Assinar Fotografias de Casamento

E perdias o processo sem tão pouco chegar a tribunal. O facto de estares a pagar por um serviço, não te dá qualquer tipo de direitos sobre o trabalho do fotógrafo. Só tens os direito ao que estiver no contrato.
Se no contrato disser que tens direito a X fotos, no tamanho Y, sem marcas ou assinaturas (o mais comum), é precisamente isso a que tens direito. Se não disser, simplesmente não tens direito. Recebes o que o fotógrafo te entregar e ficas dependente do bom senso dele.



É capaz, não deve ter reparado, mas isso é uma situação completamente abusiva. Já agora, qual era o propósito? Portfólio?

tt qt sei n se assinam contratos (posso e tv esteja errado)
paga-se um "pacote" que inclui X fotografias e neste caso tenho todas as bases e mais algumas para processar o fotografo/estudio por n ter informado por escrito.

no caso de haver um contrato e isso vir lá expresso eu saía logo da loja. poderá n ser um "crime" aos olhos da lei mas é certamente um atentado à lógica da situação.

se eu estou a pagar algo, esse algo é meu e rejeito qq marca especialmente quando eu sou o sujeito desse trabalho. um carimbo no verso é perfeitamente lógico, agora entregar-te uma foto com uma watermark por cima da tua cara é no minimo ridiculo.

qt ao resto... http://www.techzonept.com/showpost.php?p=3162326&postcount=5
 
tt qt sei n se assinam contratos (posso e tv esteja errado)
paga-se um "pacote" que inclui X fotografias e neste caso tenho todas as bases e mais algumas para processar o fotografo/estudio por n ter informado por escrito.

Um acordo verbal é igualmente válido, convém é haver testemunhas.
Quanto aos pacotes, cada loja/fotógrafo/estúdio tem o seu método de trabalho. Há aqueles que entregam as fotos todas, há os que entregam X fotos consoante o pacote escolhido e há os que não entregam nenhuma e separam o serviço fotográfico das fotos, sendo estas pagas posteriormente e à parte.

no caso de haver um contrato e isso vir lá expresso eu saía logo da loja. poderá n ser um "crime" aos olhos da lei mas é certamente um atentado à lógica da situação.

se eu estou a pagar algo, esse algo é meu e rejeito qq marca especialmente quando eu sou o sujeito desse trabalho. um carimbo no verso é perfeitamente lógico, agora entregar-te uma foto com uma watermark por cima da tua cara é no minimo ridiculo.

Claro que é ridículo, ninguém está pôr isso em causa. Mas o estares a pagar pelo serviço, não significa que o resultado seja teu. O fotógrafo só é obrigado a fazer o que estiver pré-acordado (por escrito ou verbalmente).
Por exemplo, tens fotógrafos que assinam os seus trabalhos com uma pequena marca no canto da imagem (na frente). Se não estiver previamente acordado que não queres isso, ele tem todo o direito de o fazer. Podes depois reclamar ou pedir as fotos sem aquilo, mas nada o obriga a isso.

PS: Já me lembro desse do olhares... :p
 
pessoalmente nunca iria comprar fotos com watermark, independente do preco.

marca atras, sem problemas absolutamente nenhuns.

agora concordo k isso deveria ter sido discutido antes de teres aceite o trabalho, pq na pior das hipoteses acabam por ficar xateados, tu nao ves o dinheiro e eles nao ve as fotos.
 
Fotos com watermark, como já foi dito, não comprava nem uma. O direito das imagens pertencem ao contratador, não ao contratado. O fotógrafo é pago para ir tirar fotos, não lhe dá qualquer direito de propriedade sobre as fotos.

Aliás, uma mania que muitos têm é expor fotos de casamentos nas lojas sem sequer pedirem autorização às pessoas.
 
Claro que é ridículo, ninguém está pôr isso em causa. Mas o estares a pagar pelo serviço, não significa que o resultado seja teu. O fotógrafo só é obrigado a fazer o que estiver pré-acordado (por escrito ou verbalmente).
Por exemplo, tens fotógrafos que assinam os seus trabalhos com uma pequena marca no canto da imagem (na frente). Se não estiver previamente acordado que não queres isso, ele tem todo o direito de o fazer. Podes depois reclamar ou pedir as fotos sem aquilo, mas nada o obriga a isso.

PS: Já me lembro desse do olhares... :p

então significa o que?
paguei um serviço para mim e o fotografo n o poderá usar elsewhere sem minha autorização. ficamos um bocadinho num impasse...
era o mesmo que um cantor gravar um disco e o estudio no fim dizer que a gravação lhe pertencia pq foi gravado com as máquinas deles

se ele n me informar que vai colocar marca na foto temos caso para tribunal.
 
