Consolas vs PC...

Status
Fechado a novas mensagens.

Fatalit1-4

Portugal@Home Member
Ora aqui está a questao, mais falada por esses foruns e paginas de internet fora...

A questao parece de resposta rápida, mas depois de reflectirmos um pouco, nao chegamos a uma defenida opiniao de quem realmente ganha esta "guerra".

Os preços excessivos de hardware (os jogos cada vez mais, pedem altos requisitos), a pirataria (talvez a principal razao do futuro tristonho do PC), e a falta de jogos que apelem ás massas e consequentemente ás venda...(excepçao WoW), podem levar ao enfraquecimento do PC enquanto sistema de videojogos.

Quanto ás consolas, temos no preço dos videjogos o aspecto negativo, entre outros...

Quem irá ganhar o trono? O Pc ou as consolas?
 
Última edição:
"...a pirataria (talvez a principal razao do futuro tristonho dos jogos de PC)...

Fatalit1#4 disse:
"e a falta de jogos que apelem ás massas e consequentemente ás venda...(excepçao WoW), podem levar ao enfraquecimento do PC como sistema de videojogos."

Eu peço desculpa, mas as afirmações acima não têm nexo absolutamente nenhum para mim. Importas-te de clarificar um bocado? É que consolas e PC games não têm nada a ver e 2º - PC está a decair? Mas de onde é que foste tirar essa ideia? Tens bem noção dos MILHÕES de pessoas que todos os dias estão a jogar MMORPG's? (e é que não é, DE TODO, só o WoW de que estou a falar). Isto sem contar com FPS online como CS, UT, MoH, CoD, Battefield, etc etc que continuam também a ser jogados intensivamente por milhares (milhões?) de pessoas. Ou mesmo RTS que cada vez estão melhores...já jogaste o Company of Heroes? E só estou a falar de jogos online, single player games não tens jogos que apelem às massas? Só assim recentemente, e sem puxar pela cabeça, vejo vários. Half Life 2, F.E.A.R., FarCry, Knights of the Old Republic, Oblivion, Call of Juarez, etc etc...

Enfim explica melhor o que queres dizer com as tuas afirmações :)

Greetz,

G
 
Eu o que jogo mais é RPG, RTS e FPS. Como todos estes tipos de jogos geralmente se jogam melhor com rato e teclado a minha escolha vai para o PC (nem sequer gasto dinheiro em consolas, prefiro investir em bom hardware).
 
Eu peço desculpa, mas as afirmações acima não têm nexo absolutamente nenhum para mim.
A pirataria nao esta a afectar o Pc, enquanto plataforma de jogos?

Importas-te de clarificar um bocado?
Concerteza...

É que consolas e PC games não têm nada a ver e 2º - PC está a decair?
O que é que nao tem nada a ver? O Pc está a decair enquanto sistema de jogos...nao esta? deves andar mal informado. Ou nao deves ter vindo a rua...


Enfim explica melhor o que queres dizer com as tuas afirmações :)
Ok.
O que me estava a referir era os jogos de "massas" mas comerciais, ou seja que deem lucros, que custem dinheiro...a maioria dos jogos jogados na net (no PC 80% dos jogos sao pirateados), sao piratiados, nao trazem lucro nenhum para as software houses, e sem estas nao há jogos...

Ora neste comentário, juntei as razoes pelas quais o PC "vai mal"...as editoras querem lucro, logo produzem pra kilo que dá lucro, ou seja as consolas...(observa: um jogo que no PC venda 2 ou 3 milhoes de unidades, é uma festa...nas consolas, Halo, Halo 2, GTA SA, Gran Turismo, etc etc, deixaram esses numeros a milhas...)Meu amigo o que interessa no mundo dos videoojogos sao os numeros...

Só pra teres uma noçao de comparaçao imagina uma feira de Videojogos (E3, TGS, etc) sem a presença das consolas...e os seus jogos e tudo o que a elas está relacionado...
Ficas a perceber que neste mundo, o dos jogos o PC nao tem assim tanta importancia...e cada vez menos...
 
