configurar rede caseira - ajuda!

Jotenko

Power Member
pessoal tou a tirar engenharia de redes, mas mesmo ASSIM kero a vossa opiniao :P
ok aki vai o plano da minha casa.

redekf2.jpg

ou ligado à net, pelo switch->modem->net.

no entanto agora tenho algumas kestoes.

1- a minha cunhada vive a 20 metros de mim. estava a pensar meter um AP nas traseiras da minha casa para eles apanharem net lá. Agora a kestão é a seguinte, será que preciso de um router wireless? Posso ligar o AP directamente ao Switch-> modem?

2- O Computador Cozinha, tá dentro de minha casa, a cerca de 10 metros do meu computador (onde está tambem o switch). Estico um cabo RJ45 até lá? Cabo normal? ou Wireless tambem?

Obrigado
 
Última edição:
1 - Sim, podes ligar o AP ao switch.

2 - Depende, se conseguíres passar facilmente um cabo para esse PC é preferível, se não te dá muito jeito usa wireless.
 
JKL22 mas um cabo ethernet de 10 metros não é demais? tipo nao atenua?

e para estas distancias nao se justifica usar cabo axial pois n ? posso usar cabo UTP (ethernet) normal né?
 
Última edição:
JKL22 mas um cabo ethernet de 10 metros não é demais? tipo nao atenua?

e para estas distancias nao se justifica usar cabo axial pois n ? posso usar cabo UTP (ethernet) normal né?

Não faz mal nenhum usares cabo ethernet em 10 metros, consegues ter cabos ethernet de 100metros sem perderes grande sinal...
 
sim ya. até 100 metros é aceitavel. obrigado!

ja agora .. alguem me pode explicar por alto como funciona a configuraçao do AP e do pc receptor ?

do tipo. depois no pc receptor o gateway passa a ser o ip do AP ?
 
sim ya. até 100 metros é aceitavel. obrigado!

ja agora .. alguem me pode explicar por alto como funciona a configuraçao do AP e do pc receptor ?

do tipo. depois no pc receptor o gateway passa a ser o ip do AP ?

Sim, o gateway dos pc's ligados ao Ap é o IP do mesmo, mas se não te quiseres chatear muito com isso podes deixar tudo automático e os PC's receptores a ir buscar o IP ao AP por DHCP.
 
JKL entao depois a parte do AP saber onde é o gateway para a internet, e saber kual a sua rede local .. isso é configurado no proprio AP né?
 
JKL entao depois a parte do AP saber onde é o gateway para a internet, e saber kual a sua rede local .. isso é configurado no proprio AP né?

Sim, vais ter de configurar o AP para ir buscar a net ao switch (ele até faz isso automaticamente), penso eu de que...
 
JKL22 e em relaçao ao endereçamento do AP e do PC Ricardo. é tudo na mesma rede privada nao eh?

tipo PC Ricardo (192.168.1.3)
e ... AP (192.168.1.10)
 
JKL tendo em conta ke o meu irmao tem o pc dentro de casa .. e tem 2 paredes à frente antes de chegar ao AP ... ao todo sao uns 20 metros ...

achas k funciona ? mesmo com 2 paredes à frente? e achas k o AP deva ser metido do lado de fora ou no interior da minha casa ?
 
JKL tendo em conta ke o meu irmao tem o pc dentro de casa .. e tem 2 paredes à frente antes de chegar ao AP ... ao todo sao uns 20 metros ...

achas k funciona ? mesmo com 2 paredes à frente? e achas k o AP deva ser metido do lado de fora ou no interior da minha casa ?

Provavelmente com uma antena de 5/7 dBi irá funcionar, agora tudo depende das paredes, qualidade do AP e das próprias antenas.
 
JKL agora deste me uma resposta muito vaga .. pensava ke iria funcionar sem problemas ... sendo assim ja nao sei ... será ke vale a pena investir o dinheiro ?
 
JKL poderia ligar 2 computadores em rede sem fio, sem usar AP ou Router Wireless? Tipo cada um com uma antena? (nao tou a falar do meu caso especifico, tou so a divagar)
 
Back
Topo