Problema Computador Embruxado, Dono Desesperado ... Novela com mais de 1 mês

Rexobias

Power Member
Estou a criar este tópico no seguimento deste: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=743575

Pois bem, desde essa altura que continuo sem o meu desktop. Ora não tenho tido tempo para olhar para ele, ora quero evitar frustrações.

A verdade é que no momento sinto-me completamente frustrado e desesperado pois parece que sempre que lhe toco aparecem novas possíveis causas para os problemas, e coloco em causa todo o sistema (que é relativamente recente) e não consigo entender o que se passa.

Como disse no tópico que referi anteriormente, o problema principal deste sistema passava por sucessivos erros a efectuar quaisquer operações fazendo-me acreditar que tudo o que era ficheiro (imagens, arquivos ZIP ou RAR) estava corrompido. As instalações de software eram também uma dor de cabeça, começando na instalação do SO (havendo uma enorme probabilidade de dar erro e não conseguir instalar o SO), até programas cuja instalação é mais demorada (Office, Adobe CS5, etc.).

Isto acontecia correndo as coisas a partir de discos internos, externos e CD's/DVD's.

Desconfiei do Disco Rígido inicialmente, mas após testar com um disco novo verifiquei que o problema não era dele. Levei o PC a uma loja, pois não tinha tempo para lhe mexer, e eles detectaram uma das memórias de um Kit de RAM estragado (o sistema tem 2 kits). Esse Kit foi para RMA, mas continuei a ter problemas no sistema. Tinha uma DIMM estragada, mas os problemas continuaram ...

Comecei a desconfiar a 100% da Motherboard tal como um outro user que opinou no tal tópico (embora terem-me dito que esta avariar é muito improvável), mas infelizmente não tenho outra para poder testar e fazer a despistagem.

Após muito tempo sem olhar sequer para o meu Desktop, decidi voltar a mexer-lhe pois ontem chegou o tal kit de RMA, e comecei a encher-me de fé.

Desmontei o PC todo e limpei todos os componentes (não tinha muito pó/lixo, pois sou cuidadoso nesse aspecto e o sistema tem estado parado). Voltei a montar tudo já devidamente limpinho, e lá vou ligar o PC. Comecei por instalar o Windows 7 para ver como se portava a instalação Pois bem, instalou tudo bem a partir de um DVD, e o sistema aparentemente funciona bem (antes também funcionava bem, com a excepção dos erros em instalações, extrair arquivos, e ficheiros que apareciam corrompidos). Como era tarde fui deitar-me ...

Hoje de manha acordo, e ligo o PC com a ideia de voltar a instalar o Windows 7, para ver se tinha aqueles problemas que tinha normalmente a instalar o SO. Quando ligo volto a dizer mais uma "**********" pois aparece um problema novo (quando horas antes estava tudo aparentemente bem). O ecrã tem pequenos riscos horizontais em toda a sua extensão, e os mesmos já apareciam no POST, boot do Windows e no próprio Windows (constantes):

DSCF1500.JPG


Reiniciei o PC, e os riscos desapareceram estando o sistema aparentemente normal. Instalei novamente o Windows 7 e tudo funcionou bem mais uma vez. Desliguei o PC para ir almoçar. Quando regresso, ligo o PC e voilá ... os riscos novamente:

DSCF1501.JPG


O Windows instalou uns Updates, reiniciei o sistema e os riscos desapareceram estando tudo aparentemente normal novamente. Vou agora proceder à instalação de Software e afins para ver como ele se porta. Se tudo funcionar, vou tentar a instalação do XP, e do Windows 8 (SO que pretendo ser o final para esta máquina) para poder suspirar relativamente aos problemas originais (embora não ter feito nada além de desmontar e montar o PC).

Quanto a estes riscos ... agora tenho a Gráfica estragada?! Ou será que toda esta instabilidade encontra-se na Motherboard que é algo comum a todos estes problemas.

Sei que os Discos, a RAM, a PSU, Leitores de DVD estão bons. O problema das linhas não é do LCD, pois tenho um outro PC ligado num outro canal, e este funciona bem sem riscos (quando mudei de canal estando o PC com os sintomas dessas fotos).

Estou a passar-me completamente, e não quero acreditar que o problema seja de outra coisa que não a Board. Sei que sem terem acesso ao hardware não podem fazer nada, mas as vossas opiniões são muito bem vindas.

Cumprimentos.
 
Liga o PC à televisão (de preferência com outro cabo, HDMI ou VGA) e verifica se o problema não terá a ver com mau contacto dos cabos ou defeito dos mesmos. ;)

#EDIT: Esquece, li agora as ultimas frases. :) Já colocaste a hipotese de ser da fonte?
 
Última edição:
Tenho-o ligado a uma TV e funciona bem (imagem duplicada), no entanto no PC também não tenho os riscos de momento. Devia ter testado isso quando tinha a imagem com riscos ...

Sei que a gráfica tem também memória. Será que esta influenciaria os problemas que verificava anteriormente no sistema (corrupção de ficheiros, instalações falhadas, etc.)?
 
Na tal loja que me analisou o sistema, disseram que a fonte estava em boas condições. É verdade que também não detectaram mais nenhum problema ...

Preferia que isto fosse logo algum componente que pura e simplesmente não funcionasse. Tendo em conta os problemas que são, só quem usa o sistema dia a dia é que percebe se o PC está bom ou mau.

Não fosse o maldito problema dos riscos do ecrã (que não acontece sempre) até ao momento estava feliz, porque aparentemente está tudo a funcionar bem.

Está agora a instalar o Office e está a ir bem.
 
Então os riscos aparecem da primeira vez que instalas o Windows 7? Instala-o de novo e quando os riscos aparecem ligas à televisão para ver se aparecem também.
 
Apareceram quando liguei o PC de manha, logo na BIOS/POST, após 6/7 horas de ter estado ligado anteriormente. Iniciei a instalação do Windows 7 (tirei a foto). Reiniciei o PC sem instalar o Windows, desapareceram e procedi à instalação do Windows 7.

Desliguei o PC e fui almoçar. 1/2 horas depois de ter estado ligado, voltei a ligá-lo e outra vez os riscos que apareceram logo na BIOS/POST, e mantiveram-se no Boot e Windows propriamente dito. Reiniciei o PC após uns Updates e desapareceram novamente estando o PC a trabalhar correctamente até ao momento.
 
Isto pode ser uma suposição apenas, mas cheira-me que pode ter a ver com a gráfica.

Quando ligas o PC ele está "frio" ou seja, as soldas estão frias/solidificadas, à medida que o PC aquece as soldas ficam quentes, não derretidas, mas o suficiente para tapar micro-fendas que possam estar presentes, deixando o problema de acontecer. Ou seja aparecem-te artefactos pois deves ter soldas descoladas na gráfica.

Como disse, é apenas uma suposição. :)

Experimenta colocar outra gráfica ou mesmo a onboard (se tiver).
 
Obrigado ;)

De facto estes problemas podem estar relacionados com a gráfica (e a tua justificação faz todo o sentido), a única coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha são os problemas que tinha anteriormente.

Andava à procura da solução para um problema e aparece-me outro, lol. Por acaso tenho o PC a trabalhar até ao momento de uma forma normal (fazer Updates, ir de vez em quando à Web, instalar Software e até ao momento está tudo a correr bem).

Agora estou a instalar o CS5 para ver como corre uma vez que é uma instalação longa. Se correr bem, vou começar a considerar que é bem provável que o problema que tinha anteriormente está resolvido ficando agora por compreender o novo problema dos artefactos. Felizmente a gráfica está na garantia caso seja esse o problema.

Também pensei que posso ter conectado mal a gráfica na Board, mas se assim fosse ele iria funcionar mal sempre.

Não tenho nenhuma gráfica em casa (tenho uns 8 PC's, mas este é o único com gráfica PCI-Express), por isso não posso testar (tal como a Board).

Em breve vou desligar o PC e esperar 1/2 horas para o ligar novamente e ver como ele se irá comportar. Se tiver artefactos a tua teoria tem toda a lógica ;)

Obrigado pelo apoio e tempo perdido a quem me está a tentar ajudar ;)
 
Boas ...

Após algumas horas perdidas na minha instalação do Windows 7, consegui instalar diversos programas e não tive qualquer problema em qualquer momento - o que é óptimo, e simultaneamente frustrante pois fico sempre desconfiado relativamente aos problemas que tinha anteriormente. Podia ser lixo, estática ... não sei, mas desmontar e montar parece ter resolvido o problema.

Adiante, decidi dar uma oportunidade à tese do edumicro e desliguei o PC durante 1 hora. Além disso, após estar desligado dei um jeito na gráfica para me certificar que ela estava correctamente encaixada na Board. Quando o liguei não tive o tal problemas das linhas. Tive que me ausentar e deixei o PC ligado. 3 horas depois liguei o PC e não voltei a ter o tal problema das linhas/artefactos no ecrã.

Uma vez que já tinha efectuado os testes que queria, decidi instalar agora o Windows XP para ver se consegue percorrer a instalação. Após o carregamento das drivers, e quando devia surgir o ecrã anterior à escolha do disco onde instalar o SO, puff, erro: http://support.microsoft.com/kb/324103

Como ambos os discos são Sata 3, são recentes e estão em modo AHCI desconfio que o problema é a ausência de drivers e incompatibilidades com estas configurações.

Vou agora tentar instalar o Windows 8, que antes era uma dor de cabeça (tinha sempre erros durante aquela parte que tem que fazer 100% a seguir à escolha da drive) - em 5 instalações apenas 1 era bem sucedida.
 
@Rexobias, 1 hora pode não ser suficiente para verificares o problema, especialmente se o PC teve ligado durante um periodo de tempo prolongado (horas).

Boa sorte. :)
 
Não percebo porque raio andas a testar hardware com instalações de Windows.

Qual é fonte de alimentação, mesmo (marca e modelo)? Isso da loja dizer que está boa, hoje em dia, com os pseudo-técnicos que andam por aí, vale quase tanto como zero.

Podes instalar o Windows 7 e correr IntelBurnTest para carregar o CPU e Furmark para carregar a placa gráfica, individualmente ou em simultâneo, e ver o que acontece (PC desligar-se em pouco tempo, os riscos no ecrã desaparecerem/reparecerem, etc).

Deves também remover placas PCI/PCI-E/USB que não sejam necessárias, e só voltar a instalá-las depois de testes intensivos aos componentes do sistema.


Isso parece ser fonte de alimentação ou motherboard. Também deves verificar se tens problemas na instalação/alimentação eléctrica (tensão instável, a "corrente" ir abaixo frequentemente, mesmo que seja em fracções de segundo, falta de "terra" na tomada, etc).
 
Boas a todos ;)

Antes de começar a responder aos novos comentários fornecendo a informação necessária, queria só deixar um novo ponto de situação. O Windows XP não instalava de maneira nenhuma dando o seguinte erro após o carregamento das drivers em diversas tentativas:

DSCF1502.JPG


Como tinha mencionado anteriormente desconfio que fosse por causa da configuração dos discos na BIOS, mas não alterei para testar. Com o Windows 8 a novela foi semelhante. Em diversas tentativas de instalação tinha sempre o seguinte erro após a selecção do disco a instalar o SO:

DSCF1504.JPG


Tenho a certeza que o CD e DVD estão bons. Vou agora voltar ao Windows 7 que instala sempre bem ao contrário dos outros dois, com a intenção de usar Software que me possam recomendar para tentar encontrar qual o componente a dar problemas.

------------------------------------------

edumicro, o PC esteve desligado a noite toda. Liguei-o e não tive os tais riscos. Pode ser que fosse mau contacto com a Board. Só ontem, após voltar a montar tudo é que aquele problema apareceu-me, por isso suponho que tenha sido isso.

Obrigado pela participação.

WindWalker, Obrigado pela atenção antes de mais. Estava a testar com instalações do Windows porque é logo aqui que os problemas acontecem (falhas na instalação/leitura/escrita dos suportes, etc.). Além disso, são instalações muito picuinhas com erros de leitura/escrita logo foi uma pseudo-solução que arranjei para verificar a tal instabilidade do sistema a nível de operações sob ficheiros.

Já analisei o sistema com software do Hiren's Boot CD e os que testei não encontraram problemas :S

Uma vez o Windows instalado, ele aparentemente funciona bem, daí ser difícil a terceiros que não usam o PC diariamente detectar qualquer problema - independentemente de serem bons ou maus técnicos. Infelizmente ele instala o Windows 7 correctamente sem nunca falhar, mas com o XP e com o 8 começam a chover problemas - não sei o porque, mas tenho a certeza absoluta que os CD e DVD estão bons pois correm bem em outras máquinas, e em máquinas virtuais.

A instalação eléctrica foi algo que anteriormente já me tinha passado pela cabeça. Tenho o PC ligado a uma UPS, e liguei-o directamente à tomada (sem passar pela UPS) e os problemas continuaram - posso deduzir que a UPS está boa. Não acredito que o problema esteja na tomada/casa uma vez que outros aparelhos funcionam todos de forma correcta.

A Motherboard sempre foi o componente que desconfiei, mas começo também a pensar que pode muito bem ser a PSU.

Já agora, o sistema é:

MB: ASUS P7P55D-E
CPU: Intel Core I5
RAM: G. Skill CL7
GPU: ASUS Radeon HD6870
PSU: LC Power LC8850

Vou correr o IntelBurnTest e o Furmark como recomendas. Que outros softwares me recomendas para poder testar o sistema e eventualmente despistar o problema? Existe algum para testar a Board e a PSU (verificar estabilidade da corrente, etc.)?

Cumprimentos ;)
 
Última edição:
Erros ao calhas e de todas as formas é a RAM. Enquanto não conseguires ter a RAM a funcionar bem no sistema, não vale a pena instalar o Windows sequer, pois vai ficar corrupto.

Faz um reset aos settings no BIOS e depois testa a RAM, uma peça de cada vez, uma slot de cada vez. Se tiveres outros DIMMS por aí, testa-os também.
 
Já as testei através do Memtest e os resultados foram inconclusivos. O mesmo DIMM ora não tem erros em diversos testes, ora dá erro. Orá não dá nenhum erro em 3 slots e depois dá erro noutro. Ora todas as DIMMs dão erro, ora não dá nenhuma ...

Vou tentar testar apenas com a RAM que voltou de RMA (que é nova por motivo de stocks) e sempre devo ter a certeza que a RAM está boa.

Vou correr os programas que o WindWalker falou e depois coloco aqui os resultados.
 
Lembrei-me que também poderá ser algo que está mal no BIOS, em relação à configuração dos discos em AHCI ou IDE, ou algo do buffer strength, ou RAID ou e-SATA. Sei que e-SATA não é para estar enabled. Se não conseguires instalar em AHCI, tenta em modo IDE. Mas realmente penso que seja a RAM, até pode estar mal configurada no BIOS também.

Convém testar os componentes um de cada vez. Sem estabilidade na RAM, muito dificilmente irás conseguir testar o resto dos componentes. Foi assim que me ensinaram. Tive uma motherboard MSI que também parecia ora dar ora não dar, mesmo irritante deixar de dar após já ter o Windows instalado, eu sei, mas o problema era mau contacto nas slots das RAMs, ou oxidação. Fui com a board a uma oficina de carros, eles têm um compressor qualquer com um produto especial e sopraram a board toda. Voltei para casa, e a board voltou a funcionar, parece que tinha ressuscitada.
 
Aqui a uns tempos aconteceu-me um problema semelhante ao teu, mas o problema era num cabo Sata que se estragou, pensei logo que fosse RAM mas fiquei estúpido porque nada de erros em 24 horas de testes, podes tentar trocar o cabo Sata e tentar instalar o windows.
Mas em todo caso sendo que as ram ora dá erro ora não provavelmente está aí o problema, não me parece Fonte de alimentação mesmo sendo uma LC power, é suficiente a que tens.
O melhor é mesmo testar com um módulo de Ram de cada vez para ver onde está o módulo avariado.
 
Tendo em conta que duas das memórias são novas, vou testar apenas e só com elas removendo o kit mais antigo. Vou também ligar o PC em outra tomada ... penso que não é, mas não perco nada em testar.

Já agora, corri o IntelBurnTest e tive o seguinte resultado:

1.png


----------------------------
IntelBurnTest v2.54
Created by AgentGOD
----------------------------


Processor: Intel(R) Core(TM) i5 CPU 760 @ 2.80GHz
Clock Speed: 2,81 GHz
Active Physical Cores: 4
Total System Memory: 12286 MB


Stress Level: High (2048 MB)
Testing started on 04-11-2012 17:10:25
Time (s) Speed (GFlops) Result
[17:11:53] 69.588 37.9740 3.856901e-002
[17:13:34] 82.957 31.8544 3.856901e-002
[17:15:18] 85.118 31.0457 3.856901e-002
[17:17:03] 86.237 30.6427 3.856901e-002
[17:18:46] 84.326 31.3373 3.856901e-002
[17:20:29] 84.660 31.2135 3.856901e-002
[17:22:12] 84.304 31.3455 3.856901e-002
[17:23:55] 84.253 31.3644 3.856901e-002
[17:25:37] 83.979 31.4668 3.856901e-002
[17:27:20] 84.245 31.3675 3.856901e-002
[17:29:03] 84.464 31.2860 3.856901e-002
[17:30:46] 84.006 31.4567 3.856901e-002
[17:32:29] 83.984 31.4649 3.856901e-002
[17:34:11] 83.772 31.5445 3.856901e-002
[17:35:53] 83.698 31.5723 3.856901e-002
Testing ended on 04-11-2012 17:35:53
Test Result: Success.
----------------------------

Aparentemente está bom ...
 
Back
Topo