Aquecedor que queimam oxigénio

Eu não entendo nada de física ou química, mas penso que não dá para estar incandescente sem um comburente. Não me parece que dê para ter algo incandescente no vácuo por exemplo.

Pois, deve ser por não entenderes nada de Física ou Química :p

http://hyperphysics.phy-astr.gsu.edu/hbase/wien.html

Assim muito resumidamente, o comprimento de onda da radiação emanada por um corpo é inversamente proporcional à sua temperatura (se se aproximar o corpo a um corpo negro).

Talvez se perceba melhor com isto:
http://www.globalsecurity.org/space/library/report/1998/sbirs-brochure/fig-02.jpg

Ou isto:
http://www.physics.ubc.ca/outreach/phys420/p420_04/kenneth/images/diagrams/wavelength.gif

K (Kelvin) é unidade SI de temperatura.


Tu por exemplo estás a irradiar infravermelhos. Se os olhos fossem sensíveis a essa gama de radiação, conseguirias vê-los. Será que estás a arder? Deve ser por gastares oxigénio :P

(Na verdade até estamos em combustão - controlada - e consumimos oxigénio)

Pronto, depois o pessoal enganado pelo senso comum vem para aqui postar estas coisas. Não habia nechechidade :007:
 
Última edição:
Basta pensar num simples lampada de tungstenio (as mais comuns). Ela tem o filamento em incandescencia e, apesar de não estar em vácuo, tem um gas inerte lá dentro. Sendo inerte, esse gas não reage com nenhum dos elementos...
 
E outra coisa, eu tenho cá alguns termoventiladores, e até agora não vi nenhum com os filamentos incandescentes ;)

vocês não estarão a fazer confusão com os aquecedores a gas, que ficam com uma grelha toda incandescente???
 
Se um termoventilador não queima oxigénio, então por que é que o ar fica mais saturado?

Saturado em Química significa que se atingiu a concentração máxima de algo :D

Talvez quase-irrespirável?


Ar quente é menos denso, logo o mesmo volume de ar tem menores quantidades de água e oxigénio.
 
Ainda à bocado me escangalhei a rir qando um colega meu me veio com a dos aquecedores electricos também queimarem oxigénio. Agora chego aqui e vejo que a ideia está mais generalizada do que pensava.
Os aquecedores eletricos não queimam oxigénio nenhum! Sejam de que tipo forem. Alguns secam é mais o ar que outros e as vossas mucosas resentem-se disso. :P Dando a tal sensação de ar pesado. Mas não se preocupem que não morrem por causa disso.
 
Basta pensar num simples lampada de tungstenio (as mais comuns). Ela tem o filamento em incandescencia e, apesar de não estar em vácuo, tem um gas inerte lá dentro. Sendo inerte, esse gas não reage com nenhum dos elementos...

vi um documentario uma altura e lembro-me que eles referiam especificamente que queimavam o Oxigenio para evitar que a lampada fundisse

nao me lembro era se ficava algum gas, ou se aquilo é selado a vacuo(ou o mais perto disso)

em relaçao ao ar seco concordo com o que o SideWalker disse
é quase como respirar ar do deserto e ar numa zona mais humida
quanto menor a humidade do ar, maior a tal sensaçao de ar "pesado"

em relaçao aos termoventiladores o efeito(aquecimento) é bem mais rapido pois a convecçao é forçada, ao passo que nos aquecedores a oleo é natural
 
Última edição:
o meu termoventilador da me a impressao k keima oxigenio ou pelo menos torna o numa coisa um bocado pesada , o melhor é aquecer o quarto com um termovenditaldor e ligar o de oleo pra passar a noite , um a oleo ligado varias horas numa ambiente fechado consegue akecer bem a divisao , eu faço isso la no trabalho onde nao pago luz ;) em casa tenho um ultra mega termoventilador k utilizo pra aquecer o quarto antes de me deitar , mas nunca deixo akilo ligado de noite , ate pk apesar do meu ser um melhorzinho ha por ai muita maravilha a 15 euros k nao da pra confiar , eu nem no meu confio .
 
e que queimem oxigenio? quais recomendam? como é que sao aquelas lareiras novas todas xpto? :X ando pouco informado :P numa sala grande nao deve haver problema certo?
 
O problema com diversos tipos de aquecimento não é tanto "queimarem oxigénio", mas sim produzirem monóxido de carbono. Este gás é inodoro e liga-se à hemoglobina humana com muito maior afinidade que o oxigénio; para além disso, estabiliza irremediavelmente o ferro da hemoglobina, inutilizando-a.

Existem numerosos casos todos os anos de intoxicação por monóxido de carbono, especialmente durante o sono (quando a pessoa não se apercebe dos sintomas). Aqui fica uma lista de alguns materiais que produzem esse gás na combustão:

- Madeira
- Óleo (aquecedores a óleo não produzem)
- Gás Natural
- Gasolina
- Querosene
- Gás "de cozinha" (não natural)
- Carvão (cuidado com as escalfetas a carvão)
- Óleo Diesel

As lareiras normalmente são bem ventiladas, logo não costumam causar intoxicações. O Gás Natural (ou outros gases domésticos) só causam problema quando há uma deficiência no sistema de exaustão (convém fazer manutenção frequente às caldeiras e esquentadores). O carvão torna-se um grande risco nas escalfetas que o utilizam (especialmente nas aldeias, onde as velhotas se fecham em casa com as escalfetas de carvão).

Quanto ao "queimar oxigénio", qualquer aquecedor que utilize "chama" queima esse gás. Aquecedores eléctricos, termo ventiladores, aquecedores a óleo, não queimam oxigénio. Quanto muito, reduzem a humidade relativa do ar e a sua densidade, causando os tais sintomas de "ar pesado"; no entanto, não prejudicam significativamente a respiração.
 
pois, normalmente o que queima oxigenio origina monoxido de carbono, e como se tem de arejar os locais onde o gas e libertado nao tem mta logica aquecer com combustoes :P (a n ser que seja algo tipo a lareira, que o calor passa por um tubo mas o ar nao entra em contacto com as salas...
 
Alguém sabe se os aquecedores de halogénio, queimam oxigénio?

Fiquem Bem.

:lol: ia perguntar isso.
A única coisa que sei é que tenho de estar em frente a ele, tipo solário, para sentir o calor. E perto, de preferência! Não aquece a divisão e se o desligar, passados poucos minutos é como se nunca tivesse estado ligado. Devia ter desconfiado que por €40 não devia ser grande coisa. Vá lá, sempre dá uma luz alaranjada bonita que dá uma certa aura ao quarto. :-D
 
:lol: ia perguntar isso.
A única coisa que sei é que tenho de estar em frente a ele, tipo solário, para sentir o calor. E perto, de preferência! Não aquece a divisão e se o desligar, passados poucos minutos é como se nunca tivesse estado ligado. Devia ter desconfiado que por €40 não devia ser grande coisa. Vá lá, sempre dá uma luz alaranjada bonita que dá uma certa aura ao quarto. :-D

O da minha irmã aquece bastante bem. Por acaso até estou a pensar em comprar, para pôr na divisão onde está o PC (onde estudo, trabalho, jogo e faço outras coisas), e como passo a vida quase toda lá, compro um aquecedor, e como vi aquecedores a halogénio bem baratos no Jumbo (19,99€, 29,99€), vou ver se compro um.

Fica Bem.
 
A única coisa que sei é que tenho de estar em frente a ele, tipo solário, para sentir o calor. E perto, de preferência! Não aquece a divisão e se o desligar, passados poucos minutos é como se nunca tivesse estado ligado. Devia ter desconfiado que por €40 não devia ser grande coisa.

Dica: Vira-o para um móvel de madeira ou algum tipo de tecido. Não aquece tanto como outros tipos de aquecedores, mas é melhor do que estar virado para o ar não aquecendo nada.
 
Back
Topo