Armazenamento de filamento

Pois, o ideal seria algo como essas "fiambreiras", a ver se encontro alguma coisa :wvsore:

EDIT: EHHHHH!!! fogo!!! Os rolos da BQ de 1kg não cabem por um bocadinho assim....
Até dá raiva ser por tão pouco lol

EDIT 2: Encontrei esta caixa é um pouco grande para um rolo mas na falta de melhor.
File

SPACEO 25X19X29 cm, 9 litros

EDIT 3: Bem hoje fui às compras :D comprei a spaceo que mencionei, não existe a possibilidade de vedar tão bem com as da Ikea :( dá para 1 rolo de 1kg talvez dê para dois, só experimentei com a embalagem, entretanto comprei também a samla de 22 litros, e ainda considerei seriamente comprar a TILLSLUTA de 10 litros, mas o facto de não ter nada para prender a tampa deixou-me de pé atrás, @jbaiao usas algo para prender a tampa na que metes com o rolo que está a uso?

Entretanto fotos :D :
0b71bb0ae0965536181c32ec83187cba.jpg
cdc43bb926c8327329ddf820ac681d55.jpg
cc92257d17db38d9ae3875239a0d2bd4.jpg
4216ee476e814ea0bc28f6dcc1404241.jpg
1413029976b7bb98ec9e9064432a6f96.jpg
5e0b0eb8db29ece8c3ee044cd830d242.jpg
66a5916b453ac0638f456867d09d0ffd.jpg
cfaf717158eb3e5d60d531dbd89b54bb.jpg
664df2e40073ece10be755588eb80c1b.jpg
 
Última edição:
Também comprei uma dessas ontem. Penso que chega para uma bobine e o pequeno desumidificador.
Achas que vale a pena colocar borracha para garantir que a caixa fica bem selada?
Estava a pensar arranjar agora uma daquelas válvulas tipo compressor para passar o filamento de dentro da caixa para a impressora.
 
Aproveito a conversa, para mostrar como passei a guardar o filamento apös a group buy de silica aqui com o @Djizasse e com o @jbaiao ! ( tks aos dois, um por liderar a compra e outro por me convencer ;) ).

3kilos de silica depois , imprimi a seguinte caixa:

https://www.thingiverse.com/thing:2217859
No slicer que uso alterei as proporções para 130% em X ,75% em Y e 95% em Z para ficar com as medidas que pretendia.

uXJTATq.jpg


Ao olhar para os sacos de silica e tambem com algumas pesquisas, percebi que a silica larga algum pó, muito fino ( pelo menos enquanto está seca ) , de modo que procedi da seguinte maneira, para nao contaminar os rolos dentro da caixa.

Comprei tela no aki, na zona dos revestimentos para jardins e afins ( 40 cts 1metro.... tenho tela para o resto da vida ) . Tela branca, fininha e permeavel ao ar.

SgT2yWL.jpg


Com um molde de cartao, cortei tela para as tampas e interiores ( o molde depois tambem ajuda a pressionar a tela nas paredes da caixa )

Com a cola em tubo, meti quer na caixa, quer na tela, nas zonas a colar , cortando os cantos na tela para a caixinha.

tY4yKCy.jpg


Esperei que tudo secasse, e aparei!
Enchi com silica e fechei com um velcro para evitar acidentes

KDUH9KX.jpg


Para as caixas, fiz assim :

aDaEyaI.jpg

RJLdEoj.jpg


Arrumação final, podia era ter limpo as dedadas...

8tgmHy4.jpg


Quanto a caixa que me alimenta o filamento para a prusa:
( sorry, fotos antigas)

https://www.thingiverse.com/thing:743280 - suporte de rolos
https://www.thingiverse.com/thing:393890 - lid clip
https://www.thingiverse.com/thing:878919 - feeder em angulo para os push connectors


GI63Noq.jpg


Caixa ikea com tubo pvc para suporte

oucxC9N.jpg

r4kTHfQ.jpg

No fim, caixa selada, e o adaptador para passar o filamento permite colocar tubo ptfe até á cabeca da extrusora.
Abc
 
Última edição:
Eu tambem guardo os meus rolos desta forma. Tenho duas caixas de plastico compradas na loja dos chineses e cada uma delas tem uma meia com silica dos gatos. tenho lá rolos guardados desta forma com mais de 2 anos e sem problema de humidade. Troco a silica das meias uma vez por ano.
 
Hehe por acaso esqueci-me de meter contigo... achei engraçado um desafio que coloquei à tanto tempo, ainda encontrar candidatos!

mais um a imprimir com fio dos aparadores, acho o maximo.
Dito isto, nunca imprimi com nylon ainda para mais dos aparadores...

a melhor pessoa para ajudar será o @ajmartins , que na altura fez logo a experiencia! Diria apenas que julgo que o nylon precisa de temps acima dos 240° o que significa que se a tua extrusora tiver tubo ptfe na garganta, é para esquecer. Se for full metal, força nisso!

Só nao percebi a expressao estendal, o contexto da mesma, sorry.
 
Hehe por acaso esqueci-me de meter contigo... achei engraçado um desafio que coloquei à tanto tempo, ainda encontrar candidatos!

mais um a imprimir com fio dos aparadores, acho o maximo.
Dito isto, nunca imprimi com nylon ainda para mais dos aparadores...

a melhor pessoa para ajudar será o @ajmartins , que na altura fez logo a experiencia! Diria apenas que julgo que o nylon precisa de temps acima dos 240° o que significa que se a tua extrusora tiver tubo ptfe na garganta, é para esquecer. Se for full metal, força nisso!

