1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

As razões porque adoro ou odeio a tecnologia Flash na web...

Discussão em 'Web Development' iniciada por michael c, 13 de Julho de 2008. (Respostas: 79; Visualizações: 4420)

  1. michael c

    michael c Power Member

    Saudações

    Correndo o risco de ver a thread encerrada por flames, decidi abrir este tópico. Vejo muita gente pela techzone a criticar de forma quase cega a tecnologia flash. Por outro lado vejo tambem alguns que são apologistas desta tecnologia. Este tópico servirá para debater todas essas questões.

    Contudo, não poderia deixar de fazer um pedido. Usem argumentos racionais, não digam apenas "odeio flash porque não presta e quem gosta tem mau gosto" ou "toda a web devia ser baseada em flash porque os sites nesta tecnologia são fixes". O que proponho é um debate saudável, sem flames, sem picardias entre os users.

    Esta é uma questão muito pertinente e eu gostaria realmente de saber o que a comunidade de webdevelopment da techzone pensa sobre isto. Em vez de andarmos a criar offtopic por outras threads sobre esta temática, aqui está finalmente uma thread onde podem dizer da vossa justiça sem entrar em offtopic.;)

    Cumps,
    michael c
     
  2. akgis

    akgis Power Member

    O Flash ta ai para ficar e a medida que as ligações tem mais bandwidth mais sites em flash virão.

    Flash e uma ferramente muito boa para fazer sites pequenos, comerciais(não confundir com lojas online), animações, jogos, sites que requerem extrema interactividade e pouco mais.

    Mas para sites mais complexos como por exemplo lojas online, flash não e ferramenta mais apropriada, deve ser sim usado em conjunto com outras ferramentas como por exemplo asp, php etc + javascript.

    Já trabalhei com ASP profisionalmente e PHP em amadorismo e embora não tenha conhecimentos profundos de Flash não "odeio" o flash nem os sites que aparecem ai em flash como cogumelos, temos que reconhecer que flash e uma ferramente importante para os designers e foi um claro impulsionador aquilo que se chama de "Internet 2.0"
     
  3. nram

    nram Power Member

    Quanto a essa tecnologia como todas as outras tem vantagens e desvantagens...
    Uma das grandes vantagens é o facto de podermos com ela tornar tudo e mais alguma coisa dinâmica... fazer dela um simples jogo, lá sei... talvez algo mais chamativo.

    Mas por exemplo tem desvantagens, principalmente ao nível de indexação. Também tem outra desvantagem, que é sobretudo o tempo que demora a carregar a página... vejámos, um site com meia dúzia de imagens, só com texto tem cerca vamos supor de 300Kps, um site em flash, nem que só tenha essa mesma página, com o mesmo conteúdo se calhar já terá 500 ou 600Kps.. digámos que iria ser o dobro do tempo a carregar, mas agora com as velocidades que temos isso é uma questão de poucos segundos. Também terá outra desvantagens, para aqueles computadores com menos recursos, irá tornar o computador certamente mais lento. E ainda outro factor, que se calhar o mais importante, o tempo de manuntenção que aquele site irá ter, se calhar demora mais tempo que um site em HTML/PHP... etc...

    Bem, acho que está alguma coisa dita. Eu sou "contra" o flash, tenho um plugin para bloquear qualquer tipo de coisa em flash no browser (só se tiver mesmo que ser, como por exemplo no YouTube, ou assim) ...

    Cumprimentos.
     
  4. paulojreis

    paulojreis Power Member

    nenhum dos grandes sites/bandeiras da Web 2.0 é feito em Flash. Comunidades, blogs, sites de partilha de fotos, Wikis, Twitters, Bookmarkers Sociais, não há nenhum exemplo fulgurante em Flash. Aliás, uma das buzzwords associadas à Web 2.0 é o AJAX...
     
