Baybus

Oi,
olha nao pretendia ser moralista.
Mas tenho por habito apenas ajudar alguem depois dessa pessoa ja ter tentado fazer algo.
e só peço ajuda depois de tentar tudo por mim, ou de pelo menos me ter esforçado por conseguir.

Quanto aquilo que queres fazer, acredita que é muito simples.
Podes fazer isso inicialmente de uma forma mais grosseira e depois logo fazes algo mais aprimorado. muitas vezes é com coisas destas que nasce o bichito da electronica, epah e ainda se fosse algo complicado com grandes PCB's, programação de bicharocos, PIC ou outra porra qq, secalhar entendia bem a tua questão, agora isto.... é lei de Ohm, soldar uns fios e uns pozitos ;)

"será que és assim como dizes que eu devo ser ????!??!??!"
queres uma resposta simples?
queria aprender php. bem, montei em casa um server apache, com mysql, php, entre outras coisitas, e a seguir aprendi php. entendes? n é uma questão de ser moralista...mas desculpa la se foi assim que entendeste.

PS: monta isso porra, que so o sorriso na tromba dum gajo depois de fazer uma coisita dessas sozinho e sem practica, vale bem a pena.
 
PS: monta isso porra, que so o sorriso na tromba dum gajo depois de fazer uma coisita dessas sozinho e sem practica, vale bem a pena.

Concordo contigo Andr0m3da eu fiquei muito orgulhoso de conseguir fazer o meu proprio BayBus+FanBus e agora mostro a todas as pessoas que conheço e digo que fui eu que fiz.

Claro que não ficou a trabalhar logo na 1º vez que o montei (tinha alguns leds que não ligavam, alguns cabos trocados, etc..) mas na 3º/4º vez já estava a trabalhar.

Pedromgm desde que tenhas as ferramentas e coragem não custa nada. Um multimetro pode ajudarte a poupar muito tempo ao detectar erros na montagem do BayBus/FanBus.


Alguem que perceba de electronica pode explicar-me ou mostrar-me um esquema do funcionamento dos leds multicolor ??
 
OK, coragem já a tinha, as peças é só compra-las só me falta o conhecimentos.
Para o conhecimento contava com umas dicas vossas.

1º - Os reóstatos é que fazem variação da voltagem, certo ?

2º - Se sim, eu n queria ter botões ON/OFF para cada fan, se os reóstatos fizerem variar a voltagem, essa variação pode ir a 0v as 12v, se pode ser assim, então o próprio reóstato pode fazer de ON/OFF ?

3º LED's, é muito dificil fazer ti uma barra de progresso, que aumenta mediante o aumento da voltagem ajustada do reóstato ?

Agradecia a vossa ajuda
Cumprimentos
PM
 
Bom... axu k posso dar uma ajudita...
lopes: Os LED's Tricolor (eu xamei de multicolor mas ta errado) têm duas cores, verde e vermelhor (a 3ª é off lol), estes LED's são diferent dos outros em vez de 2 pernos têm 3, o do meio é o catodo, os outros são o anodo vermenlho e o anodo verde, agora é so ligares como ligas os outros.

Pedromgm : Uma barra de LED's é possivel fazer procura o circuito mas avizo ja k issu leva um CI 555 (circuito integrado 555)
;)
 
Originally posted by ZoMmMm
Bom... axu k posso dar uma ajudita...
lopes: Os LED's Tricolor (eu xamei de multicolor mas ta errado) têm duas cores, verde e vermelhor (a 3ª é off lol), estes LED's são diferent dos outros em vez de 2 pernos têm 3, o do meio é o catodo, os outros são o anodo vermenlho e o anodo verde, agora é so ligares como ligas os outros.

Pedromgm : Uma barra de LED's é possivel fazer procura o circuito mas avizo ja k issu leva um CI 555 (circuito integrado 555)
;)

Obrigado pel dica ZoMmMm

Mas continuo sem saber se com os reóstatos se pode fazer varia a vontagem entre 0v e 12v , e se a 0v é a mesma coisa que OFF.
 
