1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

[1500][15.6" 17"]Portátil Gaming

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por Balliel, 19 de Abril de 2018. (Respostas: 179; Visualizações: 6814)

  1. Isso está mau, o teu CPU está a ser throttled por exceder o limite de 45W e ao mesmo tempo as temperaturas também estão perto do limite em que crasha. Eu nunca cheguei a ver o meu passar dos 80ºC mesmo mal configurado como estava do início. Podias tentar ver se um undervolt consegue resolver isso mas parece pouco prometedor. Mais vale correr apenas o prime95 enquanto estás a testar só o cpu.

    E sim, o GPU parece estar parecido com o meu. Estás com os drivers gpu da lenovo?
     
  2. Balliel

    Balliel Power Member

    Se for apenas a rodar o prime, em 4min chegou aos 79º..
    Sim estou a usar as do site da Lenovo.
     
  3. 4 minutos não é nada com o prime95. Corre pelo menos uma hora para temps.

    Os valores nas imagens são já com o melhor undervolt que consegues estável? Os valores de VID estão com mais 0.1V comparados aos meus com undervolt.
     
    Última edição: 12 de Junho de 2018
  4. Balliel

    Balliel Power Member

    Vou tentar o máximo de undervolt que da e depois digo alguma coisa. Se as temperaturas forem muito altas tenho alguma solução? Ou é mesmo devolve-lo?
     
  5. Acho esquisito essas imagens serem com undervolt porque esses valores de voltagem parecem os que eu tinha antes de fazer undervolt com o throttlestop. Não fizeste undervolt com o XTU pois não?

    Em relação a se é para devolver ou não. Só tu é que sabes, se isso n conseguir 3.4GHz estaveis/frescos mas consegue 3.2Ghz, ja vale a pena? 1600MHz no GPU em vez de 1750?
     
    Última edição: 12 de Junho de 2018
  6. Balliel

    Balliel Power Member

    Estas imagens eram sem undervolt, sry se nao o mencionei xD Opa, valer vale pelo facto de que não ha dinheiro para conseguir algo melhor.. Mas também nao queria ficar com uma torradeira e nao conseguir jogar um jogo mais pesado sem estar sempre a crashar..
     
  7. Balliel

    Balliel Power Member

    @Partoutatix

    Aos - 150 de undervolt apos fazer stop no prime 95 deu blue screen e todas as vezes que o pc inicia e tento abrir o throttle stop da blue screen, isto significa que ja nao aguenta a reducao?
     
    Última edição: 13 de Junho de 2018
  8. Balliel

    Balliel Power Member

    O ultimo antes de ir para a cama com undervolt a -144.5, EPP 100 (nao percebo se isto influencia nas temperaturas, nem percebo muito bem o que faz), speedstep desativado. Apenas o prime a rodar.

    [​IMG]
     
  9. Se com -.15 tens BSOD, -.145 é capaz de n ser uma redução suficiente, mas a verdadeira estabilidade podes ver noutra altura deixando o prime95 a correr durante a noite.

    O speed shift parece controlar os gastos/performance do CPU, com o valor default de 128 o meu CPU ainda ficava abaixo de 2.8GHz sob carga, com 64 já permite aguentar o turbo boost de 3.4GHz (deixei epp 128 no meu profile de bateria).

    Portanto estás a dizer que ao fim de uma hora de prime95 as temperaturas do teu CPU estabilizaram nos 63-72ºC? E manteve os clocks de 3.4Ghz? E os picos de 80ºC foram só no ínicio antes das ventoinhas terem acelerado?

    Parece fresco que chegue, a única parte chata é a diferença de 9-10ºC entre o par de cores mais fresco e o mais quente, o que sugere que o cooler está menos bem apertado do lado do par de cores mais quentes. Mas acho que se as temperaturas e consumos se mantiverem abaixo dos limites não será grave.

    Experimenta agora fazer undervolt do GPU.
     
    Última edição: 13 de Junho de 2018
  10. Balliel

    Balliel Power Member

    Onde é que ves as cores? Referes-te ao cooler base ou ao cooler/ventoinhas onteriores do pc? É que o cooler que estou a usar nao é grande coisa, ainda tou a espera do que mandei vir pela gearbest.. Undervolt da gpu tou mesmo as cegas, nao sei como fazer em termos de valores e da curve, ja tentei procurar pela 1060 mas nao encontro nada para ter uma ideia..
     
