BlackBerry OS 10

Diria mais, em vez de terem de gastar milhões em publicidade com efeitos de retoma do interesse pela marca, a BB devia sim era fazer um lançamento do Z10 à lá N4, com um preço de arromba.


Rapidamente estariam relançado no mercado dos smartphones.


Se vem a preço upa upa, vai ser muitooo complicado.


Mas eles devem ter lá bons analistas bem pagos, a confirmar que o podem lançar bem caro e que o Z10 vai pegar.
 
Última edição:
As vendas parecem estar a correr bastante bem.

A bb já está à muito a perder dinheiro com cada Playbook que vende, não estava a ver fazerem isso também com os telemóveis. Muito sinceramente, para o produto que é acho que não estão a pedir exagero nenhum. Pelo que tenho lido, quer em contrato quer livre, o Z10 está a ser vendido a valores inferiores à concorrência( excepto o N4 obviamente).
 
As vendas parecem estar a correr bastante bem.

A bb já está à muito a perder dinheiro com cada Playbook que vende, não estava a ver fazerem isso também com os telemóveis.
Todos dizem que vendem muito.... Neste patamar só 2 vendem muito, o IP e o GLX, o resto é paisagem.


Playbook: Agora está a perder, e sem retorno comercial, precisamente porque qd lançou o Playbook foi a preços de Ipad, não venderam nada, claro....agora meteram a 90 libras salvo erro, mas já foi tarde e continua a não vender...a fazer isto tinha ser logo no lançamento.


Na minha opinião o Z10 vai seguir o mesmo caminho.


foram muitos anos parados, só mesmo pelo preço conseguiriam "tentar" recuperar.



Como o mercado está neste momento, não há margens para implementações graduais, ou vai com agressividade ou não vai, e quem não vai, morre.
 
Última edição:
Não concordo.
O playbook está a 120£, mais coisa menos coisa, mas já à muito tempo que está a ser vendido muito a baixo do valor pedido quando saiu para o mercado. Mas o problema não foi tanto o preço mas sim o facto de ter saído com um SO inacabado e com fraco número de apps.

A bb não é uma marca nova que quer entrar no mercado, se assim fosse também sou da opinião que deveria começar por baixo mas neste caso particular acho que eles estão a fazer exactamente o que devem. Produtos de qualidade a preço correcto e com um suporte aceitável de apps e a crescer.
 
Última edição:
É dficil não ter simpatita pelos tipos depois de terem conseguido regressar dos mortos com algo realmente interessante.

Há o problema do tempo perdido e também penso que há outro problema que não tem sido falado que é o facto de me parecer que o sistema não dá feedback nenhum. Os utilizadores comuns não decoram muitos gestos nem sabem grande coisa acerca disso nem muitas vezes evoluem muito além de movimentos comuns. Por exemplo ao fim destes anos todos nunca deixa de me fascinar o número de pessoas que faz copy-paste nos menus dos programas (no Edit geralmente) em vez de usar teclas ou mesmo botão direito do rato. Este BB10 parece algo desenhado para quem já sabe e isso não me parece um bom princípio.

Mesmo assim o BB10 parece um sistema bonito, estruturado, coerente (qualidades que aprecio) e ao mesmo tempo relativamente original. Espero que tenha sucesso.
 
Depois de ver essa review, acho bem mais interessante que o WP.

Era bom termos mais escolha, só temos a ganhar.

Mas não esquecer do Ubuntu Mobile, que poderá também ser uma agradável surpresa.
 
Há o problema do tempo perdido e também penso que há outro problema que não tem sido falado que é o facto de me parecer que o sistema não dá feedback nenhum. Os utilizadores comuns não decoram muitos gestos nem sabem grande coisa acerca disso nem muitas vezes evoluem muito além de movimentos comuns. Por exemplo ao fim destes anos todos nunca deixa de me fascinar o número de pessoas que faz copy-paste nos menus dos programas (no Edit geralmente) em vez de usar teclas ou mesmo botão direito do rato. Este BB10 parece algo desenhado para quem já sabe e isso não me parece um bom princípio.

