AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Alguém já teve problemas de instabilidade com o PBO activado? Acho estranho que os blue screen que tinha nunca mais apareceram desde que mudei para OC manual...

Alguém mais entendido que queira comentar isto? Agradecia.

Cumprimentos
Vinha só comentar o desfeixo da minha história.
O cpu foi para a loja, onde de facto apuraram que a unidade não se encontrava a 100%, conseguiram replicar os BSOD em stock, quando puxava pelo boost.. Fico a aguardar a chegada de um novo, depois digo se ficou resolvido
 
Porra... Mas é normal tantos problemas como tem estado a haver com os zen3? Efectivamente parece haver uma taxa de incidência bastante superior ao que estou habituado a ver.
 
Porra... Mas é normal tantos problemas como tem estado a haver com os zen3? Efectivamente parece haver uma taxa de incidência bastante superior ao que estou habituado a ver.

Sim, infelizmente está a ser frequente nos zen3. Tens o meu caso tambem, que relatei aqui. Mas eu devolvi tudo mesmo, e vou para Intel quando sair. Para mim estabilidade é importante. Não me interessa se AMD é 7% melhor em gráficos, se depois há risco de erros whea. Foi a última vez que comprei algo dessa marca, por mais que fanboys ou reviewers digam que é fantastica
 
Eu estava a pensar comprar um 5900 mas se é mesmo verdade que não têm estabilidade, vou para a Intel mesmo perdendo performance e sendo mais caro, pois para mim, a estabilidade é a primeira coisa da lista...
 
Sim, infelizmente está a ser frequente nos zen3. Tens o meu caso tambem, que relatei aqui. Mas eu devolvi tudo mesmo, e vou para Intel quando sair. Para mim estabilidade é importante. Não me interessa se AMD é 7% melhor em gráficos, se depois há risco de erros whea. Foi a última vez que comprei algo dessa marca, por mais que fanboys ou reviewers digam que é fantastica

Honestamente acho que também estás a ser um pouco biased.. Aqui não é a questão de fanboys, porque a marca a nível de processadores, sim é fantástica. O meu 3950X é fantástico e à parte do 5950X que é de nova geração não tens 1 único cpu da concorrência que lhe faça frente para uso profissional.. Pois não o tenho pelos gráficos, mas pela capacidade de processamento.

Actualmente a Intel não está a conseguir acompanhar simplesmente porque se deixou dormir. Nas próximas gerações não se sabe.

Agora, nestes zen3, esta quantidade de problemas é realmente estranha, e gostaria de saber o que possa estar a levar a tal acontecer? Porque isso sim, pode fazer a AMD perder um pouco da credibilidade que ganhou estes últimos anos, e começar a perder clientes.
 
Já montei vários Zen3 e nunca tive problema, vocês estão a usar X570 não? Eu sempre usei b550 e nunca tive problema. Usam a última BIOS? Settings configurados na BIOS correctamente? Acho isso estranho.
 
Eu tenho um 5600X numa X570, com PBO e AO (4840mhz boost single core, 4764mhz boost all cores), e ram 3200 Cl16 puxada a 3800 CL16... e está super estável. Zero crashes.

Acho que é mais um caso de quem tem problemas ser muito mais vocal...
 
Pois... Quando vocês dizem que há muitos problemas deve ser 1 a 5% de quem comprou a queixar-se, AMD tem vendido muito mais que Intel e já no teu várias máquinas com ryzen e nunca tive um único ecrã azul, nem com settings de origem.
 
Eu tenho um 5600X numa X570, com PBO e AO (4840mhz boost single core, 4764mhz boost all cores), e ram 3200 Cl16 puxada a 3800 CL16... e está super estável. Zero crashes.

Acho que é mais um caso de quem tem problemas ser muito mais vocal...
Qual a motherboard especificamente que utilizas? ASUS/ROG?

Cheers
 
Vale o que vale, mas neste tópico contei 33 users com Zen 3 (alguns montaram mais que uma máquina), desses 3 users tiveram problemas que obrigaram a RMA.

Existiram alguns problemas pontuais, relacionados , com má escolha de componentes/, temperatura, bugs (usb) e falta de experiência.

Nao excluindo o factor avaria, fico com a ideia que muitos problemas estão relacionados com a falta de experiência, e com a vontade de espremer o CPU porque no fórum XPTO fulano conseguiu 5Ghz.

A AMD fez um trabalho muito bom na optimização do processadores e tirando casos esporádicos relacionados com cargas de trabalho, o PBO é muito mais eficiente que o OC manual, e tem em conta muitas variáveis (temperatura/carga no CPU/ voltagem/...) que usa para fazer ajustes em microsegundos.

Para montar uma máquina nova (ou adicionar novos componentes) eu normalmente leio bastante, pesquiso quais os componentes ideais e com melhor custo benefício, e só depois avanço, tenho PC desde 1993 e nunca me dei mal com essa estratégia.

Para quem tem "medo" de montar um PC, uma boa opção é aquisição de máquinas pré configuradas (ou pagar um extra para ser a loja a montar tudo).
 
Sem-T-tulo.png


Adquiri hoje o meu 5800x, bom upgrade ao 3700x que tinha..
Ate agora estou com umas duvidas, com exatamente o mesmo cooler, o 3700x a 1.312v ia aos 60c em cinebench e o 5800x a 1.262v vai aos 70c. Não é da montagem devido a ja ter revisto tudo.
Outra coisa, o meu cpu entra no windows a 2100mhz de fclk, no entanto, tudo acima de 1900mhz de fclk o resultado do cinebench fica pior (f*ck logic)

Alguem tem algo a dizer?
 
O 5800x é o CPU mais quente de todos os Zen3. Não sabendo qual é o cooler, parece-me uma boa temperatura.

Com FCLK a 2100, as memórias também estão a 2100 (4200mhz efectivos)? Se não, é normal a performance ser inferior.
 
O 5800x é o CPU mais quente de todos os Zen3. Não sabendo qual é o cooler, parece-me uma boa temperatura.

Com FCLK a 2100, as memórias também estão a 2100 (4200mhz efectivos)? Se não, é normal a performance ser inferior.
Sim, coupled mode ligado, são B die..

O cooler é um corsair h115i da corsair.
 
No caso de um 5900X o que aconselhas, @jonyk? Algo como -30 all cores?

Confesso que no passado já fui muito ligado ao mundo do OC, etc, mas como estive imenso tempo com a mesma build (i7 4790k) e praticamente desde sempre ligado a 99% à Intel, sinto-me "perdido".

Cheers
 
Tenho um 5900X, apenas tenho o PBO ativado. Alguém me consegue explicar em uma frase o que o Undervolting com PBO2 faz? menos consumos e temperatura e mais performance?
 
Back
Topo