  11. No canto inferior esquerdo da tua imagem, Core #0, 1, 2, 3.

    Estava-me a referir ao cooler/blocos de metal dentro do portátil:

    Em relação à curva do GPU, não sei, ainda n tive tempo para muitas experiências. Acho que os valores referência da mobility gtx1060 são 1404 de base, 1670 de boost. Mas isso variará muito de modelo para modelo, de chip para chip.

    Podias começar num ponto que já exista numa voltagem baixa tipo 800 a 850mV e achatar os pontos seguintes da curva a essa frequência. Vê como é que o sistema sob carga se comporta em termos de temperatura, clocks, performance, se chega ou não aos limites de poder etc. Se estiver tudo bem, óptimo parabéns, a máquina ja estará decente.

    E depois talvez até tenhas margem para subir um pouco a frequência dessa curva (e/ou voltagem se necessário).

    Já olhaste para as temps do SSD? As minhas chegam a picos de 80 ou até 90ºC+ que me assustam (e tb devem fazer throttle).

    No fórum lenovo alguem sugeriu que a razão pela qual o sistema vem configurado para fazer underclock tem a ver com a fonte de alimentação com que vem por defeito nos USA ser de apenas 150W (45W so para cpu+75W para gpu e sobra muito pouco para todo o resto do sistema). A minha parece ser de 200W.
     
    Última edição: 13 de Junho de 2018
  12. Balliel

    Balliel Power Member

    Achas que depois da grafica estar estavel e com o undervolt no cpu, que o pc esta em condicoes para jogar durante uns anitos ou que vale mais despachha-lo ou tentar que eles lhe dêem repaste?
    Podes indicar-me alguma coisas para verificar o disco e ver essas temperaturas? Nao sei qual a fonte que tenho, onde vejo isso, mas desconfio de nao devo ter 200W como tu.
     
  13. Se o pc estiver estável com temperaturas boas sob load do sistema completo acho que está bom. Se a lenovo fizesse repaste também de certeza que não utilizaria uma pasta térmica de boa qualidade e não tens garantia nenhuma de que não fique pior do que já está, é algo muito dado a erro humano.

    Para testar o disco tens o crystaldiskmark, se não detectar o SSD é porque n tens AHCI ligado na bios.

    Em relação à fonte enganei-me, o default é 170W que é o mesmo que tenho e que tb deves ter(200W é o que chupa da parede), vês o valor de output indicado em Volt e Amps e multiplicas os dois. Os adaptadores de 230W da lenovo custam mais de 100 e nem sei se funcionariam.
     
    Última edição: 13 de Junho de 2018
  14. Balliel

    Balliel Power Member

    Nao consigo mexer na curve no msi afterburner e perceber o que estou a fazer xD E nnão consigo arranjar imagens das curves de pessoas que tenham dado undervolt na 1060, outra coisa, é suposto esta grafica ter fan speed porque a mim nao da para mexer nisso no afterburner.

    O disco nao aparece, mudei para AHCI na Bios e o pc simplesmente nao sai do ecra da LeNovo por isso tive que voltar a mudar para RTS Intel Premium (se não me enganos é assim). E ja agora onde é que posso ver os valores da fonte?

    Quanto a diferenca de temperarturas de uma lado para o outro dizes que aquece mais do lado esquerdo? É possivel abrir o pc e apertar mais os parafusos desse lado ou perco a garantia se o fizer?

    Outra coisa que me lembrei agora que já vi há uns tempos, sabes se eles trazem um filtro dentro, entre as aberturas que tem por baixo para sair o ar e as ventoinhas, é que vi uns videos de pessoal a abrir o pc e a tira-los porque aquecia muito..
     
    Última edição: 14 de Junho de 2018
  15. Balliel

    Balliel Power Member

  16. Guias de outros portáteis podem não ser o mais indicado porque podem não ter os mesmos limites de poder para GPU (70 ou 75W no Y720, há portáteis com limites de 200W para o GPU) nem serem limitados pelos mesmos 170W da fonte de alimentação. Podes ver os valores max de output V&A da fonte na própria fonte de alimentação(tijolo preto externo).

