Android 6.0 - Key Lime Pie

não se esqueçam que o grande problema no meio disto tudo, é que a google vai melhorando o sistema operativo, mas os grandes culpados são sempre e os fabricantes que bombardeiam o mercado com milhares de despositivos que teem n diferenças a nivel de hardware o que obriga a uma maior demora nas actualizações pois teem de compilar apartir do codigo fonte da google uma versão especifica para cada modelo, o que faz com que demore ainda mais a existir updates para versões mais recentes...

e claro não esquecer que no lançamento de tantos modelos muitos acabam por ter um ou outro update e ficar por ali derivado a limitação de hardware, outros levam n updates até eles descontinuarem o modelo , e lançarem o sucessor, e quem quiser aguentar mais um pouco tem de se virar para o suporte alternativo para se manter actualizado...

era preferivel lançarem x modelos e dar um bom suporte de actualizações, do que lançar centenas de modelos semelhantes e depois ter um suporte oficial da treta e nem sequer conseguir ter alternativo... aqui não há bombardeamentos de hardwares, nem compilações de códigos fontes, nem o catano ...

pode ser que no futuro isto venha a mudar, por agora quem quiser um smartphone android para durar e com updates garantidos ofialmente e alternativo, tem de ponderar bem a compra face aos modelos existentes no mercado...

Isso até era tudo verdade, mas em termos teoricos. Mas vendo a novela, ou antes, a tragédia grega, do que foi o update do ICS para o Nexus S desde Dezembro passado até agora, deita um pouco por terra parte desses argumentos ... nesta situação não há bombardeamentos de hardware's nem compilações de códigos fonte, nem o catano ...
 
Última edição:
Ainda bem que mencionas a Microsoft. Realmente quando sai um update não são todos os possuidores de um WP que o recebem. Quando o Windows 8 Phone sair nem vão ser todos os possuidores de um WP a receber o WP 8 (mesmo que hajam pequenas diferenças em funcionalidades devido ao hardware do dispositivo). É que é mesmo tratamento igualzinho ao da Google. Tudo a ver. Bom exemplo. A verdade é que a Google tinha um pouco a aprender com a MS nesse aspecto.

Já antecipava essa resposta ainda antes de submeter o post. É fácil responder a isso: a minha comparação entre Google e Microsoft foi que ambas só vêem € e não se ralam pelos utilizadores. Não foi uma comparação entre o método de updates e eu não estou aqui para jogar às "equipas" e defender uma ou outra. Se no entanto achas que a Microsoft tem um sentido de consciência a nível dos utilizadores que a Google não tem, então és mais um nos rebanhos seguidores respectivos. Todas as manobras que estas empresas fazem são para lucrar e os utilizadores estão longe de serem racionais nestes aspectos e "engolem" muita coisa desde que tenham a percepção que a equipa deles está a ganhar. Até acho que a Microsoft e Apple são dos exemplos clássicos de empresas que se estão nas tintas para os utilizadores e manipulam-os com um marketing descarado, então a última está agora a ser processada pelo Departamento da Justiça dos Estados Unidos por fazer parcerias pela porta do cavalo para subir os preços de eBooks. A Google é que ainda foi disfarçando no início mas no fundo são todas iguais. Podem responder "mas não, olha que a X marca preocupa-se com os seus utilizadores, e prova disso é Y e Z", que é aquela resposta de quem ainda tem fé ou veste bem os emblemas do seu clube mas para mim só não vê quem não quer.
 
Mas alguem tem duvidas!? ninguem trabalha para aquecer, qualquer negócio vê sempre o dinheiro primeiro, por muito que digam que o cliente é o mais importante, no fundo estão a pensar no dinheiro...


Agora quanto aos updates.... venham eles... já optei pelo Nexus S mesmo por causa dos updates... :D :D


No ICS, não vi nada do outro mundo, foi facil fazer o update, pelo menos para mim e para os outros que fiz (ajudei algumas pessoas que tinham receio de fazer manualmente com a OTA oficial)....