Não me parece que o PC como plataforma de jogos esteja a decair. Actualmente, vês jogos com muita qualidade a serem lançados mensalmente, jogos esses que exploram as mais recentes preciosidades gráficas possibilitadas pelo revolucionário hadware que é constantemente actualizado. É tudo um grande lobbie de tubarões, e a pirataria só vem ajudar ao lucro.

Passo a explicar: é claro que as grandes empresas condenam a pirataria, por um conjunto de razões de ordem ética e enconómica, mas, pelos vistos, continuam a lançar grandes jogos, apesar da pirataria estar constantemente a aumentar. No entanto, NÃO ESTÃO NA FALÊNCIA! A pirataria rouba uma porção dos lucros, é verdade, mas não prejudica ASSIM TANTO como eles apregoam.
Normalmente, o pessoal "saca" os jogos, e aqueles que gosta até compra, por uma questão de bom senso e "justiça". Ou seja, o simples acto de sacar hoje em dia, surge em muitos casos como uma demonstração do jogo que possivelmente levará à compra, ou seja, lucro para a empresa. SE o caso fosse mesmo grave, muitas empresas entrariam na falência, mas, hoje em dia, observa-se que a pirataria até tem uma componente muito demonstrativa e, por outro lado, é claro que existem aqueles que compram os jogos "de olhos fechados", o que é o ideal do ponto de vista do lucro.

EM SUMA, NÃO acho que a plataforma de jogos "PC" esteja a acabar de maneira nenhuma, e a pirataria NÃO PREJUDICA assim tanto as vendas, pelas razões explicadas.
 
Não me parece que o PC como plataforma de jogos esteja a decair. Actualmente, vês jogos com muita qualidade a serem lançados mensalmente, jogos esses que exploram as mais recentes preciosidades gráficas possibilitadas pelo revolucionário hadware que é constantemente actualizado. É tudo um grande lobbie de tubarões, e a pirataria só vem ajudar ao lucro.

Passo a explicar: é claro que as grandes empresas condenam a pirataria, por um conjunto de razões de ordem ética e enconómica, mas, pelos vistos, continuam a lançar grandes jogos, apesar da pirataria estar constantemente a aumentar. No entanto, NÃO ESTÃO NA FALÊNCIA! A pirataria rouba uma porção dos lucros, é verdade, mas não prejudica ASSIM TANTO como eles apregoam.
Normalmente, o pessoal "saca" os jogos, e aqueles que gosta até compra, por uma questão de bom senso e "justiça". Ou seja, o simples acto de sacar hoje em dia, surge em muitos casos como uma demonstração do jogo que possivelmente levará à compra, ou seja, lucro para a empresa. SE o caso fosse mesmo grave, muitas empresas entrariam na falência, mas, hoje em dia, observa-se que a pirataria até tem uma componente muito demonstrativa e, por outro lado, é claro que existem aqueles que compram os jogos "de olhos fechados", o que é o ideal do ponto de vista do lucro.

EM SUMA, NÃO acho que a plataforma de jogos "PC" esteja a acabar de maneira nenhuma, e a pirataria NÃO PREJUDICA assim tanto as vendas, pelas razões explicadas.

Digamos que a razao explicada, na maioria dos casos nao corresponde a verdade...e quanto a vendas, a venda (ou melhor, a compra) de jogos para PC, quer queiras quer nao, ainda é "tabu"...

("comprar o quê?"_"achas"_"vou mas é saca-lo").
 
Última edição:
A pirataria nao esta a afectar o Pc, enquanto plataforma de jogos?


Concerteza...


O que é que nao tem nada a ver? O Pc está a decair enquanto sistema de jogos...nao esta? deves andar mal informado. Ou nao deves ter vindo a rua...



Ok.
O que me estava a referir era os jogos de "massas" mas comerciais, ou seja que deem lucros, que custem dinheiro...a maioria dos jogos jogados na net (no PC 80% dos jogos sao pirateados), sao piratiados, nao trazem lucro nenhum para as software houses, e sem estas nao há jogos...

