A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

Sou só eu a achar surreal o que "ter que negociar" com um concorrente directo as condições de aquisição de um IP?
Porque é que não lhes dão já o IP de mão beijada, já agora? Ou então que se assuma que neste caso a Sony tem os reguladores no bolso. Não todos, mas os suficientes.
 
Já se percebeu que reguladores estão completamente do lado da Sony, querem que eles se mantenham líderes.

O que me faz confusão é uma marca que se gaba tanto dos seus exclusivos parece que afinal precisa do CoD para sobreviver.

Quem diz CoD, diz Fifa ou GTA, se um dia alguém se chega à frente pela EA ou Rockstar vai ser outro drama. Em vez de criarem alternativas não.
Sony tinha FPS acabou com eles, futebol igual, The Getaway igual, a Sony é que está a criar dependência de terceiros.
 
Já se percebeu que reguladores estão completamente do lado da Sony, querem que eles se mantenham líderes.

O que me faz confusão é uma marca que se gaba tanto dos seus exclusivos parece que afinal precisa do CoD para sobreviver.

Quem diz CoD, diz Fifa ou GTA, se um dia alguém se chega à frente pela EA ou Rockstar vai ser outro drama. Em vez de criarem alternativas não.
Sony tinha FPS acabou com eles, futebol igual, The Getaway igual, a Sony é que está a criar dependência de terceiros.

A Sony/SIE tem que criar alternativas, mas a Microsoft/Xbox pode deixar os seus estúdios (tem bem mais que a Sony) à "sombra da bananeira" e depois compra publishers com IPs já establecidos como a Bethesda, Activision Blizzard e até já falas em cenários hipotéticos em EA / Rockstar (Take Two).
Já agora compra todas as grandes publishers independentes, não?

Ainda no relatório do Q3 mostraram (Sony) que em 80 e tal Milhões de jogos vendidos, mais de 20M eram first party, mas há jogos que é impossível substituir. Um Fifa (com todas as licenças associadas) ou um Call of Duty / GTA que são sempre os jogos mais vendidos ano, após ano, claro que acabam por fazer mossa.

Depois pegares em IPs que pouco vendiam e estares a compará-los com os maiores IPs da indústria é no mínimo desonesto.
"Porque é que a Sony se interessa pelo GTA quando tinha os The Getaway que vendiam, com sorte, 1 centésimo do que os GTA vendem?"
Grande argumento...

Que há genéros que têm que cobrir, isso é certo, mas já se sabe de algumas parcerias com esse intuito: Firewalk Studios, Deviation Games, Haven Studios (até adquiriram estes últimos).

Quanto aos comentários dos reguladores, nem vale a pena. Já se sabe que a gigante Sony os tem no bolso e a pequena Microsoft não tem qualquer tipo de influência em lado nenhum.
 
Sou só eu a achar surreal o que "ter que negociar" com um concorrente directo as condições de aquisição de um IP?
Porque é que não lhes dão já o IP de mão beijada, já agora? Ou então que se assuma que neste caso a Sony tem os reguladores no bolso. Não todos, mas os suficientes.
Parece que ninguém se lembra que o Call of Duty é na realidade a sucessão do Medal of Honor:AA apesar do actual já nem ter a ligação original.

É aceitar o que for preciso e depois deixar o Call of Duty em serviços mínimos.
 
A Sony tem que criar alternativas, mas a Microsoft pode deixar os seus estúdios (tem bem mais que a Sony) à "sombra da bananeira" e depois compra publishers com IPs já establecidos como a Bethesda, Activision Blizzard e até já falas em cenários hipotéticos em EA / Rockstar (Take Two).
Já agora compra todas as grandes publishers independentes, não?

Ainda no relatório do Q3 mostraram (Sony) que em 80 e tal Milhões de jogos vendidos, mais de 20M eram first party, mas há jogos que é impossível substituir. Um Fifa (com todas as licenças associadas) ou um Call of Duty / GTA que são sempre os jogos mais vendidos ano, após ano, claro que acabam por fazer mossa.

Depois pegares em IPs que pouco vendiam e estares a compará-los com os maiores IPs da indústria é no mínimo desonesto.
"Porque é que a Sony se interessa pelo GTA quando tinha os The Getaway que vendiam, com sorte, 1 centésimo do que os GTA vendem?"
Grande argumento...

Que há genéros que têm que cobrir, isso é certo, mas já se sabe de algumas parcerias com esse intuito: Firewalk Studios, Deviation Games, Haven Studios (até adquiriram estes últimos).

Quanto aos comentários dos reguladores, nem vale a pena. Já se sabe que a gigante Sony os tem no bolso e a pequena Microsoft não tem qualquer tipo de influência em lado nenhum.
A Sony até nos Live Service teve de comprar a Bungie.
Não é estar à sombra também e agora ter de andar a trás do prejuízo?

