Apple Event. 14 Setembro 2021.

E preços atualizados dos watches? Há? Vai ser agora que vou comprar um SE pra Maria. Ou não haverá alteração de preços nesse modelo?
Pra mim vou andar a procura de um 6 azul de 44 mm. A ver quem ainda os tem pra venda. Porque acho que não compensa face ao 7.
 
Como era de esperar foram lançados os iPhones 12S (Ok 13 vá lá).

Tipicamente gosto da linha S. Normalmente corrigem coisas que não estavam tão bem na linha anterior e melhoram outras, acrescentando um coisa outra. Neste caso na linha Pro foi o Promotion e no global o vídeo. Nada que salte à vista … isso é para o ano.

Agora é esperar pelo dia 17 para encomendar o Pro Max.

Abraço.
 
Última edição:
Não sei se já aqui deixaram mas:
- ProRes a 4K 30fps mas apenas 1080p 30fps para quem tem iPhone de 128GB.
- Modo Cinematográfico até 1080p 30fps.
- ProRes e Modo Cinematográfico também presente na câmera frontal.
 
Alguém sabe se as pre-orders também costumam acontecer em simultâneo na Amazon.es?

Na sexta feira dia 17, por volta da hora em que a loja oficial da Apple abre para as pré-vendas.

Já há vários anos que compro sempre na Amazon. Sempre fiz pre-order no dia que a Apple especifica. Podes é ter que andar pelas lojas europeias para ver onde há stock e/ou onde arranjas mais barato.

O ano passado fiz na Amazon.fr, mas pré-Brexit foi sempre na Amazon UK. Este ano como o Prime está agora em Portugal pela Amazon.es dava jeito ser lá.
 
E preços atualizados dos watches? Há? Vai ser agora que vou comprar um SE pra Maria. Ou não haverá alteração de preços nesse modelo?
Pra mim vou andar a procura de um 6 azul de 44 mm. A ver quem ainda os tem pra venda. Porque acho que não compensa face ao 7.
Na apresentação
Series 199$
SE 279$
 
Este evento deve ter sido dos mais fracos de sempre da Apple. Que equipamentos mais sem sal, mais do mesmo há 4 anos seguidos. Se não fores cinéfilo estes iPhones valem o mesmo que um iPhone X de 2017. É só gimmicks e splashes de cor. Falam de câmeras durante 1h e meia. Não se consegue mais nenhuma inovação no segmento mobile.

Espero eu aqui pacientemente por um Mac Book Pro 16” com Apple silicon. Parece ser a única coisa onde a Apple está realmente a inovar ultimamente.
 
Na sexta feira dia 17, por volta da hora em que a loja oficial da Apple abre para as pré-vendas.

Já há vários anos que compro sempre na Amazon. Sempre fiz pre-order no dia que a Apple especifica. Podes é ter que andar pelas lojas europeias para ver onde há stock e/ou onde arranjas mais barato.

O ano passado fiz na Amazon.fr, mas pré-Brexit foi sempre na Amazon UK. Este ano como o Prime está agora em Portugal pela Amazon.es dava jeito ser lá.
Nice. Tenho um voucher na amazon.es, vou ter mesmo que gastar por aí.

Costumam chegar em quanto tempo depois do launch day?
 
Resumindo ao máximo o evento, em 2 frases, para mim:

- O mini 6 foi grande. (Pena o preço.)
- Tudo o resto... "Para o ano é que é".
 
Última edição:
Como era de esperar foram lançados os iPhones 12S (Ok 13 vá lá).

Tipicamente gosto da linha S. Normalmente corrigem coisas que não estavam tão bem na linha anterior e melhoram outras, acrescentando um coisa outra. Neste caso na linha Pro foi o Promotion e no global o vídeo. Nada que salte à vista … isso é para o ano.

Agora é esperar pelo dia 17 para encomendar o Pro Max.

Abraço.

Não concordo nada com a ideia de se assemelhar a uma release S. Vejamos:
  • notch finalmente menor desde a sua introdução em 2017 (!);
  • sensor shift em toda a linha, bem como significativamente maior pixel sizes face aos sensores precedentes (foi na minha opinião acima do expectável incremental salto - 1.7 para 1.9 µm);
  • finalmente 120Hz adaptativos;
  • A15 com en/decoder renovado muito provavelmente com suporte ao novo codec AV1 (muito importante em termos de future-proofness e qualidade/performance em streaming);
  • entre outros...
Bolas só aqui há mais do que nos saltos das releases anteriores.
 
A maior novidade deste lançamento, estou impressionado com tamanha feature:


Isso é uma limitação técnica.

Primeiro vamos despachar a não técnica: ProRes ocupa bastante espaço portanto num dispositivo com 128 GB vais notar a falta de espaço muito antes dos outros modelos.

Relativamente à limitação que importa, os controladores dos chips flash (SSD) não são rápidos o suficiente para acomodar esta feature na versão 128 GB. A diferença de velocidade entre esse e os modelos com mais armazenamento até poderá ser algo insignificante para 99% das tarefas, mas aqui está visto que importa.

Depois, tens que ver estes SoC estão dentro de um chassis onde existem n componentes à volta, num espaço sem qualquer tipo de refrigeração ativa, ao contrário de um PC. Portanto, quando aquecem para tarefas pesadas vão acabar por fazer throttle passado algum tempo. Isto degrada a experiência.

O mais provável é terem havido bottlenecks entre a velocidade do controlador SSD nos modelos 128 GB e a performance do A15 quando faz throttle. O throttle vais sempre ter em qualquer modelo, mas a velocidade dos outros (256 GB e acima) são suficientes para filmar 4K e gravar o ficheiro ao mesmo tempo de forma contínua.

Nice. Tenho um voucher na amazon.es, vou ter mesmo que gastar por aí.

Costumam chegar em quanto tempo depois do launch day?

2-3 dias, por vezes até pode ser menos tempo. Mas depende da loja, se for envio Prime diria que até é menos.
 
Isso é uma limitação técnica.

Primeiro vamos despachar a não técnica: ProRes ocupa bastante espaço portanto num dispositivo com 128 GB vais notar a falta de espaço muito antes dos outros modelos.

Relativamente à limitação que importa, os controladores dos chips flash (SSD) não são rápidos o suficiente para acomodar esta feature na versão 128 GB. A diferença de velocidade entre esse e os modelos com mais armazenamento até poderá ser algo insignificante para 99% das tarefas, mas aqui está visto que importa.

Depois, tens que ver estes SoC estão dentro de um chassis onde existem n componentes à volta, num espaço sem qualquer tipo de refrigeração ativa, ao contrário de um PC. Portanto, quando aquecem para tarefas pesadas vão acabar por fazer throttle passado algum tempo. Isto degrada a experiência.

O mais provável é terem havido bottlenecks entre a velocidade do controlador SSD nos modelos 128 GB e a performance do A15 quando faz throttle. O throttle vais sempre ter em qualquer modelo, mas a velocidade dos outros (256 GB e acima) são suficientes para filmar 4K e gravar o ficheiro ao mesmo tempo de forma contínua.
Eu sei disso tudo..., apenas só te faço uma única questão:

Ambos os telemoveis não se chamam Iphone 13 Pro Max? :)

EDIT:

E tambem deixo aqui um desafio, para quem quiser participar:

Digam-me uma empresa/telemovel, que alguma vez fez essa limitação por armazenamento, no mesmo modelo, até hoje :)
 
Back
Topo