Como iniciar na programação! - Thread dos candidatos a n3rds :D

Boas! Sou novo cá no fórum, e quero desde já dizer-vos que isto está brutal. Tem muito conteúdo e pelos tópicos que estive a ver, o pessoal ajuda-se sempre, o que é óptimo ;)
Bem, mas a razão pela qual eu me registei neste fórum foi mais para pedir-vos ajuda. Ora bem eu estou no 1 ano de engenharia electrotécnica e só no 1 semestre já deixei 3 cadeiras para trás, sendo uma delas programação. (que bom começo não foi?)
Acontece que neste 2 semestre, continuo a ter uma cadeira de programação, bastante exigente, e que eu não consigo acompanhar. Estamos a dar C++ mas eu acho tão difícil que nem sequer tenho vontade de estudar, pois sempre que olho para aquilo, desisto logo. Alguém tem alguma dica, alguma sugestão que me faça dar a volta a isto?
Há por aí alguém que esteja a passar pelo mesmo? Como é que vocês estudam para este tipo de cadeiras?
Toda a ajuda é bem vinda, obrigado.
 
Programação é como Matemática.. se não aprendes o básico é complicado evoluir.
O conselho que te posso dar é voltares atrás e começares a estudar o básico.
Começando a perceberes o básico vais começar a gostar, é como tudo..
Procura por tutoriais básicos na net ou compra mesmo um livro que ajuda bastante.
Aconselho também a começares por algoritmia e depois passares para C++.
 
Obrigado pelas dicas! :)
A questão é que quando penso em fazer isso, sinto que é uma perda de tempo (não me interpretem mal), uma vez que ia estar a repetir conceitos que eu até já sei (sendo estes muito poucos). Quando tenho de estudar programação para um exame por exemplo, eu apenas vejo a materia que sai nesse exame. Imagina que o exame é sobre herança. Não será mais produtivo estudar isso em vez daquilo que está para tras?
Mais uma vez muito obrigado pela resposta.
ps: quanto a livros, comprei o livro "Linguagem C" do Luís Damas, mas achas que devo voltar a lê-lo, uma vez que agora que estou a dar C++?
 
Última edição:
A minha opinião é esta, algoritmia é base da programação. Sem algoritmia é complicado desenvolver projetos de programação.
Agora se já tens os minimos conhecimentos em algoritmia e o teu exame é sobre POO, claro, estuda mas é a matéria para esse exame e depois voltas à algoritmia.
O melhor que podes fazer é ler muito e praticar muito.. é como tudo, se queres ser bom e tirar boas notas tens de te esforçar.
 
Ok, é isso que vou então fazer.
Mas voltando ao livro do Luís Damas, achas que deva lê-lo ou passar apenas para bibliografias de C++?
obrigado.
 
Boas! Sou novo cá no fórum, e quero desde já dizer-vos que isto está brutal. Tem muito conteúdo e pelos tópicos que estive a ver, o pessoal ajuda-se sempre, o que é óptimo ;)
Bem, mas a razão pela qual eu me registei neste fórum foi mais para pedir-vos ajuda. Ora bem eu estou no 1 ano de engenharia electrotécnica e só no 1 semestre já deixei 3 cadeiras para trás, sendo uma delas programação. (que bom começo não foi?)
Acontece que neste 2 semestre, continuo a ter uma cadeira de programação, bastante exigente, e que eu não consigo acompanhar. Estamos a dar C++ mas eu acho tão difícil que nem sequer tenho vontade de estudar, pois sempre que olho para aquilo, desisto logo. Alguém tem alguma dica, alguma sugestão que me faça dar a volta a isto?
Há por aí alguém que esteja a passar pelo mesmo? Como é que vocês estudam para este tipo de cadeiras?
Toda a ajuda é bem vinda, obrigado.

Nao preocupes daqui a uns 2 anitos ja comecas a perceber as bases :)

Agora mais a serio, quando entrei na universidade tambem tive o mesmo impacto tanto em programacao como em outras disciplinas. O melhor que te posso aconselhar `e tentares voltar a estudar o basico e fazer varios exercicios. Tens de imaginar os problemas primeiro fora da programacao, tens de criar algoritmos/caminhos/ideas para chegar ao objectivo final. Teres sempre um papel e uma caneta por perto a programar `e bom para ires fazendo esquemas e escreveres ideias. Ao fim de te abstraires da programacao e pensares mais na logica que tens de seguir, programar vai ser mais facil, vai ser como estar a aprender uma lingua nova, que tem regras que tens de seguir para que os outros te entendam.
No proximo ano lectivo nao desistas de ir as aulas nem de tentar fazer os exercicios propostos, tenta absorver o maximo de informacao mesmo que nao passes `a disciplina.

E mais importante, ver fazer nao `e o mesmo que fazer!
 
