Ajuda com Macbook (Novato!)

Tsunami69

Power Member
Boas!

Estou a precisar de ajuda, porque não percebo nada disto. É tão "straight forward" que me finta.

Eis os primeiros problemas com que me estou a deparar:

1º - Como é que coloco o "Safari" naquela barra do Desktop que tem vários atalhos (acho que lhe chamam doc ou leopardo?

2º - Como é que vejo filmes com extensão .WMV ? Quais são os ficheiros compatíveis com Mac?

3º - Como é que coloco "Google.pt" como motor de busca predefinido no Safari? (Canto superior direito ao lado da barra de endereços). É que o google que está lá é Google.com!

4º - ambos os botões do rato, ou seja, do pad do portátil, funcionam de forma igual. Como é que eu posso usar por exemplo o botão direito como nos sistemas windows? Ou seja, para ver as propriedades do ficheiro que selecionei e para copiar, colar, cortar, etc..

5º - Existe um botão no teclado do Mac, que tem um símbolo estranho e tem escrito "Cmd". Este botão serve para quê?

6º - Enquanto pesquisei na net, reparei que existem vários sistemas Mac ou Apple. Qual é a diferença entre Mac e Apple? Quantas versões de sistemas operativos macintosh existem?

Se me puderem ajudar com estas perguntas de novato, ficaria muito agradecido.

Cumps
 
Para o segundo ponto, além do instalar o flip4mac convém instalar também o Perian, e depois podes ver todos os tipos de ficheiros que existem no quicktime. Se quiseres uma alternativa instala o VLC.
 
Muito obrigado pelas dicas pessoal :001: nem sabem o quanto me ajudaram.

Mas em relação ao 1º ponto, eu tentei fazer isso e não resultou.... o icon não ficava lá.

Eu fui ao disco Mac que está no ambiente de trabalho, depois fui a aplicações, depois vi lá o safari e cliquei e arrastei para o Dock, mas não ficou lá. Será que fiz mal ou tem a ver com a versão do Dock?

Em relação ao 5º ponto, tecla "Cmd", que mais coisas fazem com essa tecla? Já descobri na net que para apagar um ficheiro, tem que se selecionar o ficheiro e depois fazer "Cmd + backspace". Vocês também fazem todos assim?

Cumps
 
Última edição:
Muito obrigado pelas dicas pessoal :001: nem sabem o quanto me ajudaram.

Mas em relação ao 1º ponto, eu tentei fazer isso e não resultou.... o icon não ficava lá.

Eu fui ao disco Mac que está no ambiente de trabalho, depois fui a aplicações, depois vi lá o safari e cliquei e arrastei para o Dock, mas não ficou lá. Será que fiz mal ou tem a ver com a versão do Dock?

Cumps

Arrasta para a dock, e depois clica com o botão direito no icone do Safari (o que acabaste de meter na dock) e escolhe a opção "Manter na Dock" (não sei se é exactamente isto que lá está escrito, tenho o meu em inglês).

Para atalhos de teclado tens aqui uma boa lista - http://www.usingmac.com/2007/11/21/mac-os-x-leopard-200-productivity-booster-hotkeys

Também apago os ficheiros tal como dizes, com cmd+backspace.
 
Quando arrastas o ícone para a dock, abre-se um pequeno espaço entre os ícones já existentes ? Se colocares o ícone do Safari nesse espaço ele mantêm-se lá, caso contrário ele desaparece. :)

edit: outra hipótese será abrir a aplicação que desejas e depois vais ao ícone que inevitavelmente irá surgir na dock e fazes o que o ruimora explicou.
 
Última edição:
Obrigado pessoal, têm sido uma grande ajuda! :001:

Agora deparei-me com outro problema. Abri o safari e depois fui ao separador "Janela" lá em cima, e cliquei em Zoom... Agora o Safari fica sempre em janela, não maximiza por completo para o ecrân. Não existe um botão de maximização como no Windows?

