Cancelar Sapo ADSL: contrato fidelização

eu fiz isso hoje... para baixar a mensalidade aceitei a fidelização de 12 meses... e por acaso a pessoa que me atendeu até me alertou para o facto da fidelização
 
Eu nao sabia "o que estava em jogo". Nao fui informado que uma mudança de tarifario implicava uma fidelização por 12 meses. No site essa informação nao é explicita tambem. Como tal, nao pago e se eles quiserem ir pra tribunal nao tenho problemas. Tenho tempo e dinheiro e provavelmente vou ganhar.

Não é porque sim, já lhe explicaram por várias vezes as razões, porque quer continuar a induzir em erro quem se mete nestas alhadas? Acha que assim vão conseguir resolver os problemas?

Mais quais sao as razoes? É porque quis mudar de tarifario? Mas que... isso é uma coisa implicita? Ja agora explica-me pq motivo a PT me veio com a mesma tanga da fidelizaçao em relaçao à linha quando eu nunca mudei de tarifario sequer. E pq é que a sapo inicialmente me disse que estava fidelizado desde Julho '08.

Acho que o problema é mesmo este... haver sempre quem de razao a estes palhaços.
 
Última edição:
Eu nao sabia "o que estava em jogo". Nao fui informado que uma mudança de tarifario implicava uma fidelização por 12 meses. No site essa informação nao é explicita tambem. Como tal, nao pago e se eles quiserem ir pra tribunal nao tenho problemas. Tenho tempo e dinheiro e provavelmente vou ganhar.



Mais quais sao as razoes? É porque quis mudar de tarifario? Mas que... isso é uma coisa implicita? Ja agora explica-me pq motivo a PT me veio com a mesma tanga da fidelizaçao em relaçao à linha quando eu nunca mudei de tarifario sequer. E pq é que a sapo inicialmente me disse que estava fidelizado desde Julho '08.

Acho que o problema é mesmo este... haver sempre quem de razao a estes palhaços.

As razões são estas:

o registo existe... ele pagou a factura, mais barata do que o que deveria ser e não reclamou...

Quando é para cima todos reclamam, mas como foi um "arrendondamento" para baixo, não se passa nada :) acham que eles dão alguma coisa a alguém?

E aqui ninguém está a defender a Portugal Telecom (eu, pelo menos, não estou, e aconselho a quem é cliente desta empresa a deixar de o ser assim que possa), o problema é que legalmente não existe forma do cliente se defender.

Podem gastar o dinheiro e o tempo que quiserem em tribunal, a 1ª factura está paga (e depreendo que estejam muitas mais) e não houve reclamação :)
 
Desculpa la.. mas o que é que isso tem a ver? Pra começar eu nao paguei "mais barato do que devia ser". Paguei o tarifario que escolhi (uma vez que nao me conseguiam dar 6 megas de velocidade, mas nao interessa). So por pagar a primeira factura do tarifario que escolhi depreende-se que estou de acordo com uma fidelizaçao adjacente de que nada soube?

A questao aqui é.. uma mudança de tarifario implica uma fidelização de 12 meses? Nao é necessario informar o cliente desse facto? Eu pedi para mudar de tarifario mas se tivesse sido devidamente informado da nova fidelizaçao é obvio que nao tinha mudado.
 
Eu nao sabia "o que estava em jogo". Nao fui informado que uma mudança de tarifario implicava uma fidelização por 12 meses. No site essa informação nao é explicita tambem. Como tal, nao pago e se eles quiserem ir pra tribunal nao tenho problemas. Tenho tempo e dinheiro e provavelmente vou ganhar.

E não implica se for para cima, ou para baixo e a pagar.

Dizes que a alteração foi feita de forma gratuita, por isso tens aí a resposta.

Não te metas em tribunais.

Suponho que a PT diga que estás fidelizado porque estás à SAPO e nao por outra razão qualquer.
 
