AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

Ora bons dias a todos. Depois de alguma luta noite dentro devo dizer que não consigo fazer nada disto.
Ontem um amigo foi comprar um PC novo, Ryzen 3600 + MSI b550 Bazooka + 16gb (F4-3600C16D-16GVKC) + 5600XT

Montei eu isto tudo, instalei o windows, os drivers tudo como manda a lei. Depois na bios, activei o A_XMP para o profile 1 e activei o PBO.
Fez post na boa, não senti nada de anormal durante a utilização no windows. Os problemas começam quando começo a jogar. Instalei o csgo e o jogo está carregado de micro pausas, ficando injogável. Chegou até a crashar o jogo por 1 ou 2 vezes, assim como chegou a dar BSOD

Pergunto eu, como é que é possível um sistema não estar estável com tudo a stock??! Existem algumas opções na BIOS que tenha que ter em atenção para por isto a 100%? Alguma dica em especial?

Assim que tiver o PC de novo comigo, vou tentar pôr uns gráficos em segundo plano e tentar perceber se tem quebras a nivel de CPU ou GPU

Ontém fiquei sem ideias de como poderei resolver esta situação.

O que tentei...

- PBO activado e A-XMP desactivado (por vezes estava bom, outras vezes dava stutters) (tinha posto a velocidade da ram à unha para 3600)
- PBO e A-XMP activados (stutter fest)
- PBO desactivado e ram a default(2133) dava stutters na mesma....:wow:

Depois de várias tentativas falhadas, acabei mesmo por dar um update na bios, reset CMOS e o problema mantem-se

Já houve alguém na mesma situação?

Agradecia mesmo um insight sobre isto se fosse possível.

Obrigado e bom fds
 
Quem me dera o meu 3800X dar 4.4 a 1.25-1.3V, seria clock do dia-a-dia :D

De qualquer forma com board nova com melhor VRM tenho que tentar, embora estando stock com PBO ativado faz tudo igual a MSI B450M mortar max
 
Ora bons dias a todos. Depois de alguma luta noite dentro devo dizer que não consigo fazer nada disto.
Ontem um amigo foi comprar um PC novo, Ryzen 3600 + MSI b550 Bazooka + 16gb (F4-3600C16D-16GVKC) + 5600XT

Montei eu isto tudo, instalei o windows, os drivers tudo como manda a lei. Depois na bios, activei o A_XMP para o profile 1 e activei o PBO.
Fez post na boa, não senti nada de anormal durante a utilização no windows. Os problemas começam quando começo a jogar. Instalei o csgo e o jogo está carregado de micro pausas, ficando injogável. Chegou até a crashar o jogo por 1 ou 2 vezes, assim como chegou a dar BSOD

Pergunto eu, como é que é possível um sistema não estar estável com tudo a stock??! Existem algumas opções na BIOS que tenha que ter em atenção para por isto a 100%? Alguma dica em especial?

Assim que tiver o PC de novo comigo, vou tentar pôr uns gráficos em segundo plano e tentar perceber se tem quebras a nivel de CPU ou GPU

Ontém fiquei sem ideias de como poderei resolver esta situação.

O que tentei...

- PBO activado e A-XMP desactivado (por vezes estava bom, outras vezes dava stutters) (tinha posto a velocidade da ram à unha para 3600)
- PBO e A-XMP activados (stutter fest)
- PBO desactivado e ram a default(2133) dava stutters na mesma....:wow:

Depois de várias tentativas falhadas, acabei mesmo por dar um update na bios, reset CMOS e o problema mantem-se

Já houve alguém na mesma situação?

Agradecia mesmo um insight sobre isto se fosse possível.

Obrigado e bom fds


Queria dar feedback sobre isto....

Por incrível que pareça, a única solução que encontrei para este problema foi instalar o driver boost 8 e ficou bom... Fiquei incrédulo :lol:

Ficou com o pbo activo e as rams a funcionar segundo as specs dela. Enfim... Vá-se lá perceber isto!
Concluo então, que seria alguma incompatibilidade de drivers...

Peace out!
 
Afinal está tudo na mesma. O meu amigo disse que continua a crashar... Vou voltar a instalar tudo de novo outra vez... Será da ultima versão do Windows? Eu já estou por tudo...
 
Faz um memtest com boot por pendrive nisso
É só o que me falta fazer. Contudo, ontém meti a RAM a 3200Mhz com os timings do SPD(16-19-19-klk coisa) e aquilo pareceu ficar OK.
Depois para testar, pus novamente a 3600Mhz mas andei a mexer nos timings, copiei do Ryzen Calculator. Ficou OK até o meu primo me mandar mensagem às 7 da manhã a dizer que tinha crashado de novo...

