BatteryCare - Software Nacional para optimizar o uso da bateria

DJ_BK

Power Member
Cara comunidade Zwame,

é com agrado que vos dou a conhecer o produto de quase um ano de investigação e desenvolvimento no comportamento das baterias dos portáteis.

Após em 2 anos ter praticamente destruído duas baterias, devido à ignorância sobre a manutenção das mesmas, resolvi estudar e aprender como deve ser feita a sua manutenção. Após elaborar um guia sobre as baterias de lítio, originalmente para o forum HCP comecei a desenvolver uma aplicação que me simplificasse a tarefa de efectuar a manutenção da bateria, nascia então o BatteryCare.:009:

Após horas e horas de desenvolvimento consegui produzir uma aplicação que me ajudou a maximizar o tempo de vida da minha bateria actual e que conta com as seguintes funcionalidades:

Monitorização das descargas da bateria
O algoritmo avançado permite contabilizar com rigor quando é feito um ciclo de descarga completo

Quando é atingido o número configurado de ciclos de descarga, surge a notificação para a necessidade fazer uma descarga total

Informação completa da bateria
Calcula de forma indutiva o tempo restante estimado em portáteis que se limitam a apresentar a percentagem de bateria

Mostra toda a informação detalhada sobre a mesma tal como nível de desgaste, capacidades, consumo, fabricante, etc.

Informação na área de notificação
Em modo de bateria o ícone de notificação mostra o tempo restante e a percentagem da bateria

Leitura da temperatura do CPU e do disco rígido
O BatteryCare monitoriza constantemente a temperatura do processador (CPU) e do disco rígido (HDD)

Comutação automática dos planos de energia
Consoante o estado de alimentação do computador, o BatteryCare permite seleccionar automaticamente o plano de energia que preferir

Controlo sobre Windows Aero e Serviços exigentes
Permite desactivar automaticamente, durante a utilização da bateria, o tema acelerado graficamente e/ou serviços exigentes que contribuem para uma menor autonomia (apenas em Windows Vista ou superior)
Assim que esteja ligado à corrente o tema e os serviços são repostos

Informação na área de notificação
Disponibiliza um popup compacto contendo a informação essencial para monitorizar rapidamente o estado da bateria, carga actual, tempo restante, temperaturas e plano de energia activo

Actualizações automáticas
Não existe a preocupação em fazer downloads de novas instalações, pois o programa actualiza-se automaticamente

Leve e imperceptível no sistema
Dada a preocupação com a optimização do uso da bateria, o BatteryCare não interfere na performance do sistema pois apenas usa menos de 0,1% do Processador e Memória



168bewj.png


ciww.png


zt6gcn.png


dxl7.png



O meu guia já apareceu no blog Pplware onde foi um dos mais discutidos e vistos e agora encontra-se ainda mais completo no site oficial.

Este guia funciona como complemento ao programa já que após a leitura do mesmo, fica-se a perceber as vantagens do uso do BatteryCare.

Sintam-se livres para fazer o download e experimentar. :D

Agradeço todo o feedback sobre o funcionamento da aplicação e sobre o website. E se descobrirem bugs não hesitem em me dar conhecimento.

batterycare.net

Abraço :)
 
Última edição:
Antes de mais, deixa-me dar-te os parabens pelo software e força para o desenvolvimento do mesmo.

Fiz hoje download do mesmo, depois de ver o teu guia de utilização de baterias, por isso ainda não tenho muito feedback a dar.

No entanto, recomendo a toda gente a leitura desse mesmo guia. Mais ainda, sou a favor de postarem-no em sticky.
 
Já agora, como é que o programa consegue informações relativamente ao nivel de desgaste?
É que instalei o programa, e ele diz-me que a bateria tem 0,00% de desgaste, e uma vez que já tenho o portatil ha 1 ano e meio, duvido seriamente que esta informação corresponda à realidade.
 
O programa lê a capacidade desenhada de fábrica pelo fabricante, que corresponde à capacidade que tinha à saída da fábrica. Depois é dividida pela capacidade total que consegue reter actualmente.

Por exemplo:
A capacidade desenhada de fábrica é de 50000mWh;
A bateria actualmente consegue reter 25000mWh;
O nível de desgaste será: 1 - 25000/50000 = 0,5; em percentagem: 50%;

Na bateria do meu Toshiba também aparece zero, pois a bateria dá o valor da capacidade desenhada, sempre igual ao valor da capacidade total actual, ou seja, é um valor que em vez de ser fixo está sempre a variar. Já no Asus da minha namorada reporta o valor correcto 60% de desgaste! :D Já tem 3 anos e meio! eheh

Mas não se espantem, já vi baterias que ora dão valores positivos ora negativos, outras com taxas de descarga na ordem dos milhões de Watts! (aconteceu numa bateria prestes a morrer)

Tenho outra bateria aqui (danificada) que me mostra uma capacidade de tal maneira elevada que o tempo restante é qualquer coisa como 21horas! :D

Outro exemplo, nos Toshiba A200 e A300, não é suportado o tempo restante, apenas mostra a percentagem. E isso é "feitio" da bateria.


Obrigado pelo vosso feedback, é extremamente agradável ver o trabalho reconhecido e a suscitar interesse.
Disponham para mais esclarecimentos.

Abraço :)
 
Bom Programa.
Muito porreiro

Nao sei se era aqui que devia postar isto mas penso que tu seras capaz de me ajudar

A bateria do meu portatil (Asus X59SL) deve estar estragada :S
Com uma utilizaçao normal (msn musica e net), em batery saving, dura apenas 1h
Ontem um funcionario da ***** disse que a bateria devia durar cerca de 2h...Eu nao pude reclamar pois nao comprei la o portatil (pedi à TMN no prog. E-Escola).
Eu já ficava contente que a bateria de-se para 1h30min....
Devo ligar para a Asus e pedir a substituiçao da bateria?
 
Última edição:
Devo ligar para a Asus e pedir a substituiçao da bateria?

Olá, sim, com certeza que o deves fazer, no meu caso, a garantia da bateria era de 1 ano e eu ao fim de 11 meses requeri uma nova :) No teu caso suspeito que não chega a tanto. Não consegues ver o nível de desgaste através do programa? Se sim, posta aqui o valor. Para teres uma ideia, esta 3ª bateria que tenho há um ano e a funcionar com o BatteryCare está com 4% de desgaste apenas, serve de termo de comparação para ti.
 
Boas . Já tenho o programa instalado desde que iniciaste o tópico e em relação ao Wear Level aparece "-- %" enquanto que num programa chamado NHC ,aparece o nivel de desgaste ,penso eu que correcto.Não daria para corrigir este bugzito? :p
 
Última edição:
Sabes é que o NHC usa um outro método para obter os valores da bateria, um método proprietário. Talvez em futuras versões investigue mais um pouco para ver se consigo um algoritmo alternativo.

Eu só referi esse pormenor , porque o portátil onde vi isso foi num Asus 1000H , e como tinha visto num comentário teu ,uma boa leitura do wear level num Asus ,pensei que desse para ver em todos os Asus :) Desde já agradeço o programa e uma boa continuação no desenvolvimento deste e futuros :007:
 
dá-me o resultado que coloco a seguir, acho estranho, visto o meu portátil ter nem 12 meses, aguentar 2h30 pelo menos... e ser sempre carregado com o nível de bateria fraca, bem como frequentemente deixar ir completamente abaixo do modo descrito no site.
 
Back
Topo