Cancelar Sapo ADSL: contrato fidelização

Condição especial porque não pagaste os 25€ de downgrade de tarifário, e isso é uma condição especial, que presseupoem a fidelização. Se tivesses pagos os 25€, não ficavas fidelizado, if I'm not mistaken...

Cumps

Estás correcto. É o que já estou farto de dizer. Ninguém dá nada a ninguém.
 
Condição especial porque não pagaste os 25€ de downgrade de tarifário, e isso é uma condição especial, que presseupoem a fidelização. Se tivesses pagos os 25€, não ficavas fidelizado, if I'm not mistaken...

Cumps

Se me tivessem informado de que ou pagava 25€ ou ficava fidelizado 12 meses eu teria pago os 25€.. ou nem sequer fazia downgrade.
 
Condição especial porque? Eu mudei para um tarifario existente.

Edit: Alem disso a unica informaçao que eu queria que eles publicassem era o facto de ser necessario um novo contrato de fidelizaçao de 12 meses para quem quer mudar de tarifario.

As condições estão toda no contrato e nas condições de adesão expostas geralmente na página da internet. No caso da sapo está na pagina principal no canto inferior direito, com a designação de " Condições de Prestação do Serviço Sapo ADSL".

Quanto à tua questão da fidelização eu exponho-te aqui algumas cláusulas que lá constam.

CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS
DA PT COMUNICAÇÕES, S.A.
2. ADESÃO
2.1. A adesão a um serviço, que poderá ser efectuada presencialmente, ao domicílio ou por qualquer meio à distância (telefone, Internet ou outro),
pressupõe o conhecimento e aceitação prévios, por parte do CLIENTE, do disposto nas presentes Condições Gerais, bem como do disposto nas
Condições Específicas aplicáveis.
2.3. No caso de contratação à distância a data de adesão às presentes Condições Gerais, bem como às Condições Específicas aplicáveis ao(s) serviço(s)
em causa corresponde à data da recepção, pela PT, do pedido de adesão ao serviço, sem prejuízo do disposto no número seguinte.
2.5. O pagamento da primeira factura pelo CLIENTE implica a aceitação tácita das Condições Gerais e das Condições Específicas aplicáveis ao serviço a
que ela respeita.

CONDIÇÕES ESPECIFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET SAPO OU TELEPAC ADSL
9. VIGÊNCIA
9.1. As presentes Condições Específicas entram em vigor na data de adesão e vigoram pelo período mínimo inicial que, naquela data, estiver
definido nas condições de oferta do serviço, devidamente publicitadas pela PT; se nada estiver definido nas condições de oferta do serviço,
considera-se que tal período tem a vigência mínima de 1 (um) ano.

Deixo-te o link
http://adsl.sapo.pt/downloads/contrato_sapoadsl.pdf

Resumindo tens aqui a tua resposta quanto à fidelização, caso adiras a um serviço, por foi o que fizeste ao pedir o downgrade, o período de fidelização renova por igual período ao antigo ou na falta de estipulação por 1 ano.
E o pagamento da factura implica a aceitação tácita, tal como refere o ponto 2.5 acima.

Cumps
 
2.5. O pagamento da primeira factura pelo CLIENTE implica a aceitação tácita das Condições Gerais e das Condições Específicas aplicáveis ao serviço a
que ela respeita.

Eu que tivesse sabido deste ponto mais cedo!!! Eu nunca paguei a 1ª factura! Nem 1ª nem nenhuma e só irei talvez pagar a 5ª factura se estiver bem disposto ou então vou tardar 4 meses a paga-la pois foi esse o tempo que estes m#$%&$s do SAPO/PT demoraram a assumir a falha deles e ainda me queriam cobrar a fidelização quando lhes pedi para cancelar!!! Finalmente assumiram mas escreveram num mail que "excepcionalmente" não me iriam cobrar a fidelização! Tiveram de levar com uma resposta a esse "excepcionalmente" tanto por telefone como por mail pois o "excepcionalmente" foi incompetência deles e foi essa sempre a razão que eu apontei para o cancelamento mas se soubesse deste ponto 2.5 (se tivesse lido o contrato) então tinha tratado das coisas de outra forma :004:.

