Artigo/Análise Colocar o zonhub a funcionar só como modem

Olá,

Eu comprei um bom router (draytek vigor 2828n) para usar em casa já que a zonhub é limitada, não porque não possui as funções, mas porque simplesmente essas funções estão escondidas.

Eu já tinha testado o modo bridge há uns tempos por isso, pensei que seria possível usar novamente. Depois de tentar sem sucesso, liguei ao apoio ao cliente da Zon, para pedir instruções sobre como fazer o zonhub funcionar só como modem, o que como devem imaginar foi-me negado.
Pedí para falar com superiores até chegar a uma senhora que me disse que essas coisas não fazem e que se quisesse mais informação teria de entrar em contacto com a Jungo (responsável pelo software do zonhub). Eu sei que não faz sentido entrar em contacto com a Jungo, mas de qualquer forma, enviei um e-mail. Para surpresa minha, responderam da Jungo só para me informarem que eles não dão suporte aos clientes directamente e que devia entrar em contacto o SAC da zon, lol. Dei o assunto por morto e decidi vender o router (btw acho que haveriam muitos interessados nesse router/modem ADSL aqui na zwame, mas parece que a parte de Vendas/compras só é disponível para alguns privilegiados).
Mais tarde ligaram-me do suporte da zon informando-me que está em desenvolvimento um novo firmware, que será disponibilizado no fim de maio, que permitirá efectuar essas alterações de configuração no zonhub. Portanto ainda há alguma esperança na mudança do sistema.

Eu tambem queria um draytek vigor 2828n mas um bocado caro nao? que velocidade wifi consegues com ele e com que portatil?
Alguma recomendacao mais barata?
Alguem tem isto? https://www.amazon.co.uk/dp/B002YETVXC/ref=nosim?tag=zwame02-21
 
Uma questão: nos computadores ligados ao router conseguem as mesmas velocidades?
Acabei de instalar aqui o router na porta 4 do zonhub e as diferenças de download no speedtest são assinaláveis:

ZonHub: 121/5.2 Mbps
Router: 45/5.4 Mbps
 
Uma questão: nos computadores ligados ao router conseguem as mesmas velocidades?
Acabei de instalar aqui o router na porta 4 do zonhub e as diferenças de download no speedtest são assinaláveis:

ZonHub: 121/5.2 Mbps
Router: 45/5.4 Mbps

qual eh o modelo do router?
estas ligado por cabo ao router?
os cabos funcionam bem?
 
qual eh o modelo do router?
estas ligado por cabo ao router?
os cabos funcionam bem?

É um D-link Dir-600, com o ddwrt: porta 4 do zonhub ligada à porta internet do router.
Sim, os testes são sempre feitos com o cabo. Aliás, fiz vários testes variando os cabos para despistar essa possibilidade. E os resultados são consistentes:
- ligando através do router o download é 40-45 Mbps
- ligando directamente ao zonhub é 110-120 Mbps
 
Com esse dlink nunca irias conseguir velocidades superiores a 80Mbps pois as interfaces sao todas 10/100.
Ainda assim 40-45 parece abaixo do esperado de um switch 10/100, pode ser culpa do router, do dd-wrt e da forma como esta configurado.
Podes experimentar com outro router e tambem podes experimentar ligar a uma das portas normais, sem se a da internet.
 
Última edição:
Com esse dlink nunca irias conseguir velocidades superiores a 80Mbps pois as interfaces sao todas 10/100.
Ainda assim 40-45 parece abaixo do esperado de um switch 10/100, pode ser culpa do router, do dd-wrt e da forma como esta configurado.
Podes experimentar com outro router e tambem podes experimentar ligar a uma das portas normais, sem se a da internet.

É verdade. Fiz mais alguns testes:
- Um switch antigo ligado ao zonhub: 80 Mbps
- Switch ligado ao router: 40 Mbps

Aqui o mais intrigante é mesmo ser 40Mpbs, que é quase metade dos 80 Mpbs!
 
Viva,

Tenho lido este tópico mas continuo com uma dúvida que julgo que me poderão esclarecer, uma vez que não sou muito experiente em redes.

Eu tenho o ZonHub e a porta 4 colocada em modo Bridge. A esta porta 4, tenho ligado um router Draytek na porta WAN.

