4h com a PS3 versão jap, testes e opinião.

imortus.san

Power Member
Ora boas pessoal, como já devem ter percebido pelos meus vários posts ao longo deste tempo, todo, sou um critico fdd e não simpatizante da nossa cara Sony, como tal, decidi fazer um post com a minha fantastica experiência com a PS3 versão japonesa.

Isto vai ser grande pa car....., por isso não stressem a molecula.

---------------------------------------------------------------------------------------------
Material de testes:

PS3 Japonesa:
- Um Pad Sixtaxis
- Cabo de componentes oficial sony
- Genji 2
- Virtua Fighter 5
- Resistence Fall of Man
- Def Jam Icon (Demo)
- Ridge Racer 7
- GT HD
- Motorstorm (Demo)
- Sonic
- Marvel Allience

Logitech® Z-5500 Digital
Creative DDTS 100

Toshiba 37WL67 Z - 3m de distancia.
---------------------------------------------------------------------------------------------
PAD:
Depois da conversa da Sony a dizer que a consola suportava 7 jogadores, porque só temos 4 luzinhas?

O pad é igual ao da PSX=PS2 sem rumble, bastante leve, nada de especial.
Tem o botão do meio tal como a X360 para usarmos as opções da consola e não do jogo, funciona na boa, o sixtaxis não tinha quase lag nenhum funcinava na boa, até um pouco mais preciso do que o comando da Wii (comparando os controlos de curvar do Motorstorm com o ExciteTruck).
Os gatilhos não me seduziram nada, funcionam como os da Dreamcast e Xbox, mas o botão em si é liso, o que faz com quando estamos a jogar á bué e a suar das mãos, escape facilmente.

Pessoalmente não gostei nada da falta do rumble, jogar jogos de carros e de mano a mano perdeu a pica toda.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Consola:
Preta reluzente, bonita á distancia, horrivel de perto, fica toda marcada do manuseamento, cheia de dedadas tal como a DS preta, é mesmo daquelas cenas que chateia.

Grande ponto possitivo, é que era super silenciosa, não se houvia quase nada, pena mesmo ser grande como tudo.

Os botões das máquina são digitais, de toque e não de precionar, pena que tenha uma parte gigante mesmo propicia a encher-se de pó, pois os discos quentes ao sairem da consola servem de iman para o pó.

Em si, a consola é feia (depende do gosto claro), grande, cheia de entradas que vão ficar cheias de pó e meter nojo, tal como era na ps2, claro que para pessoal que gosta de limpar e aspirar é na boa, eu por aoutro lado nunca limpei mais do que uma vez por ano, lol.

Um pormenor é que se carregarmos par injectar o jogo o disco sai fora enquanto o jogo está a correr, não me apareceu mensagem nenhuma nos dois jogos que testei, nem tentei avançar mais para que aquilo desse com a breca.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Sistema operativo:

Para quem tem a PSP e gosta do sistema, aquilo é um melo, para quem não gosta e acha aquilo ridiculo, não á nada a fazer, não acheia piada nenhuma ao SO, apenas me deparei com cenas irritantes e bugs.

Ao contrário da Xbox360, a PS3 tem de se configurar toda a maravilha, senão aquilo dá gráficos de ps2 e pior som ainda, foi uma disilusão ter de lutar com as configurações da consola para se poder ter gráficos decentes e som nos jogos.

Quando ligada á Toshiba por componentes, fui ao menu e vi que por alguma razão bem estupida a consola tem a particularidade de ter todas as resoluções escolhidas (480p/720p/1080i) de uma só vez, como não achei que deve-se de ser assim escolhi 1080i e desliguei as outras, a seguir toca de jogar, qual foi a minha surpressa ao ver os gráficos do Motorsorm repletos de jaggies e gráficos baços como o raio, desliguei e voltei a ligar mas o resultado era mau mesmo, tive de voltar a activar os 480p/720p/1080i para o jogo dar como deve de ser, claramente a consola ou jogo não estvam a suportar os 1080i e a imagem deu crap.
Tendo em conta que a Xbox360 não tem problemas destes, apenas posso considerar que a PS3 não tem capaciade alguma de fazer o upscale porque certos jogos não o supportam, é lamentável mas patético.