Como assim não dá feedback?
Num UI onde só se utilizam gestos, mais cedo ou mais tarde acaba-se por "decorar". Essa mesma pergunta cheguei a fazê-la em relação ao UI do SO do playbook, do qual este é originário, e a verdade é que a aprendizagem foi bastante rápida.
Algo que eu notei, e vi também muitos comentários em fóruns a referir o mesmo, foi por exemplo, gente que tinha como principal SO o iOS e depois de utilizar o playbook, mesmo que por pouco tempo, quando voltavam para o iOS andavam como que perdidos a fazer gestos como se ainda estivessem a usar o playbook. Também me aconteceu o mesmo mas com Android, onde tinha algum à vontade e de repente passou a ser quase que um SO desconhecido.

O BB10 segue a mesma filosofia do SO do playbook e por isso, parece-me, será de fácil aprendizagem.
 
Não dá feedback porque olhando para aquilo não sei o que devo fazer, ou uso um tutorial ou então já vi em algum lado. Não tenho nenhuma indicação visual acerca do que devo ou posso fazer.

Aliás isso também é referido na review.
 
Não dá feedback porque olhando para aquilo não sei o que devo fazer, ou uso um tutorial ou então já vi em algum lado. Não tenho nenhuma indicação visual acerca do que devo ou posso fazer.

É um problema do conceito que usaste (feedback). A coisa dá feedback (acho), afinal algo se mexe/acontece com o gesto. O problema é a "discoverability" da acção; em IHC usa-se o conceito de affordance: a capacidade de um elemento da interface comunicar intrinsecamente a sua acção. Acaba por ser um problema genérico deste tipo de interface... mas se há coisa que gosto, são os gestos para multitasking no iOS (por exemplo).
 
A primeira vez que inicias o telemóvel tens um tutorial para aprender os gestos e os manuais também devem conter essa informação.
Aceito que inicialmente pode parecer menos intuitivo que um UI onde tens botões para determinadas tarefas mas é como diz o paulojreis, basta fazeres um gesto e algo à de acontecer. Passado este "atrito" inicial, torna-se bastante prático usar os gestos.

Algo que gosto bastante neste UI é o facto de todo o ecran ser aproveitado para mostrar o conteúdo da app e a ausência de botões físico elimina a probabilidade de um dia virem a falhar.
 
É um problema do conceito que usaste (feedback). A coisa dá feedback (acho), afinal algo se mexe/acontece com o gesto. O problema é a "discoverability" da acção; em IHC usa-se o conceito de affordance: a capacidade de um elemento da interface comunicar intrinsecamente a sua acção. Acaba por ser um problema genérico deste tipo de interface... mas se há coisa que gosto, são os gestos para multitasking no iOS (por exemplo).
Sim, foi uma expressão algo infeliz mas também pelas respostas acho que a ideia acabou por passar.

Relativamente ao feedback (no uso correcto da palavra tal como fazes) não sei se será suficiente. O sistema simplesmente não tem maneira de saber o que pretendias e penso que não vai mostrar um mini tutorial cada vez que se faz um gesto inconsequente.

No fundo a coisa depende do tutorial inicial (mais ou menos, parece que o tutorial não é grande coisa, mas também isso pode ser melhorado e passar pelo tutorial em princípio será obrigatório) ou de ler o manual (bem, isso seria um grande erro).
 
Última edição:
É dficil não ter simpatita pelos tipos depois de terem conseguido regressar dos mortos com algo realmente interessante.

Há o problema do tempo perdido e também penso que há outro problema que não tem sido falado que é o facto de me parecer que o sistema não dá feedback nenhum. Os utilizadores comuns não decoram muitos gestos nem sabem grande coisa acerca disso nem muitas vezes evoluem muito além de movimentos comuns. Por exemplo ao fim destes anos todos nunca deixa de me fascinar o número de pessoas que faz copy-paste nos menus dos programas (no Edit geralmente) em vez de usar teclas ou mesmo botão direito do rato. Este BB10 parece algo desenhado para quem já sabe e isso não me parece um bom princípio.

Mesmo assim o BB10 parece um sistema bonito, estruturado, coerente (qualidades que aprecio) e ao mesmo tempo relativamente original. Espero que tenha sucesso.

Focaste um ponto interessante. Aliás, esse ponto negativo pode ser demonstrado com os MacBooks. Ao longo do tempo mudaram certos gestos. Uns foram melhorados, outros infelizmente ficaram piores. Por mais que uma pessoa decore os gestos, se não estiverem muito bem pensados, vai dar asneira. Num smartphone parece-me que pode ser problemático. Por acaso quando vi uma review do BB OS 10 pensei exactamente nisso. É uma opção, mas existem um grande risco de correr mal.
 
