Carregadores para iPhone / hábitos de carregamento saudáveis

Penso que se isso fosse assim tão importante haveria uma opção “carregar sempre até X%” (X seria definido por nós, por exemplo 80%) e a partir daí apenas mantinha o telefone mas não carregava mais a bateria.

Apenas como curiosidade o iPhone depois da bateria estar a 100% continua a consumir cerca de 0,16 amperes e o iwatch cerca de 0,07 amperes.

Em mac já existem apps de terceiros para limitar a carga à percentagem que se quiser.

E sim uma bateria de lítio não gosta de estar sempre a 100% e é mesmo por isso que a Apple introduziu o carregamento optimizado nos telefones e nos macbooks, para a bateria não ficar a 100% sem uso
 
Já te respondi no outro tópico. Mais uma vez, "voltagem" não existe, o termo correcto é tensão eléctrica.

Os carregadores com 5 V vão funcionar mas o carregamento vai ser lento. Vais usar o MagSafe? Eu uso todos os dias e adoro o comodismo. Se sim o de 20 W chega. Se não, um carregador de 30 W permite-te carregar ligeiramente mais rápido (de memória o 13 Pro aceita até 23 W de potência de carregamento), mas não é nada por aí além.

Qualquer carregador que obedeça ao protocolo USB Power Delivery funciona.
Não vou usar o MagSafe.
O carregador é só para carregar o iPhone.
Não tenho intenção de usar em outros equipamentos já que uso o que traz de origem.

Então dizes que tanto o Anker 511 Nano Pro - 20W ou o Anker 711 Nano II - 30W serve para carregar o iPhone. É isso?
Se for isso, vou pelo mais barato (não encontrei na Amazon ES o Anker 711) que é o Anker 511 Nano Pro de 20W.

Obrigado
 
Não vou usar o MagSafe.
O carregador é só para carregar o iPhone.
Não tenho intenção de usar em outros equipamentos já que uso o que traz de origem.

Então dizes que tanto o Anker 511 Nano Pro - 20W ou o Anker 711 Nano II - 30W serve para carregar o iPhone. É isso?
Se for isso, vou pelo mais barato (não encontrei na Amazon ES o Anker 711) que é o Anker 511 Nano Pro de 20W.

Obrigado
Posso perguntar porquê? Eu comprei um carregador original da Apple (20 W) e o MagSafe (o carregamento está limitado a 15 W). O comodismo que proporciona é fantástico. Está na mesinha de cabeceira. Todos os dias antes de me deitar, independentemente da carga da bateria vai à carga. Tenho a optimização do carregamento ligado e no fim do telemóvel aprender os meus hábitos carrega até 80% e só pouco antes de eu acordar é que carrega dos 80 aos 100%.

Quanto aos carregadores que falas, sim, qualquer um serve para carregar o iPhone. O de 30 W utiliza GaN Nitrato de Gálio em vez de silício na electrónica de potência. É mais compacto e mais eficiente (aquece menos).
 
Posso perguntar porquê? Eu comprei um carregador original da Apple (20 W) e o MagSafe (o carregamento está limitado a 15 W). O comodismo que proporciona é fantástico. Está na mesinha de cabeceira. Todos os dias antes de me deitar, independentemente da carga da bateria vai à carga. Tenho a optimização do carregamento ligado e no fim do telemóvel aprender os meus hábitos carrega até 80% e só pouco antes de eu acordar é que carrega dos 80 aos 100%.

Quanto aos carregadores que falas, sim, qualquer um serve para carregar o iPhone. O de 30 W utiliza GaN Nitrato de Gálio em vez de silício na electrónica de potência. É mais compacto e mais eficiente (aquece menos).
Já ouvi falar desse nome - Magsafe - mas não sei qual a sua funcionalidade e não iria usar como queria e também pelo investimento que talvez faça (compra do iPhone 13 Pro, carregador, capa e película) e o dinheiro não dá para tudo.

Quanto ao carregador pelo que percebi, se fosses tu comprarias o Anker 711 de 30W mas o Anker 511 está a um preço aceitável na minha forma de ver.
 
Última edição:
Já ouvi falar desse nome - Magsafe - mas não sei qual a sua funcionalidade e não iria usar como queria e também pelo investimento que talvez faça (compra do iPhone 13 Pro, carregador, capa e película) e o dinheiro não dá para tudo.

Quanto ao carregador pelo que percebi, se fosses tu comprarias o Anker 711 de 30W (não encontro na Amazon ES o preço) mas o Anker 511 está a um preço aceitável na minha forma de ver.
O MagSafe é o carregador sem fios da Apple:
magsafe00.jpg


Acho que uma imagem vale mais que mil palavras.
Para usar o magsafe, a capa não tem de ter o anel metálico tambem?
Acho que não. Os ímanes é só para garantir o alinhamento ideal.
 
Em mac já existem apps de terceiros para limitar a carga à percentagem que se quiser.

E sim uma bateria de lítio não gosta de estar sempre a 100% e é mesmo por isso que a Apple introduziu o carregamento optimizado nos telefones e nos macbooks, para a bateria não ficar a 100% sem uso

Como já referi, o carregamento optimizado serve para evitar o maior enimigo das baterias, o calor. E o carregamento optimizado deixa a bateria ir aos 100%

Existem apps de terceiros para tudo e mais alguma coisa mas sendo importante porque a Apple não tem essa opção de carregar SÓ até os 80%? E os portáteis de outras marcas e telemóveis que usam este tipo de bateria porque tb não tem essa opção ? Nunca vi um site de um fabricante a dizer que as baterias só devem ser carregadas até os 80%.

Criam-se mitos e há pessoal há tirar do carregador aos 80% e a “queimar” ciclos da bateria desnecessariamente, enquanto está ligado ao carregador não está a consumir da bateria e não está a queimar ciclos.
 
Idealmente as baterias devem ser utilizadas entre os 20 e os 80% da sua capacidade. Andar entre estes valores e evitar ciclos de descarga muito profundos é o melhor para maximizar a durabilidade da bateria. Para os fabricantes de baterias o segredo está na optimização. É um compromisso entre a energia real da bateria e a útil que é disponibilizado ao dispositivo. É um compromisso entre durabilidade e autonomia.

Andar sempre com a bateria cheia ou descarregada causa "stresses" internos que diminui a vida útil da mesma. Daí o carregamento optimizado. No caso dos iPhones eles aprendem os hábitos dos utilizadores e o carregamento é interrompido aos 80% só sendo retomado apenas quando é necessário.

Muitas das medidas aqui faladas prolongam de facto a vida útil da bateria, mas sempre que eu peço para me quantificarem este aumento ninguém me sabe responder. Vale a pena viver em função do telemóvel para depois não saber se os hábitos aumentam a vida útil da bateria em 6 dias ou 6 meses?
 
Com tantos comentários sobre o uso das baterias, já não sei qual será a melhor escolha.

Uns a dizer que carregam os iPhones todos os dias mesmo que tenha 20%, 30%, 40%, 50%, etc. com o MagSafe durante a noite e no outro dia a bateria está a 100%;

Outros que carregam quando a bateria chega aos 20% e que desligam da tomada quando chega aos 80%.

Afinal, qual é a melhor forma?
Estas baterias são de lítio, não se viciam, certo?

Não é através dos ciclos que começam a perder "energia"?
Se é, é quando fazem um ciclo completo, ou seja, dos 0 aos 100%. Certo?

Pelo que li e ouvi há uns tempos, só ao fim de 400 ou 500 ciclos é que começam a degradar.
 
Última edição:
Sim, as baterias de lítio não se viciam, degradam-se. É inevitável, as baterias são um consumível. De memória a Apple diz que as baterias deles fazem 500 ciclos retendo até 80% da capacidade. Daí para a frente a perda de capacidade é a pique.

A contagem dos ciclos não é assim tão linear quanto isso.

Quem tenta seguir essa política dos 20-80% em teoria está a maximizar a vida útil da bateria, mas ninguém sabe quantificar em quanto. No fim do dia uns usam o telemóvel, os outros vivem em função dele.
 
No teu caso @The WolfMan como é que fazes?

Carregas todos os dias sem preocupar com a percentagem da bateria (usas e abusas do smartphone) ou estás sempre a espera que chegue os 20% para carregar e os 80% para tirar da corrente? (viver em função do smartphone)

Qual é o mais aconselhado? (se houver para ser aconselhado...)

Qual é o iPhone que tens atualmente?
 
No teu caso @The WolfMan como é que fazes?

Carregas todos os dias sem preocupar com a percentagem da bateria (usas e abusas do smartphone) ou estás sempre a espera que chegue os 20% para carregar e os 80% para tirar da corrente? (viver em função do smartphone)

Qual é o mais aconselhado? (se houver para ser aconselhado...)

Qual é o iPhone que tens atualmente?
Está subentendido na resposta dele. “No fim do dia uns usam o telemóvel, os outros vivem em função dele.”

Posso dar o meu exemplo de um ano com o iPhone 11 a carregar sempre durante a noite até de manhã e após um ano e pouco marcava 98% ou 99% de capacidade de bateria.
 
Está subentendido na resposta dele. “No fim do dia uns usam o telemóvel, os outros vivem em função dele.”

Posso dar o meu exemplo de um ano com o iPhone 11 a carregar sempre durante a noite até de manhã e após um ano e pouco marcava 98% ou 99% de capacidade de bateria.
Mas tu carregavas mesmo que o iPhone estivesse a 20% ou a 80%? (ou com outras percentagens)

Se após um ano marca 99 ou 98% não está nada mal.
 
No teu caso @The WolfMan como é que fazes?

Carregas todos os dias sem preocupar com a percentagem da bateria (usas e abusas do smartphone) ou estás sempre a espera que chegue os 20% para carregar e os 80% para tirar da corrente? (viver em função do smartphone)

Qual é o mais aconselhado? (se houver para ser aconselhado...)

Qual é o iPhone que tens atualmente?
Eu faço um uso "normal" do telemóvel. De manhã quando saio de casa tiro o telemóvel e vou usando durante o dia. Quando me deito independentemente da bateria que tem meto a carregar. O despertador acaba por ajudar o carregamento optimizado.

Quanto ao que é mais aconselhado, vê o que a Apple diz:
https://www.apple.com/pt/batteries/

Pelo que vi de alto pelo site eles não recomendam nada de especial, é usares o telemóvel e pronto.

Tenho um iPhone 12 Pro.
 
Existem algum carregador magsafe que utilize USB-C, nao para ligar ao carregador, mas para ligar ao que vai carregar? De forma até a continuar a utilizar cabos que já tenho e/ou carregadores.
Basicamente pergunto isto para nao ter que andar com varios cabos (lightning, usb-c e micro usb), assim carregava por magsafe e evitava ter um cabo lightining. Nao sei se me fiz entender mas espero que sim.
 
Eu não percebi o que disseste. Os carregadores hoje em dia devem ser todos USB-C, existe uma ficha fêmea nos mesmos.

O disco do MagSafe tem uma ficha USB-C macho para ligar no carregador.

Não percebi o "nao para ligar ao carregador, mas para ligar ao que vai carregar?"
 
Eu não percebi o que disseste. Os carregadores hoje em dia devem ser todos USB-C, existe uma ficha fêmea nos mesmos.

O disco do MagSafe tem uma ficha USB-C macho para ligar no carregador.

Não percebi o "nao para ligar ao carregador, mas para ligar ao que vai carregar?"
Os carregadores têm de ser todos USB-C?
Basicamente queria que o magsafe (nao da apple, outra marca qualquer), liga-se por USB-A ao carregador, para assim poder continuar carregadores que tenho aqui por casa.
 
Não sei se te safas. Pelo menos para funcionar com o MagSafe os carregadores têm de suportar o protocolo USB Power Delivery. Que eu saiba isso não existe com carregadores USB-A.

Tens também o protocolo Qi, mas nos iPhones é mais lento. Que eu saiba também é tudo USB-C.
 
Como já referi, o carregamento optimizado serve para evitar o maior enimigo das baterias, o calor. E o carregamento optimizado deixa a bateria ir aos 100%

Existem apps de terceiros para tudo e mais alguma coisa mas sendo importante porque a Apple não tem essa opção de carregar SÓ até os 80%? E os portáteis de outras marcas e telemóveis que usam este tipo de bateria porque tb não tem essa opção ? Nunca vi um site de um fabricante a dizer que as baterias só devem ser carregadas até os 80%.

O carregamento optimizado não é propriamente só para evitar o "enimigo" do calor, mas sim evitar que a bateria fique muito tempo com a carga a 100% sem estar a ser usado.

A Apple cada vez mais está a implementar isso, os novos m1 se estiverem muitos dias a 100% a carga pode baixar até aos 80%.

E durante a carga também é possível que pare aos 80%, claro que quem precisa da autonomia carrega até aos 100%.

Em portáteis já vi mais que uma marca com a opção de não carregar a bateria toda, não sei se Asus/HP, de forma a preservar a vida da mesma.

Em Android também já existem várias marcas com carregamento optimizado como o da Apple. Penso que a Huawei além do carregamento optimizado tem uma opção para não utilizar toda a capacidade de forma a aumentar o tempo de vida da mesma.

Agora, se nunca viste devias prestar mais atenção. Ou então não, simplesmente é só uma bateria, se degradar trocas.

https://support.apple.com/en-us/HT211832
 
Não sei se te safas. Pelo menos para funcionar com o MagSafe os carregadores têm de suportar o protocolo USB Power Delivery. Que eu saiba isso não existe com carregadores USB-A.

Tens também o protocolo Qi, mas nos iPhones é mais lento. Que eu saiba também é tudo USB-C.
Foi o que pensei também. Obrigado :)
 
Back
Topo