Contadores inteligentes EDP Falta de Privacidade

Obrigado pela compreensão.

Mas o problema tb passa pela radiação emitida por estes dispositivos, que é prejudicial á saúde.

O outro problema é a privacidade e a facilidade ao que parece de poder haver alterações nas facturas, manipuladas por não sei quem.

Sim assusta-me o facto de me poderem desligar remotamente, basta para isso alguém mal intencionado entrar na rede. Não esquecer que que controla a energia controla o mundo. Alguem se lembra do apagao dos anos 90? O pais ficou sem luz hoje seria o caos. Isto vem tb beneficiar ataques terroristas no futuro.

Há reports de pessoas a pagar mais energia com esse tipo de contadores doq eu quando tinham os outros.

400 biscas para os chinocas...

A radiação deste dispositivo é tão prejudicial à saúde como qualquer dispositivo que use wireless (routers, telemóveis, televisões, consolas de jogos, soundbars, basicamente qualquer gadget recente...).

E ninguem te vai desligar a electricidade ou gás remotamente pois o aparelho não tem como o fazer. Ele apenas lê a tensão e a corrente que passam por ele.

A questão da manipulação do consumo parece-me rebuscado. As distribuidoras de energia não teriam muito a ganhar em fazer isso pois seriam facilmente apanhadas se o fizessem (qualquer pessoa pode instalar um aparelho estilo cloogy em casa e monitorizar o seu consumo a todo o instante e depois comparar com o smart meter da distribuidora).
 
A radiação deste dispositivo é tão prejudicial à saúde como qualquer dispositivo que use wireless (routers, telemóveis, televisões, consolas de jogos, soundbars, basicamente qualquer gadget recente...).

E ninguem te vai desligar a electricidade ou gás remotamente pois o aparelho não tem como o fazer. Ele apenas lê a tensão e a corrente que passam por ele.

A questão da manipulação do consumo parece-me rebuscado. As distribuidoras de energia não teriam muito a ganhar em fazer isso pois seriam facilmente apanhadas se o fizessem (qualquer pessoa pode instalar um aparelho estilo cloogy em casa e monitorizar o seu consumo a todo o instante e depois comparar com o smart meter da distribuidora).


Obrigado por participares no tópico.

Já reparei que nao deves ter visto o documentário, se vires o documentário provavelmente mudarás a tua opinião.

Bem o aparelho é bi-direcional logo sim pode ser desligado remotamente! Ate a taxa de potencia que actualmente temos contratada com os contadores normais é fixa, com o novos se eles virem que não estas a consumir podem reduzir sem a tua autorização, e nós a pagar sem saber.


Não te esqueças que quem controla a energia controla o mundo.

De acordo com os estudos um telemóvel emite 1000x menos radiaçao que o contador, de qualquer forma todos os dispositivos que enumeraste tenho controlo sobre eles pq a qualquer altura os posso deligar ou nem sequer os ligar, coisa que não acontece com o contador. Mas as consolas os telemóveis etc etc comprei-os pq quis, não me foram impostos como estão a querer fazer. Mas a questão nem é essa, mas sim a privacidade.

Olha eu so uso a via verde quando quero, mas sou eu que decido usar ou não usar, bem como o multibanco, posso fazer compras com o cartão ou pagar em dinheiro, mas sou eu que escolho!

Não te esqueças que estes contadores vao sair dos nossos bolsos...
Alem do mais esse tipo de contadores é desnecessário visto que os que temos sempre funcionaram, apenas contratei a EDP para me vender electricidade e nada mais, eles so tem de me dizer no fim do mês quanto lhes devo, pois nada mais quero deles, não quero informação minha publica, porque tudo o que esta na net é publico, já me basta escrever aqui...LOL mas fui eu que escolhi postar o artigo.

Eu tenho o direito de dizer não a um dispositivo desses pois é uma violação da privacidade.
Eu sei muito bem o que tenho ligado em casa, sei muito bem se me levanto a meio da noite e vou ver tv etc etc, mas mas ninguém tem o direito de saber se estou a lavar roupa ou a beber um café, se me deito tarde ou cedo, se estou ou não estou em casa. Não que eu tenha nada a esconder mas é a minha vida e só a mim me diz respeito.

Um aparelho desses nem poupa energia!!! Esse tipo de aparelhos só é bom para eles ganharem com todos nós, pois podem vender a informação a terceiros sobre os teus hábitos tal como faz a Google...Ainda ontem tive á procura de carregadores de baterias, hoje era so anúncios desses no meu computador, enfim já chega não?!