Enfim, já resolvi os meus diferendos com o batráquio e a minha conta foi cancelada sem ter pago a fidelização.

Miguel
 
As condições estão toda no contrato e nas condições de adesão expostas geralmente na página da internet. No caso da sapo está na pagina principal no canto inferior direito, com a designação de " Condições de Prestação do Serviço Sapo ADSL".

Quanto à tua questão da fidelização eu exponho-te aqui algumas cláusulas que lá constam.

CONDIÇÕES GERAIS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES ELECTRÓNICAS
DA PT COMUNICAÇÕES, S.A.
2. ADESÃO
2.1. A adesão a um serviço, que poderá ser efectuada presencialmente, ao domicílio ou por qualquer meio à distância (telefone, Internet ou outro),
pressupõe o conhecimento e aceitação prévios, por parte do CLIENTE, do disposto nas presentes Condições Gerais, bem como do disposto nas
Condições Específicas aplicáveis.
2.3. No caso de contratação à distância a data de adesão às presentes Condições Gerais, bem como às Condições Específicas aplicáveis ao(s) serviço(s)
em causa corresponde à data da recepção, pela PT, do pedido de adesão ao serviço, sem prejuízo do disposto no número seguinte.
2.5. O pagamento da primeira factura pelo CLIENTE implica a aceitação tácita das Condições Gerais e das Condições Específicas aplicáveis ao serviço a
que ela respeita.

CONDIÇÕES ESPECIFICAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACESSO À INTERNET SAPO OU TELEPAC ADSL
9. VIGÊNCIA
9.1. As presentes Condições Específicas entram em vigor na data de adesão e vigoram pelo período mínimo inicial que, naquela data, estiver
definido nas condições de oferta do serviço, devidamente publicitadas pela PT; se nada estiver definido nas condições de oferta do serviço,
considera-se que tal período tem a vigência mínima de 1 (um) ano.

Deixo-te o link
http://adsl.sapo.pt/downloads/contrato_sapoadsl.pdf

Resumindo tens aqui a tua resposta quanto à fidelização, caso adiras a um serviço, por foi o que fizeste ao pedir o downgrade, o período de fidelização renova por igual período ao antigo ou na falta de estipulação por 1 ano.
E o pagamento da factura implica a aceitação tácita, tal como refere o ponto 2.5 acima.

Cumps

Ja conhecia o contrato e essa parte que quotaste.

Isso do "aderir a um serviço" é um bocado vago. Mas seguindo a tua logica - entao e os upgrades nao implicam nova fidelizaçao, certo? Se sim, porque?

Ha alguma parte do contrato onde eles falem mais concretamente das mudanças de tarifario? A ver se faço um search ou o leio todo amanha...
 
Ja conhecia o contrato e essa parte que quotaste.

Isso do "aderir a um serviço" é um bocado vago. Mas seguindo a tua logica - entao e os upgrades nao implicam nova fidelizaçao, certo? Se sim, porque?

Ha alguma parte do contrato onde eles falem mais concretamente das mudanças de tarifario? A ver se faço um search ou o leio todo amanha...

Aqui tens a tua resposta:

9.2. A PT poderá, mediante acordo do CLIENTE e em caso de adesão a serviços adicionais ou a ofertas comerciais específicas relacionadas com o serviço, prorrogar o período mínimo inicial de vigência fixado nos termos do número anterior desta Condição ou ainda sujeitar as presentes Condições Específicas a um novo período mínimo de vigência. Em qualquer destes casos, o CLIENTE será sempre previamente informado desse facto, nomeadamente nas condições particulares aplicáveis aos serviços adicionais ou no âmbito das ofertas comerciais em causa, estando a prorrogação daquele período ou o seu início de produção de efeitos sujeito ao acordo expresso do CLIENTE.

Assim os upgrades também implicam nova fidelização, assim como os downgrades, mas só quando solicitados pelo cliente, no caso de serem eles a fazer uma migração, i.e. passarem-te a ti e a todos os clientes com um determinado tarifario para um tarifario superior, aí não implica nova fidelização, pois foi por iniciativa deles.

Cumps
 
Condição especial porque não pagaste os 25€ de downgrade de tarifário, e isso é uma condição especial, que presseupoem a fidelização. Se tivesses pagos os 25€, não ficavas fidelizado, if I'm not mistaken...