  5. michael c

    michael c Power Member


    Road Runner

    The Road Runner Portal defined web 2.0 when it was released back in 2004, quickly setting the benchmark for internet portals. When the Road Runner portal was launched in 2003, it was the most advanced portal ever built in Flash, and showed the world how the web is not limited to static HTML interactions, but can also offer a dynamic, rich, and engaging user experience.

    Site of the Year

    The Road Runner portal won the 2003 FWA Site of the Year award and the 2006 Flash Forward Technical Merit award. Road Runner was also the runner up for Adobe's 2003 Max award for Customer Facing Experience Category.


    fonte

    ;)

    Cumps,
    michael c
     
  6. akgis

    akgis Power Member

    Disse uma ferramente não disse a ferramente, alias o Youtube so é possivel graças ao flash.

    Ja havia sites com videos sim mas requeriam WMP, quicktime, realvideo, plugins que a maioria não tinha não queria saber e demoravam muito a carregar
     
  7. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Pois, é mais o AJAX que o Flash, um dos impulsionadores da Web 2.0.

    Eu gosto de flash quando é bem usado, isto é, quero poder ter acesso a todas (ou a principal parte d)as funcionalidades de um site, mesmo tendo o flash desactivado. Quero poder navegar com o flashblock do FF activo, sem problemas.
    Claro, há sites que precisam de flash; é essa a base dos vídeos do YouTube, mas eu posso navegar livremente no YouTube com o flash desactivado, ainda que perca os vídeos.
    O que é que não gosto/não aprecio? São os sites inteiramente feitos em flash, ou onde o flash seja uma componente essencial. Ainda que possam ser bonitos e úteis, e ainda que em alguns casos isso se justifique, acho que muitas vezes são usados desnecessariamente, apenas para acrescentar "plim plim" à página que se calhar até dispensava, ou que um bom javascript também fazia.

    Depois, é o facto de que, para SEO, um site totalmente feito em flash não é indexado, como foi referido pelo nram.
    Tudo depende do objectivo do site. Se é informativo, nem pensar em fazer com que este seja baseado em flash. Arriscavam-se a que muita gente, só por não ter o plugin, ficasse impossibilitada de ter acesso ao conteúdo.

    Ah! E um flash mal programado é mesmo do piorio. Nada me irrita mais do que tentar navegar num menu Flash (menus Flash, aqui está uma coisa que realmente desgosto!) mas este não ter qualquer efeito na página. Acabo por não conseguir aceder àquilo que queria só por causa de uma coisa mal feita.

    Isto depende de site para site. Há sites que servem apenas para ser bonitos, e aí, o flash justifica-se, e só vê quem quer. De resto, sou a favor que é muito mais importante usar um site, e que este esteja feito de forma leve e intuitiva, do que ver sem poder fazer grande coisa.
    Mas isto sou só eu.

    edit - a título de exemplo, acho que era o site da UZO que tinha o formulário de envio de SMSs em flash. Mesmo que não seja, foi algo deste género que me aconteceu. Houve uma altura em que precisei de enviar uma SMS pelo site, e estava a correr Linux nesse momento (onde não sei instalar plugins). O que aconteceu é que não consegui ter acesso a essa parte do site (acho que nem login consegui fazer), só porque havia partes que eram baseadas em flash. Perdi funcionalidade a troco de nada.
     
    Última edição: 13 de Julho de 2008
  8. paulojreis

    paulojreis Power Member

    É ferramenta, "ferramente" está errado. E tás a analisar um fenómeno social através das tecnologias, o q é errado também. O uso do Flash Player foi bom para o Youtube, dado q muita gente o tinha instalado nas máquinas, mas o importante foi o aspecto da partilha e do User Generated Content.

    O RoadRunner está longe de ser um porta estandartes da Web 2.0... o Youtube é um melhor exemplo mas quer-me parecer q a essência do site (o upload de user generated content, a partilha, os comentários e a comunidade) identifica-o mais do q a tecnologia q usaram para tocar vídeo.

