1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Assinar Fotografias de Casamento

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Mirkado, 11 de Outubro de 2008. (Respostas: 74; Visualizações: 3416)

  1. Mirkado

    Mirkado Power Member

    Olá,

    Nao sei se é o citio certo para fazer esta questao aqui vai, eu sou um Fotografo Amador, onde levo a fotografia como hobby, só que na semana passada convidaram para fazer um Casamento, ora então o fiz, e agora cabe a mim fazer tratamento de fotografias e etc, agora venho questionar, com fotografias de casamento se acha-se lógico assinar o nosso nome?!
    Gostaria receber resposta a esta questão e muito obrigado.
     
  2. speedofthesea

    speedofthesea Power Member

    Não acho muito correcto assinares as fotos em papel mas se fizeres um slideshow talvez fosse bom meter no Inicio ou fim o teu nome.

    Cumps
     
  3. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Se for para estares a assinar estilo watermark penso que depende na realidade de se foste pago ou não. Depois é uma questão pessoal. Claro que nas fotos impressas não há lógica nenhuma em estares a fazer isso.
     
  4. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    obviamente que n se assinam fotos de um casamento
    se foste pago as imagens pertencem ao casal, se vais vender as fotos é mais que obvio que ng vai comprar fotos com watermark ou assinatura
     
  5. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Se eu não fosse pago metia uma assinatura ao canto na boa mesmo... Quando ele diz convidaram não estou a levar para o lado de lhe pagarem o serviço e etc... Como tal, ele foi lá tirou umas fotos a nível não profissional ou seja sem garantias de sequer saírem bem ou não...

    Claro que para ser 100% justo isto são coisas que deviam ter sido discutidas a priori e não agora, depois do acto. De qualquer forma tudo depende do que vais fazer. Importas-te de clarificar todos os pormenores?
     
  6. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    se ele foi convidado sem ser pago é pq conhece o casal, else tinha cobrado um minimo por ser amador.
    onde é que já viste fotos de casamentos com assinatura? eu sinceramente nc vi
     
  7. speedofthesea

    speedofthesea Power Member

    Eu tb nunca vi.

    Cumps
     
  8. helius

    helius Power Member

    as fotos dos casamentos não se assinam, mas, apesar de os noivos pagarem pelas fotos, o copyright continua a pertencer ao fotógrafo.
    se queres por exemplo fazer uma galeria web para os convidados escolherem as fotos que querem adquirir aí sim, põe um watermark, no entanto as impressões já não vão ter nenhum elemento identificativo..

    cumps
     
  9. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Ora, é isto mesmo. :)

    As únicas fotos impressas, em que eventualmente se poderá colocar uma assinatura no canto, são aquelas impressões em grande formato. Mas mesmo assim, há quem não goste e quando se coloca é uma coisinha discreta.

    Claro que se forem as provas, convém garantires que não te as "roubam". E aí sim, metes uma watermark chapada no meio se for online.
     
  10. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Mas ele nem disse se ia fornecer impressões. Se ele é amador, o mais comum seria fornecer um cd ou dvd com as fotos, eu nesse caso eu assinava as fotos de modo a obter controlo sobre as suas impressões. E não tou a dizer para ele fazer isso aos noivos apenas se fornecer cd's aos convidados.

    Era muito giro meter as fotos num CD para depois haver umas 30 versões diferentes a correr o HI5 as vezes com edições tipo o que aquele senhor que rui marto conhece com o vosso nome lá estampado depois. Ao menos com o nome metido por vocês é identificável uma versão original da foto.
     
