Assinar Fotografias de Casamento

Mirkado

Power Member
Olá,

Nao sei se é o citio certo para fazer esta questao aqui vai, eu sou um Fotografo Amador, onde levo a fotografia como hobby, só que na semana passada convidaram para fazer um Casamento, ora então o fiz, e agora cabe a mim fazer tratamento de fotografias e etc, agora venho questionar, com fotografias de casamento se acha-se lógico assinar o nosso nome?!
Gostaria receber resposta a esta questão e muito obrigado.
 
Se for para estares a assinar estilo watermark penso que depende na realidade de se foste pago ou não. Depois é uma questão pessoal. Claro que nas fotos impressas não há lógica nenhuma em estares a fazer isso.
 
obviamente que n se assinam fotos de um casamento
se foste pago as imagens pertencem ao casal, se vais vender as fotos é mais que obvio que ng vai comprar fotos com watermark ou assinatura
 
Se eu não fosse pago metia uma assinatura ao canto na boa mesmo... Quando ele diz convidaram não estou a levar para o lado de lhe pagarem o serviço e etc... Como tal, ele foi lá tirou umas fotos a nível não profissional ou seja sem garantias de sequer saírem bem ou não...

Claro que para ser 100% justo isto são coisas que deviam ter sido discutidas a priori e não agora, depois do acto. De qualquer forma tudo depende do que vais fazer. Importas-te de clarificar todos os pormenores?
 
se ele foi convidado sem ser pago é pq conhece o casal, else tinha cobrado um minimo por ser amador.
onde é que já viste fotos de casamentos com assinatura? eu sinceramente nc vi
 
as fotos dos casamentos não se assinam, mas, apesar de os noivos pagarem pelas fotos, o copyright continua a pertencer ao fotógrafo.
se queres por exemplo fazer uma galeria web para os convidados escolherem as fotos que querem adquirir aí sim, põe um watermark, no entanto as impressões já não vão ter nenhum elemento identificativo..

cumps
 
as fotos dos casamentos não se assinam, mas, apesar de os noivos pagarem pelas fotos, o copyright continua a pertencer ao fotógrafo.
se queres por exemplo fazer uma galeria web para os convidados escolherem as fotos que querem adquirir aí sim, põe um watermark, no entanto as impressões já não vão ter nenhum elemento identificativo..

cumps

Ora, é isto mesmo. :)

As únicas fotos impressas, em que eventualmente se poderá colocar uma assinatura no canto, são aquelas impressões em grande formato. Mas mesmo assim, há quem não goste e quando se coloca é uma coisinha discreta.

Claro que se forem as provas, convém garantires que não te as "roubam". E aí sim, metes uma watermark chapada no meio se for online.
 
Mas ele nem disse se ia fornecer impressões. Se ele é amador, o mais comum seria fornecer um cd ou dvd com as fotos, eu nesse caso eu assinava as fotos de modo a obter controlo sobre as suas impressões. E não tou a dizer para ele fazer isso aos noivos apenas se fornecer cd's aos convidados.

Era muito giro meter as fotos num CD para depois haver umas 30 versões diferentes a correr o HI5 as vezes com edições tipo o que aquele senhor que rui marto conhece com o vosso nome lá estampado depois. Ao menos com o nome metido por vocês é identificável uma versão original da foto.
 
Olá,

As suas respostas foram claras, respondendo a todos ou a quase todos, como amador, o casal é meu amigo onde para tal sabem como levo a fotografia enquadramento e etc um pouco asserio, e também para eles não gastarem dinheiro com um profissional, e decidiram arriscar a eu ser o fotografo do casamento, saiu bem o trabalho, nao tao bem como um profissional, mas tudo começa pelo zero. Irei ganhar dinheiro com isto como é obvio, porque foi um trabalho exaustivo, onde tinha q tirar fotos a todos e todos acontecimentos do casamento, e por final, tratamento de imagem e moldura. A minha questão nao queria ser a mais disparatada, porque há fotógrafos assinam nos seus trabalhos, em prateado ou coisa do género em fotografias de estúdio, e eu nao estava com aquela se realmente fotografias d casamento leva assinatura, mas na verdade leva, mas na parte de traz da fotografia se for imprimida, um carimbo ou um autocolante. As fotografias nao vao ser expostas na internet, se for é só os noivos q tem acesso ao CD, os convidados pagam para ter fotografia por 15x20.
 
Podes tb fazer...

[O seguinte.Existe vários programas que te permitem apresentar em Slideshow as fotos em que escolhes uma resolução extremamente baixa que permita apenas a visualização,e em que a impressão fica sem quase efeito.E pode-se apresentar,em que se se fizeres uma renomeação das fotos poderás colocar teu nome sem qualquer interferência na imagem,ficando esta apenas no conteúdo da numeraçao e impressão atras das fotos.Modo mais facil que conheço.
 
