5G em Portugal

A uma coisa que não entendo, números não mentem mas andei a vaguear pelas 3 operadoras e por mais estranho que pareça na zona metropolitana de Lisboa, Porto e Açores MEO tem melhor serviço das 3. Tenho experiência mediana enquanto nas outras duas vai do melhor ao pior no mesmo local.

Basta haver um grande e vento futebol outra coisa qualquer e de bestial passa a besta, na MEO continua tudo como sempre esteve.

Uma coisa eu reparo na meo vou saltando de célula em célula enquanto nas outras duas tenho que fazer reboot se a célula ficar congestionada e às vezes nem assim lá vai.

Para mim das 3 e a que faz a melhor gestão do seu serviço móvel.

Notou-se isso no Marquês de Pombal no dia da festa com os 3 grandes...

No concerto da semana passada o mesmo.
Seja que operadora for em Portugal em grandes festivais se não houver reforço da rede móvel nenhuma delas tem capacidade para aguentar a rede nos mínimos.
 
A uma coisa que não entendo, números não mentem mas andei a vaguear pelas 3 operadoras e por mais estranho que pareça na zona metropolitana de Lisboa, Porto e Açores MEO tem melhor serviço das 3. Tenho experiência mediana enquanto nas outras duas vai do melhor ao pior no mesmo local.

Basta haver um grande e vento futebol outra coisa qualquer e de bestial passa a besta, na MEO continua tudo como sempre esteve.

Uma coisa eu reparo na meo vou saltando de célula em célula enquanto nas outras duas tenho que fazer reboot se a célula ficar congestionada e às vezes nem assim lá vai.

Para mim das 3 e a que faz a melhor gestão do seu serviço móvel.

Por acaso tive a oportunidade de ver o último jogo do Boavista no Estádio do Bessa e a NOS estava uma miséria.
Com um cartão eSIM estrangeiro (em roaming) na MEO o serviço ainda era estável, apesar de não ser velocidades elevadas.
A NOS estava sobcarregada numas das células e noutras a rede chegava aos 100Mbps fácil.
Realço que o Estádio não estava a 100% de lotação...
Na NOS as antenas em redor do Estádio (eNb 3xxxx) a velocidade era de 1Gbps apenas no estádio estava uma miséria (eNb113047). O 3G em certos momentos tinha um ping mais estável do que o 5G.
 
Concordo. Eu não sou MEO mas sou NOWO que utiliza a rede da MEO e mesmo em festivais e grandes festas sem dificuldade.
Até porque a MEO nas aldeolas principalmente alentejanas é que melhor prestação tem.
Na tua aldeia.
Na tua experiência de utilização.
No local que frequentas no Alentejo.
 
Relativamente á Meo ouvir as reclamações... deve depender de que Municipio paga mais... No meu em concreto, fizemos um abaixo assinado na aldeia com cerca de 300 pessoas que relatavam problemas com a rede móvel Meo, e a resposta foi que eles têm cobertura, os telemóveis das pessoas é que tinham problemas...

Algumas dessas pessoas mudaram de rede... e o problema resolveu-se.
 
Na tua aldeia.
Na tua experiência de utilização.
No local que frequentas no Alentejo.
Relembro quando falei de uma melhor gestão da rede móvel pela MEO, falei na zona metropolitana de lisboa, porto e Açores.

Que são as realidades de conheço.

Mas os números não mentem se a Vdf tem mais sites terá maior cobertura, se a NOS tem mais sites com 5G terá melhor cobertura 5G.

No final do dia resume se ao que disse @D-CLUB e muito bem a minha realidade pode não ser a vossa.
 
Verdade, no Alentejo a operadora que ainda vai salvando as aldeolas é de facto a MEO. Pode-se não ter grandes velocidades mas ao menos há sinal. Enquanto as outras "chapéu". A NOS então é só garganta.
 
Boas;

"Os novos dados foram agora revelados pela ANACOM (Autoridade Nacional de Comunicações) que avança que a NOS conta com uma estação 5G nos 308 concelhos portugueses.

Logo de seguida, está a Vodafone com estações em 306 municípios e, em último lugar, a MEO que marca presença em 305 concelhos.

No seu relatório, a Anacom esmiúça os dados por operador e avança que “a NOS mantém-se como a operadora que instalou mais estações base 5G (4705), sendo seguida pela Vodafone (3816) e pela MEO (1478)”.

Já quanto à instalação destas estações, as posições de liderança sofrem alterações, face ao trimestre anterior. A Vodafone cresceu 18% com mais 583 estações, a NOS 11%, graças a 470 novas estações e a Meo com apenas mais 19 estações, não vai além do 1% de crescimento.

Ainda de acordo com a Anacom, neste momento há uma estação 5G em cada 10 quilómetros quadrados e, em média, existem 97 estações 5G por cada 100 mil habitantes."

