Alguma ideia do impacto dos recursos usados pelo Core Animation

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Estive a ver a apresentação do Leopard no site da apple e isto deixou-me a pensar:

coreanimationwt8.png


Alguem viu alguma coisa em relação à utilização da gráfica para isto?
Deixaremos de ver placas gráficas integradas nos apple ou nem por isso.

Se alguem souber alguma coisa de concreto que se chegue á frente.

Rumores não sff.
 
Obrigado pela indicação.

Mas investigando vi o teu post lá:

Tipo... se vocês tivessem ido ao site da Apple, tinham visto isto:

"Core Animation runs on any Core Image-capable Mac (including most Macs shipped in the past two years)."


in: http://www.apple.com/macosx/leopard/coreanimation.html

Ou seja, todo o Mac que suporta o Core Image corre o Core Animation. E o MacBook é um deles.

E segui o link: http://www.apple.com/macosx/features/coreimage/

O problema...

Core Image-capable graphics cards include:

* ATI Mobility Radeon 9700
* ATI Radeon 9550, 9650, 9600, 9600 XT, 9800 XT, X800 XT
* nVidia GeForce FX Go 5200
* nVidia GeForce FX 5200 Ultra
* nVidia GeForce 6800 Ultra DDL, 6800 GT DDL

Ou seja o meu receio. Não aparece lá a grafica dos MacBook.

Posso estar a ver mal. O problema é que não é preciso sair do Windows para ver como as specs valem muito pouco. Supostamente o Vista corre num PIII 800 com 512MB RAM. Mas do correr até ao mexer convenientemente vai uma distancia.

Por isso é que perguntei. É que parece-me que o core imagem consuma mais recursos que o Beryl em Linux.

Mas mais uma vez posso estar enganado. Espero que sim.
É que precisar de gastar 2500€ para ter um Mac que corra tudo na perfeição é muito puxado. Sim quero ter muita RAM e quero ter 500 programas abertos ao mesmo tempo de preferencia com parallels ou VMware tb. E o folding claro :D
 
Não sei se foi nessa thread ou em outra, mas chegou-se à conclusão (não sei até que ponto certa) de que a gráfica do MB iria suportar core image.

E facilmente se conclui que não teria lógica um portátil, que (provavelmente) vai estar para venda quando o Leopard sair, não suportar o core image.
 
Última edição:
Ou seja o meu receio. Não aparece lá a grafica dos MacBook.


O teu receio de ñ apareçer lá a placa dos Macbook julgo ke ñ terá mt fundamento! Se não ve! Tambem não apareçe a placa grafica do Macbook pro ke neste momento é o top de gama dos portateis Apple!! Claro ke no Macbook não correrá com a mesma desenvoltura do Macbook Pro! Mas julgo ke irá correr a uma velocidade satisfactoria.

cmp's
 
Vai correr no MacBook, apenas será mais sensível aos picos de uso da CPU, por causa do BUS do sistema (e da própria CPU).
Só falta saber até que ponto, eu não estou a ver a Apple ter um portatil que foi lançado recentemente e não suportar minimamente o seu novo SO, seria um tiro no pé muito grande. Pelos vistos até o iPhone que contém uma versão do Leopard usa o Core Animation para os efeitos dele, por isso....
 
Última edição:
Como disse antes espero que tenham razão.

O Mac neste momento tinha tudo o que preciso para usar no dia a dia.
 
Eu também creio que não haverá problema, mas tenho algum receio... A pagina não é actualizada desde o lançamento do tiger ainda no tempo do *****, daí estarem todos os modelos de placas de video recentes em falta!
 
Última edição:
O Tiger já utiliza recursos do Core Image por exemplo no Dashboard. A palca gráfica original do meu Powermac G4 não suportava Core Image, mas entretanto meti-lhe uma GF 6200 (convertida de PC) que suporta o Core Image. Venha o Leopard que o meu velhinho G4 não tem medo dele.
 
metro,

Não me espantava que não suportasse o core animation. Afinal de contas, os macmini G4 também nunca suportaram o core image, pois tinham uma Radeon 9200.