Fotos com watermark, como já foi dito, não comprava nem uma. O direito das imagens pertencem ao contratador, não ao contratado. O fotógrafo é pago para ir tirar fotos, não lhe dá qualquer direito de propriedade sobre as fotos.

Contrato e contratador, pressupõe um contrato, logo retorna ao que eu disse:
Aquilo a que o contratador tem ou não direito, depende do que estiver (ou não) no contrato.

É como ir ao mecânico fazer uma revisão. Se só disseres "faça uma revisão" ele pode muito bem só mudar o óleo e filtro.

Aliás, uma mania que muitos têm é expor fotos de casamentos nas lojas sem sequer pedirem autorização às pessoas.

Isso já é uma história diferente, visto que isso sim, já viola os direitos de imagem das pessoas.

então significa o que?
paguei um serviço para mim e o fotografo n o poderá usar elsewhere sem minha autorização. ficamos um bocadinho num impasse...
era o mesmo que um cantor gravar um disco e o estudio no fim dizer que a gravação lhe pertencia pq foi gravado com as máquinas deles

se ele n me informar que vai colocar marca na foto temos caso para tribunal.

Significa que o fotógrafo detém os direitos sobre as imagens, mas não as pode usar para mais nada, simples.

Tu quando pagas por um serviço, o fotógrafo é obrigado a prestar esse serviço. Agora tens é que ter definido o que é esse serviço.
O serviço é tirar fotos? Ele só tem que tirar fotos.
O serviço é tirar fotos e imprimir X? Ele só tem que tirar fotos e imprimir X.
Por aí em diante...

Se não disseres que não queres marcas nem assinaturas nas fotos, ele é livre de as meter. Tu podes ou não ficar satisfeito com o serviço, mas não o podes processar por isso. É uma falha do acordo, por assim dizer.

O contratador só tem todos os direitos sobre as fotos, se o contrato disser isso mesmo, que todas as fotos resultantes daquele trabalho são suas.
 
Última edição:
Contrato e contratador, pressupõe um contrato, logo retorna ao que eu disse:
Aquilo a que o contratador tem ou não direito, depende do que estiver (ou não) no contrato.

É como ir ao mecânico fazer uma revisão. Se só disseres "faça uma revisão" ele pode muito bem só mudar o óleo e filtro.
.

Bem, pois, estou a partir do princípio de que quando se faz um contrato desses com um fotógrafo se estipulam as regras ... Bem, eu faria isso, acredito que haja muita gente que nem sequer liga a isso, não sei ... Uma coisa é ficar com o direito de exibir fotos de amostra para fins de portfólio e catálogo, outra é ficar com direito legal sobre as fotos todas do casamento :)
 
Última edição:
Se não disseres que não queres marcas nem assinaturas nas fotos, ele é livre de as meter. Tu podes ou não ficar satisfeito com o serviço, mas não o podes processar por isso. É uma falha do acordo, por assim dizer.

O contratador só tem todos os direitos sobre as fotos, se o contrato disser isso mesmo, que todas as fotos resultantes daquele trabalho são suas.

eu n chamo a isso falha de acordo, chamo abuso e aproveitamento da situação.
se é pratica comum do fotógrafo ele deve avisar o cliente.
 
Bem, pois, estou a partir do princípio de que quando se faz um contrato desses com um fotógrafo se estipulam as regras ... Bem, eu faria isso, acredito que haja muita gente que nem sequer liga a isso, não sei ... Uma coisa é ficar com o direito de exibir fotos de amostra para fins de portfólio e catálogo, outra é ficar com direito legal sobre as fotos todas do casamento :)

Pois, a questão é essa, as pessoas é que não estipulam regras. Muitas nem perguntam nada, é só "preço e número de fotos?".
Em relação ao uso das fotos, o fotógrafo é detentor do copyright, tal como tu de qualquer foto que tires. No entanto, para as usar, tem que ter releases por causa dos direitos de imagem das pessoas ou de propriedade (no caso de propriedades privadas ou outro tipo de propriedades identificáveis).

eu n chamo a isso falha de acordo, chamo abuso e aproveitamento da situação.
se é pratica comum do fotógrafo ele deve avisar o cliente.

Desde quando?! Desculpa lá mas as pessoas é que têm que se informar das coisas antes de contratar.
 
