Apple Event - Unleashed: 18 de outubro

Tenho um macbook air m1 de 16gb de ram unificadas. E para o que eu faço é uma bala. Seria incapaz de dispender mais dinheiro num mac de 14' com processador m1 pro ou max. O unico upgrade que gostava de ter era o novo ecrã mini led. De resto tenho portatil para mais 3 anitos
 
Estou curioso para ver como o notch vai influenciar o comportamento da menu bar, eu por exemplo tenho muitos icons na menu bar que ficam muito próximos da zona do notch, e estou a 1920x1200, quem use menos resolução ou os menus ou os icons da menu bar vão apanhar essa área de certeza. Farão um scroll lateral?

Não sei bem como vão resolver. Mas do lado dos ícones deviam comprar o Bartender para resolver o problema. Do lado das aplicações é capaz de haver alguma que não consiga ficar na totalidade do lado esquerdo.

Sinceramente, não vejo 1 motivo que seja para alguém ir para o MBP de 13'. Mais vale ir para o Air ou então subir para o MBP de 14'

Com os lançamentos desfasados fica sempre algo para trás. Neste momento o Air em conjunto com o Mac Mini ficam muito atrás em termos de performance. A questão é onde vai ficar o futuro MacBook Air. O sistema de cooling destes MacBook Pro é o tradicional com duas ventoinhas e o Air é completamente passivo. Estou muito curioso.

Os benchmarks que imagino possam ser vistos amanhã acho que não estamos muito bem preparados para o que aí vem. A Intel e e a AMD devem estar a transpirar. Os M1 ficaram lentos de um momento para o outro e vamos perguntar como é possível :D
 
Eu ainda uso o meu mbp retina 13" late 2013, e para o que eu faço é espetacular. Bateria ainda dura, ecrã está ao nível dos mais recentes. A única coisa que me limita são os 128gb de armazenamento. De resto não vejo necessidade de fazer upgrade, até porque para coisas mais intensivas tenho o meu desktop.
 
4 anos !? Isso quero que seja o meu iMac ou qq M1 ….mete o dobro nisso na boa.
Daqui a 4 anos se a Intel não rumar para os arms ainda fica a levar com o pó destes. Lol

Eu concordo a 100%, pois tenho um Imac de 2011 onde apenas fiz o upgrade de Ram para 32GB e adicionei um SSD de 1TB e ainda hoje está ai para as curvas, para fazer tudo aquilo que fazia ha 10 anos atrás, portanto acredito que qualquer Imac M1 de hoje dure uns 10 anitos na boa.
 
Eu concordo a 100%, pois tenho um Imac de 2011 onde apenas fiz o upgrade de Ram para 32GB e adicionei um SSD de 1TB e ainda hoje está ai para as curvas, para fazer tudo aquilo que fazia ha 10 anos atrás, portanto acredito que qualquer Imac M1 de hoje dure uns 10 anitos na boa.

Eu estou decidido a ficar com o meu” amarelinho“ uns bons anos….M1 com 16G de ram e 512 de disco, só se vier a dar problemas. Um belisismo ecrã, silencioso, e bom som, chega-me muito bem…este é para bater record. ;) O único PC fixo que tenho, além de o poder levar para qq sitio da casa rapidamente, devido à sua leveza.
 
Tiraram as portas antes e aumentaram o preço pq era novidade " Apple "

Colocaram as portas de volta e aumentaram o preço pq é novidade......" Apple " 🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️😵
 
Já alguém parou para pensar que estes novos portáteis com os specs todos no máximo serão até melhores que um full spec MacPro (Ralador de Queijo). Mas um custa quase 7.000€ e o outro quase 60.000€.
Pode não ser bem a mesma coisa, mas em certas situações estes novos MacBook são superiores.
Pelo menos nestes faz sentido terem a insignia de "Pro"

Adorava que fossem mais baratos sim, mas para isso existe o M1, o portátil mais barato e melhor do mercado. Eu vou comprar um de 14 M1 Max, com 32gb de ram e SSD 1Tb. Mas será comprador para anos e anos de uso intensivo.
 
Eles não andam perdidos. Simplesmente andam à frente do mercado (bem, tirando o conetor Lightning mas isso é por questões de $).

Não estamos ainda prontos para um futuro completamente wireless: o mercado não está, os devices não estão, os profissionais não estão, e nem os consumidores gerais.

A Apple podia bem criar um iPhone sem ports mas nos Macs isso não dá:

- Como é que ligas um display sem cabos?
- Como é que alimentas um Mac sem cabos?

Talvez daqui a 10 anos.
Já o disse em vários tópicos. O Lightning dá muito dinheiro à Apple, mas o argumento deles contra a obrigatoriedade do USB-C na Europa é bastante válido, o lixo electrónico.

O Lightning existe porque a Apple queria tornar os iPhones mais pequenos. Como tal tinha de substituir o conector de 30 pinos. A porta USB-C ainda não estava pronta (ficou apenas em 2014) então inventaram o Lightning em vez do USB Micro. Para o consumidor era conveniente a porta ser reversível e para eles era mais um negócio (e ainda é).

Isso na altura gerou muitas reclamações de utilizadores que tinham produtos antigos em que tinham de comprar tudo outra vez. Sempre que penso em e-waste desta transição lembro-me sempre daquelas docks da Yamaha para colocar o iPod/iPhone para ouvir música.

A imposição do USB-C nos iPhones, se for para a frente, não sei como anda, vai ser a repetição disto. Os carregadores já são USB-C há muito, nos iPhones é preciso é um cabo USB-C para Lightning. Um cabo pode ser desperdício, mas parece-me ser um desperdício pequeno e bastante reciclável.

Por isso é que eu acredito que o futuro do iPhone vai ser como no Apple Watch, portless.

Quanto aos portáteis, especialmente para profissionais, as portas vão sempre ser importantes. O assunto resolve-se com uma dock/dongle, mas falta uma porta Ethernet a este MBP.

Eu ainda uso o meu mbp retina 13" late 2013, e para o que eu faço é espetacular. Bateria ainda dura, ecrã está ao nível dos mais recentes. A única coisa que me limita são os 128gb de armazenamento. De resto não vejo necessidade de fazer upgrade, até porque para coisas mais intensivas tenho o meu desktop.
Tu podes trocar esse SSD. Ou utilizas um original da Apple (muito caro e difícil de encontrar), ou utilizas um da OWC ou então compras um SSD M.2 NVMe qualquer e utilizas um adaptador porque a Apple trocou a lógica do pinout.

De resto, nos tópicos dos iPhones volta e não volta fala-se de carregadores e eu ontem falei bastante nos 100 W do USB Power Delivery.

https://www.macrumors.com/2021/10/19/apple-140w-power-adapter-usb-pd-3-1/

O carregador de 140 W da Apple também já utiliza Nitreto de Gálio e suporta a norma USB PD 3.1 que suporta potências de 240 W.

https://www.usb.org/usb-charger-pd
 
Não sabia que havia essa possibilidade. Vou pesquisar. Thanks
Tens aqui um exemplo da Amazon:

https://www.amazon.com/dp/B01CWWAENG/ref=nosim?tag=zwame-20

Quanto ao Face ID, é sempre bom ao utilizador poder escolher, mas num portátil não estou a ver grande vantagem nisso. Quando um portátil está adormecido, uma pessoa carrega numa tecla, o portátil acorda e mete a palavra passe.

Com o Touch ID basta carregar no botão Power que tem o sensor em que ele acorda e desbloqueia. O Face ID estar constantemente a ler caras para desbloquear (ou não) gasta bateria, por isso qual a vantagem entre carregar numa tecla random para o portátil ler a cara ou através da memória muscular carregar sempre no mesmo botão?
 
Alguém aconselha esperar por 2022 para ter direito a garantias de 3 anos?
Será que haverá aumennto de preços devido a esse facto?
 
Estou a considerar reformar o meu PC (já está quase com 5 anos) e mudar-me para o MacOs. Estou a olhar para o MacBook Pro 14 pois a portabilidade é importante para mim e no escritório é para estar ligado a monitor externo. Para edição de fotos em RAW no Lightroom e edição de vídeos curtos (máximo 5 minutos) acham que o base dá conta do recado ou é melhor fazer upgrade ao CPU e meter 32GB na RAM?
 
Estou a considerar reformar o meu PC (já está quase com 5 anos) e mudar-me para o MacOs. Estou a olhar para o MacBook Pro 14 pois a portabilidade é importante para mim e no escritório é para estar ligado a monitor externo. Para edição de fotos em RAW no Lightroom e edição de vídeos curtos (máximo 5 minutos) acham que o base dá conta do recado ou é melhor fazer upgrade ao CPU e meter 32GB na RAM?
Para esse uso até o M1 do MB Air dá bem conta do recado... Portanto só posso imaginar que o 14' base seja uma máquina para esse fim
 
Eu já estou para reformar o meu macbook pro 2015. Estou um pouco indeciso entre o 14 e o 16 e até a versão do ano passado do M1. Visto que este investimento é para durar uns bons 5 anos. Vou usar principalmente para desenvolvimento web, mobile e talvez gamedev.

Recomendam o 14 base cpu-8, ram 16 e 512gb ou o 16 base cpu-10, etc?

Cumprimentos
 
Para esse uso até o M1 do MB Air dá bem conta do recado... Portanto só posso imaginar que o 14' base seja uma máquina para esse fim
Obrigado! Eu no Lightroom trabalho regularmente com 200/300 fotos em simultâneo e o meu PC com 16GB já se queixa, daí a pergunta. Mas o processador nem metade do power do M1 Pro tem...

Os 32GiB é mesmo para quem faz trabalhos com coisas mesmo muito grandes (ou com vms).
Portanto para edição em RAW (200/300 fotos importadas) e Photoshop 16GB no Mac são mais que suficientes? Era uma grande poupança!
 
Pode chegar hoje, e daqui 1-2 anos compras uma dSLR com o dobro da resolução e... já não da!

Estas edições são amadoras/ocasionais ou é direto / teu emprego é fotografia? acho que se é o segundo caso, iria pros 32 GB... Se é uso amador/ocasional, não justifica. Se não der para importar 300 fotos, importas 100.

E sim, o LR adora CPU power, quando faço export, o 5600X vai ao máximo :002:

Ao contrário de desktops e muitos portáteis non Apple que dá para fazer upgrades e expandir memória, o macbook nasce e morre com o que vem...
 
Última edição:
Pode chegar hoje, e daqui 1-2 anos compras uma dSLR com o dobro da resolução e... já não da!

Estas edições são amadoras/ocasionais ou é direto / teu emprego é fotografia? acho que se é o segundo caso, iria pros 32 GB... Se é uso amador/ocasional, não justifica. Se não der para importar 300 fotos, importas 100.

E sim, o LR adora CPU power, quando faço export, o 5600X vai ao máximo :002:

Ao contrário de desktops e muitos portáteis non Apple que dá para fazer upgrades e expandir memória, o macbook nasce e morre com o que vem...
É mesmo para uso profissional. Trabalho em marketing e a fotografia tem um peso enorme no meu trabalho. Lightroom e Photoshop são os meus companheiros diários e a componente de vídeo tambem tem vindo a crescer.

Acho que a aposta nos 32GB e o upgrade no CPU é de facto mais segura. Custa a dar os € agora mas fica future proof. Obrigado pelo teu input!
 
Back
Topo