Ora neste comentário, juntei as razoes pelas quais o PC "vai mal"...as editoras querem lucro, logo produzem pra kilo que dá lucro, ou seja as consolas...(observa: um jogo que no PC venda 2 ou 3 milhoes de unidades, é uma festa...nas consolas, Halo, Halo 2, GTA SA, Gran Turismo, etc etc, deixaram esses numeros a milhas...)Meu amigo o que interessa no mundo dos videoojogos sao os numeros...

Só pra teres uma noçao de comparaçao imagina uma feira de Videojogos (E3, TGS, etc) sem a presença das consolas...e os seus jogos e tudo o que a elas está relacionado...
Ficas a perceber que neste mundo, o dos jogos o PC nao tem assim tanta importancia...e cada vez menos...


completamente de acordo, quer se queira ver ou não, o PC ja perdeu a pole position no que toca a "favorito" para o lançamento de videojogos (muito em parte devido a factores como os acima mencionados)
 
Fatalit1#4, sem querer parecer arrogante: em que dados te baseias para fazeres essas afirmações? 80% das pessoas a piratear?

Numa discussão que se quer séria não me parece que atirar número para o ar ao calha seja a melhor opção.

De qualquer forma o assunto já está mais que debatido e rebatido por aqui.
 
Fatalit1#4, sem querer parecer arrogante: em que dados te baseias para fazeres essas afirmações? 80% das pessoas a piratear?

Pois, os numeros foram lançados por mim, tendo em conta a minha visao do mercado...Qualquer das maneiras, se calhar o numero até deve ser um bocadinho maior...loool...È só olhares a tua volta pra perceberes que o numero que avancei, nao deve tar muito longe da realidade...


De qualquer forma o assunto já está mais que debatido e rebatido por aqui.

Este assunto nunca está completamente debatido, surgem sempre novas informaçoes, e é um tema que merece ser abordado a medida que o mercado vai evoluindo...
 
Para mim nenhum ganha.. ambas as plataformas tem vantagens e desvantagens..e simplesmente depende daquilo que convem a cada um..

Eu por exemplo prefiro um PC se for para jogar FPSs online e tal e pa jogar a serio mas tambem sei que passado um ano ou menos começo a ficar desiludido porque a minha placa grafica ja começa a fraquejar nos jogos mais novos.

Eu para a "proxima" nao vou comprar um PC porque vou ter cada vez menos tempo mas depois quando voltar a ter tempo e dinheiro volto para o PC.

Acho que uma consola começa a ser bastante vantajosa principalmente para o jogador casual porque é cada vez mais um centro mutimedia de sala tbm e a sua interação com um computador tbm tem vindo a evoluir principalmente naquilo que diz respeito a partilha de ficheiros.

Em relaçao a pirataria..epa essa existe desde o ano 735 a.C e duvido que acabe tao cedo, penso que as empresas sabem disso e sabem também que em moderação é benéfica para as vendas da consola e acessorios so que nao podem andar aí a dizer "a nossa consola tbm da para piratear, comprem-na" isso é uma forma de publicidade que terá de ter sempre o seu suporte no boca-a-boca, senao as empresas que produzem jogos cagam na produçao de software para essas plataformas pois não querem ver o seu produto a ser roubado(pirateado) por aí.


Fatalit1#4 isso dos 80% so depende do meio onde vives..se eu viver num sito em que ninguem pirateie eu tenho a minha propria ideia de como sao as coisas e sendo assim não posso achar credivel nem o teu nem o meu nem o palpite de ninguem sem que haja um estudo por trás.
 
Última edição:
Gosto mais, hoje em dia, jogar numa consola que num PC. Apenas e só por uma questão de simplicidade.

