Fala-se mal porque se tornou numa empresa gananciosa destruídora de franchises:
- loot boxes battlefront 2 pior incidente do ano passado
- fifa 18 pay2win no UT e script manipulado no gameplay
- arruinou o NFS com loot boxes e slot machines
- dragon age foi-se
- mass effect destruiu o franchise
- battlefield foi a desgraça do bf4 e hardline até o BF1 sair
- estúdios fechados etc...
Até parece que a EA é a única nisso. Eu acho que a Activision é bem pior e a Ubisoft está quase ao nível da EA, ora vê:
Activision:
- Cada lançamento de um novo DLC para o Destiny custa tanto como um jogo novo (vêm sempre com a mesma desculpa que o novo DLC trás também o jogo base e os DLCs anteriores para aqueles que ainda não começaram o jogo)
- Arruinou séries como o Tony Hawk's, Guitar Hero, True Crime, etc.
- Colocou constantemente outros estúdios fora da sua zona de conforto, tirando-lhes a produção de jogos/série em que eles foram responsáveis pelo seu sucesso, para trabalharem em outros jogos que não eram da sua especialidade, levando-os assim à sua ruína. (um dos exemplos é o caso de tirarem da Neversoft a produção da série Tony Hawk's que tinham desde o inicio até ao Proving Grounds, para trabalharem na série Guitar Hero)
- Adquiriu estúdios de nome, com enorme curriculo e vários anos de história e fê-los fechar as portas pouco ou nada depois da aquisição (Radical Entertainment: 17 anos antes da Activision, fechou 4 depois da Activision; Bizarre Creations: 19 anos antes da Activision, fechou 3 depois da Activision; Sierra Entertainment: 29 anos antes da Activision, fechou menos de um ano depois da Activision, etc)
- Quase que levou a Platinum Games também à ruína, quando a adquiriu para lançar jogos mediocres a maus como o Legend of Korra (Avatar: Last Airbender), o Transformers: Devastation e o Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutants in Manhattan. Quem os salvou da ruina foi a Nintendo que apareceu logo de seguida com mais uns trabalhos para eles, ainda por cima de uma série first-party da Nintendo como é o Star Fox.
- Desde que comprou certas licenças, arruinou os jogos do 007 que estiveram quase sempre em boas mãos noutras editoras, e lançou jogos medíocres ou esquecíveis de séries como o Crash Bandicoot e o Spyro, antes de se lembrarem que fazerem um remake dos primeiros jogos era capaz de conseguir fazer voltar a subir a popularidade.
- Para além de venderem DLCs em todos ou quase todos os jogos (como todas as empresas fazem), a Activision bloqueia bastantes items de cosmética e não só, para vender através de microtransações, items estes que podiam muito bem fazer parte do jogo base para dar um pouco mais de variedade à bastante limitada personalização.
- Ao contrário das rivais EA e Ubisoft, não me lembro de alguma vez ter visto um jogo da Activision ser oferecido na PlayStation Plus, no Games with Gold da Xbox, ou numa outra plataforma. A única excepção foi quando este ano anunciaram na conferencia da Sony na E3, que um Call of Duty antigo ia ser oferecido no Plus.
Ubisoft:
- Apresenta jogos estonteantes com grandes gráficos e imensas funcionalidades, mas o resultado leva sempre um enorme downgrade nos gráficos e as jogabilidade nos jogos acabam sempre por ser repetitivas e sem qualquer inspiração.
- Em grande parte dos lançamentos, os jogos vem sempre com bugs enormes difíceis de não reparar.
- As principais (e poucas) séries de peso da Ubisoft, têm todas uma jogabilidade ou objectivos de jogo muito iguais entre eles. Assassin's Creed, Watch Dogs e Far Cry.
- Quase todos, senão mesmo todos os jogos da Ubisoft tem sempre um Season Pass associado a eles. O Rainbow Six: Siege, até já tem Season Passes anuais. Já vai no segundo Season Pass.
- Jogos como o Division, o Rainbow Six: Siege e o Far Cry 5 também têm microtransações ou lootboxes.