  11. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    era o que mais faltava pagar por fotos com watermark...

    se o fotografo tem medo de copias/exibiçoes devia arranjar outro ganha pão
     
  12. Mirkado

    Mirkado Power Member

    Olá,

    As suas respostas foram claras, respondendo a todos ou a quase todos, como amador, o casal é meu amigo onde para tal sabem como levo a fotografia enquadramento e etc um pouco asserio, e também para eles não gastarem dinheiro com um profissional, e decidiram arriscar a eu ser o fotografo do casamento, saiu bem o trabalho, nao tao bem como um profissional, mas tudo começa pelo zero. Irei ganhar dinheiro com isto como é obvio, porque foi um trabalho exaustivo, onde tinha q tirar fotos a todos e todos acontecimentos do casamento, e por final, tratamento de imagem e moldura. A minha questão nao queria ser a mais disparatada, porque há fotógrafos assinam nos seus trabalhos, em prateado ou coisa do género em fotografias de estúdio, e eu nao estava com aquela se realmente fotografias d casamento leva assinatura, mas na verdade leva, mas na parte de traz da fotografia se for imprimida, um carimbo ou um autocolante. As fotografias nao vao ser expostas na internet, se for é só os noivos q tem acesso ao CD, os convidados pagam para ter fotografia por 15x20.
     
  13. Podes tb fazer...

    [O seguinte.Existe vários programas que te permitem apresentar em Slideshow as fotos em que escolhes uma resolução extremamente baixa que permita apenas a visualização,e em que a impressão fica sem quase efeito.E pode-se apresentar,em que se se fizeres uma renomeação das fotos poderás colocar teu nome sem qualquer interferência na imagem,ficando esta apenas no conteúdo da numeraçao e impressão atras das fotos.Modo mais facil que conheço.
     
  14. olha este gajo!

    olha este gajo! Power Member

    Enquanto cliente iria detestar isso. Recusaria mesmo o serviço. Uma impressão ou marca no verso da foto já é diferente.
    Se por um lado o fotógrafo tem o copyright das fotos, por outro os noivos, convidados, etc têm os direitos de imagem. Tal como dizes, é do zero que se começa mas eu sugeria-te que expusesses essas questões em futuros contactos comerciais.
    E acrescentaria: foge da net como o diabo da cruz!
     
  15. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Isso não te serve de nada.

    1º - O fotógrafo fotografou o casamento com autorização.
    2º - De certeza que ele não vai andar a vender essas fotos a outras pessoas.
     
  16. adolfo dias

    adolfo dias Power Member

    1º - há um pressuposto de autorização, pq tt qt sei os convidados n assinam nada.
    2º - n me espantaria que houvesse personagens como um do olhares que trocava cd's com fotos das modelos
     
  17. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    1º - O fotógrafo só precisa de autorização da entidade organizadora, os participantes (leia-se convidados) sujeitam-se às condições do evento.
    2º - Isso seria ilegal (e estranho lol).

    Voltamos ao ponto de que os direitos de imagem não lhe valem de nada em relação às watermarks. O fotógrafo continua a poder fazer o que quiser com as imagens, desde que não as venda a terceiros, publique ou ponha em causa a honra das pessoas.
     
  18. olha este gajo!

    olha este gajo! Power Member

    Isso já és tu a supor. Imagina que, por exemplo, uma casa de vestidos de noiva mostra interesse em usar uma das fotos numa sua campanha de publicidade. Embora o fotógrafo detenha, efectivamente, os direitos de autor, os da imagem já duvido. Neste exemplo teria de haver um acordo entre as 3 partes.
     
  19. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Estou a supor porque é uma situação que não foi posta aqui em causa. O que está em causa é a colocação ou não de uma watermark/assinatura e aí os direitos de imagem não te valem de nada, o fotógrafo é sempre o "dono" das fotos, a menos que tenha assinado um release, por isso faz o que quiser e bem entender. Se depois pode ou não publicar/vender as fotos sem ser aos noivos, já é um caso à parte.
     
  20. Arnie_Marta

    Arnie_Marta I quit My Job for Folding

    Como é lógico não vai entregar fotos com watermark...

    Agora se colocar na impressão das fotos, na parte de traz uma referência a ele, não vejo mal nenhum.
     

Partilhar esta Página