A Microsoft é a Microsoft, a Apple igual... a Google está a creacer com o Android... neste momento as 3 têm grande nome a nivel mundial... sinceramente, a escolha deve ser feita conforme a necessidade de cada um... Microsoft para mim é em Pc's e pouco mais, ainda assim prefiro Linux.... Apple, tem bons OS's, mas não me cativam a não ser para trabalho... Android para mim é o ideal para smartphones... facil e intuitivo de usar, leve, simples... com mil e uma possibilidades de customizar a maneira de cada um....


Quem compra outros equipamentos que não os nativos da Google (aka gama Nexus), sabe logo a partida que vai ter problemas com os updates oficiais e se os quiser ao mesmo tempo que os outros, têm que fazer manualmente e com Root... e sinceramente, acho que ninguem fica preso pelo hardware, neste momento no mercado qualquer android acima dos €200 suporta ICS (até alguns abaixo dos €200) sem qualquer problema, o único senão, é mesmo o ter que mudar manualmente com custom Rom's.... aqui a culpa prende-se não a google, mas sim ao fabricante desses terminais...
 
A Microsoft é a Microsoft, a Apple igual... a Google está a creacer com o Android... neste momento as 3 têm grande nome a nivel mundial... sinceramente, a escolha deve ser feita conforme a necessidade de cada um... Microsoft para mim é em Pc's e pouco mais, ainda assim prefiro Linux.... Apple, tem bons OS's, mas não me cativam a não ser para trabalho... Android para mim é o ideal para smartphones... facil e intuitivo de usar, leve, simples... com mil e uma possibilidades de customizar a maneira de cada um....

O Windows Phone consegue-o ser (bem) mais ainda, mas pronto. Este tópico não deve servir para essas comparações e como tal não me vou alongar.

Dizes que compraste um Nexus S por causa dos updates ... eu também o fiz pela mesma razão ...
... mas felizmente tinha uma cadeira em casa :-D. Comprei-o em Dezembro e recebi o update ICS à poucos dias atrás, e vi modelos de outras marcas a receber o update primeiro.
Sinceramente acho que esse argumento a Google já o deitou por água abaixo.
 
As API's agora são incrementais, não é por aí. Portanto, sim, como programador acho aceitável porque não me faz diferença.
Faz diferença porque não podes usar todas as APIs à tua disposição. Não posso utilizar classes da API 15 na API 10.
Portanto fico com 2 hipóteses: Ou desenvolvo para 40% do mercado e não uso a API recente ou uso toda a API mas só atinjo 5% do mercado. E quando for anunciado o Android 5.0? Qual vai ser a quota do 4.0? 10% :-D. Não inspira confiança nenhuma...
Um programador IOS não tem esse dilema: programa logo para 60% do mercado...
Resumindo:a fragmentação é um assunto sério e que merecia mais atenção por parte da google.

Se me conseguires dizer onde é que eu escrevi que eles não queriam saber dos outros fabricantes aponta aí. O que eu disse foi que eles só actualizam a gama Nexus e que quem quer estar seguro compra um, quem não aquer sujeita-se.
Fiquei com essa ideia, se não foi essa a ideia peço desculpa.

E não é por saírem novas versões do SO que os aparelhos Android vão deixar de vender ou as marcas deixar de investir neles. Feliz ou infelizmente o Android está na moda e todos querem ter um porque "sim", as vendas vão continuar a ter um crescimento e enquanto ele não parar no tempo como aconteceu com outros que se sentaram (estou a olhar para a porcaria do Symbian que já dominou) as pessoas vão continuar a comprar e a comunidade vai suportar quem estiver disposto a tal.
Os fabricantes até agradecem, escusam de gastar rios de dinheiro a desenvolver um SO próprio para os seus dispositivos.
Mas acho que este caso do ICS levou muita gente a abrir os olhos e perceber que não há almoços grátis: é que ninguém, tirando a comunidade, quer saber dos clientes pós-venda: nem a google, nem os fabricantes, nem os operadores. Mas a comunidade não pode ser confiada para fidelizar os clientes. Que confiança inspiras nos teus clientes se para terem um telemóvel actualizado precisam de recorrer a fóruns "obscuros"? Isso funciona para geeks, mas para iletrados da informática entram numa loja e compram um iphone...
 