Isto aqui não é a Espanha, ao que parece já há uma taxa solar, mas o que vem a ser isto???? Os espanhois são donos do sol???
ve link http://www.portal-energia.com/espanha-privatiza-sol-proibe-gerar-energia-para-auto-consumo/
O sol quando nasce é para todos ora porra.

Já agora, em Maio de 2000 não foi cegonha nenhuma que deixou Portugal as escuras, e mais não posso dizer.
Nos USA e Canadá em 2003 tb houve um apagão e esse foi causado por hackers
Em 2005 e 2007 foi no Brasil e tb foram hackers

Cumps
 
Última edição:
Bem o aparelho é bi-direcional logo sim pode ser desligado remotamente! Ate a taxa de potencia que actualmente temos contratada com os contadores normais é fixa, com o novos se eles virem que não estas a consumir podem reduzir sem a tua autorização, e nós a pagar sem saber.
Percebes como é que a distribuição de electricidade é feita e para que serve a potência contratada? É que eu percebo e não consigo entender o que queres dizer com "reduzir sem a tua autorização"?
De acordo com os estudos um telemóvel emite 1000x menos radiaçao que o contador, de qualquer forma todos os dispositivos que enumeraste tenho controlo sobre eles pq a qualquer altura os posso deligar ou nem sequer os ligar, coisa que não acontece com o contador.
Argumento com valor nulo. Outra vez a mesma questão. És bombardeado com "radiação" muito mais potente no teu dia-a-dia proveniente de dispositivos que nem são controlados por ti. Depois, a radiação não-ionizante nem está provada que faz mal à saúde. Isto é um não-argumento que só é sansacionalista.

Não te esqueças que estes contadores vao sair dos nossos bolsos...
Alem do mais esse tipo de contadores é desnecessário visto que os que temos sempre funcionaram, apenas contratei a EDP para me vender electricidade e nada mais, eles so tem de me dizer no fim do mês quanto lhes devo, pois nada mais quero deles, não quero informação minha publica, porque tudo o que esta na net é publico, já me basta escrever aqui...LOL mas fui eu que escolhi postar o artigo.

Concordo.

Eu tenho o direito de dizer não a um dispositivo desses pois é uma violação da privacidade.
Eu sei muito bem o que tenho ligado em casa, sei muito bem se me levanto a meio da noite e vou ver tv etc etc, mas mas ninguém tem o direito de saber se estou a lavar roupa ou a beber um café, se me deito tarde ou cedo, se estou ou não estou em casa. Não que eu tenha nada a esconder mas é a minha vida e só a mim me diz respeito.

Ok.

Um aparelho desses nem poupa energia!!! Esse tipo de aparelhos só é bom para eles ganharem com todos nós, pois podem vender a informação a terceiros sobre os teus hábitos tal como faz a Google...Ainda ontem tive á procura de carregadores de baterias, hoje era so anúncios desses no meu computador, enfim já chega não?!

Isso também podes controlar. Ninguém te obriga a navegar de cookies activas. Não queres ser "tracked" usa modo privado, há solução.

Eu concordo contigo no geral, é uma invasão de privacidade. Mas por-favor, não é por ser nocivo à saúde e por causa das radiações. Isso é treta. De qualquer forma os utilizados em portugal transferem a informação para as centrais através de um protocolo parecido ao homeplug, não há radiação para lado nenhum. Este argumento desfaz a credibilidade logo de alguém que esteja contra estes contadores por parte do pessoal da área, por-favor não o utilizes.
 
Obrigado por participares no tópico.

Já reparei que nao deves ter visto o documentário, se vires o documentário provavelmente mudarás a tua opinião.

Bem o aparelho é bi-direcional logo sim pode ser desligado remotamente! Ate a taxa de potencia que actualmente temos contratada com os contadores normais é fixa, com o novos se eles virem que não estas a consumir podem reduzir sem a tua autorização, e nós a pagar sem saber.


Não te esqueças que quem controla a energia controla o mundo.

De acordo com os estudos um telemóvel emite 1000x menos radiaçao que o contador, de qualquer forma todos os dispositivos que enumeraste tenho controlo sobre eles pq a qualquer altura os posso deligar ou nem sequer os ligar, coisa que não acontece com o contador. Mas as consolas os telemóveis etc etc comprei-os pq quis, não me foram impostos como estão a querer fazer. Mas a questão nem é essa, mas sim a privacidade.