O que tenho de fazer?
 
Obrigado pessoal, têm sido uma grande ajuda! :001:

Agora deparei-me com outro problema. Abri o safari e depois fui ao separador "Janela" lá em cima, e cliquei em Zoom... Agora o Safari fica sempre em janela, não maximiza por completo para o ecrân. Não existe um botão de maximização como no Windows?

O que tenho de fazer?

No Mac OS não existe a opção de maximizar para o ecrã total, mas existe uma pequena aplicação que te permite fazer isso, é o RightZoom.
 
Obrigado pessoal, têm sido uma grande ajuda! :001:

Agora deparei-me com outro problema. Abri o safari e depois fui ao separador "Janela" lá em cima, e cliquei em Zoom... Agora o Safari fica sempre em janela, não maximiza por completo para o ecrân. Não existe um botão de maximização como no Windows?

O que tenho de fazer?

Também podes clicar no canto inferior direito da janela e arrastar para fazer resize para o tamanho que quiseres.
 
No Mac OS não existe a opção de maximizar para o ecrã total, mas existe uma pequena aplicação que te permite fazer isso, é o RightZoom.

O OSX não maximiza janelas nativamente porque isso não dá jeito. Simplesmente não é funcional trabalhar no OSX com as janelas a ocupar todo o ecrãn. Mais, para que é que a janela tem de estar a ocupar o espaço todo se não está a mostrar nada?
 
Bem, dessa não estava à espera... eu acho a maximização importante... até porque eu sei que antes tinha a janela do safari a preencher praticamente o ecrã todo. Talvez o programa referido pelo abuso seja o que preciso.

Ainda estou um bocado baralhado no que diz respeito à instalação e desinstalação de programas.

Alguns programas vêm com extensão .dmg e outros simplesmente não têm extensão ... isto é normal?

Como é que faço para instalar e desinstalar?
 
Bem, dessa não estava à espera... eu acho a maximização importante... até porque eu sei que antes tinha a janela do safari a preencher praticamente o ecrã todo. Talvez o programa referido pelo abuso seja o que preciso.

Ainda estou um bocado baralhado no que diz respeito à instalação e desinstalação de programas.

Alguns programas vêm com extensão .dmg e outros simplesmente não têm extensão ... isto é normal?

Como é que faço para instalar e desinstalar?

Para instalar arrastas a aplicação para a pasta Aplicações. Para apagar arrasta-a para o lixo. Simples e funcional.

Acerca do maximizar janelas, acho que não vale mesmo a pena, é só uma questão de hábito.
 
Espectáculo.... arrasta-se o programa e pimbas já está! :banana:

thendless, não cheguei a instalar o glims porque aquilo começou a aparecer umas opções meio estranhas e então deixei para mais tarde. Vou agora ver isso do Apple Business Theatre.

Obrigado pela ajuda pessoal, estão a ser 5* :beerchug:
 
Olá :)

Gostava de saber que programa é que usam do tipo winzip ou winrar?

O programa que lê pdf é o acrobat reader tb?

Alguém me saber dizer algum programa que leia os ficheiros tipo ajuda porque tenho alguns livros assim e não os consigo abrir aqui...

Obrigada pela ajuda!
 
Olá :)

Gostava de saber que programa é que usam do tipo winzip ou winrar?

O programa que lê pdf é o acrobat reader tb?

Alguém me saber dizer algum programa que leia os ficheiros tipo ajuda porque tenho alguns livros assim e não os consigo abrir aqui...

Obrigada pela ajuda!

Para ficheiros RAR e afins usa o UnRarX.

Em relação a PDF não precisas de instalar nada, o OSX lida muito bem com esse formato nativamente.
 
Citação:
Post Original de ksousa
Obrigada

Em relação ao programa que leiam ficheiros do tipo ajuda, ninguém sabe como fazer?
serão os .chm? Para isso tens o iChm!
É esse mesmo... obrigada, vou então arranjar o programa!
 
Back
Topo