    De qualquer maneira metendo limite de frequência GPU = boost clock de referência e voltagem a menos de 0.850V consegui que o GPU consumisse menos de 70W e continuasse fresquinho.

    Agora o único problema é o SSD que me parece sobreaquecer(80ºC+ sob qqer tipo de load do disco), pelo que dizem no fórum da lenovo só mesmo com modificações de hardware (thermal pads, heatsink) é que se corrige isso, portanto vou ter que encomendar essas peças, mais as necessárias para poder montar um segundo SSD, e o cooling pad mais apropriado que encontre.
     
  17. Balliel

    Balliel Power Member

    Boas!
    Eu também tenho 170W.

    Quanto a cooler aconselho-te o SPIRIT OF GAMING Airblade 500 que se pode comprar numa loja conhecida por 30 euros, a minha namorada tem um e aquilo é fantastico, sentes o ar a correr mesmo para os braços sempre fresquinho, se fosse agora nao tinha mandado vir o 1stplayer Black Sir c6 da gearbest que so saiu de la hoje e ja o comprei dia 30 -.-, vamos ver se vai sair melhor que o airblade dela, duvido. Posso dizer-te que com o airblade as temperaturas neste portatil baixam entre 5ºC a 10ºC

    Quanto ao disco já é demais para mim xD

    Referente aquela parte de o meu pc aquecer mais de um lado do que do outro por provavelmente estar mal apertado, posso abrir e apertar ou perco a garantia?

    De momento estou a dar undervolt no cpu outra vez porque o pc nao parava de dar bluescreens e eu dei-lhe refresh que nao valia a pena visto que os bluescreens continuaram e la resolvi isso mas pensava que era de andar a mexer na grafica e que tinha feito alguma coisa de mal mas pronto. Achas que me podes mandar um screenshot da tua curve, so para ter uma nocao base e poder mexer a partir dai? É que quanto a grafica nao consigo meter aquilo na cabeça e nao percebo nada.
     
    Última edição: 17 de Junho de 2018
  18. Balliel

    Balliel Power Member

    o Meu Hwinfo 64 esta a passar-se, com o cpu em idle apresenta 3.8 de clock embora o processador nem sequer esteja a puxar, ja desinstalei, usei a versao portable, nada o faz mudar.
     
  19. Não sei.

    Não sei, não abri o meu. Mas não sei se retirar filtros de pó será a melhor ideia.

    Experimenta achatar a curva a partir do ponto frequência/voltagem máxima que queres.

    Por exemplo:

    [​IMG]

    Está claramente achatado a partir do ponto [email protected]

    Como o GPU parece estar limitado a 75W eu tentaria não ir acima de 825mV, tenta isso com a frequência de boost pseudo-oficial de 1670MHz. Ainda não tive tempo para testar bem o meu mas isso parece-me uma boa base. E é melhor alterar a curva com o GPU sob carga do que a frio.

    Em relação a BSODs para ter alguma garantia que o CPU está estavel tens que o deixar a correr prime95 muitas horas, pelo menos durante a noite. E não é garantia de que não haja outra peça a funcionar mal.

    Em relação ao cpu que não baixa de 3.8GHz, isso é sempre ou apenas ocasionalmente é que ele não baixa? Eu já vi o meu a ficar com uma das 8 hardware threads no task manager perto de 100% de utilização e esse core a 3.6GHz sem explicação apesar de o pc estar quase em idle, e só voltava ao normal depois de restart(suspeito que reiniciar windows explorer no task manager fizesse o mesmo) . Ainda não percebi o que é que causa isso mas experimentando desligar toda a telemetria e aceleração de hardware do google chrome ainda não vi isso a acontecer de novo.
     
    Última edição: 21 de Junho de 2018 às 19:44
  20. Balliel

    Balliel Power Member

    Depois de muita pesquisa lá me comecei a entender com undervolt na gpu xD

    Por enquanto ainda estou a testar mas penso que entre 850/900 consegues manter a grafica entre 1900 e 2000 constante e nos 65 graus, ou achas que é melhor uma voltagem inferior e menos clock? O que eu quero dizer é, será que compensa mais menos voltagem e conseguente clock em termos de performance do que um bocadito mais de voltagem como 900 e ter os clocks em 1900 e tal?
     

Partilhar esta Página