Olha eu so uso a via verde quando quero, mas sou eu que decido usar ou não usar, bem como o multibanco, posso fazer compras com o cartão ou pagar em dinheiro, mas sou eu que escolho!

Não te esqueças que estes contadores vao sair dos nossos bolsos...
Alem do mais esse tipo de contadores é desnecessário visto que os que temos sempre funcionaram, apenas contratei a EDP para me vender electricidade e nada mais, eles so tem de me dizer no fim do mês quanto lhes devo, pois nada mais quero deles, não quero informação minha publica, porque tudo o que esta na net é publico, já me basta escrever aqui...LOL mas fui eu que escolhi postar o artigo.

Eu tenho o direito de dizer não a um dispositivo desses pois é uma violação da privacidade.
Eu sei muito bem o que tenho ligado em casa, sei muito bem se me levanto a meio da noite e vou ver tv etc etc, mas mas ninguém tem o direito de saber se estou a lavar roupa ou a beber um café, se me deito tarde ou cedo, se estou ou não estou em casa. Não que eu tenha nada a esconder mas é a minha vida e só a mim me diz respeito.

Um aparelho desses nem poupa energia!!! Esse tipo de aparelhos só é bom para eles ganharem com todos nós, pois podem vender a informação a terceiros sobre os teus hábitos tal como faz a Google...Ainda ontem tive á procura de carregadores de baterias, hoje era so anúncios desses no meu computador, enfim já chega não?!


Isto aqui não é a Espanha, ao que parece já há uma taxa solar, mas o que vem a ser isto???? Os espanhois são donos do sol???
ve link http://www.portal-energia.com/espanha-privatiza-sol-proibe-gerar-energia-para-auto-consumo/
O sol quando nasce é para todos ora porra.

Já agora, em Maio de 2000 não foi cegonha nenhuma que deixou Portugal as escuras, e mais não posso dizer.
Nos USA e Canadá em 2003 tb houve um apagão e esse foi causado por hackers
Em 2005 e 2007 foi no Brasil e tb foram hackers

Cumps

O que é que o facto de ser bi-direcional (lê a energia que consomes e a que envias para a rede no caso de teres geração de energia em casa) com o cortar o fornecimento de energia? Para cortar a energia teria que ter um interruptor de corte e não tem, logo não há como cortar o fornecimento de energia.

Óbvio que o aparelho não poupa energia sozinho, não é mágico lol O potencial de poupança está na análise que o utilizador passa a conseguir fazer da sua instalação e com isso detectar possíveis desperdícios de energia. Tal como os cloogy e aparelhos semelhantes não poupam diretamente energia se não houver ninguém a olhar para os dados e a adaptar os hábitos de consumo com esses dados de forma a optimizar a instalação.

Em relação à taxa solar, ela já está prevista em Portugal, aquando a saída do decreto lei sobre o Autoconsumo. Quando o total de produção de energia solar em regime de autoconsumo for superior a um determinado valor (não me recordo de cabeça qual), essa taxa passará a existir. Não se chama é taxa solar (duvido que em Espanha tenha esse nome também lol).

Mandar bitaites pró ar sobre cegonhas ou teorias da conspiração não fazem muita falta a este tópico, ainda para mais quando não podes provar nada.
Eu também podia lançar suspeitas para o ar do que me apetecesse e depois dizer que não podia dizer mais nada. O que é que isso acrescentaria à discusão?
 
Sem querer "fugir" o assunto do tópico, @patarau, qual é o teu telemóvel? Ainda é Nokia 5800 XpressMusic? ;)

Relação ao video, o senhor devia de ir viver para o campo sem nenhum electrodoméstico, devo dizer que deixei de ver quando diz ""..e se esteve ou não em casa na noite do assassinato"..real?

Olha eu so uso a via verde quando quero, mas sou eu que decido usar ou não usar, bem como o multibanco, posso fazer compras com o cartão ou pagar em dinheiro, mas sou eu que escolho!

Quando não usas, é porque tens alguma coisa para "esconder", certo? Não queres que fique registado que passaste pela portagem X na hora Y. Lá esta, quando se quer "esconder" alguma coisa, convém desligar certos dispositivos.

Relação ao meio de pagamento, infelizmente, ainda não chegou a Portugal, uma maneira de pagar com o telemóvel (samsung pay).