A PT não pode alegar fidelização apenas quem pode é a Sapo.
Eu tive essa situação e consegui resolver isso.
Embora pertencem à mesma empresa as facturas são sempre diferentes (uma vem por telepac outra por pt comunicações).
Mas não é isso que se discute...
Infelizmente não vejo que vá conseguir alguma coisa mas pode sempre tentar.
Eu quando fui para cortar por outros problemas mais banais, ofereceram me baixar a mensalidade mas informaram me que teria de ficar sujeito a uma fidelização de 12 meses.
No seu caso que pediu um downgrad por incapacidade técnica não sei se ficou a pagar o valor estipulado para "novos clientes" (no qual está incluido a fidelização de 12 meses - apresentado no site) ou se ficou a pagar o valor pós fidelização (nesse caso está excluído de fidelização).
Não sei se já viu mas tem na sua área de cliente um pdf dos termos do contrato.
Entendo a sua revolta pois também já a tive mas como me resolveram o problema e me indemnizaram pelos meus "estragos" mantive me com eles (apenas sapo e cortei PT)
 
A fidelizaçao da PT é de uma data completamente diferente da Sapo.

Se no meu caso a mudança de tarifario gratuita implicava fidelização, eu tinha que ser informado. O cliente nao adivinha essas coisas e tem o direito de ser informado sobre uma norma que o mantem preso por mais 12 meses a um serviço. A omissao dessa informaçao nao me parece de todo legal.

O jurista da deco disse que infelizmente poucas pessoas contestam isso, mas as que contestam normalmente ganham em tribunal. Eu nao vou pagar. Se eles me quiserem meter em tribunal que seja.
 
E so para verem como os gajos da Sapo gozam com isto tudo, enviei-lhes 1 email sobre o cancelamento do serviço e a fidelizaçao na segunda-feira e ainda nao me responderam.
 
Caríssimos,

No passado ano de 2008 tive semelhante problema.
Tinha Sapo ADSL desde Fevereiro de 2007, e em Fevereiro do ano passado,2008, após um ano de fidelização obrigatória (12 meses), clausula presente no contracto dentro da caixa do router Sapo ADSL, e que entra em activo aquando a activação do serviço, decidi desistir do mesmo pois pagava por um serviço que mal usava.
Liguei a dizer o que pretendia, e passaram a minha ligação para a parte comercial, onde me foi oferecido uma promoção para que mantivesse o serviço activo.
A promoção oferecida não foi mais do que a promoção para novos clientes, com valores atractivos e com desconto durante 12 meses. Tratava-se mesmo de uma promoção aliciante não só porque ia reduzir o preço de serviço que pagava, mas também porque a minha a velocidade de ligação iria sofrer um downgrade gratuito. Visto isto, perguntei varias vezes se esta mudança, tinha algum período de fidelização associado, e foi-me sempre dito que não. Independentemente disso o contrato que tinha em minha posse, e que era o contrato valido, enuncia unicamente 12 meses de fidelização. Assim sendo, aceitei a promoção e decidi manter o serviço.
Passado cerca de 6 meses, em Agosto do ano passado, pretendi de vez desactivar o serviço, visto que iria estar ausente da minha residência por tempo indefinido.
Liguei e pedi o cancelamento, que após longos minutos de espera telefónica me foi negado, tendo o telefonista invocando um fictício contrato de promoção que exigia um período de fidelização de 12 meses. Assim, visto que aderi à promoção em Fevereiro do ano passado, iria estender-se até ao presente mês. Primeiramente, até expliquei que o motivo daquela promoção era unicamente pelo facto de ter querido desistir do serviço. Por esse motivo nunca iria aceitar um novo período de fidelização, e logo de 12 meses. Expliquei ainda que por varias vezes tinha perguntado se tal promoção tinha um período de fidelização associado, e que me foi sempre dito que não havia período associado. Visto o problema não ter ficado resolvido nesse chamada e após varias e longas chamadas (pagas a preços absurdos) e bastantes esperas, consegui ser informado da forma de rescindir contracto, via carta ou fax, e das moradas assim como dos documentos necessários para o fazer.
Após isto e visto ter sido quase ameaçado que se desistisse do serviço, iria pagar os restantes meses do período de fidelização, pelo que não aconselhavam a cortar o serviço, porque iria pagar de qualquer forma e não iria usar o serviço, e achar estas medidas completamente ilegal, enviei uma carta de rescisão com todos os dados necessários registada e com aviso de recepção, e ainda dois faxes para dois números distintos.

