AMD ZEN2 Feedback & Overclocking

Sim, perfeitamente normal. A única maneira de ter o cpu com vcore baixo é fixar um all core clock, por exemplo.

no 3950X cheguei a ter a uns 1.22 (não me lembro ao certo) all core a 4.2. Para trabalho era bom, mas depois perdia performance em jogos, por exemplo.

Se o teu uso é essencialmente jogos, tenta trocar o cooler por um AIO 240 mínimo, e verás uma melhoria nas temps.

A usar todos os cores (a puxar por eles) 83º não é uma temperatura absurda. Depende do uso claro.

Ainda assim, cooler novo, boa orientação de fans na caixa, e começava por aí.

Por acaso não sei como será nos zen2 (nem como funcionará agora na bios a configuração, pois há mais de 1 ano que não mexia nas configs).. Mas fiquei admirado com o undervolt nos zen3. Resumidamente ganha-se performance e fica mais fresco. Nos zen2 não deve ser muito diferente, acho.
 
Malta comprei um NH-D15 e quero então começar a fazer OC no meu 3700x tenho visto alguns vídeos guia no YouTube mas opiniões diferentes,

- Para começar, fazer OC com PBO on ou off?
- Começar pelo CPU e após estar estável RAM? Tenho b-die
- Outra coisa uso o powerplane da 1usmus com as opções de BIOS que eles recomendam, há problemas em fazer OC com isto? Causará instabilidade?
- O uso principal do pc é para gaming, logo já li que existe um tipo de OC mais para single core que tira mais partido do gaming, tem haver com ter o clock e voltagens fixas?

Obrigado quem poder ajudar a esclarecer estás dúvidas, a ideia será tentar chegar aos 4.2/4.3 acredito que neste cooler chego lá fácil, a minha board é uma x570 aorus elite
 
Última edição:
Malta comprei um NH-D15 e quero então começar a fazer OC no meu 3700x tenho visto alguns vídeos guia no YouTube mas opiniões diferentes,

- Para começar, fazer OC com PBO on ou off?
- Começar pelo CPU e após estar estável RAM? Tenho b-die
- Outra coisa uso o powerplane da 1usmus com as opções de BIOS que eles recomendam, há problemas em fazer OC com isto? Causará instabilidade?
- O uso principal do pc é para gaming, logo já li que existe um tipo de OC mais para single core que tira mais partido do gaming, tem haver com ter o clock e voltagens fixas?

Obrigado quem poder ajudar a esclarecer estás dúvidas, a ideia será tentar chegar aos 4.2/4.3 acredito que neste cooler chego lá fácil, a minha board é uma x570 aorus elite

1. Com manual OC tens sempre que desabilitar PBO.
2. Aplica o teu XMP e começa o teu OC no CPU. Fazer OC a ram requer muitas horas, dias ate.
3. 1usmus e old news, não aconselho a usar nada feito por ele, com excepecao do ryzen dram calculatator.
4. Se só vais usar o PC para gaming não vais ver quase nenhum ganho em performance, dito isto, vai ajudar.

Nota final, determina a tua voltagem manual máxima antes de continuares, podes ver como o fazer aqui:
https://forum.zwame.pt/threads/ryzen-overclock-topico-geral.987165/page-61#post-16899244
 
1. Com manual OC tens sempre que desabilitar PBO.
2. Aplica o teu XMP e começa o teu OC no CPU. Fazer OC a ram requer muitas horas, dias ate.
3. 1usmus e old news, não aconselho a usar nada feito por ele, com excepecao do ryzen dram calculatator.
4. Se só vais usar o PC para gaming não vais ver quase nenhum ganho em performance, dito isto, vai ajudar.

Nota final, determina a tua voltagem manual máxima antes de continuares, podes ver como o fazer aqui:
https://forum.zwame.pt/threads/ryzen-overclock-topico-geral.987165/page-61#post-16899244

Muito obrigado, já estou a testar, mas surgiu-me aqui uma duvida ao determinar a voltagem maxima, fiz reset bios, ativei o PBO e meti os +200mhz, e ao fim de 10 min é este o resultado apos dar reset ao hw:



1.106V não é um valor baixo? acho que nao estou a fazer nada errado

Curioso, fiz este teste mais que uma vez, e ao correr o prime95 o core 14 deixa sempre de funcionar rapidamente, é normal?
 
Última edição:
É uma loteria.
Se é esse o valor que te é dado depois de 10 minutos em small fft com pbo ligado em não punha mais que isso em voltagem manual, a probabilidade de ele degradar está presente, pode demorar uma semana, pode demorar um mês, ou pode ate nunca acontecer mas o perigo está presente.

No teu caso, acho que o melhor é retirares os limites de PBO e usares PBO.
 
É uma loteria.
Se é esse o valor que te é dado depois de 10 minutos em small fft com pbo ligado em não punha mais que isso em voltagem manual, a probabilidade de ele degradar está presente, pode demorar uma semana, pode demorar um mês, ou pode ate nunca acontecer mas o perigo está presente.

No teu caso, acho que o melhor é retirares os limites de PBO e usares PBO.