Eu tenho uma maneira muito simples de ver a questão da privacidade, se tivesse alguma coisa para esconder, então não tinha >

Um telemóvel, que regista por onde ando (com histórico ligado), que me diz o tráfego para casa (na hora que devo ir para casa)..etc..etc..

Uma casa com um sistema domótica (Smartthings da Samsung) luzes, audio/video..etc..

Se me dessem para escolher já tinha um contador digital, só não tenho a informação de consumos numa app, porque não tenho acesso os cabos de tensão.

A EDP vai ficar a saber a que horas vou chegar a casa? Ficou feliz por eles, deve ser muito importante para eles saber isso.

Relação a "invasão" da rede, não ando a pensar que um hacker vai invadir a minha rede e começar a controlar as luzes de minha casa, acho que um hacker, se fosse invadir alguma rede, seria algo mais importante. Se tivesse essa linha de pensamento, o melhor seria nem se quer ter internet lá em casa ou viver para uma caverna.

Nesta sociedade, (pelo menos para mim) a questão da privacidade é uma ilusão, a única privacidade é o que esta na nossa cabeça, no resto já não existe privacidade.

Isso para mim, não me faz "comichão", não tenho nada para esconder, não sou "ministro", e não ando a planear matar ninguém.

"Digam NÃO a esta invasão de privacidade." > Eu digo SIM :)
 
Última edição:
Pascasso

Taxa de potencia contratada á nada mais nada menos que a potencia disponibilizada e pre-estabelecida em AMPs para poderes ter ligado em tua casa um x nemero de aparelhos sem que o quadro va abaixo. Com esses novos contadores vao passar a ter uma medida em tempo real em cada zona de distribuição e com muito mais precisão, logo podem "canalizar" alguma energia não usada mas que esta disponível por exemplo para vender a Espanha ou França por exemplo. Passam a ter uma melhor gestão da energia, que eu acho que ate já o devem á muito tempo e não tenho nada contra.

Pois ao que parece os que vao ser instalados em Portugal não transmitem via radio, mas como não tenho nenhum não sei.
De qualquer forma os que foram instalados nos USA, Canada, Nova Zelandia transmitem via radio e foi com base nisso que fiz esse comentario. A meu entender quanto menos poluirmos o ambiente com radiaçao melhor, ate pq não esta provado que seja benéfico para a nossa saúde muito pelo contrario.
Conheci pessoas que trabalhavam com radares e vivem pouco tempo. Causa de morte cancro.
Existem tratamentos de radio terapia mas são frequências baixas em Hz e não em micro-ondas GHZ

No fundo o que quero dizer é, não á invasão de privacidade provocada por este tipo de contadores e isso para mim chega para não querer.
 
Sem querer "fugir" o assunto do tópico, @patarau, qual é o teu telemóvel?

Relação ao video, o senhor devia de ir viver para o campo sem nenhum electrodoméstico, devo dizer que deixei de ver quando diz ""..e se esteve ou não em casa na noite do assassinato"..real?



Quando não usas, é porque tens alguma coisa para "esconder", certo? Não queres que fique registado que passaste pela portagem X na hora Y. Lá esta, quando se quer "esconder" alguma coisa, convém desligar certos dispositivos.

Relação ao meio de pagamento, infelizmente, ainda não chegou a Portugal, uma maneira de pagar com o telemóvel (samsung pay).

Eu tenho uma maneira muito simples de ver a questão da privacidade, se tivesse alguma coisa para esconder, então não tinha >

Um telemóvel, que regista por onde ando (com histórico ligado), que me diz o tráfego para casa (na hora que devo ir para casa)..etc..etc..

Uma casa com um sistema domótica (Smartthings da Samsung) luzes, audio/video..etc..

Se me dessem para escolher já tinha um contador digital, só não tenho a informação de consumos numa app, porque não tenho acesso os cabos de tensão.

A EDP vai ficar a saber a que horas vou chegar a casa? Ficou feliz por eles, deve ser muito importante para eles saber isso.

Relação a "invasão" da rede, não ando a pensar que um hacker vai invadir a minha rede e começar a controlar as luzes de minha casa, acho que um hacker, se fosse invadir alguma rede, seria algo mais importante. Se tivesse essa linha de pensamento, o melhor seria nem se quer ter internet lá em casa e ir viver para uma caverna.

Nesta sociedade, (pelo menos para mim) a questão da privacidade é uma ilusão, a única privacidade é o que esta na nossa cabeça, no resto já não existe privacidade.