Fiquem bem.
 
Quantidade não é sinónimo de qualidade. Como foi referido anteriormente a MEO faz uma gestão melhor da sua rede e apresenta uma melhor capacidade para absorver picos de uso mais elevado.
 
MEO é MEO, pq antes era a TMN q era da Portugal Telecom. Nem mesmo qnd eram só 2 operadoras, a Vdf meteu tantas antenas como a TMN. Por isso no interior até aos dias de hoje geralmente é a operadora com melhor cobertura móvel.
 
Quantidade não é sinónimo de qualidade. Como foi referido anteriormente a MEO faz uma gestão melhor da sua rede e apresenta uma melhor capacidade para absorver picos de uso mais elevado.
Mais uma vez estás a relatar a tua experiência, que por exemplo é diferente da minha.
Mudei da Vodafone para a WOO porque, apesar de ter sempre rede no máximo, em grandes aglomerações não conseguia usar net. Com a WOO esse problema não acontece.
É a minha experiencia no Porto.
 
Quantidade não é sinónimo de qualidade. Como foi referido anteriormente a MEO faz uma gestão melhor da sua rede e apresenta uma melhor capacidade para absorver picos de uso mais elevado.
Uma pergunta, qual é a base técnica que tens para fazer esta afirmação? É de um caso concreto ou é geral ou alguma informação que te tenha sido passada por técnicos da operadora?

É que eu por exemplo tenho zonas no distrito de Lisboa em que a MEO é a pior das três e onde simplesmente não há rede. Até acredito que seja a com maior cobertura 4G no país (não sei) mas será a com melhor gestão de tráfego?
 
Uma pergunta, qual é a base técnica que tens para fazer esta afirmação? É de um caso concreto ou é geral ou alguma informação que te tenha sido passada por técnicos da operadora?

É que eu por exemplo tenho zonas no distrito de Lisboa em que a MEO é a pior das três e onde simplesmente não há rede
Não estava a falar de Lisboa...
Mais uma vez estás a relatar a tua experiência, que por exemplo é diferente da minha.
Sim, é a minha experiência.
 
A questão da cobertura é como o sexo dos anjos.
O facto de um ter melhor cobertura MEO onde circula não faz com que no Alentejo (que por acaso até é bastante grande) seja o melhor operador.

Temos sempre que generalizar.
No entanto de acordo com a ANACOM que apresenta dados que os operadores são obrigados a comunicar, não há como refutar.

E como aqui o que importa é o 5G
Figura9_5G1T2024.png
 
Na verdade de todas as tecnologias, que estão aí cores para 5G, 4G, 3G, 2G...

Nota-se muita concentração da Vodafone no Litoral Norte, na Grande Lisboa e em Faro. Fora disso... é 4G.
 
Verdade, no Alentejo a operadora que ainda vai salvando as aldeolas é de facto a MEO. Pode-se não ter grandes velocidades mas ao menos há sinal. Enquanto as outras "chapéu". A NOS então é só garganta.
Neste momento Alentejo a vdf e Nos tem a mesma cobertura logo só garganta já não se aplica ehehe
 
Quantidade não é sinónimo de qualidade. Como foi referido anteriormente a MEO faz uma gestão melhor da sua rede e apresenta uma melhor capacidade para absorver picos de uso mais elevado.
Hoje em alvalade e em festivais a MEO tá 99% das vezes morta até no rally em Fafe, só a Nos e a vdf se safavam... Hoje em alvalade nem se mexia já a Nos tinha 800Mbps
 
Eu gostava era de ver a cobertura 5G n78. O 5G n28 é altamente inútil e só tem o objetivo de mostrar o icon 5G no topo do telemóvel. Os míseros 10mhz de largura de banda em pouco ajudam nas velocidades e a diferença de latencia não é nada de fantástico.
Se o 5G SA entrar em produção e estiverem numa zona que só está coberta pela banda n28 do 5G, as velocidades vão cair a pique face ao 4G que suporta muito maior largura de banda caso tenham várias bandas ao alcance do equipamento.

Eu ja tive cartões NOS e MEO e é verdade que NOS mostra 5G mais frequentemente, mas em imensos sitios só a MEO é que realmente usa o n78 com velocidades perto de gigabit. Obviamente isto é no meu caso (interior norte do país). Em outros casos se calhar a NOS tem a banda n78 e a MEO e companhia nem 5G tem disponível.

Não liguem a esses gráficos. Liguem às bandas que estão a ser usadas pelos operadores. Passou a ser relevante com o 4G e com o 5G é mais importante que nunca. O nome "5G" em si, é só marketing. O diabo está nos detalhes
 
Pela minha experiência, as pessoas com quem faço chamadas com problemas na qualidade e estão indoor são meo. A penetração da vdf/nos (zona ransharing) costuma ser melhor dadas as bandas que usam
 
Back
Topo