A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Epá, entre exclusivos temporários e permanentes, venham os primeiros, acho que poucos discordarão.

É uma tremenda estupidez não poder jogar com amigos porque temos plataformas diferentes precisamente porque a dada altura tivemos preferência por exclusivos de uma delas. As comunidades online desses jogos só teriam a ganhar com isso.

Pela MS isso já estava a acontecer, por ela era game pass na PS, nintendo, xbox, PC, telemóvel, rádio do carro, etc....
A sony tem de se defender disso, pois na questão de serviços e streaming não é nem de perto párea para a MS, e ao contrário da MS, a PS é muito importante para a saúde financeira da empresa. Já a xbox é tipo um hobbie para a MS.

Eu só tenho PS porque já é tradição e todos o que conheço a têm. O carinho que a sony tem por Portugal também tem o seu valor.
Mas é inegável que um serviço como o game pass se torna cada vez mais apetecível, ainda mais quando os exclusivos sony já não me dizem nem metade da importância do passado.
 
Não ? Se vendeu isso só com lançamento do jogo, imagina se tivesse no plus day one.
As subscrições disparavam, contava na mesma como venda.
Era um serviço diferente, é verdade, mas era mais dinheiro que entrava e ia parar ao mesmo sitio, portanto...

As subscrições dão "pouco" dinheiro, mesmo o Game Pass que todos concordamos que é o melhor serviço do mercado atualmente, é responsável somente por 10%~15% das receitas da divisão Xbox.

O bolo interessante são as vendas de jogos e da store, é aí que as empresas ganham dinheiro a sério. Se para a Sony fosse muito vantajoso financeiramente colocar os jogos day-one no Plus, eles colocavam. Certamente têm gente mais do que qualificada para fazer as contas, estimativas e estudos de mercado para saberem o que é mais vantajoso para eles neste momento.
 
As subscrições dão "pouco" dinheiro, mesmo o Game Pass que todos concordamos que é o melhor serviço do mercado atualmente, é responsável somente por 10%~15% das receitas da divisão Xbox.

O bolo interessante são as vendas de jogos e da store, é aí que as empresas ganham dinheiro a sério. Se para a Sony fosse muito vantajoso financeiramente colocar os jogos day-one no Plus, eles colocavam. Certamente têm gente mais do que qualificada para fazer as contas, estimativas e estudos de mercado para saberem o que é mais vantajoso para eles neste momento.

Mas sempre são 10 ou 15%...
Além disso uma subscrição pode levar a uma compra do jogo, seja fisico ou digital.
Quantos casos já não tivemos de pessoal que jogo algo num destes serviços.
Gosta tanto do jogo que o acaba por comprar ?
 
Mas sempre são 10 ou 15%...
Além disso uma subscrição pode levar a uma compra do jogo, seja fisico ou digital.
Quantos casos já não tivemos de pessoal que jogo algo num destes serviços.
Gosta tanto do jogo que o acaba por comprar ?

Há casos desses, como também muitos outros que o jogariam já com o Plus subscrito, jogando-o de "borla". Não se pode partir do principio que toda a gente que o jogasse, fosse uma subscrição nova, nem tão pouco que o iriam comprar logo de seguida.

Além do mais, interessa à Sony e a qualquer outra empresa do ramo que as pessoas comprem o jogo a full price na janela de lançamento. É nessa fase que o jogo faz o seu dinheiro e não passado meses ou um ano com um grande desconto em cima.

Isto é daquelas coisas que nem vale a pena discutir, pois ninguém aqui vai ensinar estas grandes corporações como se ganha dinheiro. Estas empresas querem saber de lucros e se fosse muito vantajoso para as contas da Sony, os jogos já estariam lá day-one há muito.
 
Seria engraçado a MS propor á sony que garantiam o CoD na PS para sempre e para isso a Sony teria que lançar sempre jogos do IP God of War na Xbox.

Qual seria a resposta da Sony? Pois.....
Misturar coisas. Esta discussão não anda a volta de IPs de estúdios FP, mas IPs de uma empresa 3rdP que poderá ser comprada.
Acho exclusivos benéficos, o investimento que esses estúdios fazem é por serem exclusivos e por terem o objetivo de puxar clientes.
Em relação à compra acho que vai acontecer led não vale a pena viver isto como um jogo de futebol.
 
Eu acho que a Sony se está a queimar perante a MS, se este desfecho calha a ser negativo vamos ver se não quer dizer o fim de todos os jogos da Microsoft na Playstation, mesmo indo contra as ideias que estão a mandar agora para a frente.

Não acredito que esta luta não tenha repercussões na relação, seja com bom ou mau desfecho.

Compreendo que a Sony tenha medo, mas é tudo só ridículo e até mesmo dos reguladores.
 
