Complemento para Nikon D80

Bem estive a Pensar seriamente e estou com 3 hipóteses:

Compro a nikon 70-300 VR em leilão se conseguir um bom preço ou nova volta de 360 euros (nova com portes).
Ou a nikon 55-200 Vr em leilão arranjo por volta dos 100 e nova arranjo por 130 euros (nova com portes).
Esta 18-200mm Vr por 500 euros mas depois iria vender a minha 18-70mm. e mais tarde tentar arranjar uma lente fixa de 10/12mm com boa abertura... (já não iria comprar flash...lol)

Bem a mais apeteci ver será a 55-200... mas pergunto aos mestres se os 300mm dão muito jeito? mesmo retratos? pensando em tudo...lol
A minha questão agora será comprando a 55-200VR passara provavelmente a ser a objectiva principal, pergunto se quem a usa não tem que recorrer muito a outra lente? (no dia á dia) Para o caso de querer mais mais tarde arranjando um multiplicador 2.0x ou 1.4x isso não iria fazer perder qualidade?
O flash SB-600 será adquirido agora se não comprar a lente 18-200mmVR... caso adquira outra lente será comprado! lol

Obrigado,

O ebay dá cabo de uma pessoa aconselho os novatos a não ir lá eu ja perdi 10 horas de pesquisa só hoje e ontem...

PS: A culpa é do Rui Moura... ;-P
 
Bem estive a Pensar seriamente e estou com 3 hipóteses:

Compro a nikon 70-300 VR em leilão se conseguir um bom preço ou nova volta de 360 euros (nova com portes).
Ou a nikon 55-200 Vr em leilão arranjo por volta dos 100 e nova arranjo por 130 euros (nova com portes).
Esta 18-200mm Vr por 500 euros mas depois iria vender a minha 18-70mm. e mais tarde tentar arranjar uma lente fixa de 10/12mm com boa abertura... (já não iria comprar flash...lol)

Bem a mais apeteci ver será a 55-200... mas pergunto aos mestres se os 300mm dão muito jeito? mesmo retratos? pensando em tudo...lol
A minha questão agora será comprando a 55-200VR passara provavelmente a ser a objectiva principal, pergunto se quem a usa não tem que recorrer muito a outra lente? (no dia á dia) Para o caso de querer mais mais tarde arranjando um multiplicador 2.0x ou 1.4x isso não iria fazer perder qualidade?
O flash SB-600 será adquirido agora se não comprar a lente 18-200mmVR... caso adquira outra lente será comprado! lol

Obrigado,

O ebay dá cabo de uma pessoa aconselho os novatos a não ir lá eu ja perdi 10 horas de pesquisa só hoje e ontem...

PS: A culpa é do Rui Moura... ;-P

A 55-200 é uma lente muito fechada. É para tele, para retrato close up e pouco mais. Se for esse o uso a dar, óptimo.

Quanto ao ebay, shame on me :)
 
sendo assim esqueço a 18-200. e entre a 55-200 e 70-300mm? compensa a diferença de preço de 150 euros ir para a de 300mm? Para paisagens qual será a lente mais aconselhada / não muito cara? será uma 10-24mm praí ou fixa não? (Esta será o investimento final....lolol)
Ultima questão? lol ter uma lente zoom 16-70mm f2.8 e uma lente só 16mm f2.8 teoricamente se forem da mesma marca e tirarem uma foto em 16mm deveram ter ambas a mesma distancia focal certo?

Obrigado pela ajuda.
 
Só para confundir um pouco mais, e que tal uma lente fixa com macro? Uma de 100mm, por exemplo. Consegues arranjá-la por cerca de 350€. A Tokina, Sigma e Tamron têm lentes nessas distâncias, com uma abertura jeitosa (f2.8). Também tens a Nikkor 105mm f2.8 VR, mas essa já é o dobro do preço das anteriores. Para além de ficares com macro 1:1, o que é sempre bom!

Mas continuo na minha. Para paisagens, é uma wide angle (mais uma vez, a Tokina, Tamron e Sigma têm boas lentes nesse campo). O que me parece é que não queres tirar a paisagens, mas sim a pormenores de uma paisagem.
 
Estava a falar da nikon 70-300mm VR... A minha prof de câmara e direcção fotográfica dizia que quanto maior a abertura melhor a lente e consequentemente mais cara... logo bastava uma uma de 16mm f1.8 e uma 16mm f2.8 a primeira seria mais cara e melhor. Isto aplica-se para todas as lentes certo?

Pois nunca experimentei uma lente com macro fixa alem de 50mm do meu pai já um pouco velha e analógica... de resto só a que tenho agora 18-70mm da nikon, e esta nos 16mm já me faz uma área bastante grande... eu para me habituar no inicio que a maquina mostrava mais do que eu a olhar com os 2 olhos custou...lol
Gosto das duas coisas...tanto pormenores como uma boa e grande Paisagem. Tinha em mente da 3 lente comprar uma 50 ou 35mm 1.4 / 1.8 logo se vê... mas como disse não sou um entendido na matéria...ainda estou a meio do curso que só fala de fotografia por alto..lol

Cantara estás a conseguir...vou ter que ver se vou ler o manual do fotografo outra vez para ver se consigo dar conta do recado.

Fora hoje no ebay tinha-me enganado e tinha debaixo de olho lentes 55-200mm sem ser VR e as 8 da manha cheio de presa por que estava atrasado licitei a pensar que era a outra pus 60£ e caso licitassem 90£... só depois reparei...lol Mandei um mail a dizer que era a primeira vez lá e tal e pedi desculpas e retiraram a minha licitação...lol que ganhou por 62£... era um furo no orçamento desperdiçado...lol Tenha, cuidado no ebay... e não licitem cedo quando ainda estão a dormir!
 
lol ganda nabo esse Drackey...lol Estava inspirado e nem dei por ela...lol eu queria dizer 18mm... mas pronto...lol

Bem comprei nikon VR 55-200 por 160 euros com portes...2ª mão com 2 meses de uso acho que foi um bom negócio pelo preço. O flash comprei o SB-600 por 200 euros em 2ª mão. pode não ter sido tão bom mas acho que não foi mau logo se vê quando o receber...lol
Para o pessoal que muda de lente frequentemente (pois eu nunca mudei...lol) Algum cuidado a ter para não ter pó no sensor? Eu tenho um fole pequeno mas um liquido e paninhos...
Como é que as lentes ganham bichos? o pessoal a vender diz lentes sem poeiras, riscos ou fungos??? Fungos??? não quero as minhas lentes contaminadas...lol isto acontece por algum motivo especial?

Obrigado
 
quanto à troca de lentes penso que se faz drama a mais.. apenas tens q ter em conta se tiver muito vento em locais com areias pelo chão teres cuidado de não apontar o sensor para o rumo do vento :)

fungos aparecem se houver falta de uso muito grande onde a lente fique parada em locais humidos.
 
Ou seja basta deixar a lente ao pé de um forno e os fungos nunca iram aparecer...lol
Eu não tenho medo mas há muita gente fala que mudar a lente é como ter a maquina por fio tipo pode morrer a qualquer instante...lol Mas uma pessoa tem que avançar na vida... eu aguentei 1 ano com 1 lente agora é tempo de dar o salto...lol
 
Trocar a lente com o encaixe da máquina virado para baixo, e SEMPRE com a máquina desligada..
De resto, não tem nada que se lhe diga..
 
Já li sobre uma explicação xpto blablabla teorias da conspiração que por acção de campos electroqualquer coisa quando tas a trocar a lente com a máquina ligada, o sensor funciona quase como um iman de poeiras, não me recordo nem me interessa a teoria toda quitada que li, mas é basicamente o grande cuidado que tenho.
De resto, se sujar, limpa-se o sensor, que remédio..
 
bem eu reflex. vivamente, apenas uso à cerca de 3 anos e pouco e sujidade apenas daquelas q com fole sai logo.

Já realmente ouvi bastantes teorias de virar para baixo.. o sensor ser 1 iman quando a maquina tá ligada.

Eu desde q comecei a fazer futebol e vejo a malta com decadas disto a mandar as marks para o relvado abertas no intervalo... deixei de preocupar eheh

se pagamos tanto por os bixos n podem ficar logo danaficados né? :)
 
Bem podes sempre ter 2 maquinas e não ter problemas uma lente em cada...lol mas como não me dá jeito ter 2 ($) lol não tenho...lol
 
Bom, para não estar a abrir um novo tópico, coloco aqui umas sugestões para uma nova lente, já que ninguém pega na minha Nikon D80 para eu mudar para Canon! :D

Queria uma lente nova, mas estou um pouco indeciso.

Tenho a hipótese de vender a lente que tenho (Nikkor 18-70mm f3.5-4.5 que vem no kit). É uma excelente lente, mas peca por ser lenta. Muitas vezes vejo-me em situações que uma lente mais rápida me dava bastante jeito. Assim sendo:
- Será que valerá a pena mudar por uma Tamron 17-50mm f2.8 ou uma Sigma 18-50mm f2.8 HSM 'pseudo' macro?
- Ou optar por uma prime de 50mm f1.8 para complementá-la?

Se não optar pela troca, o que comprariam? Pessoalmente gostava de ter uma lentre macro e uma wide-angle. Mas terei de optar só por uma por enquanto. Muito sinceramente, ultimamente tenho andado virado para bokeh's e pormenores.
E é aqui que reside a minha dúvida. Se comprasse uma 105mm ou 100mm f2.8 macro, ficaria com uma lente rápida, com telephoto e macro 1:1, e provavelmente os 18mm da lente de kit safavam a falta de ultra-wide.

O que é que acham? Preciso de ouvir opiniões antes de me atirar na compra ou troca.

Já agora aqui ficam as lentes que me abriram o apetite:
Ultra Wide Angle:
Sigma AF 10-20mm f/4-5.6 DC EX HSM - Não muito cara, boas distâncias focais, HSM, boa qualidade de construção. Peca pelos f5.6 nos 20mm.
Sigma AF 12-24mm f/4.5-5.6 EX HSM DG - Cara
Tamron AF 11-18mm F/4.5-5.6 Di II LD Aspherical [IF] - Barata, comparada com a Sigma.
Tokina AF 12-24mm f/4 AT-X Pro DX - Excelente qualidade de construção, não muito cara.

"Normais":
Sigma EX 18-50mm f/2,8 DC Macro HSM for Nikon - O link é para a versão não HSM. Parece-me muito porreira. Não é Macro 1:1, mas 1:3 já dá para qualquer coisa.
Tokina AF 16-50mm f/2.8 AT-X Pro DX - Pelo que vi, produz imagens bastante mais soft que a Tamron, por exemplo.
Tamron AF 17-50mm f/2.8 SP XR Di II LD Aspherical [IF]

Telephoto com Macro:
Micro-Nikkor AF-S 105mm f/2.8G IF-ED VR - Era logo esta se não fosse o preço!
Sigma AF 105mm f/2.8 EX macro DG
Tamron AF 90mm f/2.8 Di SP macro
Tokina AF 100mm f/2.8 AT-X Pro D macro
 
bem eu reflex. vivamente, apenas uso à cerca de 3 anos e pouco e sujidade apenas daquelas q com fole sai logo.

Já realmente ouvi bastantes teorias de virar para baixo.. o sensor ser 1 iman quando a maquina tá ligada.

Eu desde q comecei a fazer futebol e vejo a malta com decadas disto a mandar as marks para o relvado abertas no intervalo... deixei de preocupar eheh

se pagamos tanto por os bixos n podem ficar logo danaficados né? :)

Se calhar muitas dessas marks também não são deles, são das empresas que os contratam..
A questão é que não ficam propriamente danificados, ficam sujos... Podes é optar por limpar mais regularmente ou não..
Mas eu também sou da opinião que as máquinas são para se usar e não para expor..
Agora que se pode ter alguns cuidados, pode, e deve, principalmente aqueles que não tiram dinheiro suficiente da fotografia para que caso uma máquina / lente vá ao galheiro, se troque por outra sem o mínimo problema. Os profissionais tem de estar preparados para tal..
 
Back
Topo