AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Tu tens b-die. Que dependendo do bin é o melhor ic para fazer overclock. Já começas bem. :beerchug:

Põe logo a voltagem a 1.45v e tenta 3600mhz com as mesmas timmings.
Se não der boot, mantêm o tCL a 16 e sobe o tRCDRD e tRP ligeiramente. Possivelmente sobe o tRAS e tRC só para teres garantia de boot.
O @askan7 deve ter dicas mais precisas porque ele tem b-die e costuma fazer OC.
 
Tentei os 3600 com timings relaxados, e tive que desmontar meio PC para aceder ao reset cmos xD

Isso devia ser fácil para b-die.


thaiphoon.png


do pouco que experimentei ainda com o 1800x, não consegui praticamente melhorias nenhumas, exportei os valores daqui e nunca consegui nada de jeito, cheguei a tentar relaxar timmings e afins sem grande sucessso tb.
posso tentar relaxar tudo para 20 e aumentar voltagem e ver se consigo boot pelo menos, mas como depois no meu caso nunca ganho performance nenhuma nem me chateiei mais, acho que esta board não gosta de grandes aventuras


Isso é c-die da samsung se não me engano. Não é dos melhores ic's mas podes fazer umas brincadeiras.

Já importaste os valores do thaiphon para o ryzen dram calculator?

c-die da samsung não gosta mais de 1.35v, algo a ter em conta.
O que tentava logo se tivesse na tua situação era logo tentar isto para ver os limites:
Subir a fequencia para 3600mhz.
Subir o tCL para 18 (duvido que consigas CL 16 com 3600 em c-die)
Subir o tRCDRD e TRP ligeiramente, potencialmente o tRCDWR.

O dram calc deve-te dar um cenário parecido.
Agora, isto é um começo, tens que depois determinar por ti que valores realmente trabalham e que são estáveis no teu sistema.
Mas acredito que consigas subir isso facilmente para 3600. C-die faz 3600 facilmente com tCl a 18.
 
Um método fácil e que na minha experiência sniffa todas as instabilidades é o core cycler.
Se ainda não mexeste na curva e tiveres tempo, simplesmente põe tudo a -30 e vai descendo cada core quando tiveres erros no core cycler. Até podes usar o PC sem problemas, dado que o stress test é 1 core de cada vez.
Já tenho esta curva durante semanas e ainda não tive nenhuns problemas a usar esse metodo:

px048CM.jpg


Na minha experiência se está estável no core cycler algumas interações, está estável em todo o lado.
Para ter a certeza, no teste final deixar correr umas 10 interações.
Uma curva bem otimizada dá ganhos tremendos em boost clocks, tanto em single como em multi, vale bem a pena fazer.

Quando ao OC da RAM, não te aborreças muito, isso devia dar para subir facilmente, deve haver outros fatores em jogo.
 
Core cycler com o meu stock há sempre um Core que falha. Agora estou até com turboboost off e a usar o PC normalmente. Mais uns dias e volto a activar, antes ainda experimento core cycler e memtests. Se falhar vou recuando mais uma versão de BIOS..
 
Sim, não é nada normal falhar em stock, teoricamente podias ter sempre ligado 24/7 sem erros.

Update na ram:
HYnPgov.png


56.3ns num 5600x!
Eu consigo 55 mas é com subtimmings não estáveis.
Isto é o definitivo no que toca a tunnar mais a ram, se mexo em algum valor ou fico com performance pior, ou fico sem estabilidade.
Tenho bastante certeza que cheguei ao limite dos limites com isto:

Por exemplo, o trc, se descer continuo estável, mas a latência e performance piora.
Também descobri os limites do tRFC1/2, com 485/420 tinha boot mas a partir de 500% coverage no HCI dava erros, determinei que 532/513 funcionam lindamente.

Um dos grandes fatores para encontrar estabilidade foi subir o Twr para 24, menos que isso e tenho erros em todo o lado, depois de identificar isso foi fácil encontrar valores estáveis. O tRTP tambem nao gosta nada menos de 12. Este foi o valor que mais me deu dores de cabeça, abaixo disto e nada trabalha bem.
Outros dois grandes fatores de estabilidade também foram o trrds/trrdl, 6 7 são os números mágicos, menos e tenho erros, se abusar, nem boot tenho.

De resto, as timmings também estão mesmo no limite mas isso ja tinha determinado à uns dias atrás. Menos o trás, penso que consigo descer ligeiramente.

Uma coisa curiosa, sei que o userbenchmark é mau mas acaba por ser porreiro para identificar a performance dos componentes com outros iguais e o test da ram quebra com a escala::-D
dblwzxw.png

ddr4 3000 de origem, não me admira que quebre a escala. :lol:


No meu teste final de estabilidade:
Corri HCI a 1000% para apanhar erros
Anta777 extreme 10 ciclos.
usmus1 config 10 ciclos.
Linpack por 1 hora para apanhar whea's
OCCT memtest 1 hora.

