Carregadores para iPhone / hábitos de carregamento saudáveis

Segundo o pessoal diz, o que interessa é ter tecnologia GaN. E este da Anker pelo preço neste momento, há pouca concorrência.

Eu acho é que o Nano Pro da Anker não tem essa tecnologia GaN
Tem um ActiveShield, que no fundo deve fazer a mesma coisa
 
Última edição:
Eu acho é que o Nano Pro da Anker não tem essa tecnologia GaN
Tem um ActiveShield, que no fundo deve fazer a mesma coisa
Não é a mesma coisa.
Carregadores GaN permitem que o processo de conversão de energia seja mais eficiente porque produzem menos calor.
Não é um deal breaker. Não é obrigatório. Não carrega mais rápido. Não danifica menos a bateria.

Lentamente está a existir uma transição para GaN. Vai ser importante em carregadores de dezenas de Watts com tensões grandes. Não num simples carregador de 20W...
 
Não é a mesma coisa.
Carregadores GaN permitem que o processo de conversão de energia seja mais eficiente porque produzem menos calor.
Não é um deal breaker. Não é obrigatório. Não carrega mais rápido. Não danifica menos a bateria.

Lentamente está a existir uma transição para GaN. Vai ser importante em carregadores de dezenas de Watts com tensões grandes. Não num simples carregador de 20W...

Obrigado, não sabia a diferença
 
Boas ppl
Que acham deste carregador Anker Nano II 30W GAN II para um IPHONE 13 PRO MAX.
Pergunto isto pelo seguinte por ser de 30W não degradara mas rapidamente a Bateria?
Como o o Original da APPLE e de 20 W.
Obrigado a quem ajudar
 
Boas ppl
Que acham deste carregador Anker Nano II 30W GAN II para um IPHONE 13 PRO MAX.
Pergunto isto pelo seguinte por ser de 30W não degradara mas rapidamente a Bateria?
Como o o Original da APPLE e de 20 W.
Obrigado a quem ajudar

Segundo o pouco que entendo: se o carregador e o cabo forem bons, comunicam entre si e só dispensam a potência para a qual estão "programados".

Não sei se o 13 Pro Max suporta "fast charging", mas em príncipio não terás problemas de desgaste de bateria...
 
Nem de propósito: ando à procura de um carregador "novo" e que substitua, pelo menos, 2 carregadores dos meus dispositivos. Por acaso não recomendas nenhum com 2 ou mais entradas USB-A?
 
Nem de propósito: ando à procura de um carregador "novo" e que substitua, pelo menos, 2 carregadores dos meus dispositivos. Por acaso não recomendas nenhum com 2 ou mais entradas USB-A?
Depende do quanto queiras gastar.
5 portas: https://tropicalprice.com/product/B00VUGOSWY
2 portas: https://tropicalprice.com/product/B00WLI5E3M (12W em cada porta)

Também há este: https://tropicalprice.com/product/B07X1X5ZFV mas os 12W são divididos pelas duas portas se estiverem ambas em utilização.
 
Dada a enchente de perguntas sobre carregadores para iPhone visto que os mesmos não trazem carregadores desde ~2020, este tópico é para discussão e aconselhamento de carregadores, bem como hábitos de carregamento saudáveis, para todos os iPhones com porta Lightning ou que suportem carregamento sem fios.

Alternativas ao carregador original da Apple:

- Anker 511 Nano Pro - 20W (substituto do modelo anterior: Anker 511 Nano - 20W)
- Anker 711 Nano II - 30W (com tecnologia GaN)
@fakemeta obrigado pelas dicas e teres movido a minha duvida para o tópico correto.
 
Dada a enchente de perguntas sobre carregadores para iPhone visto que os mesmos não trazem carregadores desde ~2020, este tópico é para discussão e aconselhamento de carregadores, bem como hábitos de carregamento saudáveis, para todos os iPhones com porta Lightning ou que suportem carregamento sem fios.

Alternativas ao carregador original da Apple:

- Anker 511 Nano Pro - 20W (substituto do modelo anterior: Anker 511 Nano - 20W)
- Anker 711 Nano II - 30W (com tecnologia GaN)
Diria que até seria um tópico universal, para tudo que é baseado em baterias Li-ion.

Se me permites a sugestão podes colocar este artigo no teu post?
https://batteryuniversity.com/article/bu-808-how-to-prolong-lithium-based-batteries

@The WolfMan
Existem diferenças entre "fast-charging" vs "low charging" e estão quantificadas e apresentadas no estudo acima e que foi diversas vezes partilhado já.
Carregamento de indução por si só não é pior, o calor associado e/ou a voltagem associada ao mesmo em comparação por exemplo ao de parede que vem (ou que vinha) de base (lentinho) nos iphones sim.

Quanto ao assunto em si, sempre achei bom e pertinente se discutir e querer saber mais.
Perder noites de sono para atingir o santo gral da eficiencia é que sempre disse que é desnecessario. Agora informação nunca é desnecessária
 
Última edição:
Diria que até seria um tópico universal, para tudo que é baseado em baterias Li-ion.

Se me permites a sugestão podes colocar este artigo no teu post?
https://batteryuniversity.com/article/bu-808-how-to-prolong-lithium-based-batteries
Se for universal depois fica muito fragmentado.
Podemos alongar isto a iPads, que pouco muda face aos iPhones.

Vou ler o artigo e depois coloco no post inicial se verificar que é pertinente.

Criei um FAQ que vou atualizando aos poucos.
 
Eu utilizo os meus na mesa de cabeceira e na secretária.
Ele não é pequeno, 3 anker nano deverão ocupar menos espaço, mas tem a vantagem de só precisares de uma tomada para carregares os 3 equipamentos que mencionaste ao mesmo tempo.
Vou viajar agora em Fevereiro e vou levá-lo pois consigo carregar os 3 ao mesmo tempo e nos hoteis por vezes não costumam ter muitas tomadas.
 
Bom tópico.

@fakemeta, algumas sugestões:

O meu iPhone veio sem carregador na caixa. Tenho de comprar um da Apple?

Sugeria alterares drasticamente a segunda frase. Dizes simplesmente que o iPhone pode ser carregado por qualquer coisa que tenha uma porta USB-A/USB-C. Isto é verdade, qualquer carregador vai carregar o iPhone assim como ligar o iPhone à porta USB de um PC/router/carro/etc o vai carregar... Depois podes recomendar as marcas mais conhecidas/fiáveis e que os carregadores suportem o protocolo USB Power Delivery e fazes a referência ao tropical price.

Qual a diferença entre porta usb-A e usb-C?

Em vez de 5 W são 5 V :P

Tenho de comprar um carregador com a mesma potência do da Apple?

Podias utilizar um termo mais genérico e dizer que a potência de carregamento é determinada pela carga.

Então usar potências mais altas não danifica a bateria?

Podias complementar isto com esta imagem ou semelhante:

U57QlGG.jpg


@serj_tankian, eu não tenho dúvidas que os carregamentos rápidos degradam mais as baterias. A minha questão foi simples. Ao fim de por exemplo três anos de utilização, em média o quanto mais está degradada a bateria de uma utilização vs outra? Mas também sejamos realistas. O "fast charge" da Apple, quando comparado com outros fabricantes é muito conservador.

Quanto ao carregamento de indução, a tensão não tem nada a ver. Aquilo é uma bobine que induz outra e esta última não vai directamente para a bateria, é "devidamente tratada". Claro que neste processo existem maiores perdas, nomeadamente por calor e o calor é o maior inimigo das baterias.
 
Sugeria alterares drasticamente a segunda frase. Dizes simplesmente que o iPhone pode ser carregado por qualquer coisa que tenha uma porta USB-A/USB-C. Isto é verdade, qualquer carregador vai carregar o iPhone assim como ligar o iPhone à porta USB de um PC/router/carro/etc o vai carregar... Depois podes recomendar as marcas mais conhecidas/fiáveis e que os carregadores suportem o protocolo USB Power Delivery e fazes a referência ao tropical price.
Feito.

Em vez de 5 W são 5 V
:P
Andas atento
:007:


Podias utilizar um termo mais genérico e dizer que a potência de carregamento é determinada pela carga.
Feito. Acho que escrevi bem.

Imagem adicionada.
 
A minha questão foi simples. Ao fim de por exemplo três anos de utilização, em média o quanto mais está degradada a bateria de uma utilização vs outra?
No estudo que indiquei está lá indiretamente. Vê o gráfico (https://batteryuniversity.com/img/content/lithium2.jpg), não podes fazer média a anos de utilização mas a ciclos de bateria.Se quiseres depois podes fazer para ti a média, imagina que cada ciclo equivale a um dia.
 
Esse gráfico mostra uma relação existente entre a energia armazenada nas células vs a longevidade das mesmas em número de ciclos. Tudo se resume a um balanço capacidade vs longevidade.

Se a BMS da célula está limitada a 3,9 V (número ao calhas), independentemente do carregamento ser lento ou rápido, quando a tensão da célula atinge 3,9 V para a BMS a bateria está carregada com 100%.

Não há dúvidas que ao longo do tempo uma bateria se desgasta. Já não consegue reter a capacidade nominal para que foi desenhada. Imaginemos que três anos de utilização de um iPhone a carregá-lo todas as noites com um carregador antigo de 5 V e 1 A (5 W) leva a que ao fim desses três anos a bateria está a 88% da capacidade nominal.

Não tenho dúvidas que para as mesmas condições de utilização com excepção do carregador em que se utiliza o MagSafe a bateria vai ter uma degradação maior. Mas a minha pergunta é simples. Maior em quanto? Mais 3% (85% da capacidade nominal)? Mais 8% (80% da capacidade nominal)?

O meu ponto é que ao fim de três anos de utilização nenhuma estará em excelente estado e mais menos menos mês ambas precisam de ser substituídas. Pessoalmente o comodismo do carregamento sem fios é muito superior à longevidade extra (à qual ainda ninguém me conseguiu apresentar um número).
 
Ai vais ter que pesquisar degradação de bateria comparando 1C com 2C, e a isso juntar desgaste pelo factor de aquecimento extra, causado pelo magsafe
 
Bom dia a todos, recém comprador de um 13 Mini! ☺️

Uma pergunta para os entendidos, costumo gastar cerca de 40/50% da bateria - a sugestão é carregar todos os dias à noite ou apenas quando chega ali entre os 30/20%?

Faz-me confusão fazer o carregamento com tanta bateria, Mas tenho lido que é o melhor a fazer nestes telefones..
 
Back
Topo