5G em Portugal

Nos em Santarém perto do Liceu
E86S53b.jpeg

Nos em Santarém perto do W Shopping
DedBFQo.jpeg
 
Alguem aqui já teve o 3G da sua zona desativado e notou alguma diferença no 5G?
Viva.
5G, nem por isso.
O que vi foi uma antena ( Meo) tinha B1 e B20 em LTE, passou para B1, B3,B8,B20. Isto ao libertar a B3 e B8 da 3g, passou para LTE. Noutra onde tinha B1, B20, passou para B1,B8,B20.
 
Alguem aqui já teve o 3G da sua zona desativado e notou alguma diferença no 5G?
O 3G na NOS (e nas outras) já só tinha uma fração pequena de largura de banda alocada (5Mhz). Sendo realocada será para B8 em 4G.
Viva.
5G, nem por isso.
O que vi foi uma antena ( Meo) tinha B1 e B20 em LTE, passou para B1, B3,B8,B20. Isto ao libertar a B3 e B8 da 3g, passou para LTE. Noutra onde tinha B1, B20, passou para B1,B8,B20.
O que a MEO libertou do 3G eram 5Mhz para a B1 ficando esta com 20Mhz em vez dos 15Mhz. O site em questão foi modernizado para incluir as bandas novas, não tem a ver com o desligamento do 3G.
 
Eu continuo a ter uma diferença de 20 , 30mb de 5g para 4g e é fora de horas normais se for horas mais comuns , tipo 20:00 21:00 a diferença de 5g para 4g é quase nula e o serviço é lento e mau , bela MEO , anuncia grandes 1gbits de fibra mas depois em pequenas zonas nem um sinal estável de 4g consegue manter.
 
Alguem aqui já teve o 3G da sua zona desativado e notou alguma diferença no 5G?
Não deve afetar o 5G de forma alguma. Unica diferença será ter mais uma banda no 4G (no caso da MEO. outros operadores não faço ideia o que irão fazer)
Eu continuo a ter uma diferença de 20 , 30mb de 5g para 4g e é fora de horas normais se for horas mais comuns , tipo 20:00 21:00 a diferença de 5g para 4g é quase nula e o serviço é lento e mau , bela MEO , anuncia grandes 1gbits de fibra mas depois em pequenas zonas nem um sinal estável de 4g consegue manter.
Muito provavelmente estás ligado na banda n28 do 5G e não na n78. Se tens android usa o "netmonster" para ver isso. O 5G "a sério" é só mesmo no n78 que tem até 100mhz de largura de banda. o n28 tem apenas 10mhz sendo que ajuda pouquíssimo comparado a estar ligado a 4G apenas.
Até há equipamentos que dizem 5G e na realidade nem sequer estão ligados a nenhuma banda 5G mas sim ligados a múltiplas bandas 4G.
 
Update da cobertura 5G de acordo com os dados divulgados hoje pela ANACOM referentes ao primeiro trimestre.

Estações 5G:
NOS: 4705
Vodafone: 3816
MEO: 1478

Novas instalações:
NOS: 470 (+11%)
Vodafone: 583 (+18%)
MEO: 19 (+1%)

Dados completos
aqui
 
Update da cobertura 5G de acordo com os dados divulgados hoje pela ANACOM referentes ao primeiro trimestre.

Estações 5G:
NOS: 4705
Vodafone: 3816
MEO: 1478

Novas instalações:
NOS: 470 (+11%)
Vodafone: 583 (+18%)
MEO: 19 (+1%)

Dados completos
aqui
Na minha zona a MEO vai crescer de 1 dia para o outro, pelo menos 4 torres da Vantage com antenas da MEO prontas a entrar ao serviço. A NOS está a liderar e a TLCL/VDF que liderou durante 30 anos... nada de novo.
 
A uma coisa que não entendo, números não mentem mas andei a vaguear pelas 3 operadoras e por mais estranho que pareça na zona metropolitana de Lisboa, Porto e Açores MEO tem melhor serviço das 3. Tenho experiência mediana enquanto nas outras duas vai do melhor ao pior no mesmo local.

Basta haver um grande e vento futebol outra coisa qualquer e de bestial passa a besta, na MEO continua tudo como sempre esteve.