Desde quando?! Desculpa lá mas as pessoas é que têm que se informar das coisas antes de contratar.

eu jamais esperaria que o fotografo fizesse semelhante coisa.
nc recebi nenhuma foto assinada nos casamentos onde fui.
o fotografo é que deve informar o cliente daquilo que faz e n aproveitar-se da ignorancia/desatenção do cliente para fazer o que entender
 
eu jamais esperaria que o fotografo fizesse semelhante coisa.
nc recebi nenhuma foto assinada nos casamentos onde fui.
o fotografo é que deve informar o cliente daquilo que faz e n aproveitar-se da ignorancia/desatenção do cliente para fazer o que entender

Nas impressões normais (10x15) também não costumo ver, mas em impressões grandes é bastante habitual (pelo menos nos que costumo ver).

O fotógrafo deve informar o cliente daquilo que faz, mas há coisas que fazem parte da sua rotina normal de trabalho e são pormenores. Um fotógrafo não te diz que mete uma assinatura pequena no canto, da mesma forma que também não diz se tira ou não a "foto do espelho", ou se tira ou não a "foto do bolo", etc...
O fotógrafo mostra o seu trabalho à pessoa. A pessoa é que tem que tomar atenção e se estranhar ou não gostar de alguma coisa, questioná-lo sobre isso. Se a pessoa não disser nada, ele faz o trabalho como lhe é habitual.
 
Nas impressões normais (10x15) também não costumo ver, mas em impressões grandes é bastante habitual (pelo menos nos que costumo ver).

O fotógrafo deve informar o cliente daquilo que faz, mas há coisas que fazem parte da sua rotina normal de trabalho e são pormenores. Um fotógrafo não te diz que mete uma assinatura pequena no canto, da mesma forma que também não diz se tira ou não a "foto do espelho", ou se tira ou não a "foto do bolo", etc...
O fotógrafo mostra o seu trabalho à pessoa. A pessoa é que tem que tomar atenção e se estranhar ou não gostar de alguma coisa, questioná-lo sobre isso. Se a pessoa não disser nada, ele faz o trabalho como lhe é habitual.

mas eu n me interessa se tira foto ao espelho ou n... agora ao discutir o tipo de trabalho pode (deve) informar o cliente "olhe ja agora vou meter assinatura nas fotos que vender aos convidados"

mas pronto, são opiniões
 
mas eu n me interessa se tira foto ao espelho ou n... agora ao discutir o tipo de trabalho pode (deve) informar o cliente "olhe ja agora vou meter assinatura nas fotos que vender aos convidados"

mas pronto, são opiniões

Mas isso já vai da importância que cada um dá às coisas.

Eu conheço muita gente que nem repara se as fotos estiverem assinadas ou não, mas que são capazes de ficar escandalizadas se não houver a foto do espelho.
 
parto do principio k kando alguem contrata 1 fotografo ve meia duzia de fotos tiradas por ele, se as fotos nao tiverem assinaturas espero k o trabalho por ele realizado seja nas mesmas condicoes. se tiver assinatura e a altura ideal para discutir e acertar esse detalhe.
 
Mas isso já vai da importância que cada um dá às coisas.

Eu conheço muita gente que nem repara se as fotos estiverem assinadas ou não, mas que são capazes de ficar escandalizadas se não houver a foto do espelho.

qd disse que n me interessava referia-me a ele dizer.
acho que fazer casamentos deve ser do mais monotono que há e deve haver uma especie de protocolo, o que nos levaria à discussão do tópico do |ferrari| sobre bons e maus fotografos de casamentos
 
parto do principio k kando alguem contrata 1 fotografo ve meia duzia de fotos tiradas por ele, se as fotos nao tiverem assinaturas espero k o trabalho por ele realizado seja nas mesmas condicoes. se tiver assinatura e a altura ideal para discutir e acertar esse detalhe.

Pah, claro... Se ele te disser que é nas mesmas condições, tem que ser nas mesmas condições.

qd disse que n me interessava referia-me a ele dizer.
acho que fazer casamentos deve ser do mais monotono que há e deve haver uma especie de protocolo, o que nos levaria à discussão do tópico do |ferrari| sobre bons e maus fotografos de casamentos

Não há uma espécie de protocolo, mas há algumas coisas que são espectáveis, ou por ser o clássico, ou por ser o comum... Tipo a foto do espelho, do bolo, as fotos à prisão com a malta toda a fazer fila, etc...
Mas como em tudo há quem trabalhe de forma diferente. Há os que se metem a inventar (com melhores ou piores resultados).
 
Penso que..