Boas pessoal.
Tenho aqui o livro do Damas de C. A questão é que disseram-me que o livro (eu tenho a ultima edição) está já desactualizado, contudo eu não preciso imediatamente de aprender a linguagem por complecto, só queria ter uma ideia geral. Será que serve para isso ?
 
boas, eu queria me iniciar em programaçao, eu coloquei uma thread mas como nao obtive respostas, decidi postar aqui, gostava de saber se me podiam dar uma lista de compiladores que usem vb ou c, eu ja tentei o visua studio da microsoft mas depois de carregar em launch fica o tempo todo a "preparar as coisas"
 
Pessoal com que idade começaram a programar?

Eu só sei mesmo o básico do básico (quase nada) e foi o que aprendi no ultimo mês em vídeos do youtube sobre programação em c.
Este ano devo entrar em engenharia electrotécnica, acham que tenho alguma hipótese de sucesso no curso sendo que ainda não sei quase nada de programação?
 
Não te tens de preocupar, diria até que já vais à frente de muita gente, algumas pessoas vêm de cursos gerais sem bases de programação e as primeiras cadeiras são de introdução, para não falar que o curso não é apenas sobre programação.
 
Eng. Electrotécnica tem pouco de programação. Todavia, havia muita gente a quem fazia confusão programar por isso é melhor encarares as cadeiras com um espírito de : Vamos fazer isto!

Aprendes o básico e mais um bocadinho, não custa nada.
 
– Todo programador tem que saber lógica de programação, não existe programador sem lógica.

– Ninguém quer te ajudar, a não ser que a pessoa que você pediu ajuda ganhe algo com isso. As pessoas já tem problemas demais para ficar resolvendo os seus.

– Você sempre será um estudante. Sempre tem algo à aprender.

– Você não é pior que ninguém, e ninguém é melhor que você. Todos nos somos inteligentes, ninguém é “burro”. Apenas algumas pessoas são mais estudadas que você.

– Você não tem que gostar de ler, mais também não pode odiar. Você pode não gostar de ler um livro com tema amoroso, ou dramático, mas um livro sobre programação ( Que é o que você estuda ) você tem que gostar. Se não gostar… porque está tentando aprender à programar?

– Qual é seu objetivo? Aprender à programar ou criar um keylogger? Ou um Trojan ? Ou um cheat para trapacear um jogo? Se quer mesmo aprender a programar dedique à aprender e não à seguir tutoriais com códigos prontos e copiar e colar sem saber o que faz.

– Se você acha que está muito difícil aprender a programar, calma, descanse depois volte aos estudos e leia novamente, tente entender. Se você acha que não consegue mesmo, tire isso da sua cabeça, em si já é uma barreira.

– Comece do começo, pra que vai tentar aprender uma coisa avançada se você não sabe nem o básico? Um bom exemplo para isso é a escola, pra que um professor vai ensinar figuras de linguagem aos alunos se eles não sabem nem ler? Tentar aprender pelo avançado de uma vez é perda de tempo.

– De início escolha uma linguagem mais simples. Antes de estudar linguagens de baixo e alto nível, eu recomendo você estudar HTML para você se familiarizar com códigos. Logo, recomendo Visual Basic, Pascal, Python, uma destas linguagens para início.

10º – Pesquise, Raciocine !! Use seu cérebro, não peça programas prontos onde você só se dá o trabalho de colocar seus créditos.
 
Alguém sabe um bom livro para algoritmia? Tenho estado a programar em várias linguagens ( C , C#, Python , Java , Javascript ) para cadeiras da faculdade e todos os professores dizem que tenho uma barreira que preciso de ultrapassar que é a forma como vejo o problema , o meu raciocínio. Aconselharam-me a rever algoritmia que isso é a origem do meu problema...

Cumps
 
Alguém sabe um bom livro para algoritmia? Tenho estado a programar em várias linguagens ( C , C#, Python , Java , Javascript ) para cadeiras da faculdade e todos os professores dizem que tenho uma barreira que preciso de ultrapassar que é a forma como vejo o problema , o meu raciocínio. Aconselharam-me a rever algoritmia que isso é a origem do meu problema...

Cumps

Nunca li, mas: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Art_of_Computer_Programming

Uma boa forma de melhorar esse teu problema é resolver problemas de concursos de programação, baseiam-se muito na algoritmia e na resolução de problemas, por exemplo: www.codeeval.com
 
Boas, há cerca de 4 anos que não pego em C++, que aprendi no secundário e 1º ano da faculdade. Desde aí tenho programado apenas em Java, também por via universitária.
Agora que estou prestes a iniciar-me no mercado de trabalho, queria aprender mais um pouco.
Profissionalmente, qual das três é a mais habitual: C, C# ou C++ ?
Muito obrigado desde já
 
Back
Topo