Como Estabilizar um Q6600 GO em OC

confirma no coretemp, mas deve ser esse o teu vid. se for parabéns pelo cpu.

Aqui está,

Vid-4teste.jpg
 
Pelo que vejo no Realtemp - 1.2625. Confesso, não sei onde se muda estes valores tão-pouco

Mas tu tens WC...qual o oc que tens no teu?

O VID não se altera. Normalmente quanto menor o VID, maior o potencial de oc.

Quanto ao meu cpu, tenho definidas 4 opções na bios:

1º Com a velocidade stock, tenho 1.14 de vcore.
2º 3.2 com 1.2375
3º 3.6 com 1.375
4º 3.8 com 1.45

Estes valores são prime stable (8h). A 3.8 o core mais alto fica-se pelos 56º e o mais baixo a 54º.

Nunca consegui estabilizá-lo a 4.0 (nem com 1.5 de vcore - o máximo para mim).
 
O VID não se altera. Normalmente quanto menor o VID, maior o potencial de oc.

Quanto ao meu cpu, tenho definidas 4 opções na bios:

1º Com a velocidade stock, tenho 1.14 de vcore.
2º 3.2 com 1.2375
3º 3.6 com 1.375
4º 3.8 com 1.45

Estes valores são prime stable (8h). A 3.8 o core mais alto fica-se pelos 56º e o mais baixo a 54º.

Nunca consegui estabilizá-lo a 4.0 (nem com 1.5 de vcore - o máximo para mim).

Ui, ui, bem bom. Vou tentar amanhã esses valores de core. Se conseguir fazer 3.2 com 1.2375, então consigo, com toda a certeza, baixar as temps! isso era bom.

Amanhã partilho os resultados. Muito obrigado,

Deixo apenas o resultado do 4º teste (para comprovar apenas),
Abraço

4teste-34-.jpg
 
Não sei se esse será o caso mas o meu tem um VID muito alto ( 1.3250 ) e tenho-o a 3.0ghz com apenas 1.28 ( com vdrop para 1.26/1.27 ) e está perfeitamente estavel. :D
 
Bem, não tive para testar mais, mas correu 6h prime stable e de seguida fiz 1-10 no intelburntest. Parece-me bem, as temps máx. já foram só 73º(intelburn) e 68º no prime95.

5Teste.jpg


vou, entre hoje e amanhã testar voltagens menores no vcore (como o rica7) e tentar o 3.6 Ghz.
 
n é para te desencoragar mas essas temps axo-as altas para a voltagem/frequencia do cpu komo ele ta.... o meu n passa dos 65 -66 á noite com 1.5v de vcore.... e axo ke é suposto os tuniq serem melhor que os noctua nh-u12p, ou n?
 
n é para te desencoragar mas essas temps axo-as altas para a voltagem/frequencia do cpu komo ele ta.... o meu n passa dos 65 -66 á noite com 1.5v de vcore.... e axo ke é suposto os tuniq serem melhor que os noctua nh-u12p, ou n?

As temps estão altas para o vcore que estás a dar...

Já vi que consideraste um lapping ao cooler. No entanto parece-me que deves verificar a montagem do mesmo ou a aplicação da pasta.

73º/78º (real temp/coretemp) é demasiado para um vcore abaixo dos 1.3 (mesmo no intelburntest).

Já agora ( e peço desculpa se já o disseste antes) qual é a tua caixa e refrigeração da mesma?

Pergunto isto porque (à partida) encontraste um bom cpu, tendo em conta a relação batch/vid, mas as temps estão demasiado altas. Mesmo que tenhas sucesso no lapping, dificlimente ganharás mais de 5º em load...
 
As temps estão altas para o vcore que estás a dar...

Já vi que consideraste um lapping ao cooler. No entanto parece-me que deves verificar a montagem do mesmo ou a aplicação da pasta.

73º/78º (real temp/coretemp) é demasiado para um vcore abaixo dos 1.3 (mesmo no intelburntest).

Já agora ( e peço desculpa se já o disseste antes) qual é a tua caixa e refrigeração da mesma?