Eu nunca usei o PBO acho que fiz bem o teste, a questão dos 200mhz é isto certo:

 
Sim, é exatamente essa opcao, tenta com tudo em auto e PBO ligado para ver se tens os mesmos resultados.

as tantas era mesmo isso, agora com bios default e apenas PBO enable, sem mexer em nada o resultado foi completamente diferente mesmo a nivel de temps subir drasticamente e a voltagem ta a 1.244v




E agora com mais atenção reparei numas coisas:

Tens a ram a 2133mhz, aplica xmp que assim estas a deixar muita performance na mesa.
Sincroniza o teu IF (infinity clock) ao teu memory clock, no teu caso o IF deveria estar a 1000mhz sem xmp aplicado.
Ainda nao mexi em mais nada, ta tudo default so para chegar primeiro à voltagem minima.


Já agora outra questão a nivel das opções de energia do proprio windows é indiferente usar o Elevado desempenho nativo do windows ou o AMD Ryzen High performance que é instalado com as drivers do chipset?
 
Última edição:
De notar que a opção que puseste originalmente puxa mais pelo CPU e é mais agressivo com voltagens, é mais indicativo dos limites absolutos do chip.

1.244 não é nada mau com tudo em auto, se estivesse no teu lugar tentava manter a voltagem manual abaixo de 1.23/1.22 com esse resultado. Comeca por ver se estas estavel com 4.4ghz (o boost do teu chip) com essa voltagem.

Quanto às opções do windows, vai tudo dar ao mesmo, eu pessoalmente uso o perfil do windows.
 
De notar que a opção que puseste originalmente puxa mais pelo CPU e é mais agressivo com voltagens, é mais indicativo dos limites absolutos do chip.

1.244 não é nada mau com tudo em auto, se estivesse no teu lugar tentava manter a voltagem manual abaixo de 1.23/1.22 com esse resultado. Comeca por ver se estas estavel com 4.4ghz (o boost do teu chip) com essa voltagem.

Quanto às opções do windows, vai tudo dar ao mesmo, eu pessoalmente uso o perfil do windows.

Já estive a testar, liguei XMP meti voltagem apenas do cpu a 1.23v e a 4.0 tudo ok, meto a 4.2 da bluescreen no boot, será que preciso de mais alguma configuração? acho estranho no mínimo 4.2 com esta voltagem devia aceitar para nao falar nos 4.4
 
Liga XMP e deixa tudo em auto.
Também podes "brincar" com os limites de PBO e ver que números de dão os melhores resultados.
Não é estranho este CPU com este cooler e esta board nao deveria aceitar estas voltagens que testei no minimo a 4.2?
por acaso hoje coloquei a pasta termica como deve ser e meti as fans noutra posição e melhorou drasticamente as temperaturas, nao passa dos 63º com PBO em auto em full load com smallfft's, estranhamente é um dos cores ficar logo sem funcionar seja com que config for nao entendo esta parte
 
Não é estranho este CPU com este cooler e esta board nao deveria aceitar estas voltagens que testei no minimo a 4.2?

Nao.
Se o chip nao te da a habilidade de estares estavel no boost do CPU (neste caso, 4.4) com manual OC a melhor opção é mesmo deixar o PBO a fazer o trabalho dele e deixar andar.
 
Nao.
Se o chip nao te da a habilidade de estares estavel no boost do CPU (neste caso, 4.4) com manual OC a melhor opção é mesmo deixar o PBO a fazer o trabalho dele e deixar andar.

Bem foi o que fiz PBO ON, OC nas rams usando o dram calculator, ja tive umas boas horas isto a correr prime95 em blend sem stress, opa fica um pouco quente chega aos 80º mas com pbo já se sabe e estes foram os resultados em cinebench, melhorou imenso com oc na ram:




manual davam melhores resultados mas não estável.

@Websync Já agora que ferramentas mais usas para testar a estabilidade do sistema? Só usei prime95 em blend
 
Última edição:
Com PBO vais estar sempre estável, se houver algum caso em que não estas estável com PBO, RMA com o CPU.

Para testar o CPU depois de OC uso o prime95 e asus realbenchmark.
Se passa small ffts e blend no prime 95 umas horas passa tudo.
 
Com PBO vais estar sempre estável, se houver algum caso em que não estas estável com PBO, RMA com o CPU.

Para testar o CPU depois de OC uso o prime95 e asus realbenchmark.
Se passa small ffts e blend no prime 95 umas horas passa tudo.

Está tudo estavel então otimo, vai ficar assim não me vou preocupar mais.
Já agora podes dar uma olhada aqui no OC da ram? parece-me tudo ok mas ...



E já agora muito obrigado por toda a ajuda.
 
Está tudo estavel então otimo, vai ficar assim não me vou preocupar mais.
Já agora podes dar uma olhada aqui no OC da ram? parece-me tudo ok mas ...



E já agora muito obrigado por toda a ajuda.

Passou-me ao lado o teu post.

Aconselhava-te a não mexer na memória, pelo que vejo o teu perfil xmp já é mais que adequado, tens timmings bons e estás no sweetspot de 3600mhz.
Há sempre por onde melhorar mas não é necessário no teu caso a meu ver.
 
Back
Topo