Estou muito certo que estou completamente estável.
Ram OC até é divertido.
Certamente há muito para aprender. Mas neste perfil já não mexo mais.
 
Sim, não é nada normal falhar em stock, teoricamente podias ter sempre ligado 24/7 sem erros.

Update na ram:
HYnPgov.png


56.3ns num 5600x!
Eu consigo 55 mas é com subtimmings não estáveis.
Isto é o definitivo no que toca a tunnar mais a ram, se mexo em algum valor ou fico com performance pior, ou fico sem estabilidade.
Tenho bastante certeza que cheguei ao limite dos limites com isto:

Por exemplo, o trc, se descer continuo estável, mas a latência e performance piora.
Também descobri os limites do tRFC1/2, com 485/420 tinha boot mas a partir de 500% coverage no HCI dava erros, determinei que 532/513 funcionam lindamente.

Um dos grandes fatores para encontrar estabilidade foi subir o Twr para 24, menos que isso e tenho erros em todo o lado, depois de identificar isso foi fácil encontrar valores estáveis. O tRTP tambem nao gosta nada menos de 12. Este foi o valor que mais me deu dores de cabeça, abaixo disto e nada trabalha bem.
Outros dois grandes fatores de estabilidade também foram o trrds/trrdl, 6 7 são os números mágicos, menos e tenho erros, se abusar, nem boot tenho.

De resto, as timmings também estão mesmo no limite mas isso ja tinha determinado à uns dias atrás. Menos o trás, penso que consigo descer ligeiramente.

Uma coisa curiosa, sei que o userbenchmark é mau mas acaba por ser porreiro para identificar a performance dos componentes com outros iguais e o test da ram quebra com a escala::-D
dblwzxw.png

ddr4 3000 de origem, não me admira que quebre a escala. :lol:


No meu teste final de estabilidade:
Corri HCI a 1000% para apanhar erros
Anta777 extreme 10 ciclos.
usmus1 config 10 ciclos.
Linpack por 1 hora para apanhar whea's
OCCT memtest 1 hora.

Estou muito certo que estou completamente estável.
Ram OC até é divertido.
Certamente há muito para aprender. Mas neste perfil já não mexo mais.

twr 24 e trtp 12 para ficar estável? Acho que a causa de erros é outra. Reduzir o twr e trtp aumenta bastante o throughput, o mesmo com tfaw.
Se a memória não estiver bem estável vai dar erros mais rápido com esses timings apertados. Ao aumentar o throughput a memória vai naturalmente aquecer mais.
trfc por exemplo é extremamente sensível a temperatura... Por isso é que recomendo sempre ajustar tudo e deixar o trfc para o fim.

Tenho a certeza que com essa voltagem consegues twr 16 e trtp 8.
 
Se descer o HCI comeca a dar erros, estes valores são os únicos que me dão estabilidade.
twr trtp sao os unicos valores que dao erros, tirei outras variáveis. Como encontrei estabilidade com esses valores não vou tocar mais por enquanto.
NjbLziY.png


Dou mesmo este perfil por acabado. Talvez consiga apertar o tRas.

tRc nao mexo mais, menos ou mais e a performance pior, até é fascinante, se descer para 60 a latência no aida piora quase 1ns consistentemente. Menos é ainda pior.

EDIT:

Esqueci-me de dizer, agora estou com 2T, tem melhor latência e performance que GDM, não me perguntem como, ou porque, mas é assim.
Tanto a performance é melhor, como a estabilidade é muito melhor. Performance testada no aida, hwbot4k e intelburn test. Todos consistentemente melhores com 2T.
1T ainda é melhor, mas tentar encontrar 100% estabilidade com 1T é uma tortura.
 
Última edição:
O boost clock do 5600 é 4.4Ghz, a grande maioria das bios limita o PBO para 200mhz, por isso 4650mhz seria o máximo teórico do 5600.

Dito isto, há agesas que te permitem ir para além de 200mhz no PBO, com cooling adequado deves conseguir passar dos 4650mhz nessas agesas em particular, pesquisa um bocado o assunto.
 
O problema é que essas agesas/BIOS que permitem mais Boost Override quase de certeza não suportam o 5600, apenas suportam os 4 primeiros Zen3 (5600x, 5800x ,5900x, 5950x).

Mesmo assim, o 5600 não é má opção.
 
O 5600 é Vermeer, não sei até que ponto elas não suportam. De B450 para cima pelo menos.

As que não suportam de certeza sao as B350/X370 e chipsets anteriores porque esses nunca suportaram zen3 e agora necessitam mesmo das bios recentes.