Isso não te serve de nada.

1º - O fotógrafo fotografou o casamento com autorização.
2º - De certeza que ele não vai andar a vender essas fotos a outras pessoas.

1º - há um pressuposto de autorização, pq tt qt sei os convidados n assinam nada.
2º - n me espantaria que houvesse personagens como um do olhares que trocava cd's com fotos das modelos
 
1º - há um pressuposto de autorização, pq tt qt sei os convidados n assinam nada.
2º - n me espantaria que houvesse personagens como um do olhares que trocava cd's com fotos das modelos

1º - O fotógrafo só precisa de autorização da entidade organizadora, os participantes (leia-se convidados) sujeitam-se às condições do evento.
2º - Isso seria ilegal (e estranho lol).

Voltamos ao ponto de que os direitos de imagem não lhe valem de nada em relação às watermarks. O fotógrafo continua a poder fazer o que quiser com as imagens, desde que não as venda a terceiros, publique ou ponha em causa a honra das pessoas.
 
Isso já és tu a supor. Imagina que, por exemplo, uma casa de vestidos de noiva mostra interesse em usar uma das fotos numa sua campanha de publicidade. Embora o fotógrafo detenha, efectivamente, os direitos de autor, os da imagem já duvido. Neste exemplo teria de haver um acordo entre as 3 partes.

Estou a supor porque é uma situação que não foi posta aqui em causa. O que está em causa é a colocação ou não de uma watermark/assinatura e aí os direitos de imagem não te valem de nada, o fotógrafo é sempre o "dono" das fotos, a menos que tenha assinado um release, por isso faz o que quiser e bem entender. Se depois pode ou não publicar/vender as fotos sem ser aos noivos, já é um caso à parte.
 
Como é lógico não vai entregar fotos com watermark...

Agora se colocar na impressão das fotos, na parte de traz uma referência a ele, não vejo mal nenhum.
 
1º - O fotógrafo só precisa de autorização da entidade organizadora, os participantes (leia-se convidados) sujeitam-se às condições do evento.
2º - Isso seria ilegal (e estranho lol).

Voltamos ao ponto de que os direitos de imagem não lhe valem de nada em relação às watermarks. O fotógrafo continua a poder fazer o que quiser com as imagens, desde que não as venda a terceiros, publique ou ponha em causa a honra das pessoas.

o fotografo n precisa de autorização nenhum pq foi contratado para um trabalho que envolve direitos de imagem. existe sim um pressuposto acordo entre os visados, pois sabem que vão ser fotografados.
apesar do fotografo deter o direito sobre o seu trabalho n pode fornecer imagens do mesmo para outros fins sem autorização dos visados.

qt as watermarks nas fotos nem sequer é algo discutivel. se estou a pagar por um serviço onde EU sou o visado jamais aceitaria marcas de agua numa foto. se tal acontecesse o mais certo era alem de usar o livro de reclamações do estudio procurar bases para processar o mesmo.

no entanto um carimbo no verso da foto com o nome/contacto do estudio é algo natural.

qt ao outro assunto acho que até pus o texto e respectivo link do olhares na thread do "fotografo mas n tanto" ou uma que houve sobre o olhares.
o gajo oferecia-se para trocar cd's com fotos de modelos por outras fotos
 
o fotografo n precisa de autorização nenhum pq foi contratado para um trabalho que envolve direitos de imagem. existe sim um pressuposto acordo entre os visados, pois sabem que vão ser fotografados.
apesar do fotografo deter o direito sobre o seu trabalho n pode fornecer imagens do mesmo para outros fins sem autorização dos visados.

Então... Isso foi o que eu disse, não pode fazer nada que envolva terceiros.

qt as watermarks nas fotos nem sequer é algo discutivel. se estou a pagar por um serviço onde EU sou o visado jamais aceitaria marcas de agua numa foto. se tal acontecesse o mais certo era alem de usar o livro de reclamações do estudio procurar bases para processar o mesmo.

E perdias o processo sem tão pouco chegar a tribunal. O facto de estares a pagar por um serviço, não te dá qualquer tipo de direitos sobre o trabalho do fotógrafo. Só tens os direito ao que estiver no contrato.
Se no contrato disser que tens direito a X fotos, no tamanho Y, sem marcas ou assinaturas (o mais comum), é precisamente isso a que tens direito. Se não disser, simplesmente não tens direito. Recebes o que o fotógrafo te entregar e ficas dependente do bom senso dele.

qt ao outro assunto acho que até pus o texto e respectivo link do olhares na thread do "fotografo mas n tanto" ou uma que houve sobre o olhares.
o gajo oferecia-se para trocar cd's com fotos de modelos por outras fotos

É capaz, não deve ter reparado, mas isso é uma situação completamente abusiva. Já agora, qual era o propósito? Portfólio?
 
Back
Topo