Como iniciar na programação! - Thread dos candidatos a n3rds :D

Se alguém me desse umas dicas era óptimo!
Pelo que vi matlab é uma espécie de excel hardcore (só vi algumas linhas de código de um projecto de um colega) não sei se consegues fazer coisas fantásticas com matlab, mas como estás já dentro da "matemática" do excel podes ir por ai. Também podes aprender C ou Python e usares os "programinhas" que fizeste no excel para treinares o C/Python.
 
Olá
Vou começar uma cadeira de programação 1 mês depois de ter começado. Consigo recuperar? Ensinam C++, que me é totalmente alheio. Apenas tenho leves noções de Python e Pascal, no máximo consigo fazer loops e funções (em pascal).
Tenho hipóteses de fazer a cadeira este semestre?
 
boas.. recentemente, comecei a fazer um curso de python no coursera (vale bastante a pena, os videos sao super interessantes) mas, comeco a preocupar-me com a progressão, isto é, onde é k posso ver exercicios que me possam levar a tentar crescer! é q aqueles q vejo lá sao apenas um por semana e nao me parece q seja suficiente.

de qualquer forma, o meu objectivo nao é me tornar um genio disto, até pq tenho o meu emprego que nada tem a ver com programação. Porém, acho que estou a perder neuronios e, já que linguas nao é bem para mim, dado que isto é mt mais raciocinio matemático, talvez tenha mais sorte!

abc a todos!
 
boas.. recentemente, comecei a fazer um curso de python no coursera (vale bastante a pena, os videos sao super interessantes) mas, comeco a preocupar-me com a progressão, isto é, onde é k posso ver exercicios que me possam levar a tentar crescer! é q aqueles q vejo lá sao apenas um por semana e nao me parece q seja suficiente.

de qualquer forma, o meu objectivo nao é me tornar um genio disto, até pq tenho o meu emprego que nada tem a ver com programação. Porém, acho que estou a perder neuronios e, já que linguas nao é bem para mim, dado que isto é mt mais raciocinio matemático, talvez tenha mais sorte!

abc a todos!

Boas, podes continuar a seguir o curso para teres noção das várias coisas que podes implementar com a programação e depois como forma de treinar podes, se tiveres alguma ideia e vontade, embarcar num pequeno projecto : jogo , programa utilitário, etc ou então resolver problemas como aqueles demonstrados no project euler. São maioritariamente problemas que precisam de ser resolvidos com recurso à programação. Tens também a uva e a usaco com diversos exercícios para treinar. ;)
 
boas.. recentemente, comecei a fazer um curso de python no coursera (vale bastante a pena, os videos sao super interessantes) mas, comeco a preocupar-me com a progressão, isto é, onde é k posso ver exercicios que me possam levar a tentar crescer! é q aqueles q vejo lá sao apenas um por semana e nao me parece q seja suficiente.

Há muita coisa na Internet. Alguns dos mais conhecidos são o Codecademy e o Coding Bat:

http://www.codecademy.com/pt/tracks/python
http://codingbat.com/python

Mas concordo com o Kevin04PT. A partir de uma certa altura o melhor é arranjar um projeto para fazer, ou procurar um open source interessante.
 
boas.. mt obg pelo feedback :)

sim, para já quero mesmo acabar o curso do corsera.. é mesmo muito interessante e os prof super engraçados!

já apanheio site do projecto euler mas, tive algumas diifculdades em perceber do que é o uva e USACO (é o USA computing Olympiad?)

abc a todos
 
O Uva é este: http://uva.onlinejudge.org/ por vezes organizam alguns concursos de programação, e tem ao dispôr muitos exercícios que poderás resolver.
A USACO é este: http://cerberus.delos.com:790/usacogate , a interface é menos apelativa, mas para iniciantes penso que seja melhor pois os exercícios estão organizados por grau de dificuldade e por temas.

O único senão destes dois é que não sei se Python é uma linguagem aceite para resolução. É questão de confirmares.

Mas claro que o melhor será mesmo tentares embarcar em algum projecto pessoal.
 
Quero iniciar em programação mas eu sei que e preciso saber matematica.

Que nivel de matematica e preciso ter?(estou no 10 ano e tenho media de 13)
O que e preciso saber antes de iniciar em programação?(algoritmos ou algo do genero?)
 
Quero iniciar em programação mas eu sei que e preciso saber matematica.

Que nivel de matematica e preciso ter?(estou no 10 ano e tenho media de 13)
O que e preciso saber antes de iniciar em programação?(algoritmos ou algo do genero?)

Não precisas de matemática para aprender a programar. Inicialmente é só uma questão de lógica. Vais precisar dela é como exame de entrada numa engenharia caso pretendas seguir para a universidade.
 
Back
Topo