Dito isto, também não tenho a certeza. Eu por exemplo tive que usar uma bios mais recente no 5600x b2 stepping, tinha uma do ano passado que supostamente o suportava e não deu. :confused:
 
Na memória já não toco mais, consigo boot a 3900 e 4000 mas com um grande mas:

Acima de 3866 o fclk é impossível de estabilizar, literalmente impossível.
Com 1933 mesmo assim preciso de voltagem para o IOD e CCD um bocado puxadas mas é a única maneira de passar linpack sem whea's. Se descer literalmente 10mv em qualquer um dois dois tenho whea's.

Assim esta 100% estável, 1000% hci, TM5 anta 777 uma dezenas de ciclos, memtest84(meh). Acima de 1993 fclk também estou estável nisto tudo mas o linpack dá whea's não importa as definições.

Pelo que vejo é muito difícil estabilizar o flck acima de 1933, já me dou por sortudo por conseguir 1933.

Definições finais, de notar que até as terciárias estão apertadas ao máximo, isto sendo 3000cl16, é incrível o oc:

rUurLcQ.png
wbhkrO5.png

________________

Agora que tenho isto feito vou-me virar para o PBO, sem mexer em nada e apenas com um cooler novo o score do cpu z subiu quase 100 no multi core:
https://valid.x86.fr/nn386l

Vou tentar afinar o PBO, estou certo que consigo uns 5.2/5.3k multi core no cpu z agora que tenho cooling decente.
Também vou ver se consigo passar dos 12k no cinebench multi.

Agora é testar valores de edc, ppt e tdc para ver o que me dá melhores resultados, vou ter que re-testar tudo porque agora com cooling melhor as variáveis mudaram todas, fun fun.:joker:
 
Muito bom @Websync, um kit 3000 cl16 a fazer 3866 cl16 55ns é obra.

Em breve sai a Agesa 1.2.0.7, ainda bem que estás treinado para voltares a fazer tudo de novo :D
 
Eu nem sei se me vou aventurar numa bios nova. Depois deste trial error todo. :007: A confianca nas bios da novas nao é muita lol

E não me considero nenhum expert mas consigo guiar alguém com CJR para resultados parecidos. Sei os limites e as particularidades dela.
É muito sensível ao tRFC, abaixo de 500 só com bom bin.
O tRCDRD pode estar sempre abaixo 1 valor do tRP.
4 5 no tRRDS/DL é muito difícil, só com bom bin.
É sensível ao tWr, albeit a maioria deve conseguir 12 com o tRTP abaixo de 8.
Os terciários desci cada um até não ter boot, nunca foram fator em estabilidade, apenas boot.
Para as restantes timings principais usei isto tRC = tRP + tRAS/ tRAS = tCL + tRCD e fiz uma aproximação para o próximo número par.
Escala até 1.45v, é capaz de 4000 com tcl a 18 tRCDRD/trp a 21/22 mas para ryzen o flck torna-se um problema.
 
Se for como a agesa 1.2.0.6 mais vale nem instalar.... O meu cpu com essa agesa fazia throtle aos 72C e perdia imensa performance.... Era como se nem tivesse oc em cima.... O CPU nem sequer atingia os valores PPT por mim configurados... Foi a única vez que me lembro de ter tido que reverter para uma bios anterior em mais de 25 anos neste hobby [emoji23][emoji23]

Espero que na próxima bios a Asus tenha isso corrigido
 
Eu estou na 1.2.0.6c. Por acaso estou contente porque até se provou porreira para este OC na ram.
Nunca me deixou ficar mal, das dezenas de vezes que a memória não conseguia treinar apenas precisei de fazer reset ao cmos um par de vezes. Ela recuperava quase sempre com o simples aviso de "ram oc failed".
Um contraste enorme para a bios do ano passado, que qualquer coisa que não conseguia treinar, fazia birra e era 99% certo que ia precisar dum reset.
Também ainda não me perdeu perfis nenhuns, o que ja me aconteceu no passado com a msi..
Isto até foi uma das razões que fui tao a fundo com este oc, a bios estava a cooperar.
Esta versao tambem se parece comportar muito bem com os limites, albeit, é preciso números mágicos quase.
Por exemplo, eu com 130 ppt tenho mais performance que 140 ppt, mas em ambas situações o mesmo ttp esta a ser usado (mesma performance, mesmo tdc e edc, tudo igual), já aceitei que é assim mas é um bocado frustante lol
 
A Asus acho k era 1.2.0.6b.... Talvez aí a diferença....

Nem a tive mt tenpo instalada... Assim que vi k o PPT mesmo colocando a 200 n passava de 130/140 desisti... Nem perdi muito tempo com aquilo... Até porque na BIOS anterior nunca tinha tido problemas
 
Back
Topo