Faz diferença porque não podes usar todas as APIs à tua disposição. Não posso utilizar classes da API 15 na API 10.
Portanto fico com 2 hipóteses: Ou desenvolvo para 40% do mercado e não uso a API recente ou uso toda a API mas só atinjo 5% do mercado. E quando for anunciado o Android 5.0? Qual vai ser a quota do 4.0? 10% :-D. Não inspira confiança nenhuma...
Um programador IOS não tem esse dilema: programa logo para 60% do mercado...
Resumindo:a fragmentação é um assunto sério e que merecia mais atenção por parte da google.

90% das aplicações não precisam de API que vieram com ICS. E tens sempre o emulador que te permite programar para diferentes resoluções e versões de SO. Aliás, a maior parte dos developers recorrem ao emulador e não a um telemóvel-teste precisamente por isto. Como há diferentes resoluções, diferentes SoC (poder de processamento) e diferentes versões de SO, os developers têm que programar as coisas de modo que funcione no maior espectro possível, sempre foi assim com Android...

Onde a Google tem um problema que merece mais atenção é sim no suporte a developers / merchant account. Desde payouts a falharem quase a nível global até à simples inexistência duma forma de contactar a Google directamente, é uma falta de cuidado que não existe por exemplo na Apple AppStore, embora também já tenha outro nível de maturidade mas ainda assim...
 
90% das aplicações não precisam de API que vieram com ICS
Então mas não eras tu que querias novas versões para estares sempre na crista da onda? Depois não te importas que os developers caguem para as novas APIs por causa da fragmentação? Um bocado estranho.

Como há diferentes resoluções, diferentes SoC (poder de processamento) e diferentes versões de SO, os developers têm que programar as coisas de modo que funcione no maior espectro possível, sempre foi assim com Android...

E depois os custos de manutenção ficam tão elevados que alguns developers simplesmente desistem da plataforma.
 
O Windows Phone consegue-o ser (bem) mais ainda, mas pronto. Este tópico não deve servir para essas comparações e como tal não me vou alongar.

Dizes que compraste um Nexus S por causa dos updates ... eu também o fiz pela mesma razão ...
... mas felizmente tinha uma cadeira em casa :-D. Comprei-o em Dezembro e recebi o update ICS à poucos dias atrás, e vi modelos de outras marcas a receber o update primeiro.
Sinceramente acho que esse argumento a Google já o deitou por água abaixo.


Que equipamentos viste a receber a OTA antes do Nexus S!?

Refiro-me a updates oficiais e não a custom ROM's... é que os primeiros que vi a receberem o update oficial foram mesmo os nativos google...
 
Será assim tão difícil, moldar o sistema, de forma a que as actualizações possam ser efectuadas por cima das roms criadas pelas marcas (pois incluem drivers, apps especificas, etc...)??
Dando como exemplo o ubuntu, baseado também em linux, é possível efectuar os upgrades, sem qualquer tipo de perda ou problemas pós-upgrade...
 
O Windows Phone consegue-o ser (bem) mais ainda, mas pronto. Este tópico não deve servir para essas comparações e como tal não me vou alongar.

Dizes que compraste um Nexus S por causa dos updates ... eu também o fiz pela mesma razão ...
... mas felizmente tinha uma cadeira em casa :-D. Comprei-o em Dezembro e recebi o update ICS à poucos dias atrás, e vi modelos de outras marcas a receber o update primeiro.
Sinceramente acho que esse argumento a Google já o deitou por água abaixo.