PT

PS: O meu Powermac PCI também tem uma GF5500 que suporta o core image. Venha o Leopard!
 
Como disse antes espero que tenham razão.

O Mac neste momento tinha tudo o que preciso para usar no dia a dia.

Mas repara... nessa lista não vem a GMA950, mas o que é certo é que ela suporta o Core Image. Aliás, nessa thread k eu apontei, há um link que explicita mesmo esse facto. Este: http://guides.macrumors.com/Core_Image

EDIT: Tal como eu tinha referido na outra Thread, essa lista que apontaste está mais do que desactualizada. Apareceu aquando do lançamento do Tiger e nunca foi actualizada.
 
Mas repara... nessa lista não vem a GMA950, mas o que é certo é que ela suporta o Core Image. Aliás, nessa thread k eu apontei, há um link que explicita mesmo esse facto. Este: http://guides.macrumors.com/Core_Image

EDIT: Tal como eu tinha referido na outra Thread, essa lista que apontaste está mais do que desactualizada. Apareceu aquando do lançamento do Tiger e nunca foi actualizada.

Preferia ver esta info no site da apple...
Se funca optimo pelo menos quem tem os MacBook está servido.
 
Mas o que coloquei no 1º post fala de ser usado pelo Time machine e pelo Spaces.
Imagino que os recursos aumentem com a passagem para o leopard.
É ai que quero chegar.

A apple já outras vezes sacrificou alguns users na evolução do seu SO.
 
Mas o que coloquei no 1º post fala de ser usado pelo Time machine e pelo Spaces.
Imagino que os recursos aumentem com a passagem para o leopard.
É ai que quero chegar.

A apple já outras vezes sacrificou alguns users na evolução do seu SO.

E Não sacrificam todos!! Por acaso o Vista com o aero corre em todas as Maquinas vendidas nos ultimos 2 anos?? Duvido!!

E salvo erro o Steve disse ke o min para o Leopardo ia ser um g4!

cm'p
 
Última edição:
E Não sacrificam todos!! Por acaso o Vista com o aero corre em todas as Maquinas vendidas nos ultimos 2 anos?? Duvido!!

E salvo erro o Steve disse ke o min para o Leopardo ia ser um g4!

cm'p


A questão não é essa. O Leopard, efectivamente, vai correr em todos os G4. Mas quantos destes é que julgas que vão suportar o Core Animation?

A Apple refere que todos os Macs Core Duo e seguintes suportarão o Core Animation. A dúvida que se põe é se a GMA950 terá uma boa performance no mesmo, e se irá suportar todos os efeitos nativamente.
 
Última edição:
A questão não é essa. O Leopard, efectivamente, vai correr em todos os G4. Mas quantos destes é que julgas que vão suportar o Core Animation?

A Apple refere que todos os Macs Core Duo e seguintes suportarão o Core Animation. A dúvida que se põe é se a GMA950 terá uma boa performance no mesmo, e se irá suportar todos os efeitos nativamente.

Que nem todos mac com g4 vão correr o core Animation é obvio! E ke o Macbook ñ corra a uma velocidade por ai alem! tb não ponho em causa!!

Como tambem acho obvio ke todas as evoluções acabam por sacrificar algumas maquinas!
O ke ponho em causa é a afirmação do Metro ke seja a Apple a unica a sacrificar!!(pelo menos foi isso ke entendi com a afirmação dele"A apple já outras vezes sacrificou alguns users na evolução do seu SO.")

cmp's
 
Última edição:
Afinal de contas, os macmini G4 também nunca suportaram o core image, pois tinham uma Radeon 9200.

É verdade, o meu Mac Mini G4 não suporta o Core Image.
No entanto alguns efeitos do Core Image correm mas mais lentamente, pois como a gráfica não os suporta, o sistema faz o fallback para o processador.
Na prática não tenho o efeitos de água no Dashboard, mas em aplicações como o browser Shiira, o meu MacMini faz o efeito de transição de página, só que como usa o processador, parece que o faz em câmara lenta em vez de fazer rapidamente como seria suposto.

Cumps.
 
Back
Topo