Eu acho que a Sony se está a queimar perante a MS, se este desfecho calha a ser negativo vamos ver se não quer dizer o fim de todos os jogos da Microsoft na Playstation, mesmo indo contra as ideias que estão a mandar agora para a frente.

Não acredito que esta luta não tenha repercussões na relação, seja com bom ou mau desfecho.

Compreendo que a Sony tenha medo, mas é tudo só ridículo e até mesmo dos reguladores.
Se isto corre mal se calhar dps ainda corre pior para a Sony se a MS entrar numa buiyng spree de estúdios
 
Misturar coisas. Esta discussão não anda a volta de IPs de estúdios FP, mas IPs de uma empresa 3rdP que poderá ser comprada.
Acho exclusivos benéficos, o investimento que esses estúdios fazem é por serem exclusivos e por terem o objetivo de puxar clientes.
Em relação à compra acho que vai acontecer led não vale a pena viver isto como um jogo de futebol.

Não estou a misturar nada, apenas quis dizer que qualquer proposta que a MS faça á sony ela não está interessada , apenas quer bloquear a compra.

CoD por mais 3 anos , não lhes interessa , por mais 10 também não.

Dizerem que a se a MS ficasse a liderar o mercado das consolas depois pode fazer o que quiser como aumentar preços de consolas e jogos , quando a própria sony já o faz é no mínimo hilariante.
 
Não estou a misturar nada, apenas quis dizer que qualquer proposta que a MS faça á sony ela não está interessada , apenas quer bloquear a compra.

CoD por mais 3 anos , não lhes interessa , por mais 10 também não.

Dizerem que a se a MS ficasse a liderar o mercado das consolas depois pode fazer o que quiser como aumentar preços de consolas e jogos , quando a própria sony já o faz é no mínimo hilariante.

A questão é levar - se a sério que a Sony esteja a tentar bloquear a compra, quando isso, como empresa, é o que tem que fazer.
 
Há casos desses, como também muitos outros que o jogariam já com o Plus subscrito, jogando-o de "borla". Não se pode partir do principio que toda a gente que o jogasse, fosse uma subscrição nova, nem tão pouco que o iriam comprar logo de seguida.

Além do mais, interessa à Sony e a qualquer outra empresa do ramo que as pessoas comprem o jogo a full price na janela de lançamento. É nessa fase que o jogo faz o seu dinheiro e não passado meses ou um ano com um grande desconto em cima.

Isto é daquelas coisas que nem vale a pena discutir, pois ninguém aqui vai ensinar estas grandes corporações como se ganha dinheiro. Estas empresas querem saber de lucros e se fosse muito vantajoso para as contas da Sony, os jogos já estariam lá day-one há muito.

A questão é que a Sony está-se a achar dona da verdade.
Já disse há uns tempos que o modelo de jogos de day one como tem o gamepass não resulta.
Quando do outro lado já tivemos os devs a dizer que graças ao gamepass as vendas dos seus jogos aumentaram.
Claro que ás empresas interessa comprar os jogos day one, mas simplesmente estamos numa altura em que isso é dificil.
E a Sony não está a ver isso, ao contrário da MS.

Dizerem que a se a MS ficasse a liderar o mercado das consolas depois pode fazer o que quiser como aumentar preços de consolas e jogos , quando a própria sony já o faz é no mínimo hilariante.

Há de facto esse real "perigo" disso acontecer.
Mas se assim for, do que é que a Sony se queixa ?
Se a Xbox aumentar o preço ao nivel da Sony, até pode fazer a balança pender para o lado da Sony.

O medo da Sony é precisamente o inverso, e é o que está a acontecer actualmente.
A xbox tem uma consola com um preço espectacular que lhes está a tirar clientes.
Este Natal os sapatinhos vão encher mais de xbox que de playstation.
E isto em mercados, onde a Sony é muito forte.
 
Se a compra não se concretizar...

A MS com o dinheiro não gasto, pode pagar na mesma à Activision/Blizzard, avulso, jogo a jogo.

Cenário...

- Jogadores PS podem comprar/jogar os jogos a €80/cada.
- Jogadores Xbox/PC/Cloud podem jogar os jogos day-one com subscrição GP ou comprá-los a €80/70/cada.
 
Vendeu mais do dobro do Ragnarok, em menos dias. E isto num jogo carregado de problemas de performance e bugs gráficos.

Felizmente para a Nintendo não é à procura de grande performance que as pessoas que compram Pokémon vão atrás.

Tenho saudades de quando os jogos Pokémon até eram visualmente impressionantes nas suas plataformas.
O Sun and Moon por exemplo continua a ter óptimo aspecto IMO.

Quando até o Arceus parece ser uma evolução visual deste está tudo dito.
No último vídeo da DF chocou-me ver as imagens do BotW ao lado deste Pokémon. É incrível o aspecto daquele jogo com 6 anos ao lado de muita coisa que vai aparecendo hoje.
 
Back
Topo