Eu defendo que, desde crianças, todos devíamos de ter formação em saber como renegociar serviços que, há partida, vamos contratualizar ao longo da nossa vida. O cliente pode e deve ter deveres e não só o negociante.
Isso de indicar que as empresas de telecomunicações não são transparentes porque têm ofertas "escondidas"... acontece em todo o lado! Exemplo simples e prático: numa pequena loja de rua eu entro e compro um equipamento X e a seguir entra outra pessoa e pode comprar o mesmo equipamento por mais 5€, basta a pessoa da loja o vender assim, ponto. Então porque a mim me fez a menos 5€?
Conclusão: não estou a dizer que defendo um tipo de mercado "negro" nos negócios, claro que temos de ser éticos e justos, no entanto o consumidor tem de estudar! Tem de estar atento, tem de consultar, tem de pedir opinião, tem de ir a outros sítios e comparar, tem sim senhora deveres e tem de "investir" tempo, sim! A carteira agradece, as finanças são nossas, temos de se nós a controlá-las! Hoje em dia até existem plataformas de comparação de preços, de histórico de preços, de comparação de serviços, etc, mas o estado português quer que sejamos burros, e este sim é o verdadeiro cancro! Eu o que sei hoje deve-se ao facto de procurar as coisas porque da escola aprendi ZERO! A culpa está na base! Há estudos que comprovam que os portugueses são os que menos negoceiam, que menos sabem negociar e que mais leais são a marcas. Nos países onde o consumidor mais negoceia, mais "perde" tempo a negociar e mais sabe, é onde os preços são mais baratos com melhor qualidade de serviço. A nova Presidente da ANACOM fala precisamente que tem como objetivo "formar" os consumidores nesse sentido, e bem! Ela tem toda a razão.
A escola portuguesa devia de ter 1/2h por semana para ensinar, desde crianças, como se desenrascarem na vida e não paparem com tudo o que nos dão logo à 1ª! Faz parte das regras do jogo, não tem mal nenhum. Muito português adora marcas e nem procura melhor! A economia é ajustada pelas pessoas em 1º lugar! Se o consumidor for exigente e informado, as empresas automaticamente adaptam-se e todos ficam a ganhar. Quando o consumidor não faz este tipo de exigência claro que come o que lhe dão, simples.
Portanto, as empresas devem ser sérias e éticas mas o consumidor também tem de fazer o seu papel. É a minha opinião.
@Miketek é escorraçado quem fala mal da Digi como ao contrário. Tens fanboys do cartel como da Digi. Sê justo para os 2 lados. O discurso de ódio seja para que lado for, não tem menos significado para uns e mais para outros, o significado é o mesmo para ambos os lados. P.e., eu sei que a minha opinião acima pode ser discordada por outros, mas é a minha opinião e têm de aguentar com ela, tal como eu respeito a dos outros. Portanto, vamos ter de levar com opiniões divergentes e ponto final. Não se discute se é ódio ou menos ódio, é o que é.