A maior surpresa foi quando decidi ligar a consola por cabo otico como tenho a PS2/Xbox/X360, como não era de esperar a consola a consola tinha 3 opções para o cabo otico: Digital 5.1; DTS ; ACC.
Bom como seria obvio liguei a Digital 5.1, menu vi que tinha som ao passar em cima dos demos, escolhi novamente Motorstorm, e tá a dar, o resultado foi algo inesperado, e o som do jogo foi com os porcos, apenas fazia som no menu, lol, lá tive de sair fora do jogo ir ao config do audio ligar o DTS, voltei ao jogo tinha som, mas a colunas de trás não piavam sequer, testei o Ridge Racer 7 e a mesma cena, lá voltei ao meu e coloquei as três opções, Digital, DTS, ACC, voltei ao jogo e finalmente tinha 5.1, granda barracada mesmo.
Já com tudo configurado fui testando os demos até chegar a vez da tristeza do GT HD, qual foi a stress, lol, não havia som, o GT HD não tinha som nenhum, em nada, o dono da consola virou-se e diz "liga o som á TV ou as Rca's ao Kit de som que isso dá na boa", lolada total durante uns 5m, lá tirei o cabo otico e liguei pelas RCa's ao Creative DDTS 100 que por sua vez liga ao controlador da logitech por 6 chn. direct.

Tirando isso não testei mais nada no SO, pois para mim a consola é para jogar e mais nada, ver Blu ray, ouvir musica, imagens, etc... é para mim lixo puro, apenas me interresam os jogos e mais nada, lamento desapontar alguém com este comentário, mas é a pura verdade.
---------------------------------------------------------------------------------------------
Jogos:
- Ridge Racer - era tão mau que nem tentei jogar mais do que 10m, era a mesmicima cena do que a versão da X360, nem sei como é que aquilo passou de 6 para 7, lol, uma vez que não gosto do jogo nem comparei com a versão da X360, não tive paciencia para sacar o demo.

- Motorstorm - gráficamente esta aceitável, a mil anos luz do que foi mostrado na E3, ou o demo era muito mau, ou o jogo não deixa marcas nenhumas no chão para voltares a ver quando passas na volta seguinte. É engraçado durante 20m, até começarmos a sentir falta do rumble, e percebermos que o jogo é mesmo aquilo que o demo mostra, e que não apresenta nada de inovador, a não ser o facto de se poder jogar com o Sixtaxis.

- Virtua Fighter 5 - foi sem duvida o jogo que mais me impressionou, gráficos lindos, umas boas 3x melhor do que o DOA 4, este é sem duvida o jogo com melhores gráficos na PS3 até agora. Como jogo da serie está porreiro, é rápido (não tanto como DOA 4), e apesar dos gráficos lindos os cenários são meio mortos, pois não têm a interactividade a que o DOA me habituou, tirando isso tá lá para quem gosta da saga Virtu Fighter. A instalação demorou 8m e não reparei em nada de especial, os loadings continuaram com o mesmo tempo, e quando perdemos e pedimos para tentar novamente, á mais um loading para voltarmos a jogar contra o mesmo bacano no mesmo cenário, lol.

- Sonic - credo nem quero falar deste, digamos apenas que está tão bom como o da X360.

- Marvel Allience - ok, este jogo foi a picada no dorso da PS3, gráficamente muito identico á versão da X360, mas em jogabilidade nada a ver, no inico do jogo quando caiem os raios mesmo antes de controlarmos os bonecos tem quebras de frames, e quando jogamos as animações estão todas fdd, já tinha visto um video no Gametrailers mas pensei que fosse erro deles, os ajudantes correm e mexem-se demasiado rápido (glitches), tal como certos inimigos, até a animação do cenário das luzes e das sombras projectadas das fans que estão a rodar estão demasiado rápidas, depois de ter testado as versões PS2/Xbox/Wii/Xbox360/Ps3, digo firmemente que a versão PS3 é a pior de todas seguida pela versão da Wii.

