Como trocar router da meo fibra

Boa noite,

Sou mais um dos clientes da Meo (acesso M5O 200/100) que usa uma FritzBox.
Tenho uma 7390 já e adquiri recentemente o modelo 7590 para substituir a mais antiga.

Consigo ter tudo a funcionar: internet, telefone e televisão (configuração single edge com VLAN12)... mas com um pequeno (grande) problema, que já aqui foi discutido várias vezes: após os primeiros cinco segundos, o video pára (isto tanto sucede com a 7390 ou com a 7590).

Não fiz nenhuma configuração especial, para além da indicação da VLAN e do MAC address do TG784n v3. A topologia é a mais simples possível: a porta WAN da FritzBox está ligada ao ONT (Alcatel), e a MeoBox está ligada à porta LAN1 da FritzBox.
Já consegui perceber, fora deste forum, que há quem edite o ficheiro de configuração, para detalhar explicitamente algumas configurações de igmp (isto é possível, usando um editor não oficial, à margem do fabricante AVM).

Antes de enveredar por este caminho (e sem estar certo de vir a conseguir alguma coisa através dele), seria possível indicarem-me, aqueles que já tiveram sucesso total com uma FritzBox, se é possível resolver o problema apenas através da consola de administração e, o que seria óptimo, como o conseguiram fazer?

Muito obrigado pelo vosso tempo.
 
O problema disso parar, será por dois motivos. Configuração do IGMP-proxy, e clonar o mac address do router da meo para o equipamento onde esta a box ligada. Depois disto, deve de dar imagem sem problemas.

Abraços!
 
Tenho M5O Fibra 500/100.

Vou partilhar a minha experiência e espero que ajude quem possa ter problemas semelhantes.

Eu estava com imensos problemas no meu Tecnicolor da MEO:
  • Wifi super lento, tinha de fazer reset ao router para tentar normalizar;
  • Internet super lenta;
  • Problemas diversos com NAT em jogos. Só resolvia colocando um dispositovo na DMZ, o que não ajuda para quem tem 3 consolas em casa.

Tentei de tudo em termos de configuração sosinho ou com a equipa de suporte do MEO. Não resolveu.
Tentei trocar o equipamento para Meo Fiber Gateway, mas tendo em conta o contexto de confinamento do COVID19 não foi possivel....

Segundo as equipas de suporte o serviço aparentemente estava OK, pelo que pouco conseguiriam apoiar sem a deslocação de um tecnico.

A situação agravou-se pois por causa do COVID 19 estou a trabalhar de casa e as reuniões em video por Microsoft Teams ou Cisco Webex eram um desespero. O video sempre com breakes e a ligação com imensos cortes.

Decidi arriscar e adquirir um router online. Caso não fosse possivel substituir o router da MEO por este, poderia usar o mesmo como WIFI Extender.

HUAWEI Wi-Fi WS5200 AC1200

51BXLI65XaL._AC_SX425_.jpg


O Router chegou ontem e efectuei a substituição do router da MEO.
Atenção que é necessário ter o ONT da MEO para ligar este router, uma vez que o mesmo não tem interfaces para fibra.
b10.png


Resultado final vs Router Tecnicolor:
  • WIFI : Bastante melhor. O equipamento que se encontra mais distante na casa está com melhor cobertura e com velocidades de acesso bastante melhores.
  • TV MEO BOX - 100% funcional.
  • TV Coaxial - é garantida a ligação pelo ONT da MEO. Não sofre impacto com a instalação deste equipamento.
  • Telefone Fixo - Não funciona. Não tem interface para telefone fixo (não uso há uns anos.....)
  • Internet - 100% funcional tirando total partido do pacote M5O 500/100 uma vez que tem interfaces a 1Gbps.
  • https://www.speedtest.net/
a10.png


Configuração:

Eu apliquei esta configuração. Não sei se é a melhor ou se a mesma poderá ser optimizada.
Usem por vossa conta e risco. Se tiverem sugestoões de melhoria ou comentários a fazer por favor partilhem.

c10.png

210.png

310.png

410.png

510.png

610.png
 
Última edição:
Tenho M5O Fibra 500/100.

Vou partilhar a minha experiência e espero que ajude quem possa ter problemas semelhantes.

Eu estava com imensos problemas no meu Tecnicolor da MEO:
  • Wifi super lento, tinha de fazer reset ao router para tentar normalizar;
  • Internet super lenta;
  • Problemas diversos com NAT em jogos. Só resolvia colocando um dispositovo na DMZ, o que não ajuda para quem tem 3 consolas em casa.

Tentei de tudo em termos de configuração sosinho ou com a equipa de suporte do MEO. Não resolveu.
Tentei trocar o equipamento para Meo Fiber Gateway, mas tendo em conta o contexto de confinamento do COVID19 não foi possivel....

Segundo as equipas de suporte o serviço aparentemente estava OK, pelo que pouco conseguiriam apoiar sem a deslocação de um tecnico.

A situação agravou-se pois por causa do COVID 19 estou a trabalhar de casa e as reuniões em video por Microsoft Teams ou Cisco Webex eram um desespero. O video sempre com breakes e a ligação com imensos cortes.

Decidi arriscar e adquirir um router online. Caso não fosse possivel substituir o router da MEO por este, poderia usar o mesmo como WIFI Extender.

HUAWEI Wi-Fi WS5200 AC1200

51BXLI65XaL._AC_SX425_.jpg


O Router chegou ontem e efectuei a substituição do router da MEO.
Atenção que é necessário ter o ONT da MEO para ligar este router, uma vez que o mesmo não tem interfaces para fibra.

Resultado final vs Router Tecnicolor:
  • WIFI : Bastante melhor. O equipamento que se encontra mais distante na casa está com melhor cobertura e com velocidades de acesso bastante melhores.
  • TV MEO BOX - 100% funcional.
  • TV Coaxial - é garantida a ligação pelo ONT da MEO. Não sofre impacto com a instalação deste equipamento.
  • Telefone Fixo - Não funciona. Não tem interface para telefone fixo (não uso há uns anos.....)
  • Internet - 100% funcional tirando total partido do pacote M5O 500/100 uma vez que tem interfaces a 1Gbps.
  • https://www.speedtest.net/ - Download 515.65 - Upload 118.99 - Ping 1ms

Configuração:

Eu apliquei esta configuração. Não sei se é a melhor ou se a mesma poderá ser optimizada.
Usem por vossa conta e risco. Se tiverem sugestoões de melhoria ou comentários a fazer por favor partilhem.

110.png

210.png

310.png

410.png

510.png

610.png

Foi o que eu fiz, mas com router da asus, ja agora qual o ont que te colocaram?

Cumps
 
+1.

Compram 1 AC lite, ligam a 1 porta do router da meo, desligam tudo o que é WiFi no router e nunca mais querem outra coisa.
Eu tentei de tudo, router ASUS, power line, access points Asus, sempre com conflitos e velocidades miseráveis.

Comprei 2 AC lites, um switch deles e desde então é rede sempre no máximo em toda a casa. Melhor equipamento de internet que alguma vez comprei.

Claro que tive que passar cabo de rede até onde eles estão.
 
+1.

Compram 1 AC lite, ligam a 1 porta do router da meo, desligam tudo o que é WiFi no router e nunca mais querem outra coisa.
Eu tentei de tudo, router ASUS, power line, access points Asus, sempre com conflitos e velocidades miseráveis.

Comprei 2 AC lites, um switch deles e desde então é rede sempre no máximo em toda a casa. Melhor equipamento de internet que alguma vez comprei.

Claro que tive que passar cabo de rede até onde eles estão.

Parece-me que o segredo está em ter passado o cabo de rede e a localização e não nos ubiquiti.
Tive cinco num cliente ( esses AC lite ) e revelaram-se lixo. troquei por uns ap tp-link high power e só precisei de tres. Troquei o firmware por openwrt e nunca mais olhei para trás. Os uniquiti foram para o olx.
 
A minha experiência é totalmente diferente. Sem interferências entre redes, com excelente qualidade em todos os sítios da casa.
Só tenho queixas do firmware das câmaras wifi porque perdem a configuração sempre que electricidade vem abaixo.
 
+1.

Compram 1 AC lite, ligam a 1 porta do router da meo, desligam tudo o que é WiFi no router e nunca mais querem outra coisa.
Eu tentei de tudo, router ASUS, power line, access points Asus, sempre com conflitos e velocidades miseráveis.

Comprei 2 AC lites, um switch deles e desde então é rede sempre no máximo em toda a casa. Melhor equipamento de internet que alguma vez comprei.

Claro que tive que passar cabo de rede até onde eles estão.
A minha unify dream machine chega esta semana e estou para ver as melhorias.

Na próxima semana chega um ap long range para complementar. :D

Vamos lá ver se melhora face ao router ADSL que tenho aqui em casa.
 
E agora os aps também funcionam como mesh desde que pelo menos 1 deles esteja ligado por cabo ao router :D
Essa não sabia, foi update de firmware ou é modelo especifico do AP ?
Só ando às voltas com o router da Vodafone ; antigamente ainda instalavam o ONT separado, agora nem bridge dá como na NOS.
 
Mais vale gastar dinheiro a pôr cabo de rede onde o sinal de rede é mais fraco.

A qualidade do WiFi decresce significativamente com os obstáculos. Se não há outro ponto de acesso onde querem net em condições não há router xpto que vos safe. O ponto onde a unifi é especialmente boa é na integração do ecossistema WiFi que coloquem em casa. Na maioria dos apartamentos dois pontos de acesso WiFi AC Lite em pontos estratégicos é mais do que suficiente. 140€ e usam o router da operadora. Ou juntam o switch com POE da unifi e nem precisam de se preocupar com alimentação.
 
Back
Topo