Isso para mim, não me faz "comichão", não tenho nada para esconder, não sou "ministro", e não ando a planear matar ninguém.

"Digam NÃO a esta invasão de privacidade." > Eu digo SIM :)

Boas Killerwolf
O meu telemóvel é um Samung Galaxy Note 5 de 64gb, só compro Samsung. Sim eu sei que sou controlado pelo telemóvel, mas tem um botao de On e Off.
Mas olha, quando quero esconder alguma coisa ainda tenho o Nokia 1100 para o efeito ;)

Ainda bem que dizes sim aos contadores é a tua opinião, completamente valida.

Mas o que eu digo é que cada um possa escolher se quer ou não ter esse tipo de controle, e não por imposição da empresa.
 
Última edição:
Tanta teoria da conspiração..
Por acaso os contadores inteligentes até podem cortar a energia, só depende do modelo, maior parte tem maneira de te deixar ás escuras se não pagares a conta....
Ainda usam Zigbee?
É que a segurança de alguns modelos é digamos que engraçada.
 
Comprar Samsung ou qualquer outra marca seria igual, o importante é o SO.

Mas já agora, só para entender a tua linha de pensamento...

Qual é o teu "receio/medo", que tens relação ao facto da EDP, ficar a saber que ligaste um aparelho às 20h, que começou a consumir X watts?

Sabes que o contador não precisa de ser "inteligente", o que já tens faz isso mesmo, e é um contador "burro", e pelo facto de ser burro, acabas muitas vezes de pagar mais do que devias na conta da luz.

A vantagem de usar um "inteligente" é que (supostamente) acabas por pagar o que usas.

Para mim, teria necessidade de "esconder" os watts, se tivesse a cultivar cannabis ou algo do género.

Tens medo que um hacker vai cortar a electricidade em tua casa? Se isso acontecer, ligas para o apoio ao cliente da EDP (808 53 53 53) e pedes a eles para resolver, simples :P
 
Se tiveres fibra ou hfc sem eletricidade não tens telefone, ou basta teres um sem fios lol.

A coisa é que com contadores inteligentes a EDP ou outra sabe o teu factor de potência e se estiver muito baixo podes começar a pagar potência activa e reactiva e ai é que vai ser bonito..
Se cultivares cannabis uma camera térmica denuncia-te primeiro.
 
Comprar Samsung ou qualquer outra marca seria igual, o importante é o SO.

Mas já agora, só para entender a tua linha de pensamento...

Qual é o teu "receio/medo", que tens relação ao facto da EDP, ficar a saber que ligaste um aparelho às 20h, que começou a consumir X watts?

Sabes que o contador não precisa de ser "inteligente", o que já tens faz isso mesmo, e é um contador "burro", e pelo facto de ser burro, acabas muitas vezes de pagar mais do que devias na conta da luz.

A vantagem de usar um "inteligente" é que (supostamente) acabas por pagar o que usas.

Para mim, teria necessidade de "esconder" os watts, se tivesse a cultivar cannabis ou algo do género.

Tens medo que um hacker vai cortar a electricidade em tua casa? Se isso acontecer, ligas para o apoio ao cliente da EDP (808 53 53 53) e pedes a eles para resolver, simples :P


Simplesmente não quero saber o que gasto, so já uso led em casa. Não consigo reduzir mais.

A minha vida particular so a mim me diz respeito, a empresa não tem de saber nada sobre mim, a função deles fornecer energia e nada mais,e a minha é pagar o que gasto.
 
Oh usas o telemóvel....eu tenho fibra, mas não uso telemóvel fixo...lol :P

Pois mas lá esta, devias de saber quanto gastas.

Usas leds, ok isso já ajuda para reduzir, mas sabes quanto gasta a TV ou o forno? Claro que saber este tipo de coisas pode ter ou não importancia.

Uma pessoa pode gostar de saber, quanto gasta uma TV, se por exemplo ficar a saber que gasta X e se comprar outro modelo, gasta Y.

Mas independentemente de consumo de cada aparelho que temos em casa, para mim é importante saber quanto é que gasto, pois "enganos" de consumos de electricidade é algo de muito comun e eu prefiro pagar o que gasto do que andar a pagar mais, não sou a santa casa da misericórdia.

A minha vida particular so a mim me diz respeito, a empresa não tem de saber nada sobre mim, a função deles fornecer energia e nada mais.

Não leves a mal a maneira que vou dizer isto, mas tu és "alguém"? Achas que é importante para a EDP guarda um registo dos possíveis aparelhos que tens em casa.