Cumps

É aqui que está o problema!

Quando um cliente vai aderir a um serviço de internet, aquilo que vem anunciado é, por exemplo:

- Net de 24Mb
- Downloads Ilimitados
- X de chamadas gratuitas.

Quando aquilo que deveria estar logo à partida deveria ser:

- Net de 24Mb
- Downloads Ilimitados
- X de chamadas gratuitas.
- Fidelização obrigatória por XX meses.

Percebem o "problema"?

Da mesma maneira, toda e qualquer mudança de tarifário deveria ter, além da respectiva mudança de velocidade e valor de facturação; uma indicação igualmente visível das condições de nova fidelização, no caso desta se verificar. Independentemente de ter sido ou não pedida pelo cliente. Porque neste mundo ninguém nasce "bruxo"; eu pelo menos, não nasci bruxo e agradeço ser devidamente informado destas práticas "secretas" seja de que serviço for... logo não assumo à partida que possam haver "condições especiais, que pressupoem a fidelização"! Exijo ser devidamente informado com antecedência!

Se por acaso o pedido de alteração de tarifário, foi feito numa loja; o empregado que atende o cliente deveria ter a sensibilidade (ou obrigação, que ainda é melhor) de informar devidamente o cliente; e quando o cliente assinasse o respectivo pedido, essa informação de renegociação do período de fidelização deveria vir bem explícita em letras garrafais e não relegadas para as "ultra-secretas" linhas de um qualquer contrato microscópico!

Para vos ajudar a perceber ainda melhor a dimensão destes "engodos", aqui vai uma história que se passou comigo...

Tinha ADSL da Telepac em casa dos meus pais; a preço de ouro.
Decidimos que em breve iríamos mudar para outra operadora, porque só para internet estávamos a pagar quase 50€ por mês, e a concorrência já oferecia serviços iguais ou mesmo superiores por muito menos dinheiro.

O tempo de fidelização já tinha expirado há muito, e estávamos apenas a estudar a melhor hipótese de mudar de serviço perto do fim do ano passado, que era quando haveriam mudanças no agregado familiar.

Entretanto, lá para a primavera do ano passado, (ou seja alguns meses antes da altura de finalmente tomarmos decisões) se não me falha a memória; a Telepac lançou uma campanha de redução da mensalidade em 5€; bastava para tal que quando nos telefonassem para casa, concordássemos com o envio de um "banner" para o nosso serviço, em que quando ligássemos a internet tinhamos que aceitar essa mudança clicando num "botãozinho" de uma página da Telepac que apareceria mal ligássemos o nosso browser e pronto, ficávamos a pagar menos 5€ por mês! Fixe, porreiro, right?

Yeah, right...

Logo por azar, quem é que atendeu a chamada telefónica lá em casa? A minha mãe!
Acham que o telefonista que lhe fez a conversa ao telefone lhe explicou acerca da condição de fidelização que seria renovada por mais 12 meses?

Yeah, shure...

Por sorte, ainda antes de termos ligado os respectivos browsers de internet em casa, eu e o meu irmão fomos avisados pelos nossos pais que íamos pagar menos 5€ de internet por mês, e daquilo que nós tinhamos que fazer quando nos aparecesse o respectivo "banner" lá no nosso browser...

Eu admito, que não sabia de nada, e que se fosse por mim, eu teria clicado na aceitação do serviço e pronto, estava logo asneira feita! Por sorte o meu irmão soube dessa história por terceiros, e já sabia o que estava "em jogo", e lá decidimos que não aceitaríamos a redução de tarifário porque senão ficávamos com os planos estragados, e já não poderíamos mudar de ISP no fim do ano!

Mas o pior de tudo, foi que o maldito "banner" aparecia sempre de tempos a tempos a pedir para nós aceitarmos o serviço, e no processo, mandava-nos a net abaixo! Provavelmente uma tentativa de fazer quem estivesse em desespero aceitar a redução dos 5€ para que aquele incómodo deixasse de aparecer...

O que é certo, é que dos lados da Telepac, para além de não saberem como desactivar o "banner", (decerto ninguem lá pensou que algum cliente alguma vez pudesse rejeitar a "irrecusável" proposta!) tanto mexeram lá com a ligação, que acabaram por nos "dar cabo" da linha, e acabámos por ficar 2 semanitas, sem exagero, completamente sem net.