Recebeste o 4.0.4, os nossos Nexus S e o Galaxy Nexus sao os unicos, que estao a correr neste momento o 4.0.4 de forma oficial, é que o 4.0.3 é bastante pior em termos de fluidez acredita, de facto a espera foi grande, mas valeu a pena ;)

Mas os pessoal do Galaxy Nexus é que deve estar lixado, compraram um aparelho de 500€ que nem o 4.0.3 teve, e pelos vistos o 4.0.4 ainda nao combateu totalmente o lag do aparelho ao contrario do que aconteceu no Nexus S.



Quanto ao topico, mais uma discusao ''mais do mesmo''... acreditam mesmo que uma empresa mal acaba de lançar um update, começa a trabalhar nos proximos 2 ao mesmo tempo? Entao mas a Google é o que? Uma fabricao de pao? :-D
 
Mas os pessoal do Galaxy Nexus é que deve estar lixado, compraram um aparelho de 500€ que nem o 4.0.3 teve, e pelos vistos o 4.0.4 ainda nao combateu totalmente o lag do aparelho ao contrario do que aconteceu no Nexus S.

Mas o SGN tem 4.0.4 já e o lag praticamente que se foi com esta versão.
Antes do 4.0.4 o SGN só conseguia ser 100% fluído como é agora mandando overlock no GPU até 512 Mhz. Sem dúvida alguma que para ICS é preciso uma boa "gráfica".
 
acreditam mesmo que uma empresa mal acaba de lançar um update, começa a trabalhar nos proximos 2 ao mesmo tempo?
Eu acredito, aliás, quase de certeza que é assim. Estas grandes empresas trabalham sempre no futuro, isto é, ainda não lançaram a próxima geração de um produto e já estão a trabalhar duas ou três gerações para a frente, há sempre múltiplas equipas a trabalhar em diferentes releases, embora claro que o trabalho para a próxima está sempre mais próximo da conclusão do que os que estão a trabalhar em produtos do próximo ano. Recordo-me ler o blog de um Finlandês que trabalhou no projecto do N9 ter escrito no blog dele que neste momento estava a trabalhar em telefones cuja data de lançamento é para daqui a 2 ou 3 anos, já quando saiu o 808 a marca disse que o estavam a desenvolver há 5 longos anos...
 
Mas o SGN tem 4.0.4 já e o lag praticamente que se foi com esta versão.
Antes do 4.0.4 o SGN só conseguia ser 100% fluído como é agora mandando overlock no GPU até 512 Mhz. Sem dúvida alguma que para ICS é preciso uma boa "gráfica".
Desculpa? O SGN não era fluído sem overclock?.... É preciso "uma boa gráfica"? E depois ainda dizem mal de outros OSs, ao Android desculpa-se tudo.
Estamos a falar de telemóveis que são verdadeiros canhões de hardware é inaceitável não serem fluidos.
 
Desculpa? O SGN não era fluído sem overclock?.... É preciso "uma boa gráfica"? E depois ainda dizem mal de outros OSs, ao Android desculpa-se tudo.
Estamos a falar de telemóveis que são verdadeiros canhões de hardware é inaceitável não serem fluidos.

Sigh, eu vou-te explicar melhor:

- O SGN é muito fluído mas antes da versão 4.0.4 tinha soluços nalgumas animações e no scrolling de algumas aplicações.
- Estes soluços enquanto que para mim são visíveis para outros não são.
- Se fizesses OC ao GPU, alguns destes soluços desapareciam como é o caso do scrolling em landscape mode. Outros não.
- Com as actualizações das aplicações, a maior parte dos soluços nestas desapareceu após começarem a usar aceleração por hardware (Twitter por exemplo).
- Com o 4.0.4 todos os soluços desapareceram, dando-me a ideia que a maior parte eram animações com uns frames a menos (os que não desapareciam com OC).

