AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

Sim principalmente em idle tem melhores temperaturas e já não tem aqueles picos em que o cooler tem que aumentar as rotações

uma questão, tb vi isso no youtube a falar de Undervolt nos ryzen serie 3000 como fazer sem baixar a performance, a questão é que sei menos voltagem menos temperatura, logo também menos "desgaste" do cpu correcto???

...menos voltagem, menos consumo. mas agora outra pergunta... pode ter impacto a longo prezo do cpu avariar? supostamente menos temperatura melhor...correcto?

digo isso pois tenho ideia de montar uma maquina nova apenas para mediacenter cá em casa, aceder ao netflix, torrents e tb para NAS caseira e um pequeno servidor de ftp, e fizer Undervolt, gastará menos energia, mas como isto ficará 24h o Undervolt pode ser mau ou benéfico? é que em termos de temperatura e consumo baixará supostamente.
 
Supostamente menos voltagem e menores temperaturas é benéfico para o cpu, não significa que não possa avariar
Como tenho o cpu neste momento a 4.2Ghz com 1.17v perco performance versus stock (com PB2) mas é algo que não me preocupa pois tudo o que jogo estou mais que satisfeito e prefiro ter menores temperaturas
 
malta ando a tentar brincar com o meu 3700x com stock cooler mas é impossível, preciso de lhe meter um cooler melhor, queria pelo menos conseguir uns 4.2 estaveis e com umas temperaturas que nao preocupassem, um Arctic Freezer 34 e-Sports duo é suficiente para este objetivo (tenho visto muita malta com este cooler)? não queria gastar tanto dinheiro num nh-d15...
ou tenho melhores opções ai no máximo dos máximos 50-60€ isto que justifique

o PC é maioritariamente para jogar a 1440p
 
Última edição:
Este tem bom aspecto, mas não deve chegar perto de um dark rock pro ou D15... É que estes coolers são muito silenciosos mesmos, não e só o tamanho grande.
 
Este tem bom aspecto, mas não deve chegar perto de um dark rock pro ou D15... É que estes coolers são muito silenciosos mesmos, não e só o tamanho grande.

estás a dizer-me que o melhor é mesmo dar um bocado mais e ir para um desses dois que realmente é diferente e silencioso (sim isso também me interessa)
 
Eu tenho brincado bastante com o meu 3900x e tenho

Per ccx oc

44.00
44.00
43.50
43.50

No pbo
Low riple
Cstate off
1.36v
CQ enable

Faz 7800 no cinebenq com Windows task em Alta.

Board e uma x370 gaming pro carbon.
 
@xkillerpn e qual é a potência consumida quando puxas o 3900X a 100% com esse overclock? E temperaturas nessas condições? E que cooler usas para o processador?

Também tenho um 3900X, mas em stock. Há bocado corri o benchmark do CPU-Z durante 10 minutos, que puxa o processador a 100%, consumindo 145W. A frequência saltitou entre 3.92 e 3.97 GHz em todos os núcleos, mas como tenho o stock cooler, não dá para me aventurar em overclocks. A temperatura de 93 ºC que o processador manteve durante o teste comprova isso mesmo. Principalmente agora que estamos no verão e tem estado muito calor (temperatura ambiente de 27 ºC).
 
@xkillerpn e qual é a potência consumida quando puxas o 3900X a 100% com esse overclock? E temperaturas nessas condições? E que cooler usas para o processador?

Também tenho um 3900X, mas em stock. Há bocado corri o benchmark do CPU-Z durante 10 minutos, que puxa o processador a 100%, consumindo 145W. A frequência saltitou entre 3.92 e 3.97 GHz em todos os núcleos, mas como tenho o stock cooler, não dá para me aventurar em overclocks. A temperatura de 93 ºC que o processador manteve durante o teste comprova isso mesmo. Principalmente agora que estamos no verão e tem estado muito calor (temperatura ambiente de 27 ºC).
Eu tenho um loop, 70c max e faz 155w. Eu faço sempre 3 runs de cine20 seguidas. Em load naop dos 1.30v, depois volta a 1.36 em idle. A minha Vega 64 aquece um bocado a água como é a primeira do loop.
 
Boas,
Alguém faculta um "how to for newbies" para baixar as temperaturas do R5 3600? A board é uma MSI B450M Mortar Max, e tenho memórias Corsair Vengeance 3200 CL16.

É melhor pelo AMD master, ou ir directamente à Bios?

Obg
 
Ora bem,

Coloquei o CPU a 4.2ghz com 1.2v......não experimentei se conseguia baixar mais.
Reduziu 20º em load e em idle anda nos 39/40º. Antes em idle, andava entre 48 e 55º.

As memórias, por algum motivo, estavam em 2133mhz. Coloquei nos 3200, que é o que elas são.

Alterei também a curva da CPU fan. Não pude baixar muito em idle, senão lá subia novamente a temperatura. Salvo erro, o mínimo está em 40%....ou 35%, já não me recordo.
 
Back
Topo