Passados uns meses, quando finalmente fomos mudar de ISP, e pedimos à telepac para nos cessar o serviço, fizeram em jeito de desespero uma proposta de facturação 15€ mais baixa!

É óbvio que não aceitámos, porque para além de todos os problemas sofridos durante aquela trapalhada da promoção dos 5€; ficámos com a sensação de termos sido "explorados" indevidamente pela operadora em 50€ por mês, quando, pelos vistos, podiam-nos ter cobrado apenas uns 35€ sem prejuízo para a mesma!...

Infelizmente é assim que as coisas funcionam: à base da desinformação; para poderem, se necessário "apanharem" o cliente "desprevenido""

Cumps!

\w/
 
Última edição:
Aqui tens a tua resposta:

9.2. A PT poderá, mediante acordo do CLIENTE e em caso de adesão a serviços adicionais ou a ofertas comerciais específicas relacionadas com o serviço, prorrogar o período mínimo inicial de vigência fixado nos termos do número anterior desta Condição ou ainda sujeitar as presentes Condições Específicas a um novo período mínimo de vigência. Em qualquer destes casos, o CLIENTE será sempre previamente informado desse facto, nomeadamente nas condições particulares aplicáveis aos serviços adicionais ou no âmbito das ofertas comerciais em causa, estando a prorrogação daquele período ou o seu início de produção de efeitos sujeito ao acordo expresso do CLIENTE.

Assim os upgrades também implicam nova fidelização, assim como os downgrades, mas só quando solicitados pelo cliente, no caso de serem eles a fazer uma migração, i.e. passarem-te a ti e a todos os clientes com um determinado tarifario para um tarifario superior, aí não implica nova fidelização, pois foi por iniciativa deles.

Cumps


A PT poderá, mediante acordo do CLIENTE e em caso de adesão a serviços adicionais ou a ofertas comerciais específicas relacionadas com o serviço, prorrogar o período mínimo inicial de vigência

Em qualquer destes casos, o CLIENTE será sempre previamente informado desse facto, nomeadamente nas condições particulares aplicáveis aos serviços adicionais ou no âmbito das ofertas comerciais em causa, estando a prorrogação daquele período ou o seu início de produção de efeitos sujeito ao acordo expresso do CLIENTE.

Acho que é importante realçar estas partes..
 
(...)Desculpa la.. mas o que é que isso tem a ver? Pra começar eu nao paguei "mais barato do que devia ser". Paguei o tarifario que escolhi (uma vez que nao me conseguiam dar 6 megas de velocidade, mas nao interessa)(...).

mas nao interessa porquê? eu acho que interessa e muito. nos casos em que a linha não suporta decentemente a velocidade contratada eles devem(ou deveriam) dar o downgrade gratuito e sem manhas. a pegar com eles devia ser por aqui

eu fiz um downgrade há uns anos(pago) e ainda tentei arranjar argumentos para um outro à borla, mas com os valores de ruido da minha linha mandaram-me logo pastar :lol:
 
mas nao interessa porquê? eu acho que interessa e muito. nos casos em que a linha não suporta decentemente a velocidade contratada eles devem(ou deveriam) dar o downgrade gratuito e sem manhas. a pegar com eles devia ser por aqui

eu fiz um downgrade há uns anos(pago) e ainda tentei arranjar argumentos para um outro à borla, mas com os valores de ruido da minha linha mandaram-me logo pastar :lol:

Mesmo depois de me fazerem o downgrade para 4 megas, nao conseguiam dar-me os 4 megas. A ligaçao ficava instavel e caia constantemente.
 
mas nao interessa porquê? eu acho que interessa e muito. nos casos em que a linha não suporta decentemente a velocidade contratada eles devem(ou deveriam) dar o downgrade gratuito e sem manhas. a pegar com eles devia ser por aqui

eu fiz um downgrade há uns anos(pago) e ainda tentei arranjar argumentos para um outro à borla, mas com os valores de ruido da minha linha mandaram-me logo pastar :lol:

Existem situações especiais em que eles fazem o downgrade gratuito e sem fidelização, mas só quando cliente tá muito longe da central e eles não conseguem agarantir serviço, como no meu caso, que tou a 4.4 KM da central...

De qualquer forma, tal como diz os regulamentos acima postados, só vem confirmar aquilo que já foi dito: Um downgrade normal (que se pague o custo associado) não fideliza, um acordo com o cliente, neste caso um downgrade sem custos, fideliza...

Cumps
 
Sim, foi feito de forma gratuita.

Downgrade de forma gratuita = mais um ano de fidelizações. APRENDAM a ler e a perguntar, só é enganado quem quer. Não te enganaram, simplesmente omitiram.te a informação.

Eu quando a zon perguntou se queria mais canais e mais x e mais x, perguntei logo, mais 1 ano de fidelização ?

Responderam logo que sim. obviamente, ninguem oferece nada, sem receber nada em troca.
 
Acho que é importante realçar estas partes..


nem mais, se eles nem sequer informam o cliente de uma fidelizacao, como poderemos nos concordar com o que quer que seja?, entao a gente paga um servico, que nao nos da nem a velocidade do tarifario mais baixo, e somos obrigados a pagar por algo que nao temos?

enfim e portugal, em uk servicos muito melhores, facilitam os clientes, e as fidelizacoes sao de 3 meses e nao 1 ou 2 anos, daqui a um bocado omitem a informacao de um contrato vitalicio, e tu ficas com um contrato vitalicio, e depois dizem-te ai e tal omitimos a informacao, enfim
 
Última edição:
Downgrade de forma gratuita = mais um ano de fidelizações. APRENDAM a ler e a perguntar, só é enganado quem quer. Não te enganaram, simplesmente omitiram.te a informação.

Eu quando a zon perguntou se queria mais canais e mais x e mais x, perguntei logo, mais 1 ano de fidelização ?

Responderam logo que sim. obviamente, ninguem oferece nada, sem receber nada em troca.

Claro.. O cliente é que tem que perguntar. Deves tar é a gozar comigo. APRENDE a lutar por um país melhor e a nao dar razao a vigaristas. Alem de que se tivesses lido a thread toda tinhas visto o caso de outro ex-cliente que perguntou varias vezes aos assistentes se havia nova fidelizaçao e estes lhe garantiram que nao.

Essa do "nao enganaram, omitiram" tambem acho piada. Sabes que vai dar ao mesmo, certo? Se eu te vender um portatil que tem o disco a dar o berro e que eventualmente vai parar de funcionar, mas so vais dar conta qdo for tarde de mais... nao te enganei pois nao? So omiti. Ou se te vender um carro com uma jante danificada e refeita, que se vai partir toda no primeiro grande buraco em que passes.. tambem nao te enganei.
 
A diferença é que mentir é feio :) omitir é chique e legal :)

Li por aqui também pessoas a criticar Portugal e que somos isto e aquilo e que lá fora é que é bom. Sinceramente estou farto dessas afirmações. Está sempre tudo mal mas fazer alguma coisa é que não.
Já tive um diferendo com a SAPO e reclamei até ter o que tinha direito. Recebi tudo o que queria e pagaram me os custos do telemovel devido as incompetencias destes senhores.
Também posso dizer que ainda ontem cortei o serviço com eles numa das minhas residencias. Tinha lá colocado sapo 2Mb que passaram para 4Mb (valores nunca obtidos). Como nao passo lá muito tempo nunca tive muito tempo para ver. Durante a ultima semana ainda a ver e telefonei para a assistencia tecnica pois tinha valores no modem de 2000/128. Já estava a espera que me viessem dizer que a minha linha nao dava para mais, então, simplesmente fiz o que achei ser melhor cortei.
A senhora ficou espantada de porque é que eu nao esperava pelo tecnico e só obteve a resposta: "Tenho marcada para esta semana instalação de meo iptv e como sabe necessita de velocidade superior. Se a minha linha não dá para mais vou cortar sapo e meo."
Sapo já foi à vida por fax, amanhã será por carta registada e numa loja também. Meo irá a seguir pois segundo o mesmo grupo não tenho capacidade para ter mais de 2000/128.
Venham outros fornecedores, podem ser também aldrabões mas estes não me "comem" por estúpido.
 
Back
Topo