Pergunto isto porque (à partida) encontraste um bom cpu, tendo em conta a relação batch/vid, mas as temps estão demasiado altas. Mesmo que tenhas sucesso no lapping, dificlimente ganharás mais de 5º em load...

@ Infected e Ricasete - Bem, consegui baixar as temps para 3.4 Ghz, E assim? :

teste6.jpg


Afinei o vcore para 1.2850. Não consegui baixar o NB de 1.2v. Ou seja, conseguia correr o inteltest 1/5 com as mesmas temps, mas dava erro num dos rounds por isso optei por manter os 1.20v.

Quanto ao tuniq, bem, fiz um half-lapping (não fiz duas lapidações), mas ele já tem alguns meses e a fan não é tão boa como a do noctua. O wc seria uma excelente opção.

A minha caixa é uma thermaltake armor full tower (tem 1 a 2 anos). E tenho aircooling, com 3 fans 80mm no topo a retirar ar e duas de 120mm, uma de cada lado do tuniq, encostadas, a retirar tb ar. Não tenho mais nenhuma, com excepção da fan da fonte, e nenhuma destas está a fazer intake, apenas a retirar calor.
 
Última edição:
Ora bem, não tive ainda oportunidade de testar devidamente oc a 3.6Ghz. O tempo é muito curto para quem estuda e trabalha. Mas também tenho dúvidas (ainda ninguém me ajudou nisto) sobre alterações à Ram. Até ao 3.4Ghz baixei as latências para 7-7-7-20 e agora baixei mais, para 5-5-5-15. Não sei se estão bem ou não, o certo é que testei o SisoftSandra e as comparações são óptimas, com excepção no teste de Bandwitch (se alguém pudesse também explicar este teste...).

Quanto ao Dram Voltage, coloquei o mínimo, 1.50v (tb não sei até onde podem ir). E, segundo o CPu-z, as mems estão a 450Mhz (o que tb não me diz nada, porque não sei se há uma fórmula para conferir se estão a trabalhar devidamente ou não, ou seja, neste caso, a 1333Mhz ou não)....

Portanto, se alguém perceber de memórias, agradecia apoio. Obrigado :)
 
Precisava mesmo de ajuda amigos :)

Bios:

Vcore - 1.2875
NBvoltage - 1.20v
Dram - 1.50v
Cpp - 1.50v
Timmings - 5-5-5-15 (acho que tenho de subir para 7-7-7-20)

Acho que me estou a esquecer uma definição....
 
Precisava mesmo de ajuda amigos :)

Bios:

Vcore - 1.2875
NBvoltage - 1.20v
Dram - 1.50v
Cpp - 1.50v
Timmings - 5-5-5-15 (acho que tenho de subir para 7-7-7-20)

Acho que me estou a esquecer uma definição....

tens o c1e/eist enabled na bios? é ke ali no prtscrn tens 2280mhz... E sim as temps ja tao melhores e tas a usar o intelburntest inves do prime, ke akeçe mto mais... Mas n metia as fans da caixa a fazer todas outtake.. metia tipo as frontais a mandar ar pra dentro e as restantes a tirar.. e se ta estavel com as defs ke tens de momento a 3.4ghz deixa tar axo eu.. n sei o ke é o "cpp" nessas tuas settings, a dram mete a voltagem ke elas dao e as latencias ke elas dao e xperimentas, a frequecia delas meteas no ke elas dao ou o valor mais abaixo ou se kiseres fazer oc as mems tb, aumenta um pouco a voltagem acima do valor ke elas dao, digo eu... ddr3's n percebo mto como se calcula a velocidade delas se é x2 como as ddr2...

ps: n sei se vais konseguir os 3.6ghz devido as temps.... eu considerava um cooler novo :D
 
Última edição:
tens o c1e/eist enabled na bios? é ke ali no prtscrn tens 2280mhz... E sim as temps ja tao melhores e tas a usar o intelburntest inves do prime, ke akeçe mto mais... Mas n metia as fans da caixa a fazer todas outtake.. metia tipo as frontais a mandar ar pra dentro e as restantes a tirar.. e se ta estavel com as defs ke tens de momento a 3.4ghz deixa tar axo eu.. n sei o ke é o "cpp" nessas tuas settings, a dram mete a voltagem ke elas dao e as latencias ke elas dao e xperimentas, a frequecia delas meteas no ke elas dao ou o valor mais abaixo ou se kiseres fazer oc as mems tb, aumenta um pouco a voltagem acima do valor ke elas dao, digo eu... ddr3's n percebo mto como se calcula a velocidade delas se é x2 como as ddr2...

ps: n sei se vais konseguir os 3.6ghz devido as temps.... eu considerava um cooler novo :D

Sim, a opção de reduzir o multiplicador está ligado, daí 2800, quando na realidade está a 3400.