Só nao percebi a expressao estendal, o contexto da mesma, sorry.
Achei imensa piada à coisa e decidi experimentar.
Se calhar, "estendal" não foi a melhor escolha de palavras ahah. Referia-me à caixa apetrechada.
Supostamente é o melhor método de impressão com matérias hidrofílicas.
 
@Djizasse , não tinha transparente à mão, mas Tinha urgência nas caixas. As últimas já foram feitas em transparente que entretanto comprei.

Contudo a mudança de cor para saturado é tão grande que eu acho somente olhando pelas frinchas , mesmo com a tela percebemos bem a mudança do laranja para o verde .

Se não é só tirar o velcro e espreitar .
 
Boas, lá fui eu outra vez às compras :D comprei a TILLSLUTA de 10 litros, mais uma SAMLA de 22 litros, e os respectivos clips, comprei mais filamento, entre outros, comprei um rolo de filamento de um quilo de nylon preto, da marca Technology Outlet, entretanto reparei que este rolo era mais estreito que os da BQ, e fui experimentar na Lock & Lock de 3,4 litros, e mesmo com o plástico, e sem suporte em baixo, aquilo fica mesmo à justa, afinal @Djizasse encontrei rolos de 1 Kg, que se calhar, podem ser usados dentro destas caixas durante a impressão :D ;)

Entretanto medidas das caixas, que pode dar jeito futuramente, a outras pessoas;

SAMLA de 22 litros

Dimensões externas

Altura: 28 cm
Comprimento: 39 cm
Largura: 28 cm

Dimensões internas

Altura sem tampa: 26,5 cm
Altura com tampa: 25,5 cm
Comprimento topo: 36,7 cm
Comprimento a 4 cm do topo: 33 cm
Comprimento fundo: 29,8 cm
Largura topo: 25,5 cm
Largura a 4 cm do topo: 24,5
Largura fundo: 21,2 cm

TILLSLUTA de 10 litros

Dimensões externas

Altura: 22,5 cm
Comprimento: 30,5 cm
Largura: 22,5 cm

Dimensões internas

Altura sem tampa: 21,7 cm
Altura com tampa: 21 cm
Comprimento topo: 28,7 cm
Comprimento fundo: 26,1 cm
Largura topo: 20,7 cm
Largura fundo: 18 cm

SPACEO de 9 litros

Dimensões externas

Altura: 25 cm
Comprimento: 29 cm
Largura: 19 cm

Dimensões internas

Altura sem tampa: 23 cm
Altura com tampa: 24 cm
Comprimento topo: 25,5 cm
Comprimento fundo: 23,1 cm
Largura topo: 16,7 cm
Largura fundo: 14,5 cm
 
Última edição:
Só faltam as pics
Pois eu sei, mas tirei hoje à pressa :D
Não será um rolo de 750g?
Não, é de 1 Kg ;) mas hoje lembrei-me de virar a caixa ao contrário, para tentar perceber se tinha folga suficiente para rodar, infelizmente não tem :( fica à justa na mesma, até à tampa deve ter meio centímetro, ou menos, o rolo tem 20 centímetros de diâmetro, e a caixa tem 19,7 cm no ponto mais baixo, por causa da abertura na tampa, e de comprimento deve ter 20,5 cm no meio, mas como é arredondada nos cantos, fica mesmo, mesmo à justa, e aquilo para rodar lá dentro, não me parece boa ideia :(

Bem ficam as fotos :D
A6i8KlP.jpg

5ID8b44.jpg
wfxClkd.jpg

6IK87sC.jpg

x23SW6u.jpg

yoJrVsa.jpg

Na TILLSLUTA fica assim:
Wx3iDMp.jpg

I1jpQPC.jpg

Só fica bem assim:
rcsCc6D.jpg

rgVHXkN.jpg

Veio nesta caixa:
nLpU27Z.jpg

Vd1drgy.jpg

Pela Amazon.es :D
5019Qgt.jpg
EDIT: tive que mete-las na IMGUR que não consegui pelo Tapatalk :(
 
Bem, encomendei um frasco de 500 gramas, mas o vendedor não responde, lá vou ter que pedir o dinheiro de volta, parece que vou ter que fazer nova encomenda de gel sílica, alguém interessado em comprar também? Vou encomendar pelo menos 2 kg...

EDIT: ... da zona de Lisboa. ;)
 
Acho que já tinha visto um parecido, de qualquer forma é para tentar reproduzir a polybox, o único problema de fazer isso numa caixa hermética é que a água não entra, mas também não sai, outro tiro no pé, foi no final do video, meter um saco de gel sílica por trás do higrómetro/termómetro onde muito provavelmente fica o sensor :facepalm:, logo as leituras não vão ser as mais corretas, digo eu, não sei...

Mas as ideias são boas, contudo não gastas em gel sílica :shifteye:, mas gastas em eletricidade :neutral:...
 
Bem, encomendei um frasco de 500 gramas, mas o vendedor não responde, lá vou ter que pedir o dinheiro de volta, parece que vou ter que fazer nova encomenda de gel sílica, alguém interessado em comprar também? Vou encomendar pelo menos 2 kg...

EDIT: ... da zona de Lisboa. ;)
Qual o preço? Estou interessado num kg.
 
Back
Topo