- Genji 2 - os videos são simplesmente lindos fdx, até fiquei entusiasmado, pensei logo na PS4 e X720, lol, os videos são detalhados á brava e não têm nem um unico pixel solto, os gráficos do video estão muito melhor do que o video do Onimusha 3 e Oddworld Strangers Wrath, fiquei impresionado. O jogo em si, não tem gráficos nada de especial, mas estão bem conseguidos, faltavam uns pequenos pormenores para dar mais ambiente, e vida ao cenário. Não é nada de especial, mas até se joga mais ou menos. A instalação demora 5m, não sei para que serve, uma vez que por engano fiz a instalação antes de testar o jogo, falhei neste.

- Resistence Fall of Man - quando foi por este jogo a dar, o dono da consola virasse para mim e diz:
Ele - "não metas essa porcaria"
Eu- "então"
Ele - "não vais conseguir jogar mais do que 10m, vai uma aposta"
Eu - "não gostas-te"
Ele - "comprei, e joguei 20m, é uma trampa das piores"
Meti o jogo na boa, tinha uns loadings não muito demorados, 20s, apresentação fraca, manual rasco, gráficamente fraco, é muito claro para conseguir produzir um ambiente sério e como deve de ser, os inimigos estão dentro do parametro do normal, não eram muito burros, apenas burros, notavam-se jaggies não tanto como as do Motorstorm, mas tinha umas quantas. O jogo não tem decals, tens um carro disparas 10x cai a porta, mais 10x esplode o carro, mas marcas de balas só mesmo nos vidros, não achei piada, estava a anos luz do Call of Duty 3.

- GT HD - unico jogo PS3 em que quase mal se notavam jaggies, estava tão bem defenido como Gears of War da X360, nitido, com profundiade, era bonito, o controlo dos carros está dificil como o raio, os carros derrapam em curvas básicas a 60milhas, não gostei muito, pelo positivo os fantasticos peões estam de volta e bem melhores do que nunca, o controlo do carro é sujectivel e facilmente perdemos o controle e fazemos peão, no seu todo estava bacano, apesar do som não dar através do cabo otico e de mesmo através da Rca's ser fraco, tendo em conta o tempo que demoraram a fazer o demo (1ano, pois foi mostrado antes da primeira data de lançamento da PS3, que não foi cumprida).

- Def Jam Icon - bom este jogo não vale mesmo um caracol, é sem duvida o pior da serie, mas foi o que mais me interessou pois tinha a demo na X360 e foi só desligar os cabos da PS3 e ligar os da Xbox360 para podermos faer umas boas comparações, o que deu para finalmente, perceber o porque da diferença da cor e como contornat isso para ver os gráficos.
Em termos de loading ambas as versões demoraram práticamente o mesmo tempo, já no loadind depois de escolhermos jogar a versão da ps3 demorou metade do tempo da versão da X360 na boa (ambos os jogos a correrem do disco rigido), depois de carregarmos os jogos e vermos o que se passava, era notável a diferença, as imagens da versão da PS3 eram super claras, o preto era tipo mulato, os préfios estavam muito claros e tudo cheio de jaggies nojentas, yuk, a versão X360 estava escura como sempre a conheci e quase sem jaggies, a diferença era enorme, foi então qie me lembrei do cabo VGA da X360, ao ligar o cabo VGA na X360 o jogo ficou muito mais claro quase sem vida tipo o da PS3, estava um pouco mais colorido e com um pouco menos jaggies, nitidamente na PS3 era mais visivel mas as jaggies eram muitas, na X360 a imagem um pouco mais escura e colorida dava mais ambiente e menos jaggies.
Assim fiquei a saber que se meteres o cabo VGA na X360 os jogos ficam quase identicos á PS3 a trabalhar por componentes, mas com um pouco de menos pixeis, embora que na minha TV o VGA da X360 só dá 1280x720p e não os 1366x768p, devido á resolução do meu painel, por isso sempre usei 1080i pois dá 1920x1080 que fica bem melhor.
---------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de concluido tudo isto, apenas posso dizer que a PS3 não é nada daquilo que o Sony pintou, tal coo foi com a PS2, a máquina é boa, basicamente tão boa como a X360, mas tem um Handicap gigante para atravessar chamado Gears of War e Lost Planet, nada na PS3 se compara sequer com esses dois jogos.