A intenção é ter o Windows a aceder à net pelo ZonHub (até aqui tudo bem) e o Linux a aceder à net pelo Draytek (não dá...) para aceder a uma rede VPN pelo Linux.
Ambos os sistemas conseguem aceder à net pelo ZonHub.

Alguém me pode indicar o que devo fazer nas configurações do Draytek e/ou Linux? Tenho o Ubuntu 12.

Obrigado a todos pela ajuda
 
Relativamente ao que escrevi acima, o router é um Draytek 2930.
Já consegui colocar a aceder à net através da rede wireless que ele difunde.

No entanto, noto que a internet é um pouco instável, ou seja, tanto está a funcionar perfeitamente, como de repente demora uma eternidade a abrir qualquer página...
isto não acontece qd acedo pelo zonhub.

Haverá alguma coisa que deverei fazzer mais? definir manualmente o IP? Penso que ambos estão com 192.168.1.1...dependendo de qual está ligado no SO
 
Uma questão: nos computadores ligados ao router conseguem as mesmas velocidades?
Acabei de instalar aqui o router na porta 4 do zonhub e as diferenças de download no speedtest são assinaláveis:

ZonHub: 121/5.2 Mbps
Router: 45/5.4 Mbps

tambem estou com esse problema. alguem me pode ajudar? o meu router e um belkin n1 vision com dd-wrt
 
Viva.

Ontem após activar a função bridge na porta 4 do zonhub e ligar a WAN 2 de um draytek 2820n ( http://www.visus.pt/draytek/faqs/faq_v2130_zonfibra.htm ) tudo funcionou à primeira.
A única mudança foi dar o 192.168.1.2 ao draytek por uma questão estética e desactivar o wireless no zonhub.

Mas esta manhã ao ligar o draytek tinha acesso à rede e aparecia como ligado, mas internet nada.
Fazia trace routes mas nada de páginas.
Parece-me coisas de dns, alguém pode apontar uma possível solução?
 
Viva.

Ontem após activar a função bridge na porta 4 do zonhub e ligar a WAN 2 de um draytek 2820n ( http://www.visus.pt/draytek/faqs/faq_v2130_zonfibra.htm ) tudo funcionou à primeira.
A única mudança foi dar o 192.168.1.2 ao draytek por uma questão estética e desactivar o wireless no zonhub.

Mas esta manhã ao ligar o draytek tinha acesso à rede e aparecia como ligado, mas internet nada.
Fazia trace routes mas nada de páginas.
Parece-me coisas de dns, alguém pode apontar uma possível solução?

O Draytek tem de estar noutra rede. Se o ZonHub está na 192.168.1 (p.e. 192.168.1.1) o Draytek não pode estar nessa rede. Tem de estar p.e. na 192.168.2 a 192.168.254 (por exemplo 192.168.2.1).

Mektub
 
O Meu ZONHUB 3.0 teve o mesmo problema em conjunto com um Buffalo...

Fiz reset ao ZONHUB, Atribui outro WAN Mac ao Buffalo e tudo funcionou. Quando não funciona é só efectuar DVL ao ZONHUB e Release / Renew no vosso equipamento.
E claro, não ligarem-se ao ZONHUB porque parece que só aceitam uma ligação em simultaneo... (ou do Vosso Router, ou do ZONHUB)
A mim está a funcionar há pelo menos 1 semana sem stress...

Quanto aos IPs não é preciso fazer nada disso... Está como bridge não precisas de nada...
 
Pois bem parece que está resolvido.
O problema estava nas configurações LAN do servidor de dhcp do Draytek.
DHCP Server Configuration -> Gateway IP Address : 192.168.1.2
DNS Server IP Address -> Primary IP Address : 192.168.1.2

Obrigado pelas dicas.
 
Boa tarde, atualmente o zon hub 3.0 permite configura-lo apenas como modem? Com wireless desactivado por completo e tendo nos acesso admin/root ao mesmo?
 
Boas, queria perguntar, será que posso utilizar este guia para o meu problema com o router Thomson da Meo?

O router funciona mal, além de ter que se abrir portas constantemente, muitas vezes nem consigo abri-las, logo se isto funcionasse com o router da Meo era perfeito visto que já fui cliente Zon e tenho um Zon Hub (2.0 acho eu) em casa.
 
Back
Topo