Espero que tenhas ficado esclarecido. Android tem alguns defeitos mas a falta de fluidez já não é um deles (há já algum tempo em 90% da utilização tbh). ;)

P.S. E sim, é um canhão de hardware mas com um canhão de ecrã com muito pixel para processar. E o OMAP4 é um SoC que não é dos melhores dual-cores de 1ª geração. Mas o ecrã é que impõe logo outra fasquia, até no iPad 3 o safari é mais lento que no iPad 2 precisamente pelos mesmos motivos.
 
Última edição:
Sigh, eu vou-te explicar melhor:

- O SGN é muito fluído mas antes da versão 4.0.4 tinha soluços nalgumas animações e no scrolling de algumas aplicações.
- Estes soluços enquanto que para mim são visíveis para outros não são.
- Se fizesses OC ao GPU, alguns destes soluços desapareciam como é o caso do scrolling em landscape mode. Outros não.
- Com as actualizações das aplicações, a maior parte dos soluços nestas desapareceu após começarem a usar aceleração por hardware (Twitter por exemplo).
- Com o 4.0.4 todos os soluços desapareceram, dando-me a ideia que a maior parte eram animações com uns frames a menos (os que não desapareciam com OC).

Espero que tenhas ficado esclarecido. Android tem alguns defeitos mas a falta de fluidez já não é um deles (há já algum tempo em 90% da utilização tbh). ;)

P.S. E sim, é um canhão de hardware mas com um canhão de ecrã com muito pixel para processar. E o OMAP4 é um SoC que não é dos melhores dual-cores de 1ª geração. Mas o ecrã é que impõe logo outra fasquia, até no iPad 3 o safari é mais lento que no iPad 2 precisamente pelos mesmos motivos.
Sigh, não precisas explicar, como é Android perdoa-se que um flagship tenha lentidão.
Desculpem mas não consigo perceber como é que admitem que um telemóvel topo de gama tenha problemas de fluidez, e achem normal terem de fazer OC.
 
Desculpa? O SGN não era fluído sem overclock?.... É preciso "uma boa gráfica"? E depois ainda dizem mal de outros OSs, ao Android desculpa-se tudo.
Estamos a falar de telemóveis que são verdadeiros canhões de hardware é inaceitável não serem fluidos.

Tambem se desculpa muitas outras marcas com problemas bem piores, alias muitos omitem e chegam a desmentir problemas que estao a vista de todos... Para alem disso, ninguem desculpou nada e ja foi explicado o problema, que sim, nao podia acontecer, dai o 4.0.4 ja ter resolvido isso ;)

Todos os OS e aparelhos tem problemas, grave era a marca do OS ou do aparelho nao os resolver, e aqui a Google esta a melhorar bastante o ICS que nao saiu propriamente algo de espectacular como se pensava.
 
Última edição:
Sigh, não precisas explicar, como é Android perdoa-se que um flagship tenha lentidão.
Desculpem mas não consigo perceber como é que admitem que um telemóvel topo de gama tenha problemas de fluidez, e achem normal terem de fazer OC.

Bolas ó McFreak, perdi 3m a escrever isso e tu passas tudo ao lado e respondes isso? Eu sei que queres reter a informação de "SGN = LENTO" para depois andares aí a postar e semear discórdia a cortar no Android mas estou-te a dizer que, se há coisa que o SGN não é, é ser lento. Antes da versão 4.0.4 não era 100% fluído (!= "lento"), pelo menos aos meus olhos. Agora está flawless e eu tenho olho clínico para solucitos.
 
Bolas ó McFreak, perdi 3m a escrever isso e tu passas tudo ao lado e respondes isso?
Claro que respondo isso. Estás a arranjar razões para justificar algo que nem devia acontecer.
Se não gostasses tanto do Android reconhecias que a lentidão prévia não fazia qualquer sentido, sejam quais forem os motivos para isso acontecer.

E não vires a questão contra mim, eu não tenho qualquer interesse em que o SGN seja lento aliás quando comprei o iPhone 4S estive entre ele e o SGN, só não comprei este último por ser grande demais. Sou tão contra o telemóvel que até o recomendei recentemente a uma pessoa muito querida.
 
Back
Topo