Não estou a dizer que a MS esteve melhor, estão a ir a trás da porcaria que foi feita no passado e também só lá vão com compras, não fazes nascer grandes estúdios num estalar de dedos.


Ninguém prevê futuro, tinhas This is Football, The Getaway, Socom, MAG, Driveclub (podia ter virado live Service), etc etc e cancelaram tudo e fecharam estúdios, ninguém sabe se com uma aposta forte vários anos depois como seria.

Todos os jogos vieram do nada, não sabemos se não tivessem sido cancelados qual o sucesso atual, a Sony virou-se mais para outras vertentes.
 
Já se percebeu que reguladores estão completamente do lado da Sony, querem que eles se mantenham líderes.

O que me faz confusão é uma marca que se gaba tanto dos seus exclusivos parece que afinal precisa do CoD para sobreviver.

Quem diz CoD, diz Fifa ou GTA, se um dia alguém se chega à frente pela EA ou Rockstar vai ser outro drama. Em vez de criarem alternativas não.
Sony tinha FPS acabou com eles, futebol igual, The Getaway igual, a Sony é que está a criar dependência de terceiros.
Por acaso gostava de ver se o negócio não fosse aprovado e a Microsoft anuncia-se pouco tempo depois um acordo para comprar a EA.
Queria ver o que iam dizer...
 
É só experts analistas de mercado atrás do teclado, pessoal que sabe tudo e percebe de tudo.

Na minha mente e não sendo acionista de nem uma empresa de jogos nunca consegui entender tanta preocupação se o gamepass dá ou não lucro, se é ou não bom para as produtoras. Isso não é preocupação para mim, eu sou consumidor, no final do dia quero é jogar, se um serviço me agrada tudo ok, se não parto para outro que seja do meu agrado.
Porque algo que não dá lucro acaba por encerrar e eu tendo gamepass há 4 anos, espero que este serviço se mantenha assim muitos anos.
 
ABK é PC, Consolas e Mobile.

Ainda não vi ninguém neste tópico que seja contra a compra da ABK e seja neutro.

Os que opinam contra, são todos "fieis" e "defensores" de uma marca.

Enquanto houver preconceito e enraizamento de "marcas", a opinião é sempre enviesada.
 
Por acaso gostava de ver se o negócio não fosse aprovado e a Microsoft anuncia-se pouco tempo depois um acordo para comprar a EA.
Queria ver o que iam dizer...

Se o negocio da compra da ABK cair, o da EA também ia cair, pois seriam negócios similares.

O que me ia rir é se este negocio cai e passado uns meses a ABK anuncia uma parceria de exclusividades com a Microsoft. É que os reguladores nesse caso não podiam fazer nada.
 
Se o negocio da compra da ABK cair, o da EA também ia cair, pois seriam negócios similares.

O que me ia rir é se este negocio cai e passado uns meses a ABK anuncia uma parceria de exclusividades com a Microsoft. É que os reguladores nesse caso não podiam fazer nada.


O dinheiro que iam investir dava para fazer exclusividade com rockstar, abk e ea.

Não seria bom para ninguém, mas arrumava a Sony para canto
 
Ainda no relatório do Q3 mostraram (Sony) que em 80 e tal Milhões de jogos vendidos, mais de 20M eram first party, mas há jogos que é impossível substituir. Um Fifa (com todas as licenças associadas) ou um Call of Duty / GTA que são sempre os jogos mais vendidos ano, após ano, claro que acabam por fazer mossa.

O jogo está prometido continuar na PS por muitos anos. Não sei onde isso pode fazer mossa, como dizes.
Em 10 anos (suposto acordo atual), muita coisa pode acontecer e dá mais do que tempo suficiente da SE criar uma alternativa se assim o bem entender. O CoD pode até ser irrelevante por essa altura.... Mas o fundo da questão aqui é que me parece que a Sony não quer perder as suas regalias atuais com o CoD que são precisamente anti-consumidor, early betas, modos exclusivos, etc...
 
O jogo está prometido continuar na PS por muitos anos. Não sei onde isso pode fazer mossa, como dizes.
Em 10 anos (suposto acordo atual), muita coisa pode acontecer e dá mais do que tempo suficiente da SE criar uma alternativa se assim o bem entender. O CoD pode até ser irrelevante por essa altura.... Mas o fundo da questão aqui é que me parece que a Sony não quer perder as suas regalias atuais com o CoD que são precisamente anti-consumidor, early betas, modos exclusivos, etc...
10 anos só estão prometidos para Steam e para Nintendo, a Sony não quis acordar nada com a MS até ver.
Logo este ano eventualmente poderia ser o último se existir CoD 2023 e não DLC.
 
@night_sign exato, está na mão deles segurar um acordo para 10 anos e mesmo que não segurem o acordo o CoD vai continuar na PS quase de certeza. Por isso, todo o contexto que vai fazer mossa não faz grande sentido.
Alias, com os acordos atuais o CoD fica até mais acessível e em mais plataformas.
 
Sempre pensei que a Quantic Dream iria parar nas mãos de uma Sony ou MS, talvez mais até da Sony devido ao histórico de trabalho entre os dois.

Parece-me é um valor extremamente baixo, por uma das melhores produtoras desse gênero de jogo. Até porque, depois do enorme sucesso do Detroit, deu para ver que é um gênero com bastante mercado.
 
https://www.eurogamer.pt/redfall-nao-inclui-disco-nas-versoes-fisicas

A MS já começa a preparar o futuro... Não conseguiu travar a venda dos usados com a One, vai tentar novamente.

Só cai quem quer na cantiga do vigário! Medida pró consumidor!
Outro... lol

Até parece que a Sony não faz o mesmo.
Especialmente vender consolas com disco e a oferecer o jogo em digital.
Ou, por exemplo, vender edições de colecionador com apenas o jogo em digital!
Mas esses a gente não mete aqui. Porque será?!

Há tópicos que realmente já nem vale a pena seguir, ou melhor, começar a meter users na lista de ignore porque só trazem lixo para a discussão.

Porque aqui a grande questão é que ambas estão a praticar algo ridiculo mas o comentariozinho asqueroso e inflamatório tem de estar sempre presente. Parece que não se pode criticar as duas empresas. Tem que haver sempre comentários tendenciosos.
Já há muito tempo que estes tópicos giram à volta deste tema, pena é que de vez em quando aparecem uns iluminados que gostam de vir aqui pegar fogo à coisa.
Parece que é dificil ter uma discussão sobre as más práticas desde sector e o único propósito que se mete aqui noticias é para o típico "Olha! Olha! O X é que é mau! Coitado do Y!"

Aprendam a ultrapassar essa mesquinhez.

Rant off...

Isto é que é bom de se ver na industria!


Seja a MS a apostar claramente no Cloud Gaming, a Sony no VR, a Steam nos Handhelds e a Nintendo na inovação.
Isto é que é bom de realçar porque são mercados que podem ser de nicho mas é importante haver recursos a serem depositados nelas para que daqui a uns anos tenhamos coisas NOVAS neste mercado.

Competição é uma coisa muito boa! É o motor da inovação e quem ganha com isto é o cliente final. Em vez de estarem à batatada por pedaços de plástico, vamos denunciar as más práticas e falar das coisas boas.
 
Última edição pelo moderador:
Sempre pensei que a Quantic Dream iria parar nas mãos de uma Sony ou MS, talvez mais até da Sony devido ao histórico de trabalho entre os dois.

Parece-me é um valor extremamente baixo, por uma das melhores produtoras desse gênero de jogo. Até porque, depois do enorme sucesso do Detroit, deu para ver que é um gênero com bastante mercado.

A Sony cortou os laços com eles por causa do David Cage e as acusacoes de ambiente de trabalho horrivel.
Já a MS,cortou a relacao com a Moon Studios por acusacoes semelhantes. Isso e sinceramente mais valia ir buscar alguma malta que tenha trabalhado na Telltale no Tales From the Borderlands/Wolf Among Us/ primeiras temporadas de Walking Dead e fazer um estudio.
Ou comprar a DONTNOD,tendo em conta os pergaminhos com o Life is Strange.
 
Última edição pelo moderador:
1 - O pessoal continua a misturar temas com o claro objetivo de tirar razão à Microsoft. Uma coisa é este negócio em si, outra coisa é o que a Microsoft não tem feito com os estúdios que possui. Misturar os dois temas só tem o objetivo de desinformar.

2 - O pessoal continua também a falar de um não problema que é o COD. A informação que se tornou pública demonstra que é um não problema e continuar a gravitar em torno do mesmo só pode ser um sinal de demência ou de má fé (o primeiro sempre tem desculpa).

3 - Enquanto a MS está presa neste negócio, a líder do mercado e com mais propensão para conseguir ter uma posição monopolista tem-se reforçado com a aquisição de vários estúdios. Sim, não estão cotados em bolsa nem têm a mesma dimensão, mas sempre pensei que um dos temas fulcrais desta discussão eram monopólios. Pelos vistos a possibilidade de monopólio só incomoda se for num sentido. Depois dos "exclusivos do bem" também temos o "monopólio do bem".

Como disse o @Sacripanta, tudo isto é surreal. Ultrapassa-me completamente qualquer pessoa não conseguir ver o absurdo que para aqui vai.

Aprendam a ultrapassar essa mesquinhez.

Isso é impossível.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo