Chegou a altura - comprar dSLR (já cá canta: Nikon D80)

cantara

Power Member
Bom, chegou a altura de comprar a máquina, finalmente!!

E estou aqui com um grande dilema. Se valerá a pena comprar a Canon 40d, ou se compro a Nikon D80. Modelos mais abaixo (d40 ou 400d) julgo já estarem fora das minhas escolhas. Conheço bem a 400d, e é uma máquina que, apesar de dar para os gastos, não gosto muito.

A 40D é a máquina que compraria sem pensar duas vezes, se o dinheiro não fosse um problema. Já a tive na mão, e adorei-a. A nível ergonómico gostei muito mais que a d80 (aqueles dials não me dão muito conforto).

A lente que gostava de ter era a Tamron 17-50 2.8, mas talvez tivesse que esperar dois ou três meses até a adquirir. Para me safar, comprava por exemplo a 50mm f1.8 (que é uma das lentes que quero). A minha questão é se me vai limitar assim tanto. É prime, tudo bem, mas é rápida e com uma excelente IQ.

Se fosse para a Nikon D80, talvez comprasse com a do kit com a 17-70mm (ou 18-135mm).

Ajudem-me, opinem, critiquem! Quero comprá-la o mais rapidamente possível, mas estou completamente baralhado! Ao fim de 7 meses a sonhar com dSLR, um gajo às tantas já nem se consegue decidir, com tanta informação na cabeça...!:D
 
Última edição:
senão tens €€ para a tamron compra a d80 com a 17-70 3.5-4.5 e depois quando fores para comprar a tamron vendes a 17-70 por uns 200€ ;)
 
O que vais fazer com essa SLR?
Qual o trabalho que vais desenvolver?
Porque não te serve a 400D?

A 40D é uma máquina muito boa, no entanto, pelas diferenças "minimas" podes adquirir por um preço substancialmente inferior a 30D, ou até a 350D. Tudo depende do trabalho que farás com ela.

Como fotografo freelancer, usei durante mais de 2 anos uma 350D tanto com a 50mm f1.8 , como a 24-70 f2.8 da Sigma, em vários tipos de fotografia, e só devido a necessidade é que optei pelo upgrade para a 30D.

Acho que devias pensar bem no que vais fazer com a máquina e se realmente precisas de uma semi-profissional.

Em termos de lentes recomendo-te:

Canon 60 mm Macro
Canon 10-22 EF-S
Canon 50mm f1.8 II
Canon 24-70 f2.8 ou Sigma
Canon 70-200 f2.8 ou Sigma


Não comento em relação a Nikon, já que não gosto muito da disposição dos menus / ergonomia.
 
Eu vou ser muito sincero. Estava a tentar fugir da Nikon por causa da ergonomia e menus. Estou mais habituado ás canon, e de facto, a 40d, por exemplo, encaixo muito bem a mão, e pelo que vi dos menus, pareceu-me tudo muito familiar. No entanto, não vou descartar essa hipótese por enquanto.

Quanto ao uso, vai ser como hobby mesmo. Quero desenvolver as minhas capacidades e experimentar timelapse.

O facto de ir para a 40d é também um pouco de 'fetiche'. Adoro as specs da máquina, que permitem um sem número de configurações e possibilidades. A 40d permite fotografia timelapse (com um controlo remoto bem porreiro), que é uma vertente que gostava muito de desenvolver. E é uma máquina recente, e dúvido que sentisse necessidade de comprar outra daqui a 3 ou 4 anos. Hoje em dia vê-se muita gente com 20D ou 30D, e não sentem necessidade de mudar de máquina, por exemplo.

As de gama de entrada, são boas, não digo o contrário, mas gostava de comprar algo melhor, agora que posso.

Mas não me responderam a uma coisa. Ficar com uma prime (50mm f1.8) durante 3 ou 4 meses, vai tornar as coisas muito limitadas durante esse tempo?
 
utilizar apenas uma 50 mm vai ser bastante limitativo.

Tens que ter a noção que ficas com uma 80 mm, devido ao crop, ou seja uma pseudo-tele.

perdes todo o wide angle, que é mal para paisagens e macros...

E uma telezoom ou afins também faz falta algumas vezes...

Mais vale a 50 mm + 18-55 (canon) ou 18-70 (nikon)...
 
Epah, pessoalmente acho que a Nikon faz máquinas de entrada de gama com uma relação qualidade/preço invejavel. No entanto, não consigo adaptar-me àquilo por alguma razão.

Conforme te disse, tenho uma 30D e espero continuar a te-la durante uns bons anos. É um investimento, mas um investimento que fiz com vista a amortiza-lo. Se vais usar isso para hobbie, sinceramente aconselho-te a comprares uma 400D , com remote, e a investires mais à larga nas lentes.

As diferenças entre ambas, para o que vais fazer são "cosméticas".

Usei durante 9 meses a 50 mm f1.8, especialmente para retrato. É sem dúvida uma boa lente, mas com foco no retrato. Se queres algo mais abrangente, usa uma short zoom, qualquer coisa tipo 17-40 ou 18-50 ou parecido, não necessáriamente Canon.

Podes consultar review de lentes no site www.fredmiranda.com ou em www.photo.net
 
utilizar apenas uma 50 mm vai ser bastante limitativo.

Tens que ter a noção que ficas com uma 80 mm, devido ao crop, ou seja uma pseudo-tele.

perdes todo o wide angle, que é mal para paisagens e macros...

E uma telezoom ou afins também faz falta algumas vezes...

Mais vale a 50 mm + 18-55 (canon) ou 18-70 (nikon)...

Destr0yer,

A 18-55 Canon é o pisa papéis mais caro da história das lentes Canon.

Qualquer lente é melhor que isso. É soft, lenta, a qualidade de construção é miseravel..
 
Ficar com uma prime (50mm f1.8) durante 3 ou 4 meses, vai tornar as coisas muito limitadas durante esse tempo?
estive durante algum tempo limitado a uma 350D + 50mm f/1.8 e considero que foi das alturas em que mais desenvolvi a composição. por estar limitado a uma distância focal fixa, todo o processo é mais estudado. acabei de adquirir uma Nikkor 50mm f/1.8 e acredito que quando chegar vai ficar muito tempo encaixada na câmara. :D
 
estive durante algum tempo limitado a uma 350D + 50mm f/1.8 e considero que foi das alturas em que mais desenvolvi a composição. por estar limitado a uma distância focal fixa, todo o processo é mais estudado. acabei de adquirir uma Nikkor 50mm f/1.8 e acredito que quando chegar vai ficar muito tempo encaixada na câmara. :D

Epá, foi exactamente isso que pensei quando me surgiu essa opção de 40d+50mm. Iria ser limitador, mas obriga uma pessoa a puxar mais pela imaginação. É uma lente com os seus defeitos, mas pelo preço, não há melhor!

Bom, a ver vamos... vou dar um salto à loja da *****... amanhã logo se vê se comprei ou não...:D
 
Não posso deixar de pensar que estás a colocar as coisas um pouco invertidas...

Eu também andei no teu dilema, e cheguei a pensar seriamente em comprar um corpo todo pró e obviamente esgotar ai o dinheiro que poderia dispor para a fotografia..

Depois de falar com muito pessoal bem mais experiente do que eu, resolvi entrar no mundo das SLR's com calma e numa lógica de longo prazo. Comprei um corpo usado, que para mim chega e sobra.. E que com a minha experiência permite fotos tão boas como uma DSLR de gama pró... E resolvi investir o resto do dinheiro em lentes melhorzinhas...

Daqui a 2 ou 3 anos, as lentes que hoje são boas, continuam a ser boas... E a minha máquina será ultrapassada e provavelmente andarei a pensar em comprar outra, tal e qual como provavelmente andaria a pensar se tivesse gastado o triplo numa máquina de gama média.