Será que o CPU que ele comprou é mesmo muito mau e não consigo aguentar o IF a 1800Mhz? Existe alguma opção na bios? Aumentar a voltagem da RAM, do IF, do CPU? Do SOC? Não consigo mesmo decifrar isto!

Vou tentar que ele fique com o meu PC por uns dois ou três dias, para ver disso com mais calma.

Agradecia mesmo que me dessem algumas ideias. Obrigado
 
É só o que me falta fazer. Contudo, ontém meti a RAM a 3200Mhz com os timings do SPD(16-19-19-klk coisa) e aquilo pareceu ficar OK.
Depois para testar, pus novamente a 3600Mhz mas andei a mexer nos timings, copiei do Ryzen Calculator. Ficou OK até o meu primo me mandar mensagem às 7 da manhã a dizer que tinha crashado de novo...

Será que o CPU que ele comprou é mesmo muito mau e não consigo aguentar o IF a 1800Mhz? Existe alguma opção na bios? Aumentar a voltagem da RAM, do IF, do CPU? Do SOC? Não consigo mesmo decifrar isto!

Vou tentar que ele fique com o meu PC por uns dois ou três dias, para ver disso com mais calma.

Agradecia mesmo que me dessem algumas ideias. Obrigado

Vinha só dar um novo alento a esta situação. Ficou tudo resolvido. Era a placa gráfica que veio com defeito. O PC funciona bem com o XPM activo a 3600MHz e com o PBO, de resto tudo em stock. A gráfica foi montada num outro PC funcional, e assim que entrou no csgo,puff!

Fica a dica se alguém tiver um problema semelhante.

PS: a gráfica em questão, era uma 5600XT Mech da MSI

Boa semana
 
nop, desde quando sairam tem sido grandes OCers, até mais que o 3300X.

so que o 3300X por ser single CCX é mais rapido a stock do que um 3100 com OC de 4.2 - 4.3
 
nop, desde quando sairam tem sido grandes OCers, até mais que o 3300X.

so que o 3300X por ser single CCX é mais rapido a stock do que um 3100 com OC de 4.2 - 4.3

Usei apenas a ferramenta do 1usmus (que entrentanto começou a funcionar pra mim na ultima build).

No diagnóstico deu-me 'Gold Sample', estou a utilizar as definições que a ferramenta me aconselhou, até 1.25v

Estou com 1h de prime95 a 4.3 em cada ccx, 1.231v.

Tive de trocar de cooler porque o wraith stealth chegava aos 90+ mesmo 100% stock, já com Artic silver 5. Comprei um tal de FSP windale 4, 20 e picos euros, estou com temp max atingida nesta hora 72º, diferença monumental e quase não se ouve.
 
Serei só eu, que para brincar aos Overclocks, estaria com o coração nas mãos com coolers de 20€? :D Ainda que a temp de 70 não seja nada de extraordinário, secalhar um cooler melhorzinho dava mais saúde ao bixo.
 
Yup, até pode ser melhor que o stock, mas não parece ser grande espingarda. um Ryzen 3100 mais quente que o meu 3800X @ D15 e com temp ambiente maior (verão a chegar).

Claro que o D15 é caro e overkill, mas algo intermediario.

Mas eu também tive neste patamar, com o 3600 usei com o stock, era quente e barulhento, comprei um cooler tower barato para desenrascar, mas com um 3800X já aquecia bastante e ai fui "nuclear option" e peguei o D15 monstro :D

Só devia ter pego o chromax pelo aspecto brutal e ser mais resistente à oxidação.
 
Eu honestamente optei por um AIO Corsair h100i pro RGB. Apesar de já ter lido onde o D15 chega a ser melhor. Resumindamente para o 3950X dizem que para AIO ou se vai para um de 360 ou não se vai notar grande diferença para um Air Cooler. Sendo que um AIO de 240 por norma é mais por gosto pessoal que propriamente por ser melhor que um bom Cooler a ar.

Mas como coloquei duas Noctua no gaijo, e está na lateral a fazer intake, tenho-o practicamente sempre no mínimo e porta-se às mil maravilhas.

Mas sim, epa, tudo o que seja Noctua para mim só mesmo versões Chromax. Aquela cor de cocó das fans normais causa-me imensa confusão!

Mas, está a oxidar o teu cooler? Acho que nunca vi um cooler oxidar. É nice, dá um aspecto vintage à coisa :D :D

Edit: Ainda não afinei as memórias, com medo de crashar e perder os perfis de OC com um CLEAR CMOS..

Mas acham preferível 3800CL18 ou 3600CL16? As memórias, 3200CL16 dizem ser possível até 3200CL14
 
Última edição:
Back
Topo