Obrigado pel dica ZoMmMm

Mas continuo sem saber se com os reóstatos se pode fazer varia a vontagem entre 0v e 12v , e se a 0v é a mesma coisa que OFF.
--------------------------------------

poix... é assim tems vários valores de reótatos podes por um k anule completamente o valor da corrente ou k por exe baxe até aos 2, 3 , 4 v .... etc

agora é uma kestão de descobrires o valor pk tb depende a alimentação
 
eskecime de uma coisa ... "0 é a mesma coisa k off" caso n saibas os reóstatos em resitência máx. akecem e se keres deligar as fans mais vale um interruptor para n estar a akecelos
 
Originally posted by ZoMmMm
Obrigado pel dica ZoMmMm

Mas continuo sem saber se com os reóstatos se pode fazer varia a vontagem entre 0v e 12v , e se a 0v é a mesma coisa que OFF.
--------------------------------------

poix... é assim tems vários valores de reótatos podes por um k anule completamente o valor da corrente ou k por exe baxe até aos 2, 3 , 4 v .... etc

agora é uma kestão de descobrires o valor pk tb depende a alimentação

:( , agora fiquei confuso, se a corrente é de 12v (é o que sai da fonte de alimentação do PC) o que queres dizer com isso "agora é uma kestão de descobrires o valor pk tb depende a alimentação" ?
 
Estas são as caracteristicas das fan's :

Duas

Rated Voltage 12V
Started Voltage 7V
Rated Current 0.18A(max)
Power Input 2.16W


e mais uma

Rated Voltage 12V
Started Voltage 7V
Rated Current 0.17A(max)
Power Input 1.8W


O Starded Voltage significa o quê ?
 
as coisas que se ouvem por aqui.....
desde "correntes de 12V" a outras bacoradas....

Bem com algum tempo pq nao tenho aqui a jeito meto um esquema algo decente para fazerem isso, com um chip controlador de FANS mesmo, nada de reostatos ;) , qta confusão vai por aqui...

PS: o esquema que andam a falar resulta, mas daí a ser uma solução elegante.... (deixem-me so entregar os 3 trabs q tenho agora a rebentar..)
 
Originally posted by Andr0m3da
as coisas que se ouvem por aqui.....
desde "correntes de 12V" a outras bacoradas....

Bem com algum tempo pq nao tenho aqui a jeito meto um esquema algo decente para fazerem isso, com um chip controlador de FANS mesmo, nada de reostatos ;) , qta confusão vai por aqui...

PS: o esquema que andam a falar resulta, mas daí a ser uma solução elegante.... (deixem-me so entregar os 3 trabs q tenho agora a rebentar..)


:cool: Estou ancioso por ver o teu Explendido esquema, espero que seja uma coisa que eu consiga fazer.
 
poix as correntes de 12v nunca vi ja vi 0.16 A etc , e tensões de 12V ... LOL :-D

Vais fazer issu com um CI ? lol, keru ver como é k issu fika... ;)

P.S. - Com um CI ja é um sitema digital e n analógico ...
 
não é esplendido, é usar um controlador da MAXIM para ventoinhas ;) se já está feito, pq re-inventar a roda? é só usar...

tenho de confirmar, axo q aquilo é em bga, mas qq coisa se arranja.

vou ali ver o catalogo, se vir logo que chip é pode alguem querer mexer nisso.
Bem assim de repente, temos para trabalhar os
TC642, 646,647, ... , 653
da Microchip
são brushless DC fan controllers com,
FanSense Fan Monitoring, Minimum fan speed control, auto.shutdown, depois log se ve o que interessa. junta-se um temp sensor, mete-se numa misturadora e daqui a uns dias logo se ve o que sai ;)

pedromgm,
n sejas sarcastico nos teus comentarios, tou a tentar ajudar, podia mto bem tar a lixar pra isto, ou como me disse um colega meu depois de ler o que por aqui se escreveu..."nem vale a pena ajudar", mas num sou assim que queres q te faça ;)
 
Originally posted by Andr0m3da
não é esplendido, é usar um controlador da MAXIM para ventoinhas ;) se já está feito, pq re-inventar a roda? é só usar...

tenho de confirmar, axo q aquilo é em bga, mas qq coisa se arranja.

vou ali ver o catalogo, se vir logo que chip é pode alguem querer mexer nisso.
Bem assim de repente, temos para trabalhar os
TC642, 646,647, ... , 653
da Microchip
são brushless DC fan controllers com,
FanSense Fan Monitoring, Minimum fan speed control, auto.shutdown, depois log se ve o que interessa. junta-se um temp sensor, mete-se numa misturadora e daqui a uns dias logo se ve o que sai ;)

pedromgm,
n sejas sarcastico nos teus comentarios, tou a tentar ajudar, podia mto bem tar a lixar pra isto, ou como me disse um colega meu depois de ler o que por aqui se escreveu..."nem vale a pena ajudar", mas num sou assim que queres q te faça ;)

Andr0m3da, desculpa se fui sarcastico , não era essa a intensão, e desde já agradeço a ajuda.
Agora se não te importasses eras capas de me explicar como vai funcionar esse teu esquema, que material é que vou precisar ?

Cumprimentos
PM

PS: Acho que já o disse várias vezes, mas nunca é de mais, Obrigado a todos pela ajuda.
 
Back
Topo