Claro que a tua vida privada é só tua, mas estar a pensar que a tua vida privada é importante para os outros, já é outra questão.
 
Última edição:
Se tiveres fibra ou hfc sem eletricidade não tens telefone, ou basta teres um sem fios lol.

A coisa é que com contadores inteligentes a EDP ou outra sabe o teu factor de potência e se estiver muito baixo podes começar a pagar potência activa e reactiva e ai é que vai ser bonito..
Se cultivares cannabis uma camera térmica denuncia-te primeiro.


POis a reactiva já é cobrada em alguns países...
 
Tanta teoria da conspiração..
Por acaso os contadores inteligentes até podem cortar a energia, só depende do modelo, maior parte tem maneira de te deixar ás escuras se não pagares a conta....
Ainda usam Zigbee?
É que a segurança de alguns modelos é digamos que engraçada.

Se não pagares as contas hoje em dia eles também têm maneira de te deixarem às escuras...
O protocolo de comunicação zigbee continua a ser muito utilizado, principalmente no controlo da iluminação doméstica.


Se tiveres fibra ou hfc sem eletricidade não tens telefone, ou basta teres um sem fios lol.

A coisa é que com contadores inteligentes a EDP ou outra sabe o teu factor de potência e se estiver muito baixo podes começar a pagar potência activa e reactiva e ai é que vai ser bonito..
Se cultivares cannabis uma camera térmica denuncia-te primeiro.

O consumo que se paga atualmente é a Energia Ativa. Instalações em BTN (Baixa Tensão Normal até 41.4 kVA de potência contratada) não pagam energia reativa. É esta a legislação atualmente e duvido muito que seja alterada.
 
Oh usas o telemóvel....eu tenho fibra, mas não uso telemóvel fixo...lol :P

Pois mas lá esta, devias de saber quanto gastas.


Usas leds, ok isso já ajuda para reduzir, mas sabes quanto gasta a TV ou o forno? Claro que saber este tipo de coisas pode ter ou não importancia.

Uma pessoa pode gostar de saber, quanto gasta uma TV, se por exemplo ficar a saber que gasta X e se comprar outro modelo, gasta Y.

Eu sei quanto gasta o meu plasma, sei quanto gasta a placa de indução etc etc

Mas independentemente de consumo de cada aparelho que temos em casa, para mim é importante saber quanto é que gasto, pois "enganos" de consumos de electricidade é algo de muito comun e eu prefiro pagar o que gasto do que andar a pagar mais, não sou a santa casa da misericórdia.





Não leves a mal a maneira que vou dizer isto, mas tu és "alguém"? Achas que é importante para a EDP guarda um registo dos possíveis aparelhos que tens em casa.

Claro que a tua vida privada é só tua, mas estar a pensar que a tua vida privada é importante para os outros, já é outra questão.

Sei quanto gasto em alguns locais importantes pois tenho alguns contadores de consumo.

Vamos dizer que a minha vida privada é minha e como tal não quero registos.
 
Última edição pelo moderador:
LOL, mas é um bom exemplo, quando se quer esconder alguma coisa.

Claro que nesse exemplo não precisas de ligar o forno ou a tv, e se fores durante o dia, não precisas de gastar electricidade em casa ( e sempre podes ir para casa da amante).

Eu compreendo, tu basicamente não queres que existe um registo da tua vida, mas (na minha opinião) isso é cada vez mais difícil de acontecer.

Se tens algo para "esconder" só tens é que aprender a "esconder" melhor ;)

Já agora, o facto de ter ou não facebook, o facebook é uma rede social, não é sinonimo de falta de privacidade, é a maneira como é usado é que pode representar falta da privacidade.
 
Última edição:
Se não pagares as contas hoje em dia eles também têm maneira de te deixarem às escuras...
O protocolo de comunicação zigbee continua a ser muito utilizado, principalmente no controlo da iluminação doméstica.




O consumo que se paga atualmente é a Energia Ativa. Instalações em BTN (Baixa Tensão Normal até 41.4 kVA de potência contratada) não pagam energia reativa. É esta a legislação atualmente e duvido muito que seja alterada.

Moro no fim do mundo, tenho 4 postes entre a minha casa e um PT, remotamente é impossível sem deixarem o resto da zona ás escuras, obviamente que desligar cabos sempre se fez, o medo do OP é que alguem espirre no teclado algures na EDP e fique sem eletricidade...
 
Back
Topo