Ar condicionado

É um sistema fechado, não faz sentido medir pressões.

Pois, mas isso mostra o quão conhecedores são muito "técnicos" que andam por aí! Há dois anos chamei um desses senhores porque achei que um AC mitsubishi inverter estava a demorar a arrefecer. O que o sr. fez foi só isso: mediu as pressões e disse que estava tudo bem! Provavelmente não está, porque continuo a achar que demora muito, mas sou eu que vou chamar outro "técnico" para lhe dizer que tem que medir a temperatura de descarga do compressor ou tirar o gás todo e pesá-lo para saber se está de facto tudo bem??? Estamos todos reféns de pseudo-técnicos e pseudo-mecânicos e muitas vezes percebemos tanto ou mais do que eles. Só que eles tem as máquinas e o papel que diz que podem mexer nos ACs... enfim...
Vou tentar aproveitar a instalação de um AC novo para ver se me verificam isso como deve ser e, caso falte gás, podem sempre usar o que vã recuperar do AC antigo.
 
Pessoal em 2018 adquiri os meus acs 2 máquinas mitsubishi heavy industries. Não sabia que havia 2 linhas da mitsubishi pensei que fosse tudo igual. Estes compressores são bons também ou é de alguma marca tipo Toshiba ou outra qualquer? Tento procurar na net não encontro informação . O modelo exterior é dxc12z5-s

https://www.oasis-aircon.com/blog/mitsubishi-heavy-vs-mitsubishi-electric-comparison
https://www.canstarblue.com.au/appl...tsubishi-heavy-industries-air-con-comparison/

Informação em inglês, se não perceberes inglês o que diz nos artigos é que são as duas boas mas completamente independentes, ficando-me a ideia que a eletric é mais avançada a nível de features mas a nível de qualidade da maquina são as duas sólidas, com a ressalva que se os artigos são em inglês, sao provavelmente opiniões mais para o mercado americano.
 
Pois, mas isso mostra o quão conhecedores são muito "técnicos" que andam por aí! Há dois anos chamei um desses senhores porque achei que um AC mitsubishi inverter estava a demorar a arrefecer. O que o sr. fez foi só isso: mediu as pressões e disse que estava tudo bem! Provavelmente não está, porque continuo a achar que demora muito, mas sou eu que vou chamar outro "técnico" para lhe dizer que tem que medir a temperatura de descarga do compressor ou tirar o gás todo e pesá-lo para saber se está de facto tudo bem??? Estamos todos reféns de pseudo-técnicos e pseudo-mecânicos e muitas vezes percebemos tanto ou mais do que eles. Só que eles tem as máquinas e o papel que diz que podem mexer nos ACs... enfim...
Vou tentar aproveitar a instalação de um AC novo para ver se me verificam isso como deve ser e, caso falte gás, podem sempre usar o que vã recuperar do AC antigo.
para perder gás ao longo do tempo só se houver fugas, pelo que sei.

tive isso num dos equipamentos montado agora e deixou de fazer frio, claro que nao tenho know how para saber se meteram o gas em condições ou a quantidade ,o que faço é medir a temperatura de saida deles e comparar entre eles. btw, agora no verao a fazerem frio sai a 10º
 
https://www.oasis-aircon.com/blog/mitsubishi-heavy-vs-mitsubishi-electric-comparison
https://www.canstarblue.com.au/appl...tsubishi-heavy-industries-air-con-comparison/

Informação em inglês, se não perceberes inglês o que diz nos artigos é que são as duas boas mas completamente independentes, ficando-me a ideia que a eletric é mais avançada a nível de features mas a nível de qualidade da maquina são as duas sólidas, com a ressalva que se os artigos são em inglês, sao provavelmente opiniões mais para o mercado americano.
ok, era isso que queria saber. entao o compressor é da marca da mitsubishi . Para ja trabalha bem vou lhe fazer em breve uma manunteçao.
Obrigado abraço.
 
Boas,

Recebi aqui um orçamento para a instalação (o apartamento tem pré-instalação mas têm que limpar e testar) de 1 multi-split e 4 unidades interiores.

Mitsubishi Electric
MZX-4F83 + 3*MSZ-AP25+ MSZ-AP35 - 3957€

TOYTOMI
MFMR32 + 3*TRN 828 + TRN 835 - 2674.05€

Que é que acham?

Pelo que tenho visto está dentro da média, correcto?

E acham que se justifica os 1300€ de diferença?

Já agora, andei a fazer uma pesquisa pouco exaustiva mas vou sempre bater no mesmo.

A compra de AC é elegível para uma candidatura ao Fundo Ambiental?

É que encontro o regulamento mas depois o site não mostra mais informação.

Já foi gasto o plafond?
 
Última edição:
Boas,

Recebi aqui um orçamento para a instalação (o apartamento tem pré-instalação mas têm que limpar e testar) de 1 multi-split e 4 unidades interiores.

Mitsubishi Electric
MZX-4F83 + 3*MSZ-AP25+ MSZ-AP35 - 3957€

TOYTOMI
MFMR32 + 3*TRN 828 + TRN 835 - 2674.05€

Que é que acham?

Pelo que tenho visto está dentro da média, correcto?

E acham que se justifica os 1300€ de diferença?

Já agora, andei a fazer uma pesquisa pouco exaustiva mas vou sempre bater no mesmo.

A compra de AC é elegível para uma candidatura ao Fundo Ambiental?

É que encontro o regulamento mas depois o site não mostra mais informação.

Já foi gasto o plafond?

O preço já vem incluído a mão de obra ou ainda tens de pagar esse extra?
Em relação ao fundo ambiental os ar condicionados estão contemplados. Podes sempre fazer a candidatura, pois mesmo que acabem os 30 milhões penso que ainda vão ser libertados mais 9 tranches de 30 milhões cada, segundo o que disse o Antônio Costa.
 
Já está tudo incluído.

Em relação ao Fundo Ambiental, obrigado.

Vou ter que pesquisar melhor, então.

Obrigado.

Vê os documentos que precisas para o fundo ambiental, eles são bastante exaustivos e tem de ser técnicos certificados.
Tira também fotos antes de colocar os aparelhos.
 
Que???

Tudo o que passa na rua de 30°C e em casa 25°C merece AC para mim.

E assim espero reduzir ainda mais a factura de electricidade no inverno, também.

Nem de propósito, hoje vem cá um técnico /comercial de KeroClima e tenho já ali outro para comparar.

Edit: alguém sabe se os 30M€ do Programa Fundo Ambiental ainda estão disponíveis?
 
Última edição:
Que???

Tudo o que passa na rua de 30°C e em casa 25°C merece AC para mim.

E assim espero reduzir ainda mais a factura de electricidade no inverno, também.

Nem de propósito, hoje vem cá um técnico /comercial de KeroClima e tenho já ali outro para comparar.

Edit: alguém sabe se os 30M€ do Programa Fundo Ambiental ainda estão disponíveis?

Sobre o fundo ambiental…sim, praticamente ainda quase não foi gasto 1M dos 30M€.

Mas já existem mais de 10000 candidaturas…e se todas fossem para pagamento (o que não é o caso, cerca de apenas 20% transitam para pagamento) daria os 25M€.

Resumidamente, se tiver quem lhe faça o trabalho que seja uma empresa certificada, nem olhe para trás.
 
@imaNuS, obrigado pelo feedback.

As empresas que estão na corrida são ambas certificadas, pelo que suponho que não haja questões por aí.

Só 20%?

Mas há assim tanta candidatura com erros ou falhas ou os critérios são assim tão estreitos?

Amanhã já devemos avançar.

Obrigado, mais uma vez.
 
@imaNuS, obrigado pelo feedback.

As empresas que estão na corrida são ambas certificadas, pelo que suponho que não haja questões por aí.

Só 20%?

Mas há assim tanta candidatura com erros ou falhas ou os critérios são assim tão estreitos?

Amanhã já devemos avançar.

Obrigado, mais uma vez.

Há mesmo muito pessoal que não tem os critérios todos. Se tiveres toda a papelada direita não há como não estar elegível para receber.

Gostava de salientar também que neste novo apoio de 2021 apenas entra a despesa sem o IVA.
 
Concorri a semana passada aos apoios do Estado com um ar condicionado. A candidatura é relativamente fácil mas trabalhosa. Pediam fotos antes e depois da instalação, eu não tinha do antes mas vamos ver se aceitam.
 
Isso é simples, desmonta tudo e tira foto [emoji1787].

Estou a brincar, claro.

Obrigado pelo feedback.

Eu estou a começar a juntar a papelada.
 
Muito arriscado.

Alias até com a legenda das fotos implicam.

Mas sabes se ipmlicam e pedem para retificar? Ou excluem logo a candidatura?

Tenho fotos em que não está instalado que tirei com os homens a trabalhar porque aquilo parecia a faixa de gaza. Também devo ter algures no telemóvel fotos da casa quando acabei as obras antes de ir para lá morar...
 
Back
Topo