Aprender a programar! JAVA

O Counter-Strike é um mod de half-life que utilizava um motor gráfico modificado do Quake.. por isso penso que tenha sido desenvolvido em C.

Se queres mesmo fazer jogos.. existem alguns sítios que te podem ajudar.

http://www.gamedev.net/

Eu acho que seria melhor começar com alguma coisa simples.. pensa num clássico em 2D como o Space Invaders,Paratrooper ou mesmo um Snake e tenta fazer um remake com algumas modificações.

Cumps
 
Obrigado por tudo. Tive a ver um tutorial no gamedev por acaso xD Mas um amigo meu até deu me uma maneria mais simples de fazer o olá mundo como tava la..

Passado um tempo tambem percebi que nao tinha sido feito para java (isto prai 30 min depois de ter começado) xD

Acho que vou para o C. É a mais versatil, mais comum, mais "útil" para o que quero fazer e outras coisas..

Obrigado a todos!

Cumps Jakejus1
 
Obrigado por tudo. Tive a ver um tutorial no gamedev por acaso xD Mas um amigo meu até deu me uma maneria mais simples de fazer o olá mundo como tava la..

Passado um tempo tambem percebi que nao tinha sido feito para java (isto prai 30 min depois de ter começado) xD

Acho que vou para o C. É a mais versatil, mais comum, mais "útil" para o que quero fazer e outras coisas..

Obrigado a todos!

Cumps Jakejus1

Acho é que não sabes bem o que queres :-D Não leves a mal, mas é normal na tua idade.
 
por acaso portugal precisa mesmo disso :P Mas pagar nao..Mas acho que me consigo safar..Tenho uns friends aqui que me conseguem ajudar. Primeiro vou tentar criar exemplos e mini-jogos (tipo arcade) e depois entao vou tentar criar um RPG. O único problema é a faltar de gente. Somos +/- 3 e 2 (contando comigo) nao temos uma minima sabedoria de java.
Tou a começar a ler tutorials..

Vamso ver no que isto da

Olhar para código-fonte é uma boa abordagem. No entanto primeiro precisas de saber o básico para compreender o que estás a ler. Se em vez de Java estivesses disposto a aprender C++, que é capaz de ser a linguagem mais usada em jogos a sério, então tinhas um mundo de jogos acessíveis. O último que vi foi o Secret Maryo Chronicles, que é um clone GPL do Super Mario.
 
Compra mas é um livro. Existem muitos livros de Java para principiantes. Depois só tens de ler aquilo de uma ponta à outra.

Atenção: Compra um livro o mais recente possivel. Para o J2SE 5.0 ou J2SE 6.0. Pelo menos para o 5 devem existir em Português.

Se não quiseres comprar um livro, podes dar uma olhada nos tutorials da Sun:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/index.html

Eu gosto bastante deles, explicam as coisas objectivamente, sem andar muito tempo à volta do mesmo, e mais precisos e actualizados que aqueles deve ser complicado :007:

E quando é preciso alguma coisa que não esteja nos tuts dou uma espreitadela no "Java Language Specification" (Free download)
http://java.sun.com/docs/books/jls/

Ah, e se calhar é melhor esqueceres o RPG.
Faz antes um RTS. :lol:

Ah, e não é com 30 minutos a fazer Hello Worlds que sabes se gostas ou não de java.
Só após assim umas semanas quando começares a programar com o recurso a objectos e classes (que é a essencia da linguagem) é que já podes ter uma ideia se gostas ou não.
 
Última edição:
Se não quiseres comprar um livro, podes dar uma olhada nos tutorials da Sun:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/index.html

Eu gosto bastante deles, explicam as coisas objectivamente, sem andar muito tempo à volta do mesmo, e mais precisos e actualizados que aqueles deve ser complicado :007:

E quando é preciso alguma coisa que não esteja nos tuts dou uma espreitadela no "Java Language Specification" (Free download)
http://java.sun.com/docs/books/jls/

Recomendo a mesma coisa, foi por aí que aprendi :)

O problema de comprar um livro de Java é que este está actualizado até a Sun lançar a próxima versão :P
 
Tive ontem até as 3 da manha a treinar C++. Epa nada mau. Tive a ler por um livro na net. Consegui aprender muita coisa e ainda fiz uma competiçao em criar uma calculadora em DOS.
Claro é simples para os mais experientes mas para um primeiro dia ;)

C++ é a que vou ficar a estudar. Não mudo de ideias! É o meu Mundo!

(Sobre a calculadora)

Começou com uns erros tipo 1+1 = 64 xD. Fiz uma mudança e ficou 1+1 = 235454 como tambem 2+2 = 235454 :P
Corrigi e tenho a calculadora em funcionamento. Nada mau. O meu primeiro programa! A minha paixão!! lol

Tou agora a tentar criar menus tipo:

(na abertura do programa diz)

Clique 1 para somar
Clique 2 par subtrair
....
Clique S para sair
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Só nao sei bem como criar. Para nao ter de criar outro tópico, conseguem me responder a isto? (Vou criar outro Tópico)

Fiquem bem,

Jakejus1
 
Última edição:
Qualquer que seja a linguagem que queiras utilizar, aconcelho-lhe a experimentar a fazer uma calculadora de "Notação Polaca Invertida". É um exercicio acessivel e onde podes aprender muita coisa.

A explicação:
A notação polaca invertida é um modo de apresentar expressões aritméticas evitando o uso de parêntesis na definição das prioridades dos operadores.

Em notação normal, temos ( 3 + 5 ) X ( 7 – 2 ) e os parêntesis indincam-nos que temos que adicionar 3 com 5, subtrair 2 de 7, e multiplicar os dois resultados obtidos. Em notação polaca, os números e os operadores são escritos em sequência e um operador actua sempre nos números mais recentes da mesma. Os números podem ser comparados a uma pilha de pratos. Os números mais recentes vão para o topo da pilha. O operador considera o número apropriado do topo da pilha e substitui-os pelo resultado da operação.

Nesta notação a expressão referida ficaria 3 5 + 7 2 – X.

Lendo da esquerda para a direita:
3 no topo da pilha
5 para o topo da pilha. A pilha agora contém ( 3, 5 ).
Aplicar o operador + : a soma destes vai para o topo da pilha. A pilha agora contém somente o número 8.
Colocar 7 na pilha.
Colocar 2 na pilha. Esta agora contém ( 8, 7, 2 ).
Aplicar o operador – : tomar os dois números do topo da pilha e subtrair o último do penúltimo, e colocar o resultado no topo da pilha. A pilha agora contém ( 8, 5 ).
Aplicar o operador X : multiplicar os dois números da pilha e colocar o resultado na mesma. Esta agora contém somente o número 40.

Exemplos:

1 + 1 fica: 1 1 +

(2 + 2) * 2 fica: 2 2 + 2 *
 
Não nego o poder o JAVA mas acho-o demasiado "agreste". Os JAVArdos cá do fórum que não me levem a mal. Experimentei JAVA no início deste ano e achei-o demasiado confuso. Usava NetBeans e cheguei a experimentar Eclipse.

Fazer aplicações, por exemplo, em .NET é bem mais fácil do que em JAVA. Pelo menos em VB, C# e Delphi nunca tive grandes dificuldades, ao passo que JAVA é bem mais portável e tudo mais mas ainda assim mto "áspero" e não foi falta de livros. Acho que não entrei no JAVA... o nem precisava daquilo... usei-o mesmo por ser livre. Por querer fazer software de borla.

Ao fim de 7 anos a programar em tudo e mais qq coisa acho estranho - trocar de utilizador? :P
1abraço!

PS - Por mim apostava em C++
 
Fazer aplicações, por exemplo, em .NET é bem mais fácil do que em JAVA. Pelo menos em VB, C# e Delphi(...)

Salvo erro, Delphi nem é .NET (só se agora também é), sobre o Java..., C# é bastante similar a Java..., se sabes C# o salto para Java é bastante curto e fácil de fazer.


Ao fim de 7 anos a programar em tudo e mais qq coisa acho estranho - trocar de utilizador? :P

Não percebi esta da troca de utilizador...

HecKel
 
LOL!
Eu falei do Delphi no q diz respeito ao grau de dificuldade em relação às várias linguagens que mencionei. Ao que sei o Delphi ainda não é MS. Sim, também me foi dito que com C# e C++ chegava ao JAVA num instante...
O JAVA desiludiu-me. Acho que esperava uma linguagem de programação com um IDE muito bom mas até uma máscara de uma textbox tenho que fazer à mão com umas 15linhas de código... acho que nisto o JAVA (ou os IDEs) falha um pouco.

utilizador => era programador que queria dizer :P

1abraço
 
Pois, o problema passa um pouco por aí, por uma pessoa estar demasiado dependente de IDEs, por isso é que sou apologista de só usar IDEs para programar mais depressa e não implementar coisas por nós.

Eu não gosto de Netbeans, e basicamente só uso eclipse, mas tenho ideia que há IDEs para java bastante bons e com uma filosofia tipo WYSIWYG, não te consigo recomendar nenhum porque também não tenho a certeza disto.

HecKel
 
Pois, o problema passa um pouco por aí, por uma pessoa estar demasiado dependente de IDEs, por isso é que sou apologista de só usar IDEs para programar mais depressa e não implementar coisas por nós.

Eu não gosto de Netbeans, e basicamente só uso eclipse, mas tenho ideia que há IDEs para java bastante bons e com uma filosofia tipo WYSIWYG, não te consigo recomendar nenhum porque também não tenho a certeza disto.

HecKel

Desde que conheci o Eclipse, há uns anos, nunca mais quis outra coisa. É verdade que muita gente que queixa de muitas coisas mas o que eu digo é que ainda não lhe apanharam o jeito. Eu digo isto e ainda devo ter muita coisa do Eclipse para aprender.

Em relação à filosofia WYSIWYG, o Visual Editor é bastante poderoso. É pena estar bastante desactualizado (por exemplo em relação à ultima versão do NetBeans) e não suportar alguns layouts mais recentes, no entanto consigo dominar aquilo e fazer exactamente o que quero.

Muita gente diz que aquilo gera muito código inutil. Mais uma vez eu digo que o problema está entre o teclado e a cadeira. :-D
 
Estava a pensar em adquirir o livro Thinking In Java, 4th Edition. Ouvi dizer muito bem do livro, mas foi da 3ª edição, que tem bastante tempo. Neste momento continua a ser uma das melhores escolhas, ou será melhor optar pelo Core Java 2, Vol 1 Fundamentals, ou pelo Beginning Java 2, JDK 5 Edition, ou pelo Head First Java, ou outro?

O preço do Thinking In Java agrada mais, ronda os 50, 55€, em Portugal. No estrangeiro fica a 38€ mais portes, o que dá ela por ela e não espero 2 semanas...
O preço do Head First Java ronda os 65 a 70€ em Portugal, 33€ no estrangeiro... Este compensa mandar vir do estrangeiro, com o tempo de espera e tudo.
O preço do Core Java 2, Vol 1 Fundamentals ronda os 50€ em Portugal. No estrangeiro não vi ainda.
O preço do Beginning Java 2, JDK 5 Edition ronda os 55€-65€, e 46€ no estrangeiro.

Que fariam, no meu lugar?

Um abraço e obrigado :)
 
Thinking in Java.

Podes também dar uma vista de olhos nas edições que estão disponíveis online para ver se gostas, caso estejas em dúvida. Em relação às edições, penso que a metodologia do autor continua a mesma, acrescentando apenas novidades do Java nas novas edições.
 
Thinking in Java.

Podes também dar uma vista de olhos nas edições que estão disponíveis online para ver se gostas, caso estejas em dúvida. Em relação às edições, penso que a metodologia do autor continua a mesma, acrescentando apenas novidades do Java nas novas edições.

Obrigadão pela resposta :)

Tenho as edições anteriores, gostei da ideia, das citações, da teoria toda. Queria perceber como tudo funciona, para pôr na prática, em projectos simples, OpenSource, para mais tarde tirar certificações Java. Tenho andado a ler tutorials, alguns desses livros em PDF, mas olhar pó pc a ler apenas, dá cabo dum gajo. Prefiro ter um livro físico e ir a ler no metro e isso.

Obrigadão mais uma vez. Provavelmente irei comprar o Thinking In Java amanhã. Vou só esperar mais respostas :)

Um abraço
 
Realmente para mim o eclipse é um mundo, já o uso à uns aninhos mas so agora estou a conhecer melhor e tenho a noção que à muito para conhecer. O eclipse além de ajudar muito no desenvolvimento(o belo do ctrl+space :P), existe uma catrefada de plugins para acrescentar funcionalidades ao IDE.

Ao principio o eclipse parece um bocado esquesito e confuso mas depois de algum tempo a perceber como aquilo funciona torna-se uma ferramente bastante boa.

Em relação ao Java... Bem a quantidade de bibliotecas que encontras na net para ajudar a fazer aquilo que tu queres acho que falam por si.

Queres uma biblioteca para comunicar com uma base de dados e manipular os dados, encontras. Queres uma biblioteca para fazer uma UI bonita e eficaz, encontras. Etc, etc, etc...

Já trabalhei em C# e parece me muito bom, a maneira de programar é parecida com o Java, mas em termos de comunidade a do Java é bastante grande.

Para mim Java rulez :D

Mas tambem gosto de C, C++ e do grande PL :D
 
Eu acho que nunca devia ter pegado no Eclipse :P
A sério, habituei-me tanto aquilo e às suas features de correcção de erros, de sugestões, etc etc, que quando me ponho a brincar nlutro IDE, faço compile e aparece-me uma chuva de erros. :lol:

Muito bom mesmo.
 
Back
Topo