    De qualquer forma, o q está aqui em causa é dizeres q o Flash foi um impulsionador da Web 2.0... e, com isso, eu não posso de forma alguma concordar.
     
  9. michael c

    michael c Power Member

    O Youtube é na essencia vídeos que são partilhados para quem acede ao site...e a verdade é que esses videos sem flash player não funcionam. É realmente um excelente exemplo da web 2.0 o Youtube.

    Também não acho que o flash tenha sido o grande impulsionador da web 2.0. Mas a verdade é que ajudou...ou não? O AJAX será eventualmente e como já disseram em termos tecnologicos responsável por isso.

    Cumps,
    michael c
     
  10. anjo2

    anjo2 Power Member

    Não percebo porque ainda não se falou de acessibilidade, um dos pontos mais criticos do flash além da indexação de um site flash, o flash numa página deve ser usado o menos possível, tal como o javascript, devido à sua acessibilidade e não só, claro que há coisas que só com javascript ou ajax, e flash é possível (também temos sites em java). Não adoro nem odeio flash, simplesmente é useless.
     
  11. michael c

    michael c Power Member

    Estas são as frases que devemos evitar anjo2, porque se fosse useless não existia.:007: Mas não vamos entrar em flames senão isto descamba.

    Cumps,
    michael c
     
  12. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Em parte ele tem razão. "Useless" => "inútil". Não acho que o flash seja de todo útil. A verdadeira utilidade está no conteúdo, e não em todos aqueles efeitos bonitos à volta dele que quase o escondem.

    Aquilo não era uma flame ;)
     
  13. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    Antes de mais quero dizer que não sou contra o flash, como não sou contra nenhuma tecnologia! Sou é contra o uso abusivo e complicação que muitos fazem com o flash! Flash sim, sites totalmente em flash não... para mim é esta a regra, concordem ou não concordem.


    Respondendo então aos posts da outra thread. Principalmente a ti e ao nosso amigo acaru pesado.


    Não fiz nenhuma cruzada! Eu dei argumentos mais que suficientes contra aquele site, se não os viste o problema não é meu.. vai reler. Os gostos claramente não se discutem, mas isso não impede de eu olhar para uma coisa mal feita e dizer que esta mal feito, se o pessoal gosta de porcaria o problema não é meu.. vai reler.

    Eu não fui mordido por bicho anti-flash, fui sim mordido pela falta de bom senso que as pessoas têm em usa-lo massivamente sem sequer o fazerem decentemente, vai reler as minhas razões... mais uma vez...




    Concordo plenamente, ele tem razão a isto que disse e na resposta que deu quando foi criticado por alguem ... quanto ao reply a este post do acaru pesado..


    Isto comprova tudo que eu disse na outra thread, que o pessoal que gosta não sabe do que fala! O SEO cada vez interessa mais e cada vez mais vai interessar!


    ---

    Respondendo agora a esta thread:

    Nota-se... com 8mbits o outro site "lindo" do acaro pesado demorou o que? 30s a abrir? Algo que demore mais do que 3-5s é muito.

    O problema é que a maior parte desses sites estão mal estruturados e organizados e primeiro que se encontre alguma coisa lá é uma PITA (pain in the ass). Obvio que para animações é excelente, mas podes ver o exemplo de imensos sites com animações e outros componentes em flash em cima do HTML, ou seja, tens "componentes" do flash dentro do site e não o site ser o flash... isso normalmente é fail! Vocês fartam-se de dar bons exemplos, mas isso corresponde a que? Uma percentagem pequena de sites em flash, certo? Mais uma vez é relativamente a isso que estou contra.