Uma coisa eu reparo na meo vou saltando de célula em célula enquanto nas outras duas tenho que fazer reboot se a célula ficar congestionada e às vezes nem assim lá vai.

Para mim das 3 e a que faz a melhor gestão do seu serviço móvel.
 
A uma coisa que não entendo, números não mentem mas andei a vaguear pelas 3 operadoras e por mais estranho que pareça na zona metropolitana de Lisboa, Porto e Açores MEO tem melhor serviço das 3. Tenho experiência mediana enquanto nas outras duas vai do melhor ao pior no mesmo local.

Basta haver um grande e vento futebol outra coisa qualquer e de bestial passa a besta, na MEO continua tudo como sempre esteve.

Uma coisa eu reparo na meo vou saltando de célula em célula enquanto nas outras duas tenho que fazer reboot se a célula ficar congestionada e às vezes nem assim lá vai.

Para mim das 3 e a que faz a melhor gestão do seu serviço móvel.

Concordo. Eu não sou MEO mas sou NOWO que utiliza a rede da MEO e mesmo em festivais e grandes festas sem dificuldade.
Até porque a MEO nas aldeolas principalmente alentejanas é que melhor prestação tem.
 
A uma coisa que não entendo, números não mentem mas andei a vaguear pelas 3 operadoras e por mais estranho que pareça na zona metropolitana de Lisboa, Porto e Açores MEO tem melhor serviço das 3. Tenho experiência mediana enquanto nas outras duas vai do melhor ao pior no mesmo local.

Para mim das 3 e a que faz a melhor gestão do seu serviço móvel.

Não posso concordar com essa afirmação quando rara é a chamada que não me desce para 2G e depois fica lá presa, ficando sem internet até desligar a chamada. Isso para mim não é má gestão da rede, é péssima.

Ainda no sábado estive nos testes dos cadernos eleitorais desmaterializados e havia imensos portáteis com cartões MEO "rede total" , que é o que a MEO chama aos cartões com roaming nacional, porque simplesmente não havia cobertura MEO !

No próximo domingo quando fores votar espero que mantenhas a tua opinião de que a MEO é a que tem melhor serviço das 3. Eu depois daquilo que vi no sábado não tenho muitas esperanças. O que vale é que nestas eleições se pode votar em qualquer lado , portanto pode-se sempre escolher um sítio com boa cobertura da MEO :joker:
 
Concordo. Eu não sou MEO mas sou NOWO que utiliza a rede da MEO e mesmo em festivais e grandes festas sem dificuldade.
Até porque a MEO nas aldeolas principalmente alentejanas é que melhor prestação tem.
Viva.
Devo ter tido asar. Este inverno 2024, junto a Serpa MEO estava uma lástima ao nível de velocidades, NOS rápida mas muito instável passava de 60 para 7 em minutos. Vdf muito estável nos 60-70 em download.
 
Viva.
Devo ter tido asar. Este inverno 2024, junto a Serpa MEO estava uma lástima ao nível de velocidades, NOS rápida mas muito instável passava de 60 para 7 em minutos. Vdf muito estável nos 60-70 em download.
Na aldeia da minha avó depois de 20 anos a reclamar com as 3 operadoras a única que se predispôs a colocar uma antena na junta de freguesia foi a MEO. Tanto NOS como Vodafone tem cobertura fraca/inexistente. E já conheci mais casos em que a MEO "ouviu" as queixas e fizeram algo. Agora isto não é rainha santa para todos. É óbvio que cada local é diferente. Mas a MEO apesar de ter poucas antenas, eu no interior do nosso Portugal e devido ao meu trabalho que tenho necessidade de me deslocar por todo o país noto que na MEO é onde consigo ter alguma rede em sítios de muito difícil acesso e mesmo em zonas onde não existe interesse económico.
Às tantas tanto a NOS como a Vodafone têm tudo concentrado nas grandes cidades e a MEO mais espalhadas por esse país fora.
 
Parece que o poder local tem mais influencia na MEO que nas outras. O operador que acaba por ceder a alguns pedidos das juntas freguesias no rural é a MEO, na maioria dos casos.
 
Back
Topo