Ao fim de algum tempo ligaram-me novamente com a mesma conversa. Disse calmamente que já tinha enviado a carta de rescisão e também faxes, e que tinha em minha posse todos os documentos relativos à rescisão. Fui novamente confrontado com o pagamentos dos restantes meses de serviço do período de fidelização. Nesse momento eu perdi a paciência e exclamei que, caso fosse, confrontado com qualquer tipo de cobrança indevida, o caso seria enviado para o procurador da Justiça, DECO e entidades judiciais competentes.

Até hoje, e já lá vão mais de 6 meses, nunca mais fui incomodado.

Cumps.


PS. - Escusado será dizer que durante todo esse processo não me responderam aos e-mails!!
 
Obrigado pelo teu testemunho. Se nao te importares envia-me por PM os numeros de fax e moradas para onde trataste de enviar a rescisão, assim como todos os dados necessarios que mencionaste. É que se estiver à espera dos emails deles só devo rescindir la para Dezembro.
 
A fidelizaçao da PT é de uma data completamente diferente da Sapo.

Se no meu caso a mudança de tarifario gratuita implicava fidelização, eu tinha que ser informado. O cliente nao adivinha essas coisas e tem o direito de ser informado sobre uma norma que o mantem preso por mais 12 meses a um serviço. A omissao dessa informaçao nao me parece de todo legal.

O jurista da deco disse que infelizmente poucas pessoas contestam isso, mas as que contestam normalmente ganham em tribunal. Eu nao vou pagar. Se eles me quiserem meter em tribunal que seja.

Se não foi informado, é ilegal sim senhor, mas não tem como o comprovar. Pagou, não reclamou, aceitou, ponto final, não há nada a fazer.

Não sei que jurista é esse, mas a mim esclareceram-me, na mesma entidade, que funciona exactamente ao contrário, e já me foi confirmado posteriormente por um licenciado em Direito e que exerce há muitos anos na área dos conflitos de consumo.

Se realmente continua a achar que sim senhor, força :) não vai sem aviso :)

O endereço é o mesmo da PT Comunicações Interactivas SA
Avenida Fontes Pereira de Melo nº40
1069-300 Lisboa

(se seguires o Correio ele é entregue no Porto)

Fax: 217907001

kruzer, muito provavelmente fizeram contas e saia-lhes mais barato perder o dinheiro que lhe iriam cobrar no final do processo.
 
Se não foi informado, é ilegal sim senhor, mas não tem como o comprovar. Pagou, não reclamou, aceitou, ponto final, não há nada a fazer.

Não sei que jurista é esse, mas a mim esclareceram-me, na mesma entidade, que funciona exactamente ao contrário, e já me foi confirmado posteriormente por um licenciado em Direito e que exerce há muitos anos na área dos conflitos de consumo.

Se realmente continua a achar que sim senhor, força :) não vai sem aviso :)

O endereço é o mesmo da PT Comunicações Interactivas SA
Avenida Fontes Pereira de Melo nº40
1069-300 Lisboa

(se seguires o Correio ele é entregue no Porto)

Fax: 217907001

kruzer, muito provavelmente fizeram contas e saia-lhes mais barato perder o dinheiro que lhe iriam cobrar no final do processo.

lol.. entao e eles como provam que me informaram? Paguei e nao reclamei precisamente pq nao fazia ideia de que estava a ficar fidelizado. Eu sou um cliente insatisfeito que nem sequer os 4 megas do downgrade conseguia atingir. É logico que nunca iria aceitar uma fidelizaçao por mais 12 meses se tivesse sido devidamente informado.
 
lol.. entao e eles como provam que me informaram? Paguei e nao reclamei precisamente pq nao fazia ideia de que estava a ficar fidelizado. Eu sou um cliente insatisfeito que nem sequer os 4 megas do downgrade conseguia atingir. É logico que nunca iria aceitar uma fidelizaçao por mais 12 meses se tivesse sido devidamente informado.

és tu que tens que provar não são eles
 
és tu que tens que provar não são eles

Eu tenho que provar mas nao posso provar... nunca poderia provar uma coisa que nao esta por escrito. Ai esta uma das ilegalidades de todo este processo: tentar manter um cliente agarrado por mais 12 meses (muitas vezes sem o informar) so pq ele pagou a primeira factura.

E vamos la ver uma coisa, eu ao pagar a factura estou a concordar com as condiçoes que conheço:

- O tarifario vai ter a velocidade X
- O tarifario vai ter o preço X
- O tarifario vai ter X limites de trafego

No minimo dos minimos, o que se pedia a esses senhores era que colocassem o aviso no website, de que a mudança de tarifario implicaria uma nova fidelizaçao e isso nao se verifica. E, como nem toda a gente faz a mudança de tarifario pelo website, seria de esperar que os senhores da assistencia telefonica tambem fornecessem essa informaçao.

Eu nao sou parvo, nem quero aldrabar ninguem. Nao fui informado. Nao concordei com uma coisa que nao sabia nem tinha obrigaçao de saber. Como tal, nao pago.
 
Arre, teimoso >(

Um contrato é bem mais do que as variáveis que referes. E depois, no site, nunca em tempo algum essa informação iria estar acessível ao público por duas razões:

- Os upgrades não se pagam;
- Os downgrades são pagos e como tal, isentos do teu problema de fidelização.

Se fizeste o downgrade gratuitamente, e bem longe dos olhares do site (telefone ?), lamento, eles têm razão.

Peace :D
 
Um contrato é bem mais do que as variáveis que referes.

Eu sei. O que eu disse era um exemplo, como é obvio.


E depois, no site, nunca em tempo algum essa informação iria estar acessível ao público por duas razões:

- Os upgrades não se pagam;
- Os downgrades são pagos e como tal, isentos do teu problema de fidelização

Mas o que é que isso tem a ver? Pq é que o facto de nao se pagarem ou pagarem impede que informem o cliente sobre a existencia (ou nao) de um periodo de fidelizaçao de 12 meses. Dizes isso como se tivesse toda a logica do mundo mas deve-me estar a escapar alguma coisa. lol

Se fizeste o downgrade gratuitamente, e bem longe dos olhares do site (telefone ?), lamento, eles têm razão.

Entao e se nao fosse "longe dos olhares do site"... nao ia dar ao mesmo? Se a informaçao nao está no site, nem ma dao pelo telefone, a que conclusao chegamos? Que a culpa é do cliente? É obrigaçao do cliente saber que uma mudança de tarifario implica uma nova fidelizaçao?

E eu fiz o downgrade pq eles nao me conseguiam dar a velocidade que estava acordada.. quer dizer que ainda por cima tinha de pagar para eles fazerem isso, se nao quisesse ficar agarrado por + 12 meses? E suponho que tambem era a minha obrigaçao saber isso.
 
Mas o que é que isso tem a ver? Pq é que o facto de nao se pagarem ou pagarem impede que informem o cliente sobre a existencia (ou nao) de um periodo de fidelizaçao de 12 meses. Dizes isso como se tivesse toda a logica do mundo mas deve-me estar a escapar alguma coisa. lol
Basicamente, eles fizeram-te isso como uma condição especial, que não fazem aos utilizadores normais. Não podes estar à espera que eles publiquem essas situações, assim toda a gente iria começar a fazer pirraça porque tb queria condições especiais...

Cumps
 
Basicamente, eles fizeram-te isso como uma condição especial, que não fazem aos utilizadores normais. Não podes estar à espera que eles publiquem essas situações, assim toda a gente iria começar a fazer pirraça porque tb queria condições especiais...

Cumps

Condição especial porque? Eu mudei para um tarifario existente.

Edit: Alem disso a unica informaçao que eu queria que eles publicassem era o facto de ser necessario um novo contrato de fidelizaçao de 12 meses para quem quer mudar de tarifario.
 
Última edição:
Condição especial porque? Eu mudei para um tarifario existente.

Edit: Alem disso a unica informaçao que eu queria que eles publicassem era o facto de ser necessario um novo contrato de fidelizaçao de 12 meses para quem quer mudar de tarifario.

Condição especial porque não pagaste os 25€ de downgrade de tarifário, e isso é uma condição especial, que presseupoem a fidelização. Se tivesses pagos os 25€, não ficavas fidelizado, if I'm not mistaken...

Cumps
 
Back
Topo