Independentemente de conhecimentos ou não de certas regras que as pessoas tenham ou não ao contratar alguém que lhes prestem determinado serviço,uma coisa é certa.As pessoas em principio,pedem umas imagens(fotos).Ora todos nós sabemos que quem quer que as obtenha ninguém vê em lado algum ao vivo quaisquer referencias a nomes de ninguém.Assim,quer se queira ou não uma impressão seja la qualquer que for numa imagem,na verdade não pertence à própria.
Assim poderemos considerar quer se queira ou não tb uma adulteração da mesma o que todos sabemos que acontecem e por variadas razões.Pergunta-se pois quem levara a melhor se insistir que aquela marca não faz parte da imagem a qual pretendia e foi introduzida á posterior ao acontecimento?
 
A imagem é o trabalho final do fotógrafo. Ele pode editar/processar/manipular a foto como quiser. O pior que pode acontecer é o cliente ficar chateado por não gostar do trabalho final.
 
Em relação ao uso das fotos, o fotógrafo é detentor do copyright, tal como tu de qualquer foto que tires. No entanto, para as usar, tem que ter releases por causa dos direitos de imagem das pessoas ou de propriedade (no caso de propriedades privadas ou outro tipo de propriedades identificáveis).

Nem mais...
É tudo uma questão de propriedade intelectual.
Aconselho os que não acreditam no Rui Marto a ler o código civil..

A fotografia, sendo uma arte, é considerada propriedade intelectual. Foi o génio [ou falta dele no caso de noobs/'profissionais' como aqueles do tópico 'fotografos..ou não..] que produziu a 'obra de arte' e portanto o direito de uso, propriedade ou exibição da foto é exclusivo do fotografo.

Neste caso [fotografias de casamento] existe à partida um contrato/acordo para o fotografo tirar fotografias, à luz do qual irá fornecer as mesmas ao cliente. Mas não é este contrato/acordo que faz o fotografo perder os direitos que tem nas suas fotografias.
Só no caso de estar implicitamente escrito que o fotografo abdica de todos os direitos das fotografias, é que a propriedade intelectual da 'obra' passa para quem contratou o fotografo...

Mas uma vez que a questão da fotografia de casamentos implica questões de privacidade pessoal e de direitos de imagens das próprias pessoas fotografadas, o fotografo de casamentos nunca puderá fazer grande coisa além de as vender aos convidados. Tal como os noivos, que se por acaso quiserem vender as suas fotos a uma revista cor-de-rosa não podem [a não ser que tenham acordado à partida com o fotografo que ele abdicava de todos os seus direitos nas fotografias..

Por isso se o acordado/contratado para as fotos de casamento for apenas tirar 200 fotos aqui e ali [jardim, bolo, igreja,..] e não falar em watermaks o fotografo pode pôr a watermark à vontade. Alias, pode pôr a watermark e se o cliente não gostar e pedir novamente as fotos pode voltar a cobrar pelas fotos sem mark. E indo a tribunal, qualquer juiz só puderá dar razão ao cliente [que não quer pagar as fotos sem watermark] se a defesa do cliente basear-se em má-fé do fotografo. Ainda assim é dificil, porque perante a lei os direitos de propriedade e reprodução de uma obra é de quem a executa, mesmo que tenha sido feita à luz de um contrato/acordo de prestação de serviços [ir fotografar aquilo, ou por exemplo um projecto de uma casa, no caso dos arquitectos]...



Eu percebo um pouco disto porque estudei direito na arquitectura.
No projecto que eu faça de uma casa, estou a fazer uma 'obra' [o projecto] de acordo com o contrato com o cliente. Este [o cliente] vai poder construir uma casa de acordo com o meu projecto ao abrigo desse contrato, mas eu vou ter propriedade intelectual sobre o projecto...
Eu não posso publicitar, numa revista por exemplo, o projecto de arquitectura feito para a casa do senhor X sem autorização desse mesmo senhor X [porque o Regulamento de Deontologia da OA não permite] mas o senhor X não pode futuramente construir 10 casas iguais às que eu fiz no projecto original sem a minha autorização.
E por exemplo não pode ter uma casa projectada por mim e começar a fazer acrescentos e/ou alterações. Ou seja, qualquer casa que eu faça hoje, se daqui a 10 anos quiserem alterar alguma coisa na casa ou falam comigo para fazer as alterações ou o projectista que irá fazer as alteraçoes tem de me pedir autorização para 'mexer' na minha 'obra' [projecto original].

Isto não tem a haver com 'garantir o futuro' ou nada semelhante. Tem a haver com o conceito de propriedade intelectual inerente às obras de arte [na qual os projectos de arquitectura, fotografia, música, livros, pintura,..], segundo a qual o 'objecto' [fotografia, projecto de arq.,..] é fornecido ao /utilizado pelo cliente mas o direito de propriedade, reprodução e alteração é do criador dessa obra de arte e não do cliente.
 
Back
Topo