Não me parece que os jogos no PC estejam "quase-mortos", nem me parece que isso seja devido à pirataria (veja-se o exemplo da altamente pirateável/pirateada PS2). O problema dos jogos de PC é apenas um, saturação de género. Se os gamers de consola gostam de ter o seu FPS ocasional, as opções para um PC Gamer resumem-se a isso e pouco mais. É natural que ocorra uma debandada dos jogadores para outras plataformas. Onde é que posso jogar um beat'em'up ou side scroller? As ofertas no PC são mínimas.

No entanto não podemos deixar de atribuir um papel ao PC. Talvez até o mais importante: ser um terreno de experimentação de tecnologias e técnicas que se irão reflectir em todas as outras plataformas.

E agora vou jogar Advance Wars na minha Nintendo DS. ;)
 
Pois, os numeros foram lançados por mim, tendo em conta a minha visao do mercado...Qualquer das maneiras, se calhar o numero até deve ser um bocadinho maior...loool...È só olhares a tua volta pra perceberes que o numero que avancei, nao deve tar muito longe da realidade...

Se fores ao instituto nacional de estatística eles também se baseiam no que se passa à volta deles... aliás visto estarem alí perto do IST, segundo eles 80% da população femenina recorre à prostituição :rolleyes:

Não podiamos compara preços de hardware e jogos, ou qualidade gráfica, ou os diferentes géneros "típicos" de cada plataforma... não a conversa tinha que ir dar à pirataria.

Pirataria existe nas consolas e PC e isso toda a gente sabe. Devido à maior facilidade de acesso a piratagem no PC é possível que a percentagem de piratagem seja maior... mas como é que se vê isso num PC? Como é que alguém pode saber o nº de PC's usados para jogos? :wvsore:

Não podem... nas consolas basta olhar para as vendas de consolas vs jogos para ter a estimativa de nº de jogos vendidos por consola. No PC... bem quantas pessoas compram o PC para jogar, alguém sabe?

Vamos colocar o factor pirataria de lado visto que ninguém possui dados concretos que contribuam de forma positiva para esta thread!

De resto pode-se falar nos géneros "exclusivos" a cada plataforma... os PC's é mais FPS e RTS enquanto q as consolas têm talvez maior variedade excepto os RTS q são raros...

E claro há quem prefira meter o DVD e jogar... há quem prefira gastar € em hardware novo e customizar tudo o que é settings de gfx...

As diferenças são muitas e o target acaba também por ser um pouco diferente... aliás é por isso que poucos arriscam RTS nas consolas... supostamente os console gamers não apreciam o género :rolleyes:

Agora please não vamos levar esta discussão para conversas técnicas sobre processadores e gráfcas...

Pessoalmente e olhando para o preço do hardware acabarei por me virar completamente para consolas e ter um portátil para trabalhar e jogar Football Manager :D
 
Não me parece que os jogos no PC estejam "quase-mortos", nem me parece que isso seja devido à pirataria (veja-se o exemplo da altamente pirateável/pirateada PS2).
Mas a PS2, mesmo com a grande quantidade de titulos pirateados, consegue vender sempre muitissimo...nao se pode comparar com o PC...

O problema dos jogos de PC é apenas um, saturação de género. Se os gamers de consola gostam de ter o seu FPS ocasional, as opções para um PC Gamer resumem-se a isso e pouco mais.
Exacto. Uns RTS, RPG's e pouco mais...

No entanto não podemos deixar de atribuir um papel ao PC. Talvez até o mais importante: ser um terreno de experimentação de tecnologias e técnicas que se irão reflectir em todas as outras plataformas.
Concordo. E é no PC que as editoras mais "novas" lançam os seus primeiros titulos...

E agora vou jogar Advance Wars na minha Nintendo DS. ;)
Tenho o Advance War 2 para GBA, mas joguei pouco...
FORÇA...
 
Post Original de Fatalit1#4
A pirataria nao esta a afectar o Pc, enquanto plataforma de jogos?

Boa questão! Está?

Nos meus conhecimentos, os utilizadores de PS estão entre os mais novos. Por acaso... não conheço quem compre jogos para PS, excepto como prendas... mas conheço muita gente que adquire jogos para PC... porque são mais velhos e (se tiverem sorte) ganham dinheiro... e nem sequer têm pachorra para os ir "buscar de borla"!
Aos outros, pachorra não falta, alterar a consola de acordo não é problema, depois são resmas de jogos!

