A Indústria dos Videojogos - Tópico Geral (notícias, artigos, opiniões, análises)

E tu tens a tua opinião e eu tenho a minha opinião ves e agora? Estas a meter em bold com que sentido?

Ontem disseste que a Nintendo era a única que se safava e do qual eu respondi te que no que toca a ports eles de facto são os maiores e não falo em remasters falo em ports mesmo.

Um port ou remaster para mim tem exatamente o mesmo valor prático, ambos são essencialmente o mesmo jogo. Eu já expliquei que menciono positivamente a Nintendo pela qualidade que acrescenta à indústria e não por ser um bom exemplo de uma editora que não lance remasters ou ports mas continuas a bater no mesmo. Encerro este assunto aqui.
 
Péssima comparação.

A Ubisoft chegava a lançar um Assassin's Creed por ano, durante vários anos seguidos. E alguns de qualidade duvidosa.

Os Zelda são praticamente todos bons ou excelentes jogos e não são lançados anualmente.

Relativamente a Pokémon os últimos têm sido criticados pelo facto da qualidade estar aquém. Portanto não compreendo a vitimização.

Não é estar a vitimizar nem a enaltecer.
Mas a questão é o que disse acima, uma plataforma lança jogos dentro da mesma franquia ou lança remasters, é milk the cow.
A Nintendo faz o mesmo, ah é a Nintendo.

Se os Ac's são de qualidade duvidosa ou não já fica ao critério de cada um, se bem que as vendas desses titulos digam o contrário.
Até mesmo este Shadows, com todo o mi mi mi deve ter boas vendas.
Depois também ainda temos o Hexe ( que até acredito que possa ser o melhor destes ultimos AC's que sairam, é uma opinião pessoal)

O Metroid, infelizmente, não vende muito. Pode ser que com o Metroid Prime 4, a ser lançado juntamente com a Nintendo Switch 2, consiga ter um boost de vendas.

Mas por exemplo, no caso de Legend of Zelda, sim um Legend of Zelda da série principal pode demorar entre 6/7 anos a sair cá para fora. E sim, esses jogos devem ter orçamentos acima da média de um jogo Nintendo, nas centenas de milhões de euros.

Contudo, à que ter alguns pontos em consideração:

  • Os títulos feitos pela Nintendo têm tendência a serem evergreen, ou seja, anos após o lançamento de um jogo, o jogo mantém um bom ritmo de vendas, como no caso de, por exemplo, Legend of Zelda Breath of the Wild

  • A Nintendo raramente baixa o preço dos seus jogos, mesmo anos após o seu respetivo lançamento. Já estamos no 8.º ano de vida da Nintendo Switch e ainda não temos a linha de jogos Nintendo Switch Selects. Juntar a esse facto o ponto anterior, de que os seus jogos têm tendência a serem evergreen, a Nintendo consegue faturar ainda mais do que, por exemplo, a PlayStation que geralmente baixa o preço dos seus jogos cerca de 1 ano após o seu respetivo lançamento (apesar de que nesta geração da PS5 tenho notado menos cortes de preço por parte da PlayStation nos seus jogos)

Por causa de pelo menos esses dois pontos, a Nintendo consegue fazer jogos com orçamentos maiores do que o que está acostumada, mesmo levando 6/7 anos a sair, e consegue vender muitas cópias, com uma grande percentagem delas vendidas a preço completo.

Por exemplo, até 9 de maio de 2023, a Sony reportou que a série Horizon vendeu o total de 33.7 milhões de cópias, série que nasceu em 2017. isso inclui o Horizon Zero Dawn para PS4 e PC, bem como o Horizon Forbidden West para PS4, PS5 e PC. Já de março de 2017 até março de 2023 (ou seja, cerca do mesmo espaço de tempo) a Nintendo vendeu quase 30 milhões de cópias Legend of Zelda Breath of the Wild para a Switch. E se acrescentarmos as vendas da versão WiiU do jogo (que aparentemente foram à volta de 1 milhão de cópias vendidas) então o Breath of The Wild vendeu mesmo 30 milhões de cópias dentro do mesmo período de tempo. 1 único jogo vendeu quase tanto quanto a série completa de Horizon.

Obviamente que a comparação não é justa, porque a série Horizon é uma IP nova, enquanto que a série Legend of Zelda já existe há mais de 35 anos. Mas o que quero dizer é que enquanto uma boa percentagem de vendas dos jogos Horizon foram feitas após os jogos estarem a um preço mais em conta, à volta de 20€ ou 10€, já Breath of the Wild teve promoções Nintendo esporadicamente, e nunca abaixo de 40€ na eShop. Ou seja, a Nintendo tenta maximizar as receitas com a venda dos seus jogos da melhor forma possível, e ainda mais o consegue quando se tratam de títulos evergreen.

O teu raciocinio está correcto, mas há algo a ter em conta.
Primeiro que tudo, o custo de produção de muitos jogos da playstation são mais caros que um da nintendo.
Uma plataforma é muito mais cara que a outra.
Ou seja se alguém comprar uma Playstation ou Xbox, vai gastar entre 500 e 600 euros.
É natural que a malta não vá comprar tantos jogos logo após comprar uma consola, porque ainda é um valor considerável.
É certo que isto só acontece numa fase especifica, mas também influencia.

Depois, a Nintendo além de ser uma consola mais barata.
Acontece o inverso do cenário que disse acima.
E de um modo geral tem os jogos mais baratos, ou seja, gastando o mesmo para adquirir uma playstation ou xbox, dá para consola e mais jogos e acessórios.
Apesar de não mexer muito nos preços, uma rápida pesquisa e temos pre venda de jogos da switch a rondar os 50/60 euros.
E da playstation temos na casa dos 70 euros.

Como e que muitas vezes as consolas fazem ?
Criam bundles com alguns jogos incluidos, jogos esses que muitas vezes são jogos longos
( Por exemplo, agora temos um bundle da ps5 com o Uncharted e Hogwarts Legacy)
Jogos que levam tempo a jogar ( jogando a um pace normal) e até lá quando a malta acabar estes jogos, já há promoções de outros.

Com isto tudo não estou ( pelo contrario ) a menosprezar a Nintendo, conquistou o seu espaço e com muito mérito.
Agora não digam é que quando são a playstation e xbox a fazer remasters e remakes e ports é milk the cow.
E normalizem quando é a Nintendo a o fazer, porque como já disseram acima, não só faz o mesmo, como até faz bem mais que os outros.
Mas como disse acima, se a xbox entrar no mercado das portateis/hibridas vai colocar a Nintendo numa posição onde não está acostumada que é a ter uma real concorrente.
 
Não surpreende e, lendo os replys subsequentes decorre dos gostos que ele tem pelos jogos anunciados, tendo em conta as datas de lançamento dos mesmos (e já estou a dar desconto às farpas que manda a uma marca que ele não aprecia por aí além, because reasons...)

Sinceramente, é nem ligar, pois é mais uma opinião entre muitas outras...
 
Não surpreende e, lendo os replys subsequentes decorre dos gostos que ele tem pelos jogos anunciados, tendo em conta as datas de lançamento dos mesmos (e já estou a dar desconto às farpas que manda a uma marca que ele não aprecia por aí além, because reasons...)

Sinceramente, é nem ligar, pois é mais uma opinião entre muitas outras...
Exatamente o que ia dizer. É um comentário claramente feito para ter atenção. Até pode achar que foi o melhor showcase do verão, mas dizer daquela forma é mesmo minimizar o resto, especialmente o da Xbox
 
Acho que só tem uma interpretação.

É um 2 em 1, fanboy e hater.

E vai lançar livro para malhar na Blizzard. Se tivesse sido a Nintendo a comprá-la estava quieto.

Porque não pode simplesmente gostar e desfrutar de videojogos?
 
É um 2 em 1, fanboy e hater.

Acho que é bastante notório pelas respostas no seguimento desse tweet:

image.png
 
Eu sou fã da Nintendo e a nível pessoal, gostei mais dos anúncios que vi na Nintendo Direct do que na Xbox Showcase.

Ainda assim, sou da opinião que a melhor apresentação desta "época da E3" foi sem dúvidas a da Xbox.

Até acho decepcionante ver alguns "jornalistas" partilharem da mesma opinião, logo após a apresentação da Nintendo ter terminado. Até parece que preferem rebaixar a apresentação da Xbox, em vez de apenas ficarem contentes com o Nintendo Direct.

E depois se admiram quando há malta a dizer que existe Xbox Tax nos games media...

 
State of Play é meh, pensei que tinha perdido algum Showcase.

É um showcase igual aos outros.

É um video em que tens os estúdios a debitar jogos, uns seguidos aos outros, tal como o da Microsoft ou da Nintendo.

Foi o único que a Sony conseguiu fazer para esta epoca, por isso foi esse que contou.
 
Última edição:
@_GM_ independentemente do que somos fãs, é quase senso-comum, que a xbox partiu a loiça toda no que a showcase diz respeito.
Aliás, já tem sido apanágio nisso.

Ok, este sr. gosta mais da nintendo, mas esta opinião é mesmo só para flamewars e a fanboyada andar entretida a discutir.
 
Tipos que fazem esse tipo de publicações gostam de se aproveitar da insegurança das pessoas e do facto de se picarem com tão pouco.

Eu falo por mim, se tivesse achado que a melhor conferência teria sido da Xbox a ultima coisa que faria seria partilhar um tweet desses, ou sequer fazer disso assunto.
 
Back
Topo