Ar condicionado

Boas,
sei que os ACs Mitsubishi e Daikin são sempre altamente recomendados, mas eu tive péssima experiência com os primeiros e não volto a colocar. Tenho lá em casa (sala) um de 15000 BTUs do modelo kirigamine zen (a mais alta gama deles) com apenas 7 anos e, supostamente, avariou o compressor. Ora, numa máquina destas que custou mais de 1500€ a única empresa que se dignou a lá ir verificar o problema (mau era, foram eles que instalaram), pede-me 1350€ de reparação!!!! Ou então, por 1500€, metem tudo novo. Dizem que precisam de dois dias de mão de obra para trocar o compressor! Não sei a fazer o quºe, só se passarem 1 dia e meio a tentar fazê-lo com o poder da mente e depois o outro meio dia a de facto fazê-lo com as mãos... Inacreditável! Paga-se este dinheiro todo pela "promessa" de fiabilidade e garantia de reparação fora de garantia, pois é uma marca mais do que estabelecida, e depois é isto. Comigo não obrigado. Mais ofendido fiquei quando enviei já dois mails à marca a reclamar desta situação e nunca se dignaram a responder.

Com muita pena vai para o lixo (ou melhor, vai para a garagem pois pode ser que entretanto o leve a alguém honesto que o repare) e já comprei um bosch climate 3000i de 12000 BTU. Não conheço nem vejo opiniões, e parece ser produto muito recente, mas bosch costuma ser bom. Melhor ainda, só me custou 437€ em Espanha, já com entrega. E por 180€ arranjei uma empresa certificada para o instalar, já com limpeza dos tubos. Se avariar ao fim de 7 anos leva outro novo e não fica tanta pena. Era entre isto ou um de marca branca das grandes superfícies, por isso... Agora voltar a "queimar" 1500€ para mandar para o lixo quando avariar é que não.

Só um desabafo, vá...
Quando fores ver quanto te cobram na daikin (em pós-venda) também não vais gostar...
E se bosch fosse "bosch" :whistle: funciona até acabar :D
 
Já é "antiga", usa R410A e aparentemente já não há (isto segundo os senhores que queriam reparar por 1350€...
Não importa para a unidade interior.

A unidade exterior e interior custam 800€, menos a interior, que já tens rondaria os 550€, o resto é o que te queriam roubar.


Além disso pela forma como essa empresa te tratou, de certeza que o compressor nao estará avariado.
 
Pessoal que dizem acerca das manutenções de ac? Eu tiro o filtro interior e lavo e a máquina interna não tem grande pó e tem as alhetas limpas . Uns dizem que tem manutenção . Vocês fazem?com que periocidade?
 
Pessoal que dizem acerca das manutenções de ac? Eu tiro o filtro interior e lavo e a máquina interna não tem grande pó e tem as alhetas limpas . Uns dizem que tem manutenção . Vocês fazem?com que periocidade?
Para a unidade interior, uma vez por ano

https://www.amazon.es/dp/B07DNZPQ4W/ref=nosim?tag=zwame00-21


Para a unidade exterior, depende do local, mas normalmente duas vezes por ano, uma antes do inverno, para limpar folhas e sujeira do vento do outono, e em março/abril antes do verão

https://www.amazon.es/dp/B092R41VLY/ref=nosim?tag=zwame00-21
 
Procura por

MSZ-HR42VF​

Pois, mas esse usa gás R32, que me dizem não ser compatível com a unidade interior... Por isso, não havendo quem queira reparar, a solução é tudo novo... Que é o que estou a fazer, mas não é Mitsubishi. Vou experimentar Bosch a ver. Se depois de desmontar conseguir levar a alguém que o repare mando instalar na casa da minha mãe.
 
Convem borrifar com agua destilada depois
OK e em relaçao a pressoes?
È que estava uma empresa a instalar no meu vizinho e veio falar comigo se eu fazia as manuntençoes e assim. Eu disse, que tirava e limpava os filtros, ele disse que tem de lavar a maquina interior e a exterior, verificar as pressoes de gas(pressao ou quantidade de gas), e medir a amperagem ou voltagem. 1x por ano e custa 45€ cada maquina. As minhas maquinas tanto internas como externas com 3 anos de uso normalmente no verao, ainda se encontram como novas, nem lixo nem pó.
 
OK e em relaçao a pressoes?
È que estava uma empresa a instalar no meu vizinho e veio falar comigo se eu fazia as manuntençoes e assim. Eu disse, que tirava e limpava os filtros, ele disse que tem de lavar a maquina interior e a exterior, verificar as pressoes de gas(pressao ou quantidade de gas), e medir a amperagem ou voltagem. 1x por ano e custa 45€ cada maquina. As minhas maquinas tanto internas como externas com 3 anos de uso normalmente no verao, ainda se encontram como novas, nem lixo nem pó.

É um sistema fechado, não faz sentido medir pressões.

Assim como medir a tensão (da rede) não faz nada e medir a corrente depende da carga naquele momento no caso de inverter.

Faz muito mais sentido medir a temperatura de descarga, só por aí se vê se existe algum problema.
 
Eu é limpeza dos filtros e limpeza da máquina exterior e tá a andar. Na minha opinião não se justifica a chamada dos técnicos €€€, a não ser se a máquina interior esteja com pó espalhado pelo seu interior. É poupar os euros dessas manutenções para avarias/trocas a sério.
 
Boas,
Quem tem as unidades interiores da Mitsubishi AP (MSZ-AP35, por exemplo) foi fácil ligar ao interface Wi-fi?
Hoje estiveram cá os técnicos da Keroclima a fazer a instalação e disseram-me, por alto (já saíram tarde), que bastava instalar a app no telemóvel e abrir o WPS do router, não sendo necessário executar nada nas máquinas. Mas nas instruções do manual e da net falam na ligação do device do AC... Isso está em algum lado ou está a escapar-me alguma coisa?
 
Pessoal em 2018 adquiri os meus acs 2 máquinas mitsubishi heavy industries. Não sabia que havia 2 linhas da mitsubishi pensei que fosse tudo igual. Estes compressores são bons também ou é de alguma marca tipo Toshiba ou outra qualquer? Tento procurar na net não encontro informação . O modelo exterior é dxc12z5-s
 
Boas,
Quem tem as unidades interiores da Mitsubishi AP (MSZ-AP35, por exemplo) foi fácil ligar ao interface Wi-fi?
Hoje estiveram cá os técnicos da Keroclima a fazer a instalação e disseram-me, por alto (já saíram tarde), que bastava instalar a app no telemóvel e abrir o WPS do router, não sendo necessário executar nada nas máquinas. Mas nas instruções do manual e da net falam na ligação do device do AC... Isso está em algum lado ou está a escapar-me alguma coisa?
No caso em que o WPS funciona é fácil.
No meu caso não funcionou e obrigou a ir pelo segundo método e deu algum trabalho até entender aquilo, o instalador deixou cá um manual só do wifi, mas no google aparece isso.
 
Back
Topo