Athlon64 X2 e Opteron Dual core lançados

timber:
Nem tudo está perdido:D
A solução a meu ver é comprar a board que pretendes e para já pensar num 3000+ ou 3200+. Repara que um upgrade no futuro é o cpu e eles vão baixar:)
Se fores para Intel tens que comprar uma board 955X que não devem ser nada baratas ou uma NF4 que ainda é pior.
Um upgrade de 939 normal para dual core é mais barato do que na Intel.

Tb eu não sei o que hei-de fazer. Não gosto das boards para AMD. Sinto-me bem mais seguro na Intel apesar de ter a minha board marada:)
 
Eu também não tenho vontade de mudar para intel. A AMD têm-me servido bem desde o meu Atlhon 800 Mhz
Provavelmente compro o processador s939 mais barato que houver. Ou então não compro nada
 
a concorrencia da intel vai fazer milagres nos preços :P ...
e quando começarem a haver chipsets em massa tb... vamos la ver quando é que a nvidia (entre outros) manda ca para fora o chipset que suporte condignamente o x2.
 
So pk é compativel com os chipsets actuais não quer dizer que não haja espaço de manobra para melhorias, longe disso...
 
Koncaman disse:
a concorrencia da intel vai fazer milagres nos preços :P ...
e quando começarem a haver chipsets em massa tb... vamos la ver quando é que a nvidia (entre outros) manda ca para fora o chipset que suporte condignamente o x2.

... NULL POST!

Afinal vou aproveitar para dizer que todos estes dual-cores são bem-vindos mas enquanto não aumentarem a largura de banda entre cpu e memória estão sub-aproveitados. Quiça um dual memory-controller esteja nos horizontes para o próximo ano.
 
Última edição:
Fazer K8's com dois controladores de memória n seria difícil, pois ocupam relativamente pouco espaço no chip.
O problema é que mais largura de banda e/ou canais de acesso à memória com a tecnologia actual significa motherboards mais complexas e com mais layers, tornando-as demasiado caras.
 
Se fosse memória DDR400, duvido q precisasse de mais um socket.
Era mais eficiente criar um quad-channel, cada um com 32bit de BW.
 
Muito pouca gente ia meter 4 DIMM's iguais...
Não sei se isso pegava.
Qual é a vel máx homologada pelos tipos que certificam essas maravilhas para as DDR normais (1)? É superior a DDR 400? Podiam começar por aí
 
blastarr disse:
Se fosse memória DDR400, duvido q precisasse de mais um socket.
Era mais eficiente criar um quad-channel, cada um com 32bit de BW.

A Amd mudou de socket por causa do dual channel e achas que não precisavam de mudar se o cpu tivesse dois controladores de memoria?

mmmmm


------------------

Quanto à largura de banda, quem está pior é a Intel.
Imaginem um Quad com quatro dual cores (8 cores no total), todos a "afunilar" num unico controlador de memoria na northbridge, com DDR2 400.........
Se calhar é por isso que não há Xeons dual core, nem haverá nos proximos tempos.
 
Não percebo nada deste assunto mas tb me parece que a Intel esteja pior com a solução que tem actualmente.
 
Xpirit disse:
... NULL POST!

Afinal vou aproveitar para dizer que todos estes dual-cores são bem-vindos mas enquanto não aumentarem a largura de banda entre cpu e memória estão sub-aproveitados. Quiça um dual memory-controller esteja nos horizontes para o próximo ano.
Estou longe de ser um entendido nisto, mas pelo que tenho visto em utilização real (não memory benchs) um A64 socket 754 single channel não difere muito do 939 dual em performance. Em aplicações muito memory intensive talvez se veja um fosso entre os dois, mas se a minha ideia não estiver errada não vejo onde um Dual memory controller iria beneficiar assim tanto a performance.

Quero dizer que, se um single core se comporta da mesma forma com single e dual channel é porque um single channel lhe "chega", pelo que dual channel seria a medida certa para dois cores.

Não sei, se estiver a ver mal a coisa corrijam.
 
"A Amd mudou de socket por causa do dual channel e achas que não precisavam de mudar se o cpu tivesse dois controladores de memoria?"

Estás-te a referir à passagem do 754 para o 939 ?
Deveu-se apenas a razões económicas, o 939 é um derivado do 940 dos opteron, mas sem as limitações do ECC e da memória registada.

Tal como fazem em todas as linhas de processadores, simplesmente desabilitaram/apagaram um dos canais no controlador de memória e este passou a funcionar em single channel.
É por isto que aínda é possível fazer um 939 correr em single channel, com programas vários q há pela net.
Os dois canais são independentes, ao contrário do q acontecia no Nforce2, onde os dois canais de memória da NB funcionavam em paralelo e eram pouco eficientes, em virtude do FSB só funcionar a 64bit, onde afunilava tudo.
 
Última edição:
blastarr disse:
Estás-te a referir à passagem do 754 para o 939 ?
Deveu-se apenas a razões económicas, o 939 é um derivado do 940 dos opteron, mas sem as limitações do ECC e da memória registada.

Tal como fazem em todas as linhas de processadores, simplesmente desabilitaram/apagaram um dos canais no controlador de memória e este passou a funcionar em single channel.
É por isto que aínda é possível fazer um 939 correr em single channel, com programas vários q há pela net.
Os dois canais são independentes, ao contrário do q acontecia no Nforce2, onde os dois canais de memória da NB funcionavam em paralelo e eram pouco eficientes, em virtude do FSB só funcionar a 64bit, onde afunilava tudo.

Se desabilitaram um dos canais ou não, não interessa. E os pinos?
single channel -> 754 pins
dual channel -> 939/940 pins

Tens a certeza que com a Amd conseguia ter dois controladores de memoria nos mesmos 939/940?
 
Back
Topo