A primeira vez que inicias o telemóvel tens um tutorial para aprender os gestos e os manuais também devem conter essa informação.
Aceito que inicialmente pode parecer menos intuitivo que um UI onde tens botões para determinadas tarefas mas é como diz o paulojreis, basta fazeres um gesto e algo à de acontecer. Passado este "atrito" inicial, torna-se bastante prático usar os gestos.

Algo que gosto bastante neste UI é o facto de todo o ecran ser aproveitado para mostrar o conteúdo da app e a ausência de botões físico elimina a probabilidade de um dia virem a falhar.
Sim, eu sei. Eu li as coisas. Simplesmente não acho que depender de tutoriais ou manuais seja grande ideia ou pelo menos a melhor ideia.

A parte boa é que superando esta barreria o sistema aparente ser coerente e bem estruturado. E também gosto de designs simples mas as coisas não devem ser mais simples que o possível. Por isso é que existem butões de volume por exemplo.
 
Existe uma grande diferença entre o macbook e o BB10. Num podes usar os gestos como "atalhos" ou seja, tens sempre maneiras diferentes de fazer a mesma coisa. No outro os gestos são a única opção que tens ao navegar pelo UI e como tal esquecê-los é impossível pois dependes deles.

Como já referi, é algo que pode "assustar" de início mas depois torna-se natural, de tal forma que de certeza se se virem a mexer num outro SO vão se atrapalhar à grande.
Experimentar é o melhor remédio. Os gestos inconsequentes resultam em reacção nula por parte do SO e como tal depressa se aprende que tal gesto de nada serve e logo se passa para outro que dê em alguma coisa. Este processo é perfeitamente natural na aprendizagem dos gestos e é mais rápido do que se pode pensar.
 
Existe uma grande diferença entre o macbook e o BB10. Num podes usar os gestos como "atalhos" ou seja, tens sempre maneiras diferentes de fazer a mesma coisa. No outro os gestos são a única opção que tens ao navegar pelo UI e como tal esquecê-los é impossível pois dependes deles.
Exactamente, essa situação é a origem dos meus comentários. Ter modos "pros" não tem problema desde que haja um modo simples mesmo que ineficiente. Se não houver o modo óbvio pode-se tornar complicado.
Como já referi, é algo que pode "assustar" de início mas depois torna-se natural, de tal forma que de certeza se se virem a mexer num outro SO vão se atrapalhar à grande.
Experimentar é o melhor remédio. Os gestos inconsequentes resultam em reacção nula por parte do SO e como tal depressa se aprende que tal gesto de nada serve e logo se passa para outro que dê em alguma coisa. Este processo é perfeitamente natural na aprendizagem dos gestos e é mais rápido do que se pode pensar.
Se conseguirem boa vontade dos consumidores e passarem esta barreira inicial a coisa deve correr bem. Boa parte do insucesso do WMP acredito que venha da indisponibilidade das pessoas para o paradigma algo invulgar.
 
Exactamente, essa situação é a origem dos meus comentários. Ter modos "pros" não tem problema desde que haja um modo simples mesmo que ineficiente. Se não houver o modo óbvio pode-se tornar complicado.

Mas este é o modo simples! Para além de que nem fazia sentido usar qualquer outro modo sendo os gestos o principal.
Compreendo essa preocupação e acredito que algumas pessoas não optem pelo bb10 apenas por isso. Mas temos de ver que cepticismos existem em praticamente tudo.

Se conseguirem boa vontade dos consumidores e passarem esta barreira inicial a coisa deve correr bem. Boa parte do insucesso do WMP acredito que venha da indisponibilidade das pessoas para o paradigma algo invulgar.

O WP tem a particularidade de ter um UI completamente fora do normal e isso sim pode-se tornar um bocado "intimidador" para o comum usuário.
A BB foi mais conservadora na forma como construiu este SO e por isso são situações diferentes.

A Blackberry não ia tornar o BB10 open source?

Nunca ouvi falar nada sobre isso, não sei se é verdade ou não.
 
É que por ser um sistema operativo proprietário, com um único OEM a produzir modelos, acaba por ser um dos maiores entraves a ganhar alguma tracção no mercado. Para já estão anunciados dois modelos. Há planos para mais anúncios em breve?
 
Back
Topo