Ora neste comentário, juntei as razoes pelas quais o PC "vai mal"...as editoras querem lucro, logo produzem pra kilo que dá lucro, ou seja as consolas...(observa: um jogo que no PC venda 2 ou 3 milhoes de unidades, é uma festa...nas consolas, Halo, Halo 2, GTA SA, Gran Turismo, etc etc, deixaram esses numeros a milhas...)Meu amigo o que interessa no mundo dos videoojogos sao os numeros...

Claro! São os números que contam! E toda a gente sabe quem são os fabricantes de consolas!
Foram 8/9 meses que mediaram entre os lançamentos do Vice City e SanAndreas para PS e PC. Não admira que as vendas tenham sido inferiores para PC, a intenção era essa!!

De resto, além dos jogos, Sony, Microsoft e Nintendo querem vender consolas! Questões de mais números...
E são suficientemente grandes para pagar pelo adiamento de jogos por meses - assim como por edições especiais só para as consolas deles (as que existem, as que são lançadas... para não mencionar jogos exclusivos para os produtos deles). É que, entre os dos PC, haveria muitos que até queriam certos jogos... mas não há... pois, teriam de mudar de plataforma!

Por isto a minha dúvida inicial: é a pirataria que afecta os PC, ou são os interesses de mais muitos milhões que rende a venda das outras plataformas? Aposto na última...
 
Boa questão! Está?

Nos meus conhecimentos, os utilizadores de PS estão entre os mais novos. Por acaso... não conheço quem compre jogos para PS, excepto como prendas... mas conheço muita gente que adquire jogos para PC... porque são mais velhos e (se tiverem sorte) ganham dinheiro... e nem sequer têm pachorra para os ir "buscar de borla"!

Moras numa zona, muito diferente da minha...de certeza...


Claro! São os números que contam! E toda a gente sabe quem são os fabricantes de consolas!
Foram 8/9 meses que mediaram entre os lançamentos do Vice City e SanAndreas para PS e PC. Não admira que as vendas tenham sido inferiores para PC, a intenção era essa!!

Mas esses 8 ou 9 meses interessam para alguma coisa??? Ó meu...:wow: Hoje passados uns anos (a versao PC já teve bastante tempo no mercado) de certeza que se venderam muitas mais unidades para a PS2 que para o PC...e acredita que a diferença deve ser enorme...nao foram aqueles 9 meses que fizeram a diferença de certeza...


Por isto a minha dúvida inicial: é a pirataria que afecta os PC, ou são os interesses de mais muitos milhões que rende a venda das outras plataformas? Aposto na última...

São os dois...:)
 
Mas a PS2, mesmo com a grande quantidade de titulos pirateados, consegue vender sempre muitissimo...nao se pode comparar com o PC...


Exacto. Uns RTS, RPG's e pouco mais...


Concordo. E é no PC que as editoras mais "novas" lançam os seus primeiros titulos...


Tenho o Advance War 2 para GBA, mas joguei pouco...
FORÇA...

Discordo, então e os jogos de gestão, onde tens um sim city ou um civilization numa consola, e os de estratégia por turnos ainda há muito boa gente que joga e gosta e os rpgs estilo diablo também têm mais piada no pc na minha opinião. E acho que é melhor que haja muitos jogos estilo rts ou fps mesmo tendo de separar o trigo do joio do que haver poucos e mal paridos.
Acho que o unico tipo de jogo que falta aos pcs é os de porrada e os de plataformas se bem que estes até existem, e como são dois tipos de jogos que me dizem muito pouco continuo a preferir o pc. O pc continua a ser a plataforma que permite o gameplay mais complexo o que permite a experimentação que o jintro falava isto na minha opiniao vai fazer com que o pc mantenha sempre um core de jogos e jogadores à procura dos jogos mais complexos.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo