
Para instalar é muito simples, é tirar os antigas e ligar o novo a semelhança do que estava ligado.
Para comando, funciona no própio interruptor ou por RF (comando por uns 4-5 € também tem um para varios interruptores por uns 20 €) Para comandar por app a distancia, eu uso o Broadlink RM-Pro (copia-se os comandos)

Paulo, será que podes esclarecer algumas questões, uma vez que usas um sistema que eu estou a pensar implementar?

1 - Usando comando estores da livolo + Broadlink rm pro tenho de ter copiar o comando? Ou os dois são compatíveis e não preciso ter o comando para copiar?

2 - Consegue-se fazer algum tipo de programação na aplicação de controlo. Isto é, posso definir um perfil em que abro/fecha o estore a 50%? Consegue-se definir um horário para abrir/fechar?

3 - Tens ideia como funciona o alcance entre pisos.Normalmente publicitam um um bom alcance mas mostrando apenas 1 piso...

Obrigado
 
Paulo, será que podes esclarecer algumas questões, uma vez que usas um sistema que eu estou a pensar implementar?

1 - Usando comando estores da livolo + Broadlink rm pro tenho de ter copiar o comando? Ou os dois são compatíveis e não preciso ter o comando para copiar?

2 - Consegue-se fazer algum tipo de programação na aplicação de controlo. Isto é, posso definir um perfil em que abro/fecha o estore a 50%? Consegue-se definir um horário para abrir/fechar?

3 - Tens ideia como funciona o alcance entre pisos.Normalmente publicitam um um bom alcance mas mostrando apenas 1 piso...

Obrigado
Olá.
Deixa ver se consigo responder pela mesma ordem.
1 - Sim. Tens que copiar a frequência do comando RF de algum comando remoto. Os interruptores da Livolo podem funcionar só com o comando sem necessidade de aplicação no telemóvel. Uma solução alternativa é ir buscar umas frequências já disponibilizadas por outros utilizadores na aplicação da Broadlink. Foi o que eu fiz. Compatibilidade directa, acho que só os interruptores da Broadlink é que tem, mas eles só tem interruptores para luzes.

2 - Sim. Consegues fazer os 2 tipo de programação. Para abrir/fechar a 50%, o método é criar um botão virtual na aplicação com uma ação de fechar e uma segunda de parar uns segundos depois. Com respeito a definir um horario, a aplicação permite também isso tanto individual com criando uma cena.

3 - Não te consigo ajudar neste aspecto. Eu só tenho num piso, mas o que podes comparar é a um comando de garagem. Penso que deve ter limitações de parede/chão entre pisos.

O limite é mesmo o tipo de frequência usado pelo sistema.(433 MHz RF)
 
Back
Topo