Agora é óbvio que o dinheiro é teu e a decisão é tua.. Mas pensa bem se valerá a pena gastar tanto num corpo e depois ficar tão limitado nas lentes..


E só para acabar, não te prendas em pormenores para fazer a decisão.. Isso do timelapse por exemplo é engraçado e tal, mas a questão é que não vale tanto dinheiro, até porque se tiveres um portátil qualquer DSLR faz isso.
 


Destr0yer,

A 18-55 Canon é o pisa papéis mais caro da história das lentes Canon.

Qualquer lente é melhor que isso. É soft, lenta, a qualidade de construção é miseravel..
Para começar no mundo das reflex é suficiente ;)

E concordo com o que foi dito, prefiro um corpo mais fraco, mas sobrar €€€ para lentes melhores, do que estoirar tudo num corpo pró e depois andas com 18-55 ou uma 50 mm 1.8 apenas...
 
Pois, são capazes de ter razão. Eu é que fiquei maluco pela 40D! Se conseguir alguém que ma compre através da ***** pro, ainda vou buscá-la.

Eu inicialmente estava a pensar na Canon 40D+Tamron 17-50 f2.8. Talvez compre a Tamron, e um corpo mais barato.

Quanto à 18-55mm, eu pessoalmente não gosto. Tiro bastantes fotos em interiores e à noite, e essa lente limita muito esse tipo de fotografia. Nem vou tanto pela IQ, mas mais pela falta de rapidez da lente.

Bem, vou dar mais uma voltita para me decidir no que comprar. Mais opiniões são benvindas, é claro! ;)
 
eu percebo que a 40d tenha umas features muito lindas, que a 40d esteja a um preço muito bom para a câmara que é agora o que não entendo é porque existindo uma gama mais barata inferior não optam por ela.

Eu tenho uma d70s e se não fosse pelo trabalho nem a trocaria, até porque nem me vou desfazer dela. Existe tanta escolha 'barata' actualmente que as pessoas olham para uma 350d/400d ou d70s/d80 como máquinas 'rascas' e que não conseguem fazer nada. Eu aposto que se comprarem qualquer uma destas após 1 mês ainda não fazem metade das coisas que elas conseguem fazer e em quase 2 anos nunca vão usar tudo.. comprem é lentes em condições que uma 400d ou d80 é máquina para vos fazer serviços mais q bons. Vejam só o caso do Edgar_ cá do fórum (www.edgarliborio.com) não tem nenhuma máquina de topo apenas uma d80 antes teve a d70s e para mim tem do melhor que há por ai actualmente.. vejo pessoal com corpos bem superiores que nem sabem metade das funções e as usam literalmente nos modos automáticos!

Cantara qualquer das tuas decisões será boa isso te garanto, agora apenas te digo, não vejas a 40d como um supra-sumo das máquinas pois comprares uma carro que dá 300 km/h mas nem teres o espaço para meteres a 5ª mudança não te vale de muito ;)


Quanto a lentes no caso da 18-55 é uma lente q safa e apenas poderá limitar em casos extremos de pouca luz mas isso acontecerá com outras lentes mas se tiveres hipótese a tamy é sem dúvida a melhor opção a levares em frente acompanhar com a 'irmã' da sigma.

a 50mm como disse o naboverde é bom para aprenderes mas ficarás preso em outras coisas. Se poderes vai mesmo pela tamron primeiro.
 
Última edição:
Sim, estava agora mesmo à procura do sítio mais barato para encomendar a D80+Tamron. Já vi que de ontem para hoje, na *****, o preço da Tamron disparou estupidamente!!

Tirando a Digitalwonderwold.de, conseguem-me arranjar um site com este corpo e lente a um preço porreiro? Queria comprar na mesma loja, para não andar a duplicar portes.
 
Será que a digitalcenterandorra é de confiança? A digiwowo sei que é, mas essa nunca tinha ouvido falar até há bem pouco tempo.

Quanto ao samuelbonito, sei só o preço da canon, e está carota.
 
Back
Topo