    Como já disseram aqui a web 2.0 não tem nada a ver com o Flash! Certo que o Flash permitiu no inicio maior interacção com os utilizadores como se de uma aplicação se tratasse.. mas é so isso.
    A nivel tecnologico a Web 2.0 esta ligada ao ajax e a nivel de conceito, que parece ser a definição mais usada pelos *especialistas* esta relacionado com a interacção que tu tens com os conteúdos do site, e não com o interface do site! O Youtube e Wikipedia são exemplos disso.. é a comunidade que cria os conteudos do site e não os webmasters... diz-me algum site totalmente em flash antes de 2004 que faça isto? Se calhar nem hoje! Só "agora" é que existem ferramentas para ser possivel fazer coisas identicas com flash e mesmo assim continuamos sem ver nada disso.

    Entrando um bocado offtopic, a Web 2.0 é das maiores tretas da web.. primeiro o ajax já existia e segunda porque sites com o conteudo desenvolvido pela comunidade de certa forma tambem já existiam e isso esta relacionado com server-side e não client-side.


    Concordo com a participação do Kayvlim, penso exactamente o mesmo.
     
  14. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Epah, uma analogia um bocado estúpida: Flash é como sal na comida. A diferença é que haver flash a menos numa página não faz mal nenhum :D
     
  15. michael c

    michael c Power Member

    Eu li a thread toda. Mas não te vou responder a este post porque não quero entrar aqui em picardias pessoais, o tópico iria perder com isso.

    Relativamente aos posts até ao momento estou a gostar bastante dos vossos argumentos e do debate que se está a gerar.

    Cumps,
    michael c
     
  16. CoolMaster

    CoolMaster Power Member

    Picardias pessoais? O unico que pode dizer isso é um acaru gordo, mas com um nick daqueles é perfeitamente normal que eu *brinque* com ele.

    Seja como for, estas a vontade para responder ao que quiseres.. eu não levo nada a peito e no final do dia continua tudo igual, ninguem se vai chatear.
     
  17. paulojreis

    paulojreis Power Member

    Vídeo na Web já existia antes do Youtube. Ainda q Youtube nos faça pensar logo em vídeo e o vídeo no Youtube seja suportado em Flash, a importância a meu ver está no user generated content e na comunidade. Se não fosse isso, teria sido apenas mais um site de vídeos. E isso, se quiseres analisar a tecnologia, é suportado por php.

    Sinceramente, não vejo onde. Só se ligares as RIA à Web 2.0 (algo q até é costume acontecer) mas, pessoalmente, acho q as RIA não são uma característica vinculativa da Web 2.0.

    (atenção, não sou de forma alguma contra a tecnologia Flash... simplesmente, não vejo grande ligação entre essa tecnologia e a Web 2.0)
     
  18. anjo2

    anjo2 Power Member

    Não foi flame nenhuma, flash é mesmo useless, tal como as tabelas, só se usa se for mesmo preciso, o flash é útil e está a evoluir, no entanto quanto menos usarmos melhor.
     
  19. michael c

    michael c Power Member

    :lol:

    Picardias pessoais no sentido de isto se tornar uma discussão a dois em que no final ja ambos estejamos a utilizar argumentos sem fundamento. Deste a tua opinião e eu respeito isso. Acho que já deu para perceber que eu não sou da mesma opinião.:p

    Quanto à analogia do sal, ponho de outra maneira...gostam do paladar de uma comida sem sal, independentemente de este vos fazer ou não mal?:002:


    Contradição?:002: Kidding, eu percebi a ideia anjo2.

    Vamos pegar num exemplo concreto: os mini-sites. Grandes empresas optam por promover produtos especificos atraves deste tipo de sites que são totalmente em flash. O que acham disso? Acham que é inutil? Se sim, porquê?


    Cumps,
    michael c
     
    Última edição: 13 de Julho de 2008
  20. Evil_Tidus

    Evil_Tidus Power Member

    ja agora pergunto, se acham o flash ou silverlight algo mau porque é que ainda continua a ser implementado? se calhar porque existe pessoas que gostam daquilo, tem a ver com gostos
     

Partilhar esta Página