Quanto à ram, a coisa complica sempre que vou à bios. A minha ddr tem como predefinição (caixa), 8-8-8-21, a 1333MHZ e 1.65v. Agora, na bios, não aparece sequer a opção de colocar a 667Mhz na Dram frequency. E mais, diz-me ao lado que menos que 800mhz de frequência pode causar instabilidade no sistema... O.o Em auto fica em 475Mhz (no sisoftSandra diz que é a multiplicar por 2 - 950Mhz) Então, como posso meter a pelo menos 1333Mhz??

Até fui agora à bios e tem as opções de 796Mhz (mínimo), 946 Mhz, etc, e 1523 (acho eu) de máximo em frequency. E não refere nunca ou 667Mhz ou 1333Mhz. Não percebo
 
Última edição:
tem a ver directamente kom o fsb ke das ao cpu, hades reparar na bios kuando trocas o fsb frequency, as velocidades das mems tb se alteram... podes tentar multis/fsb diferentes... por exemplo nas minhas drams a 1066, kuando usava no cpu 377x9 as minhas rams ficavam underclockadas, usando a 425x8 ja tinha as rams a velocidade ke elas funcionam, 1066. neste momento tenho 400x9 e as rams a 1066..
 
tem a ver directamente kom o fsb ke das ao cpu, hades reparar na bios kuando trocas o fsb frequency, as velocidades das mems tb se alteram... podes tentar multis/fsb diferentes... por exemplo nas minhas drams a 1066, kuando usava no cpu 377x9 as minhas rams ficavam underclockadas, usando a 425x8 ja tinha as rams a velocidade ke elas funcionam, 1066. neste momento tenho 400x9 e as rams a 1066..

Ok, tem que ver com os divisores, não é? E neste momento tenho 4:5. Mas não fui eu que escolhi. Não deveria dar para colocar mais que 475Mhz? (Auto) ? É que a única possibilidade mínima em Manual que dá em 796Mhz - ou seja x2 - 1592... Posso tentar isto? Nem sei se é assim que se faz os cálculos
 
Ok, tem que ver com os divisores, não é? E neste momento tenho 4:5. Mas não fui eu que escolhi. Não deveria dar para colocar mais que 475Mhz? (Auto) ? É que a única possibilidade mínima em Manual que dá em 796Mhz - ou seja x2 - 1592... Posso tentar isto? Nem sei se é assim que se faz os cálculos

sim tem a ver kom os divisores.. Na minha board, na bios aparece logo a velocidade real delas, n preciso tar a fazer contas.... n sei se na tua funciona igual... é como te digo ddr3's tou um bocado fora tb..
 
sim tem a ver kom os divisores.. Na minha board, na bios aparece logo a velocidade real delas, n preciso tar a fazer contas.... n sei se na tua funciona igual... é como te digo ddr3's tou um bocado fora tb..

Deve funcionar, mas o problema é que eu não sei interpretar o que está na bios. Eu coloquei as frequências que estão na bios, mas não sei se a cada uma delas devo multiplicar por 2... Se no cpu-z me aparece a memória a 475Mhz, o passo seguinte só pode ser de 796Mhz?? Faz-me imensa confusão...Precisava de ajuda.
 
Deve funcionar, mas o problema é que eu não sei interpretar o que está na bios. Eu coloquei as frequências que estão na bios, mas não sei se a cada uma delas devo multiplicar por 2... Se no cpu-z me aparece a memória a 475Mhz, o passo seguinte só pode ser de 796Mhz?? Faz-me imensa confusão...Precisava de ajuda.

Se mudares a cena abaixo do PCI também vai alterar a RAM. E depois também tens o FSB ..

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo