configurar rede caseira - ajuda!

alguem me pode elucidar sobre a diferença entre um router wireless e um AP?

é que quando vejo as especificações dos routers, têem como grande vantagem a porta "WAN" na qual ligamos o modem ADSL, e entao o router reparte a ligaçao pelos dispostivos wireless.

Mas isto não é o que o AP tambem faz? Ligamos o AP ao modem (no meu caso, Modem -> Switch -> AP) e partilhamos a ligação!

Qual a diferença afinal ?
 
O router serve para re-encaminhar portas, ser servidor dhcp, firewall, etc etc... enquanto o AP é só mesmo AP ou seja ponto de acesso, pode também ser cliente enquanto que um router por norma não pode.

No teu caso o teu modem deve ser router tb, não?

Cumps,
 
sim. parece ke sim. funciona como gateway. tem dhcp, firewall essas tretas todas ..

portanto posso ligar o AP certo e ter net certo ?
 
ja me comecei a entreter :)

por enquanto ainda só liguei os 2 pcs dentro da minha casa. Desta "central" vai sair o cabo para o tal AP ke vai dar uma granda barraca :P ou nao!

picture001gy1.jpg


picture002yt2.jpg


(reparem no forum Techzone no monitor da eskerda, com a assinatura do carlosmcruz em grande destake :D)
 
Fotos

OK Pessoal! Depois de mais uma manha armado em reporter, vou tentar melhorar ainda mais a vossa percepção do meu problema.

Em baixo vou colar um esquema, que diz de onde foram tiradas as fotos, de seguida colarei as fotos numeradas.

Dêem a vossa opinião e digam o k fariam...

-------------------------------
ESQUEMA
spotsfotosbf0.jpg


-------------------------------------

FOTO 1

(a minha cozinha. estava a pensar colocar o AP por cima da janela (no lugar daquele prato) e se fosse necessário, puxar uma antena para o exterior)
vistacozinhaildaep8.jpg


---------------------------------------------

FOTO 2
vistacasaricardobh2.jpg


---------------------------------------------

FOTO 3 (é suposto a casa à direita transmitir sinal para a casa da esquerda)
3vistaduascasaste8.jpg


---------------------------------------------

FOTO 4
vistaquartoricardoaf3.jpg


---------------------------------

FOTO 5
vistacorredorricardocl4.jpg


----------------------------------------

FOTO 6
vistacasabanhoricardoqj1.jpg


--------------------------------------------------

FOTO 7 (aqui está o pc a "atingir")
vistapcricardove6.jpg


--------------------------------
o mesmo problema:

ou
-> 2 AP's, mesmo dentro de paredes, um de cada lado

ou
-> 1 AP interior com antena exterior (do lado da casa ILDA), e o PC cliente com um adaptadorzito dos normais dos baratos

ou
-> 1 AP interior (do lado da casa ILDA), e o PC cliente com um adaptadorzito dos normais dos baratos


Bem pessoal que me tem ajudado... Muito obrigado pela paciencia!

Espero comentarios e sugestões.
 
Última edição:
ola pessoal! boas...

ja comprei um AP. Comprei um Conceptronic (infelizmente, nao deu orçamento para mais), e coloquei o ao pé da janela da casa Ilda (não tenho antenas exteriores).

Agora, quando vou para a casa Dina, o sinal da parte de dentro das paredes varia entre 10% e 30%.

O que me aconselham? A meter um AP a funcionar como repetidor do lado da casa Dina? E esses 10%, 30% chegarão?

Já agora, aconselham me a colocar uma antena de alto ganho no AP que já comprei? de quantos dbis? é que ele ainda está com a de origem... e não sei quantos dbis esta tem.
 
carlos m cruz as antenas externas são é muito caras ...
tava a pensar meter uma interior de sei la .. mais ou menos 9 dbis ... o k achas?

ah, e acho ke o meu conceptronic dá para aumentar pa cerca de 200mw
 
já tinha dado uma olhada mas nao tou dentro do assunto

bem amigo carlos, tava a pensar em comprar uma omnidireccional de 9 ou 10 dbis para poder ter wireless tambem dentro da minha casa ...

o q achas?
 
Tenta arranjar de painel direccional que deves encontrar isso barato e assim irradias o sinal no sentido em que queres aproveintando melhor o espectro.

E se for com uma de painel não deves de precisar de aumentar o sinal, poupando assim o AP muito devido ao seu aquecimento.

Tudo o que for acima de 6dB mas direcional já deve de chegar de certeza.

Cumps,
 
carlos m cruz o ke acontece é ke nao kero apontar para lugar nenhum especifico... keria wireless dentro de minha casa .. e em casa do meu irmao pelo menos pa navegar na net ...

tas a entender?

por isso é que gostava de saber se com uma omnidireccional de vá, 7 db conseguiria isso..

ja agora, há muita diferença de 7 para 10dbi?
 
Okidoki

Com esse ap 7dB chegam, depois, se necessário vais aumentando ao pouco o sinal.

Não metas logo para 200mW!!!! Vais aos poucos de 10 em 10 por exemplo... para não criar ruído.

Tens de fazer isso nos 2 AP's. Por exemplo, começa com essas omnidireccionais por por 40mW e vais aumentando de 10 em 10.

Às vezes o AP 10 cm ao lado também pode fazer muita diferença...

Mas com antenas de 7dB e com esses AP's vais conseguir. Agora é uma questão de ajustes e paciência.

Cumps,
 
Back
Topo