Não testei a Ps3 por HDMI pois o cromo não tinha o cabo e não me apeteceu gastar a guita num cabo que apenas vou precisar mais tarde, quando comprar a consola, os bugs do Audio e da resolusão foram mesmo maus, um bacano mais tony que não saiba mexer nisto pode ficar com a consola muito mal configurada, não percebi mesmo porque raio a consola funcionou tão mal por cabo otico, era suposto ser o mais facil, mas enfim.
 
Última edição:
Pois..mas o mais justo era teres testado por Hdmi..
Quanto á tua pergunta das luzes do comando..Nao fazia mto sentido termos 7 luzes no comando..Se fores por exemplo o jogador nº 5 aparece a luz 1 e 4 ligadas..
Quanto ás jaggies pelo menos no Motorstorm nao notei grande coisa..Os outros nao sei pois n experimentei..(Tb ainda não tenho a consola..)

Claro que neste momento a Ps3 perde em relaçao á 360..Ainda não há jogos nenhuns que valham a pena..Por isso comparar jogos é dificil pois ainda não há mtos..e os que há ainda não apresentam grande inovação dado o potencial da consola..

Lá para o Natal já se poderá comparar melhor..E opinião pessoal, acho que a Playstation tem tudo para se impôr e superar a rival..
 
Já agora só um aparte, quanto à questão do hdmi, porquê que a minha PS3 ligada por hdmi tem pior imagem que a Xbox 360 ligada por VGA?
 
Opiniões, mas esta não posso deixar escapar incólume:
- Resistence Fall of Man

Meti o jogo na boa, tinha uns loadings não muito demorados, 20s, apresentação fraca, manual rasco, gráficamente fraco, é muito claro para conseguir produzir um ambiente sério e como deve de ser, os inimigos estão dentro do parametro do normal, não eram muito burros, apenas burros, notavam-se jaggies não tanto como as do Motorstorm, mas tinha umas quantas. O jogo não tem decals, tens um carro disparas 10x cai a porta, mais 10x esplode o carro, mas marcas de balas só mesmo nos vidros, não achei piada, estava a anos luz do Call of Duty 3.
Apresentação fraca? Who cares?
Manual rasco? Who cares?
Graficamente fraco? Epá... até podes dizer que são medianos... agora fracos???
Decals para?
O comentário ao carro cai do nada... e que tal jogar mais de 20 minutos e formar uma opinião a sério?
 
Última edição:
Lol escrevi á pressa, e para além disso sempre fui mau a escrever, claro que tenho a X360, tenho todas as consolas menos a PS3, tive de cravar ao bacano para emprestar a consola, ele veio com ela, lol. Na Wii fiz uma review pior mas não meti aqui no forum, senão matavam-me, os fans da Nintendo são do pior, lol.

Quando tiver mais jogos, bons de preferencia, digo melhor deles, mas esses que testei eram de facto fracos, mas nem disse muito mal, disse bem da consola ser silenciosa e tudo, e a comparação do Def Jam, cenas uteis para quem não conhece.

Apenas fiquei bem descontente com as cenas da resolução e do som, nunca tive stress com o som nas consolas da MS, apenas na PS2, e agora bem pior na PS3, já que foi uma luta para ter o 5.1.
 
Já agora só um aparte, quanto à questão do hdmi, porquê que a minha PS3 ligada por hdmi tem pior imagem que a Xbox 360 ligada por VGA?

Pode ser que a tua TV não fassa o DNI na entrada HDMI, e assim fica a imagem um pouco despida.
Se ligares a Xbox 360 por VGA é capaz de te acontecer o mesmo a imagem fica mais fraca, e nivel de cor, pois normalmente as HD TV não fassem tratamento de imagem na entrada VGA.

Já tentas-te ligar a PS3 por Componentes?
 
Última edição:
Jamper - Se tens duvidas pergunta, tirando as dos jogos o que foi que não faz sentido?

Napalm - sobre o RFOM, para a publicidade que deram ao jogo estava á espera de uma apresentação estrondosa, um manual gordo e colorido como a Nintendo e a MS fazem, mas nada disso, fiquei disiludido, não é assim que se trata um jogo que levou tanta publiciade.

Gráficamente está muito inferior ao Call of Duty 3, não tem aquele nivel de ambiente, nem o fealling de FPS de guerra, não encaixa, e depois as armas, não me puxaram, já tinha visto umas 3h de videos de gameplay antes de jogar e não estava convencido, mas jogar deitou tudo abaixo, por isso joguei tão pouco.

A cena do carro estava á espera, de que as balas ficassem marcadas, e o carro se fosse partindo, não que fosse tão bruscamente, e sem marcas, os decals são sempre importantes para meter, as marcas nas paredes chão, etc.
 
Última edição:
Pode ser que a tua TV não fassa o DNI na entrada HDMI, e assim fica a imagem um pouco despida.
Se ligares a Xbox 360 por VGA é capaz de te acontecer o mesmo a imagem fica mais fraca, e nivel de cor, pois normalmente as HD TV não fassem tratamento de imagem na entrada VGA.

Já tentas-te ligar a PS3 por Componentes?
A entrada de componentes tá ocupada pela Xbox(1). Quanto ao hdmi, já notei ghosting e as cores um pouco baças, andei a mexer nos settings para tentar contra-balançar esses efeitos e ficou mais aceitável.
 
Incrível os comentários que li nesta thread... é preciso meter em CAPS no título da thread que é uma OPINIÃO? Que não é uma review de 10 páginas que disseca todas as features da consola?

É uma opinião de uma pessoa e pode ser biased, estar mal fundamentada, o que fôr... mas se discordam argumentem como deve ser e com respeito! :mad:

Acho que o autor, caso esteja errado ou equivocado ou whatever, não tem o intuito de provocar ou flamar... por mais que discordem da review... ooops... OPINIÃOzinha ela foi mais fundamentada que qualquer um dos replies insultuosos.
 
A entrada de componentes tá ocupada pela Xbox(1). Quanto ao hdmi, já notei ghosting e as cores um pouco baças, andei a mexer nos settings para tentar contra-balançar esses efeitos e ficou mais aceitável.

Já viste na cena da res, da máquina se tens todas as res activadas até ao máximo que a tua TV aceita, isso pode ser o mesmo que me aconteceu mas a dar outros efeitos uma vez que está por HDMI.

Korben_Dallas - mudei o nome do tópico. Quando tiver a consola mais umas horas testo mais umas cenas, e acrescento ai.
 
mas não havia já um topico a falar sobre a "minha primeira vez com a ps3"?

Mas tendo em conta que
sou um critico fdd e não simpatizante da nossa cara Sony
até não me parece mal, agora imaginemos que se fosse uma openião isenta.
 
Como consola eu acho a Ps3 de longe a pior (actualmente), mas fica difícil ter alguma consideração para quem começa com algo como " sou um critico fdd e não simpatizante da nossa cara Sony".
Não gostei do texto, e como potencial comprador de uma Ps3 este texto tem tanta credibilidade quanto a do gajo da Insomniac a dar 10 razoes porque a Ps3 vai vencer. E pronto, é apenas a minha “OPINIÃOzinha” sobre esta avaliação.
 
Incrível os comentários que li nesta thread... é preciso meter em CAPS no título da thread que é uma OPINIÃO? Que não é uma review de 10 páginas que disseca todas as features da consola?

É uma opinião de uma pessoa e pode ser biased, estar mal fundamentada, o que fôr... mas se discordam argumentem como deve ser e com respeito! :mad:

Acho que o autor, caso esteja errado ou equivocado ou whatever, não tem o intuito de provocar ou flamar... por mais que discordem da review... ooops... OPINIÃOzinha ela foi mais fundamentada que qualquer um dos replies insultuosos.
Concordo plenamente, há pessoas muito sensiveis! Eu não morro de amores pela PS3, acho que tem muitas falhas, mas também admito que ainda está no principio de vida e que tem tudo para ser um sucesso. Há que dar tempo ao tempo.
 
Sempre li os posts que o imortus.san escreve...

sim..é certo que pode não ser totalmente imparcial, mas é "profissional" e crítico ao ponto de "quase" ultrapassar essa imparcialidade e fazer uma boa review...

comentando agora alguns dos aspectos que ele indicou...

1) Vem logo ao de cima os problemas de upsacling da consola... não sei se este último update de firmware resolveu alguma coisa..mas não me parece..

2) o O.S., embora muito simples, torna-se confuso, quando as opções que queremos usar não funcionam ou não ficam activas de forma decente..

3) A Qualidade de imagem e a Vivacidade de cores é o que já se sabe, entre a Nvidia e a ATI..
e quanto a isto, eu quero alertar que não se trata de usar o HDMI ou usar VGA ou componentes..
é uma questão de chip gráfico. e quanto a chips gráficos meus senhores, tendo por base os mesmíssimos chips versão PC, e lembro a todos, um belo dum gráfico que o próprio Blastarr postou (já não me lembro onde..mas sei que está aí), a propósito da qualidade de imagem da nova G80, em que vinha como comparação a G70.. ó meus amigos...

aquilo é muiiiito inferior ao R500 (pseudo chip da Xbox) -> qualidade de imagem

4) Concluo portanto que ainda existem algumas arestas por limar...
 
Bem, goste-se ou não da opinião, ao menos q se respeite o trabalho q deu o tópico...qt ao resto cada um avalia como quiser e dá a importância q achar melhor... ;)
 
muito boa sua análise, mas gostaria de deixar 2 apartes, da exepriência q tive com a consola, e os jogos motorstorm, f1, e resistance, e o som.

dizes que a imagem não ficava boa qdo estava configurada a 1080i. como esses jogos forma projectados a 720p (é um defeito da consola não ajustar a imagem, sim, concordo plenamente, e sinto falta principalmente nos dvd's q tenho na minha colecção), só consegues a melhor resolução a 720p, logo a 1080i, fica inferior. tbem posso dizer q acho um defeito enorme não podermos escolher a resolução dentro do próprio jogo, uma vez q como já foi dito, a consola não faz upscalling e downscalling.
com relação ao som, provavelmente devias ter a saída digital com PCM linear ao invés de bitstream (e isso está no manual, que comprovei, assim como vc) e sua aparelhagem só suportar sons comprimidos como dd e dts....

:)

quero q saibas q não estou defendendo a sony nem nada disso, apenas estou partilhando minha experiencia inicial assim como vc
 
Só tretas, lá porque tens dificuldades em por a funcionar uma coisa que demora menos de 10 minutos a configurar para o teu setup, é uma limitação tua. Depois dessa linda história li até à parte em que dizes que os gráficos do MotorStorm não prestam e que não ficam marcas na pista. É mentira, e portanto parei de ler. Até pode ser verdade na demo, não sei, mas nesse caso jogasses jogos completos se querias analisar a consola . Que desperdicio de tempo e de largura de banda.
 
Axo que uma coisa podemos concluir, a sony não correspondeu às expectativas que criou para a PS3, pelo menos por enquanto, mas acredito que num futuro próximo a consola vai debitar tudo o potencial que tem, pq tem.
Relativamente à questão das configurações, há pessoas com mais dificuldades, daí o facto de existirem departamentos responsáveis pelas interfaces humano/computador, mas é mais 1 "problema" que 1 actualização do firm pode corrigir..
 
bem, eu devo ter bastante sorte porque a minha consola faz os upscales e downscales todos sozinha e automaticamente, aliás nem precisei de configurar nunca nada, mas claro que "um bacano mais tony que não saiba mexer nisto pode ficar com a consola muito mal configurada".
 
Lol escrevi á pressa, e para além disso sempre fui mau a escrever, claro que tenho a X360, tenho todas as consolas menos a PS3, tive de cravar ao bacano para emprestar a consola, ele veio com ela, lol. Na Wii fiz uma review pior mas não meti aqui no forum, senão matavam-me, os fans da Nintendo são do pior, lol.

Quando tiver mais jogos, bons de preferencia, digo melhor deles, mas esses que testei eram de facto fracos, mas nem disse muito mal, disse bem da consola ser silenciosa e tudo, e a comparação do Def Jam, cenas uteis para quem não conhece.

Apenas fiquei bem descontente com as cenas da resolução e do som, nunca tive stress com o som nas consolas da MS, apenas na PS2, e agora bem pior na PS3, já que foi uma luta para ter o 5.1.

Não vou criar flames portanto só te tenho a pedir desculpas e ainda bem que alguem apagou a minha reply, fui de "cabeça quente" responder, mas acho que para fundamentares uma boa opinião não é escreveres á pressa como dizes. Em relação ao som eu nunca tive problemas, será da ps3 japonesa?
 
Back
Topo